sexta-feira, 19 de junho de 2009

Agência Portuguesa do Ambiente responsabiliza Repsol por contaminação do solo e da água

A Agência Portuguesa do Ambiente responsabilizou hoje a Repsol Polímeros, Lda, no Complexo Industrial de Sines, pela contaminação do solo e da água naquela área, tendo afectado furos de captação para consumo doméstico nas proximidades.
"Não só a origem está na Repsol Polímeros, como é uma contaminação continuada", afirmou, em declarações à Lusa, o secretário de Estado do Ambiente, Humberto Rosa, explicando que a empresa foi hoje notificada para que tome medidas de "controlo" e "prevenção".
"De acordo com os elementos de informação disponíveis e as diligências efectuadas, constata-se a existência de contaminação por hidrocarbonetos de águas subterrâneas no interior do Complexo Petroquímico da Repsol Polímeros", referiu.
Assim, de acordo com a legislação referente à Responsabilidade Ambiental, o Ministério do Ambiente notificou hoje a Repsol a "adoptar, de imediato, as medidas necessárias para controlar, conter e eliminar a contaminação causada ao solo e às águas e prevenir novos danos ambientais".
O secretário de Estado assegurou, no entanto, que os níveis de hidrocarbonetos encontrados nas águas "estão de facto, até ao momento, abaixo dos níveis exigidos por lei" e que não são "prejudiciais à saúde".

Restante notícia aqui

10 comentários:

Anónimo disse...

Uma empresa como a Petrogal polui de forma contínua, passa todos os limites admissíveis de contaminação atmosférica, (***) e agora aparece algo assim...O nosso país está podre e governado por tachos...(***)

Comentário parcialmente removido. As acusações que forma mencionadas foram retiradas, pois são passíveis de procedimento judicial, e não possuindo provas tenho que eliminá-las,

Anónimo disse...

É lamentável que nenhuma força politica do concelho tome posição sobre esta pouca vergonha. Tristes, que olham aos taxos

€ disse...

Só há uma forma de resolver a questão. Ver o que está mal e reparar,nada mais, e a Repsol como empresa responssavel saberá dar a resposta adequada. Ou será que o CHICO e a CDU querem fechar a REPSOL? Seria interessante saber a opinião de quem durante 20 anos a que se sequiram mais 7 sempre da CDU atiraram para o mar sem tratamento os esgotos desta cidade.
Esperemos que tenham coragem em assumir tambem os seus erros.
Cumprimentos.
Todos á Ass. Muncipal hoge á noite vai ser lindo, tema ÀGUA.

Anónimo disse...

Mas porque é que retiraram parte do comentário das 10:44? Há um patrocínio da Galp para o Blog?

Medo de um processo judicial?!? Deixem-se de mariquices e parem de cortar os comentários das pessoas.

Estação de Sines disse...

Caro anónimo desde que se identifique, e tenhas provas do que diz terei todo o gosto em publicar.
Doiutro modo, não tenmho especial interesse em juntar aos dois processo que tenho em tribunal, por causa de comentários - um anónimo outro não - um terceiro.

Segunda a lei de imprensa, quem publica é solidariamente responsável com quem escreve, no caso nem sem que escreve e iria sozinho, e nesta coisas de tribunal é sempre melhor ir acompanhado, sabe é para termos companhia.

Um abraço

Anónimo disse...

Os cegos, surdos e sectários abundam por aqui!
Então não houve nenhuma força politica que denunciasse esta situação? Então as entrevistas do Xico Pacheco em nome da Concelhia do PCP foram o quê? Então o comunicado distribuido à imprensa foi o quê? Então o comunicado distribuido à população foi o quê?
Sejam menos sectários e digam no minimo a verdade, mesmo que ela não vos agrade.
A UNICA FORÇA POLITICA A DENUNCIAR ESTA SITUAÇÂO FOI O PCP/CDU. E isto é a verdade indesmentivel.
OS Idalinos e o seu PS, até ao momento estão calados que nem ratos. Pudera mais uma vez virá ao cimo a incompetência e o compadrio que grassa neste governo. Não interessa que se discuta como é possivel licenciar uma unidade fabril junto a um aquifero. O Sr. Socrates ficaria mais uma vez mal na fotografia.
O Xico e a CDU não querem fechar nem a REPSOl nem nenhuma das outras unidades industriais, esteja descansado caro (€ anónimo), O que o Xico e a CDU querem, é que à luz da realidade presente, o complexo se adapte aquilo que queremos para o nosso concelho em termos de futuro. E isso é possivel sem por em causa a viabilidade do mesmo. Em beneficio de nós todos e das próprias empresas teremos de nos encarar de forma diferente. As questões ambientais terão de ter um peso maior do que tiveram até aqui.
Porque no passado assim não o foi, não quer dizer que não o possa ser no presente e no futuro. O conhecimento de hoje é muito maior que no passado. As tecnologias avançam de forma rápida, há que utiliza-las de modo a minorar todos os efeitos negativos que este tipo de industrias comportam. Se esta atitude é retrograda, não é uma atitude de defesa de todos, então expliquem, sem se atirarem às questões do passado, como deve ser.

Anónimo disse...

Concordo com o que diz o Anónimo das 12:09, pois também mantenho essa impressão.
Mas, e em relação à Repsol, que apesar de aparecer constantemente
neste blog, como mau da fita, e para que alguns fiquem a saber que nem tudo é mau, como por vezes querem fazer crer, era bom que dessem por aqui uma vista de olhos:
http://www.eleconomista.es/economia/noticias/1341017/06/09/Economia-EmpresasRepsol-certificada-por-Aenor-por-realizar-un-inventario-de-sus-emisiones-de-CO2-en-Espana-y-Portugal.html

Anónimo disse...

Ainda falam do Irão... que as verdades têm de sair via blogs, blá blá blá...

Pois se aqui, amigo Braz, nem via Blog se pode saber a verdade!
Estou perfeitamente solidário com o anónimo das 10:40. As bocas nasceram para falar e as mãos para escrever; bocas que não falam e mãos que não escrevem por medo são indignas - quanto a mim - de aceder a esta página onde só os que se escudam atrás da lei têm direito de dizer todas as mentiras que joguem a seu favor.

Estação de Sines disse...

o direito de sabermos a verdade é idêntico ao direito ao bom nome e honra, quando essas verdades são mentira. Como muitas vezes não sabemos onde está a verdade, desde que sejam acusações graves, não publico sem estarem devidamente identificadas e comprovadas.

É uma questão de sobrevivência do próprio blogue

Anónimo disse...

Há muitos anos que acompanho o problema da poluição em Sines,tanto a poluição atmosférica como a poluição aquifera,não vi ninguém a levantar mais a voz sobre estes problemas do que o Engº.Guinote quem não se lembra dos seus comunicados do jornal Caramujo quando há 10/ 12 anos estava no PS.Depois de ele deixar esse partido há 10 anos,o que foi feito... 0000 zero.todos sabemos que isto é verdade.O resto é conversa de treta.