terça-feira, 9 de junho de 2009

CDU preocupada com contaminação das águas de Sines

Francisco do Ó Pacheco, candidato a Sines pela CDU, confessa que “não está descansado” com a contaminação do aquífero de Monte Feio, que abastece grande parte da população do município sineense. Apesar de Fernanda Santos, delegada de saúde, ter garantido, através do comunicado remetido pela câmara municipal, que “a água de consumo humano cumpre todos os requisitos legais em vigor, assim como as directrizes da Organização Mundial de Saúde e da outra legislação internacional”, o comunista lembra que o produto contaminador ainda não foi removido e, por isso, “os níveis podem aumentar”. “A contaminação, apesar de estar nos níveis abaixo, não deviam sequer existir”, conclui.

No mesmo comunicado, o edil sineense, Manuel Coelho, acusa Francisco do Ó Pacheco de tentar “lançar o pânico entre as pessoas” e de querer “desacreditar a câmara, no que é a sua responsabilidade no abastecimento de água, e a delegada de saúde, que toma decisões sobre a qualidade da água”. Fernanda Santos sublinha que “a saúde pública é independente e transversal a todos os partidos e candidaturas eleitorais”, considerando “uma irresponsabilidade lançar o alarme injustificado na população”. Por sua vez, Francisco do Ó Pacheco considera que está a ser “pragmático”, recusando as acusações de “alarmismo”, porque “ao povo e à população compete saber tudo o que se passa”.

Francisco do Ó Pacheco considera esta situação “lamentável” e realça que “esconder coisas da população não é argumento”, lembrado que não houve informação pública nos cinco meses após a contaminação ter sido divulgada. Fernanda Santos refere que “a população pode beber a água de Sines, que é garantidamente de qualidade e cumpre os requisitos legais em vigor”, mas realça que “nunca foi escondido que há um problema”. Além disso, a câmara de Sines salienta que nenhum elemento revelado por Francisco do Ó Pacheco nas suas declarações acrescenta dados ao que já foi divulgado pela autarquia ao público e à assembleia municipal.

O comunista quer ainda que a contaminação seja “esclarecida”, uma vez que “não se sabe qual a proveniência” dos resíduos contaminadores, criticando o facto de, “em cinco meses, as entidades terem-se limitado a empurrar o assunto umas para as outras”. Assim, pretende que as instituições com competência no caso “acabem com a desresponsabilidade”, uma vez que “todos têm que ser envolvidos para remover, urgentemente, o foco contaminado”. Além disso, revela que foi convocada uma assembleia municipal extraordinária, onde foram “convidadas as várias entidades responsáveis na matéria para tentar construir uma base de intervenção urgente”.

Em Novembro de 2008, a Câmara Municipal de Sines foi informada pela Aicep Global Parques da existência de solos contaminados nas proximidades dos quatro furos que abastecem a cidade, com a descoberta de resíduos de hidrocarbonetos nos solos próximos à Repsol, na zona industrial. A Autoridade de Saúde de Sines suspendeu então a captação de água, que passou a ser adquirida à empresa Águas de Santo André, em percentagens perto dos cem por cento, num período inicial, e dos 60 por cento, quando se verificou que alguns furos podiam ser reabertos. No dia 23 de Maio foram reabertos os restantes furos, depois de recentes análises terem mostrado resultados “dez e cem vezes abaixo do que a lei determina” e da informação da Águas de Santo André a referir que “havia igualmente vestígios de naftaleno e de hidrocarbonetos nas suas captações”, apesar de também essa água cumprir as normas legais em vigor.

Setúbal na Rede

18 comentários:

Anónimo disse...

Esta estória é já tão antiga que,

isto não me parece só preocupação, parecem-me remorsos.

Será que estou enganado?
Se souberem alguma coisa gostava de ter esclarecimentos.

Anónimo disse...

A informação da AICEP serviu para dar conhecimento ou para despertar as consciencias de quem nos tem (des)governado localmente?

Será que tanto o Presidente anterior, actual Presidente da Assembleia, como o actual Presidente da Câmara não conheciam os factos?

Será que não tiveram acesso a relatórios ou informações desde à muiiiiiitos anos destas esperadas contaminações?

Porque será (e ainda bem) que o problema vem a público agora com estas descontaminações (sim descontaminações) que foram e estão a ser feitas?

Vou estar atento, pode ser que se obtenham algumas respostas. E espero ardentemente que se obtenham rápidamente soluções para o fornecimento de águas sem suspeições.

Anónimo disse...

A minha memória não é um prodigio, penso eu, mas recordo-me de se falar neste assunto pelo menos quando se discutiu sobre a inceneração dos residuos tóxicos e perigosos em Sines. Será que estou enganado?
Lembro-me de a Assembleia Municipal e Câmara de então terem solicitado investigações, análises e relatórios sobre o assunto.
Já agora que os intervenientes são os mesmos, quais foram os resultados das investigações?
Quais foram as atitudes tomadas para resolver os problemas detectados, ou será que não foram detectados nenhuns problemas?

Anónimo disse...

Se o Manuel Coelho não tem saido do PC e agora fosse a eleições numa lista com o xico pacheco, não havia barulho nenhum como não houve enquanto os dois não se incompatibilizaram. Portanto, e para concluir, o PC só trouxe este assunto agora à agenda politica unica e exclusivamente para instrumentalizar este assunto e tirar o respectivo aproveitamento politico. E assim se vê de que forma estes senhores defendem o interesses das populações e os interesses partidários. Enquanto tinham uma boa relação e estavam na mesma barricada, o PC não fez alarde nenhum. Agora sim, já convèm que é para atacar o SIM e Manuel Coelho. Chama-se a isto politica rasteira, e só espero que as pessoas de Sines não vão atrás destes engodos ao bom jeito do velho comunismo de trincheira. Óbviamente que à parte das tricas politicas, o assunto é importante e suficientemente grave que deve merecer a nossa atenção enquanto consumidores e sineenses.

Anónimo disse...

É LAMENTAVEL QUE ESSE PERSONAGEM XICO SÓ AGORA APARECER.
ONDE ESTAVAS TU XICO?
O PCP NÃO TE DEIXAVA FALAR?
OU TAMBÉM PERTENCES AO SINES PODRE?
VOTEI CDU ATÉ ÀS ÚLTIMAS ELEIÇÕES AGORA VOU PENSAR...
GENTE COMO TU QUE ENQUANTO GANHARAM ESTAVA TUDO BEM AGORA QUE SE ZANGARAM RESOLVERAM FALAR?
TENHAM VERGONHA, VAIS PERDER E NO QUE DEPENDER DE MIM NEM QUE GANHE O CDS,
PCP RUA

Anónimo disse...

de facto não será fácil o Sr. Francisco Pacheco ir à caça ao Coelho sem dar um tiro no próprio pé!

Anónimo disse...

Alguém sabe onde fica o Furo do Monte Feio?
Já viram o que está na zona envolvente?

Anónimo disse...

Zangam-se as comadres e descobrem-se os enleios. Divide-se o partido comunista em duas fações (os que são comunistas e os que são coelhistas)e começa aguerra de palavras. Pra mim calavam-se os dois e tentavam era resolver o assunto em vez de se acusarem mutuamente. Tenho dito...

Anónimo disse...

Ok, o mal está feito, ou seja, os solos estão contaminados.
Então e agora?
O que é que estão a fazer para acabar com isso?
O que é que as empresas contaminadoras estão a fazer?
O que é que a Protecção Civil está a fazer nesta área?
O que é que as entidades com responsabilidades neste assunto estão a fazer?
Os TRABALHADORES destas empresas sabem o que se passa nelas, mas não podem fazer nada nem falar, porque o desemprego está à espreita...
Se não param com a contaminação dos solos, daqui a algum tempo nem uma couvita podemos comprar em Sines, porque não sabemos com que água foi regada...
RESPONSÁVEIS, tenham consciencia e párem com a conspurcação dos nossos solos...

Anónimo disse...

O Chico Pacheco parte para estas eleições em muito mau estado e parece sentir uma enorme necessidade de mostrar serviço. Este caso especifico é sinal disso mesmo, mas revela também uma clamorosa falta de estratégia. Se isto for uma amostra da campanha da CDU, teremos para além de um candidato moribundo um candidato coveiro da CDU em Sines, apesar da dificuldade em desempenhar os dois papeis em simultâneo. Por este caminho, Chico Pacheco vai ser o melhor aliado para que o Coelho e o Idalino disputem sozinhos a vitória eleitoral. Não é surpreendente, porque esta é a praxis política habitual da CDU. O que acontece por vezes é que em vez de apontarem os obuzes ao inimigo, acabam por se automutilar e ferir com fogo amigo.

Anónimo disse...

Vamos todos fazer um exercício de memória.Quem era que denunciava isto tudo até á exaustão,através de comunicados e de um jornal?Quem eram nessa altura a pessoa que mais problemas desses levantou e continua a levantar sobre esses assuntos?....
Já se esqueceram,é possível já passaram alguns anos mas o problema continua. Vejam se se lembram quem era essa pessoa....

Anónimo disse...

Grandes iluminados que por aqui andam.
Os PS's que por aqui comentam... e em conjunto com os "bogas", fazem dupla de sucesso. Obviamente numa escala em que o Zé Cabra seja a bitola.
Então o Idalino e o PS é que estão certos?
Então o MC e as suas parteners é que estão certos?
O xico e o PCP é que são uma cambada de malandros.
Desde que foi detectada a contaminação, qual foi o partido que não mais deixou esquecer o assunto? Desde que foi detectada a contaminação, qual foi o partido que mais fez para que se apurasse quem prevericou e como se iria resolver a situação? Desde que foi detectada a situação, qual foi o partido que procurou estar seguro da qualidade da água em Sines. Desde que se detectou a contaminação, qual foi o partido que recorrendo dos meios ao seu alcançe procurou que os sinienses tivessem noção do que se estava a passar?
Pois a respostas a isto tudo devem ser que foi o PS e o MC.
Do PS sobre esta matéria, assim como sobre muitas outras, nem uma palavra se conhece. Do MC a unica preocupação é que a contaminação da água possa de algum modo afastar os turista. Aqueles que aqui vivem que se f****.
Pois é assim que vós quereis ser tratados, como "coisinhas", então tendes um caminho a seguir...

Anónimo disse...

Caro anónimo das 4:51,

-As deposições, de produtos tóxicos e perigosos, aleatórias em pinhais e florestas do concelho são conhecidas à muiiiiiitos anos, ou não?
-As análises da água de consumo (sazonalmente) estarem muito próximo ou eventualmente ultrapassarem os valores máximos recomendáveis em hidrocarbonetos nalgumas captações, só são conhecidos de agora, ou não?
-Houve ou não várias mobilizações por causa da inceneração em Sines? Foram ou não discutidos os problemas com eventuais contaminaçãoes de solos e aquiferos? Houve relatórios técnicos sobre a perigosidade das contaminações ou não?
-Quem é que tem legalidade e meios para efectuar fiscalização no concelho?
-Quem é que pode agir institucionalmente, é quem está na administração do concelho ou na oposição?
-As oposições ao longo dos anos têm tentado trazer esta discussão para os orgãos próprios, Assembleia Municipal e Reuniões de Câmara ou não?
-Quem é que tem dirigido o poder local nestes últimos 30 anos?

Faça um pequeno esforço de memória, procure respostas e tente chegar a conclusões.
As conclusões podem ser eventualmente muito tristes para algumas pessoas e organizações ou não?

Anónimo disse...

Os comunistas no seu melhor...
Conseguem dizer mal deles mesmos...
Será que este candidato se esqueceu daquilo que tem andado a fezer enquanto comunista e autarca desta câmra?...
Já percebemos. Já todos esqueceram o obra que nos deixou, um mercadito e um pavilhãozito.
Até parece que não fomos governados pelos comunistas estes anos todos.
As bandeiras partidárias já não valem nada. Dantes todos se montavam na CDu e todos eram vereadores, até os comunistas corridos doutros partidos comunistas de portugal.
OK.
Era só para lembrar.

amiga de sines disse...

O CHICO PACHECO e a CDU deveriam ter vergonha a contaminação das águas o culpado não é o Manuel Coelho mas sim todos aqueles que tenham conhecimento do assunto (***).
CHICO não utilizes este argumento para que o povo vote em ti porque se a culpados tu também és !!!!


nota: comentário removido parcialmente

€ disse...

Esta situação tão peculiar só podia ser de comunistas, raivosos uns com os outros. Uma vergonha, então o CHIQUINHO da CDU não tem nada como
o assunto? Quem foi presidente da Câmara durante 20 longos anos? O CHICO da CDU. Quem veio a seguir? M. Coelho da CDU, sendo presidente da Ass. Municipal o CHICO pela CDU.
E tem razão todos aqueles que dizem
que esta história só vem alume porque se zangaram as comadres, senão esta situação não se saberia nunca. Tem duvidas ou apostam? Tenham VERGONHA saiam de cena estão a mais. Uma cambada é o que voçês são alguem vai acreditar em voçês?

Anónimo disse...

Caro anónimo de 11:38 PM, Junho 10, 2009

as minhas respostas vão em dois post devido ao numero de caracteres permitido.

"As deposições, de produtos tóxicos e perigosos, ...conhecidas à muiiiiiitos anos, ou não?"
Sim, efectivamente são do conhecimento publico já à muitos anos. E também é verdade que pouco foi feito para minorar os seus impactos.

"-As análises da água de consumo (sazonalmente) ...ultrapassarem os valores máximos recomendáveis em hidrocarbonetos nalgumas captações, só são conhecidos de agora, ou não?"
Duas afirmações uma verdadeira a outra não. As análises às aguas de consumo publico não contemplam os hirocarbonetos. Não é expectavel que os aquiferos estejam perto de fontes poluidoras. No caso de Sines isso não se passa daí ter ao longo destes anos havido alguma incúria no tratamento desta matéria. E aqui há que ressalvar que a principal culpada nem é a camara. A outra questão é verdadeira pois só à uns meses se detectou contaminação em alguns poços.

"-Houve ou não várias mobilizações por causa da inceneração em Sines?"
Sim houve mobilizações.

"Foram ou não discutidos os problemas com eventuais contaminaçãoes de solos e aquiferos?"
Em parte sim.

" Houve relatórios técnicos sobre a perigosidade das contaminações ou não?"
Sim, mas que a maioria da população desconhece.

"-Quem é que tem legalidade e meios para efectuar fiscalização no concelho?"
Os organismos dependentes da administração central,ou seja do governo. Nesta matéria nada há a imputar á camara.

"-Quem é que pode agir institucionalmente, é quem está na administração do concelho ou na oposição?"
Quem pode agir é quem está na administração do Concelho. E neste caso penso que pouco fez. Ou se o fez, fe-lo de forma insuficiente, pois até este momento continuamos no mesmo ponto de partida. As oposições terão também nesta matéria o seu papel. A incúria dos responsaveis cabe às oposições denuncia-la. O alertar as populações para que alguém não está a zelar da melhor forma pelos seus interesses cabe às oposições denuncia-las. Quando, como nesta situação, aqueles que foram eleitos tentam esconder a gravidade do problema, cabe às oposições torna-lo publico. E foi isso que a CDU no seu papel de oposição fez. Provavelmente muitas das pessoas de Sines ainda não se adaptaram a que neste momento a CDU é oposição. E oposição activa. Independentemente de poder ser incompreendida, não foi por isso que deixou de trazer para a opinião publica o conhecimento do que se estava a passar. Esta é uma matéria onde os Sinienses tem de ter total conhecimento, têm de ser ouvidos e têm de ser parte integrante daquela que for a resolução do problema. Esta parece-me ser em traços gerais a posição da CDU sobre este grave problema, que a todos nos afecta.

Anónimo disse...

Ao anónimo das 6:07,

"Se o fosse garanto-lhe que este problema não seria tratado como está a ser"

São estes SE's, que me encantam,
pois é, como agora está na oposição o problema não seria ..., no entanto até à poucos meses seria tratado de forma diferente?

Como as coisas mudam tão rápidamente.

Numa coisa eu acredito, tal como diz agora vai haver oposição.

Eu diria que é natural, pois estão implantados dentro da organização CMS e tempo e meios não lhes vão faltar.

Também acredito que a partir das próximas eleições,

ganhe quem ganhar,

nunca mais vai ser como antes, a oposição terá sempre alguém instalado na organização.
Como nos dá a entender as oposições eficazes, fazem-se dentro das organizações.