domingo, 7 de junho de 2009

Europeias em Sines: Assim se vê a força do PC


Exceptuando algumas localidades que se tornaram lendários bastiões partidários, nos restantes Concelhos de pequena dimensão, como Sines, os eleitores tendem, em termos globais, a ter uma leitura da politica nacional e outra da politica local, regra geral mais racional a primeira, mais emocional a segunda.

Nestas Europeias a CDU voltou a ser a única força politica que, por cá, fez algo a que se pode chamar vagamente de campanha, o PSD e Sines ainda receberam a visita do incansável Paulo Rangel em acção de campanha. Mas em termos de estrutura local volta a ser o PCP e a sua gente, sempre mobilizadas e mobilizadoras.

Esta atitude diferenciadora do eleitorado, faz com que o resultados das eleições europeias em Sines, valha o que valha, em termos de análise politica autárquica - pouco mais que nada

Contudo, este parece ser o ano de todos os acontecimentos, e para grande surpresa a CDU ganhou as eleições , o PS penalizado pela politica nacional fica em segundo, e depois duas surpresas a baixa votação do PSD para quem ganhou a nível nacional e a surpreendentes votação do BE. De resto uma abstenção de 66,15%

Daqui resulta que Sines é cada vez mais de esquerda, a CDU continua bem viva, o BE passa a fazer parte das contas locais, e o PS apesar ser um dos derrotados, destas europeias em Sines, a par do PSD, conseguiu ainda conseguiu aguentar a votação.


CDU: 985
PS :983
PSD :625
BE: 616
CDS-PP: 171
Abstenção : 66,15%

Abstenção acima da média nacional, mantendo a tendência dos últimos actos eleitorais.

31 comentários:

Anónimo disse...

Vamos a ver a "leitura" que os líderes do PS/Sines fazem desta votação...
Se "aprendem" que não é encostado à bananeira que ganham votos...

carlitos disse...

O BE é sempre a somar!

Anónimo disse...

Mas que parcialidade a sua Braz.
Então é surpresa a votação do PSD em Sines?
Então não foi muito superior à verificada quer nas últimas europeias, quer para as legilativas quer ainda para as autárquicas?
Parece qos resultados so PSD estão a afectar o seu grau de raciocinio.

Estação de Sines disse...

Com o crescimento da votação do PSD a nível nacional, era expectável uma maior votação a nível local, apenas isso.

De facto nas últimas autárquicas num universo maior de eleitores votaram 579, no PSD, quando agora com menos eleitores 625. Contudo a análise que passo é no contexto actual e não comparativo com outras eleições.

Anónimo disse...

Leituras para as próximas eleições,
contando com esta abstenção, é pura ficção projectar possíveis resultados.
Assim é fundamental uma pré-campanha e uma campanha muito activa para tentar agarrar o máximo de eleitores possível. Caros políticos das oposições, é melhor porem as máquinas em marcha porque quem está no poder já está na caminhada.

Anónimo disse...

mas os 985 da CDU em Outubro passa para 250

Anónimo disse...

ou menos, se calhar ainda fica a dever votos.

Anónimo disse...

a estação é uma das grandes vencedores destas eleições. Nem rádio sines, nem noticias de sines, nem miróbriga, nem blogs do SIM, PS, PSD, conseguiram, pouco mais de 10 minutos anunciar os esultados das eleições europeias em SInes. Muitos parabéns.

Anónimo disse...

Isto é só o inicio em Outubro vamos todos ficar livres dos comunistas .Irra já chega!!!!

Anónimo disse...

nao esquecer que o psd ganhou agora com mais ou menos a votação da derrota para o ps nas eleições anteriores

SIMANITA disse...

o movimento SIM, fica em 3 lugar!
Mas o ps tem que começar a trabalhar porque os votos da cdu, são certos.

Anónimo disse...

A sua análise continua errática.
Então 19,5% de votação no PSD comparativamente com os 13% obtidos a nível do distrito é mau?
Daqui faço um apelo aos dirigentes locais do PSD que trabalhem a sério e com verdade, pois que no actual contexto este resultado perpectiva a eleição de um vereador para a autarquia no próximo acto eleitoral, e o que é fácil acontecer com a dispersão de votos pelas 4 candidaturas já anunciadas. E se houver uma quinta mais fácil de torna.
Digo eu.

Estação de Sines disse...

todas as análises, podem ser sempre erráticas, a questão está em escolher uma que seja coerente.
A minha foi atendendo à tendência de anteriores actos eleitorias em Sines, que o PS e PSD acompanham os resultados de nível nacional, sou de opinião que o PSD deveria ter tido uma "descolagem" maior. MAs aceito, naturalmente, que este resultado possa ser visto de muitas outras formas.

Anónimo disse...

Gostaria de ver candidato pelo BE as autarquicas!sera o Guinote? O BE esta subindo em Sines e não são os votos no movimento sim, mas a esquerda esta a voltar-se para uma alternativa credivel.
Vamos a isso! não sei se não haveria surpresas!?

Anónimo disse...

Considerando os habituais 35% a 40% de abstenção nas legislativas ou nas autarquicas, falta então adivinhar onde irão votar os 25% a 30% que se abstiveram apenas nas Europeias.
Ao que parece não são proporcionais aos resultados de hoje.
Os votos do PCP estão lá, são fixos.
Se foi para penalisar o PS, então resta-nos esperar como é que o PS vai trabalhar as próximas campanhas.
Alguns PSD confundem-se com o PS (são da classe média) e penalisam ou premeiam o bem ou o mal estar da sociedade, e o que me parece é que foram às Urnas para penelizar, pelo que não estão na abstenção.
O Bloco de Esquerda é uma incógnita mas ao que parece está mobilizados e a crescer.
O PS se quer mesmo vencer em Sines tem muito, mesmo muito que trabalhar de forma a mobilizar os eleitores.

carlitos disse...

Penso que estes resultados não podem servir como leitura para as próximas eleições autarquicas.

O que se pode concluir em Sines é que :

A CDU foi a vencedora mas perdeu votação
O PSD subiu,bem como CDS
O BE TRIPLICOU a sua votação
O PS perdeu metade da votação

A nivel nacional a conclusão é que os Portugueses deram um cartão VERMELHO ao PS de Socrates.
Atenção ao governo de gestão!

forasteiro disse...

"Isto é só o inicio em Outubro vamos todos ficar livres dos comunistas .Irra já chega!!!!"

Isto é o comentário de um "TRISTE" Anónimo que demonstra a sua fervura em ódio, coitado!
Realidades meu caro!

Quanto ao PS de Sócrates uma vez que perdeu estas eleições é um governo de gestão, sem legitimidade como ele próprio afirma:
Ser responsável pela derrota, logo o "people" reprova as suas políticas...
Uma Duvida me fica:
Entregar o poder À dama de arame enferrujado?

Anónimo disse...

Calma Forasteiro com o meu voto ficamos à frente por dois, para as próximas logo se vê...

Mas isto está a complicar-se, não é pelo PS esses estão a morrer, é pelo PSD pois os ventos do mar, mais os cremes dos bolos loiros ainda vão lixar algum poleiro a alguém

Anónimo disse...

Daqui a alguns dias a nova Lua vai aparecer.O Robalo de lombo azulado está prestes para vir á luta á procura do seu lugar no Reino dos SINETES,vem mais sábio,mais esclarecido,as grandes tempestades que apanhou nos rochedos da Atlântida deram-lhe mais sabedoria para fugir as armadilhas (COVOS)que sempre lhe armaram.Atenção a todos os peixes do Reino dos SINETES vai haver luta,estejam mobilizados.

Um SINETE

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Tenho que concordar com o anónimo das 10,05 .Parabéns a Estação de Sines .fez o trabalho que a imprensa da região não fáz .
Ainda não consegui entender porque a rádio Sines ainda recebe tantos subsidios, não fazem nada por Sines só passam musica estrangeira e a informação local uma vergonha.

Unknown disse...

Mas a Rádio Sines passou os resultados das eleições Europeias. Possivelemente não estava a escutar a Rádio. Em relação à informação regional tenho uma ideia diferente, acho que para uma rádio da dimensão da rádio Sines é bastante boa.
Agora a Rádio Sines não é um blog. Jornalismo é uma coisa e dar opiniões num blog é outra.
Em relação a receber subsidios, isso não sei, pelo menos nunca vi em local nenhum dizer que a Rádio Sines recebe subsidios, mas como disse desconheço isso.
Cumprimentos

Anónimo disse...

Europeias em Sines:
Ora, dizem os números, que na terra dos Sinetes, pela 1ª vez,numas europeias, não ganhou o PS, mas sim a CDU.Isto quer dizer que o "povo" não está muito contente com a governação Sòcrates.
Assim,e apesar da divisão do eleitorado da CDU, é melhor não cantar de galo,porque a crise não é só culpa"dos outros" também é da responsabilidade dos governos de cada pais.Pessoalmente, achei bonita a repartição dos votos do PS pelo PSD,BE,CDU e até CDS!Porque cada vez pago mais impostos e tenho menos direitos!!!Logo, as sondagens, não são,de facto resultados.
Viva a Democracia!
L.M.

Anónimo disse...

ELEIÇÕES PARLAMENTO EUROPEU 1999- SINES
PS – 1704
PSD – 563
CDU - 996
PP – 179
BE – 90

VOTOS BRANCOS = 2,45%
ABSTENÇÃO = 64,30%

ELEIÇÕES PARLAMENTO EUROPEU 2004- SINES
PS – 1620
PSD – 615 *
CDU - 1086
PP – *COLIGADO COM PSD
BE – 233

VOTOS BRANCOS = 3,53%
ABSTENÇÃO = 63,26%

ELEIÇÕES PARLAMENTO EUROPEU 2009- SINES
PS – 983
PSD – 625
CDU - 985
PP – 171
BE – 616

VOTOS BRANCOS = 5,68%
ABSTENÇÃO = 66,15%

Com os dados das 3 ultimas eleições europeias no concelho de Sines, podemos dizer que o grande derrotado destas eleições foi o PS.

O trambolhão que significa a perda de 637 votos em relação às ultimas eleições é revelador de um grande descontentamento em relação às politicas seguidas por este governo de José Socrates.
O resultado do PSD é significativo, para melhor, pois consegue mais votos sozinho do que coligado.
Revela também uma base eleitoral muito constante.
A CDU mesmo descendo ligeiramente em numero de votos, ficou dentro daquilo que seria expectavel, demonstrando também uma base eleitoral constante.
Os resultados do PP demonstram o seu valor residual no nosso concelho, mas também aqui reveladora de um base eleitoral muito constante. Se atendermos aos resultados de 1999 – 179 votos e aos de 2009 – 171 votos verifica-se que em 10 anos pouco alterou o numero de votantes.
O BE. Continuou a sua tendência de subida. Nestas eleições de forma algo abrupta. Objectivamente podemos dizer que o BE foi o fiel depositário dos votos dos descontentes com o PS. Em termos do nosso concelho de forma algo estranha, o BE têm por aqui uma actividade residual. O fenomeno comunicação social teve, como a nivel nacional, um peso muito grande e que distorce por vezes a realidade. Penso que seja este um dos casos onde tal facto é mais evidente. Independentemente dos resultados obtidos, significativos e a terem de ser relevados, não foram estas eleições que nos deram o real valor do BE.
Em suma o PS perdeu e todos os partidos da oposição ganharam.

amorais disse...

O PS perdeu em Sines por 3 votos a menos.Espero que entre os seus militantes não aparecem 3 militantes que sem motivo de força maior não tenham ido votar impedindo com a sua acção que o PS tivesse vencido em Sines e que depois apareçam nas listas das autárquicas em lugares elegíveis em recompensa pelo "bem" que fizeram ao PS nestas eleições.O Ser militante de um partido obriga a participar na vida democrática com mais empenho e sacríficio da vida pessoal senão não vale a pena serem militantes que nem sequer são capazes de irem votar porque lhes dá muita maçada a deslocação para a tribuna dos votos.

Anónimo disse...

Por se enquadrar no tema transcrevo excerto de post do nosso conterraneo josé carlos guinote no seu blog pedra do homem.

"...Foram vistas em diferentes mesas de voto algumas pessoas idosas que queriam votar no "senhor Presidente" e outros que queriam votar no "partido do Peixe". Parece que se tratava de apoiantes do movimento do SIM, liderado pelo actual presidente da Câmara, que terão prometido na última almoçarada votar sempre no "senhor presidente" e que qeriam iniciar já o cumprimento da promessa.
No entanto, como o referido movimento não tomou posição sobre estas eleições, não se pode estabelecer qualquer correlação entre esta extemporânea afluência às urnas, os resultados actuais e um resultado futuro. Como diria o outro, em Outubro logo veremos.
Sintomático e preocupante, para muitos Peixes, pode ser o facto de o número de "estalinistas", na designação do SIM, não estar a diminuir, antes pelo contrário."

Anónimo disse...

amorais

Nunca falas-te tão acertado,por um se ganha por um se perde.

Anónimo disse...

Eis o resultado da politica do Engº Sócrates:

Professores
Juizes
Autoridades
Lei da Pesca Ludica
Lei do Trabalho
Banca
etc
etc
etc

A coragem saiu-lhe cara

Anónimo disse...

Está na altura de aparecer a candidatura do BE á CMS, para se acabar de uma vez por todas com os "ses", tenham coragem de se meter a votos para se saber quanto valem.Das duas uma, ou ficam contentes ou acabam com o pio , ainda não se candidataram e já estou farto de vocês deem um passo em frente de vez.
Eu não acredito nos glutões.

€ disse...

Estas eleições foram importantes, aliás ouvir o povo é sempre importante.O povo falou votando, e deu sem margem para duvidas uma vitória ao PSD.Aliás gostaria de imformar que o PSD é com o BE os unicos partidos que apresentam resultados sempre em crescento ao longo dos ultimos anos e comparemos:
1999 2004 2009

PSD 563 615 625
PS 1704 1620 983
CDU 996 1086 985
BE 90 233 616
3353 3554 3380

Não acredito que o BE vá sempre duplicando os votos mas não deixa de ser importante valorizar estes aspecto, é a democraçia no seu estado mais puro.
Quem será o candidato do BE á camara? Já viram que se bate com o PSD? Quem diria? ATENÇÃO ao PSD deixando de fora ao que por ai consta pessoas que deram sempre a cara pelo partido é obra, mas lá saberão o que andam a fazer.
E os da BOGA os seus partidários onde votaram,na CDU não.
Um forte abraço,

Anónimo disse...

Meus amigos, atenção às leituras...
Os apoiantes do SIM não votaram CDU, portanto os seus votos foram para outros lados...mas em Outubro regressam ao SIM e esse outro lado onde votaram agora terá esses votos a menos(descem)...mas os actuais votos da CDU não descem(são fixos)...
O melhor é "trabalharem" para convencer as pessoas a votar mais...