quinta-feira, 4 de junho de 2009

Correio dos Leitores "àgua toda a informação"

Caros Sinienses,

Se prentederem conhecer os documentos das análises efectuadas à água do nosso concelho:

http://sinespodre.blogspot.com/2009/06/documentos-agua-contaminada.html

3 comentários:

Anónimo disse...

Antes de mais sou leigo no que respeita a Qualidade de Águas, mas se sempre ouvi que era através da Barragem de Morgavel que as empresas se "serviam" pela qualidade de mesma, porque agora já ponderam utilizar para consumo humano?

Em outra ocasião referi que deviam estudar a hipotese de aplicarem a dessalinização e perante um quadro destes, há motivos e "culpados" suficientes para avançarem com isto e tornarem possivel economicamente.

O tempo não pára e estes tipo de problemas não fazem férias...

ANCIÃO disse...

Fazer guerrilha partidária utilizando como arma a saúde pública, além de inqualificável, é criminoso.
Colocar suspeitas sobre a veracidade e credibilidade das entidades oficiais responsáveis pela segurança da salubridade da água que nos abastece, confundindo com isso os cidadãos, deixando-os angustiados e receosos, obriga quem levanta tais suspeitas, a provar inequivocamente o que afirma sob pena de estar a cometer um crime grave.Mais grave ainda, quando essa atitude parte de uma comissão criada pela autarquia para, entre outras funções, zelar pela qualidade da água que bebemos (COMISSÃO ESPECIALIZADA DE AMBIENTE E ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO)
De acordo com uma determinação da Delegada de Saúde, datada de 23/05/2009, poderiam retomar-se as captações EGC1, EGC2, EGC3 e JKC1, mantendo-se a sua monitorização quinzenal com todos os parâmetros indicados pelo Instituto Regulador de Águas e Resíduos.
Se esta determinação da Delegada de Saúde não deve merecer confiança por não corresponder à realidade, então quem o diz, quem levanta a dúvida, tem que prová-lo inequìvocamente o que, quanto a mim, não o conseguiu com o post colocado neste blogue.
Parece-me estranho que as dúvidas sejam levantadas apenas pelo apelidado coordenador da referida Comissão - nomeado pela CDU - e os restantes membros ? do PS e PSD, confirmam ? desmentem ? assobiam para o lado ?
Constituição da Comissão:

Força Política Responsável: CDU

Áreas de trabalho: Infra-estruturas e Equipamentos (Água, Saneamento, Higiene Pública, Cemitérios etc.), Ambiente (Parque Natural, Jardins, Controle de Poluição), Ordenamento do Território (PDM, PU, PP, etc)

Composição: Hélder Alexandre Gil Guerreiro (CDU) - coordenador, Helena Margarida Rodrigues Correia Sales (CDU), Fernanda Maria da Silva Duarte Moura (CDU), Sidónio Francisco Rosa Salgado (PS), Carlos de Jesus Salvador (PS), João Francisco Batista Craveira da Silva (PS), Micael Alexandre da Silva Raposo (PPD/PSD)
TODOS DEVEMOS EXIGIR UM ESCLARECIMENTO. TEMOS ESSE DIREITO. A NOSSA SAÚDE NÃO PODE SERVIR PARA GUERRAS PARTIDÁRIAS.
ps: Não ! Não sou apoiante do M.Coelho.

Anónimo disse...

Sines foi das primeiras localidades do País a fazer monitorização sistemática da água com análises fisico-químicas a compostos orgânicos e hidrocarbonetos.

As primeiras foram feitas nos laboratórios da Petroquímica CNP, depois Neste.
Na época só as análises miro-biológicas eram feitas em laboratório independente, que mais tarde adquiriu equipamento para realizar também as análises fisico-químicas e alguns hidrocarbonetos.

Para quem quizer fazer reconstituição histórica, com muito trabalho e muita vontade, só falta jogar mãos à obra.