terça-feira, 26 de maio de 2009

Tasquinhas no Pontal


Defender as Tasquinhas noutra localização, não é o mesmo que desejar que estas não se realizem, nem envolve necessariamente a questão do encerramento definitivo da Avenida e da falésia.

Trazer à discussão o modelo de integração da avenida Vasco da Gama e da Falésia no ordenamento futuro da cidade é pretender não discutir o que está, para já em causa: a localização do evento Tasquinhas

Defendo hoje como defendi no passado que as Tasquinhas deveriam ficar localizadas no espaço junto ao Pontal, envolvendo o estacionamento até à Rotunda e o estacionamento da Marina. Esta solução permitia a circulação automóvel normal na Avenida Vasco da Gama, zona de estacionamento até ao Clube Náutico, minimização do ruído na cidade e espaço acolhedor e com pouco vento, protegido pelo Pontal e estacionamento da Marina.


No ano passado, o Presidente da autarquia escreveu para este blogue a propósito da contestação à localização na Avenida Vasco da Gama e da localização sugerida:

"No arco da Avenida há outros locais / soluções melhores? Não. Porquê? Porque este é o espaço mais abrigado dos ventos, que são um elemento desagradável e incómodo. Porque este troço da Avenida é bem servido de acessibilidades, em ambos os topos, e o que tem melhores condições de estacionamento automóvel nos dois extremos.

A opção do Pontal não é boa: é demasiado exposta aos ventos, não tem espaços suficientes para se construir um bom cenário de gastronomia, é descentralizado, tem problemas de estacionamento e a sua realização em concomitância com a circulação automóvel tornava-o num espaço perturbado e incómodo.

As pessoas da cidade de Sines têm boas opções para sair da cidade para sul: os habitantes das zonas norte podem circular pela rua Vasco da Gama; rua Teófilo Braga, descida pelo castelo, sem transtornos ou problemas de maior. E o mesmo para entrar na cidade vindas do Sul.

Os visitantes! Como sabem, mais de 95% dos visitantes entram na cidade pela rotunda a norte de Sines. Os que utilizam a actual via rápida – que entram na Avª Vasco da Gama e seguem pela mesma para sul, não param em Sines – estão de viagem. Mas para estes (agora e no futuro) será bom para a cidade que parem na Avenida, visitem as tasquinhas e fiquem a ser futuros clientes.

No caso de seguirem viagem, sobem a estrada da Ribeira, seguem pela Rua Vasco da Gama e podem parar junto ao Castelo, tomar uma bebida, visitar o futuro Museu e Casa Vasco da Gama (é um excelente motivo de paragem) e seguir para sul com boas razões para voltar à cidade de Sines. Os viajantes que vêm do sul não entram na Cidade – seguem pela via rápida para Norte. Mas para estes, nos próximos anos, haverá painéis a convidá-los para visitar as Tasquinhas e será mais um motivo para se desviarem da rota habitual, entrar, visitar, consumir e voltar com outros amigos. Uma questão pertinente, relacionada com estes cenários, é tratar de uma boa sinalização, o que não tem sido feito e é fácil (e importante) fazer.
Em conclusão:Aqueles que acham a realização interessante (na Avenida), mas que criticam o encerramento temporário do trânsito automóvel naquele espaço, têm uma visão curiosa, do tipo a defender uma coisa e o seu contrário.

Isto é, não são capazes (ou não querem) entender que não se pode fazer as duas coisas naquele cenário – porque a passagem de automóveis inviabilizava esta realização (não há espaço para as duas coisas) e causava ruído, poeiras e punham em risco a tranquilidade das pessoas e segurança para as crianças que vão com os pais e brincam à vontade."

Sou apologista do encerramento definitivo ao trânsito na Avenida Vasco da Gama, - desde que assegurada uma boa alternativa de circulação automóvel que hoje não existe, - entre a Docapesca e o Pontal, devolvendo aos Sineenses a sua aproximação ao Mar, berço da sua criação.
Mas defendo igualmente que enquanto não estiverem reunidas as condições para encerrar a Avenida, existem alternativas às Tasquinhas, conforme indico no inicio do texto.

Mas parece haver um obstáculo intransponível, a vontade do Sr. presidente da Autarquia, que decide com largas semanas de antecedência fechar a Avenida, do mesmo modo que decidiu encerrar para as comemorações do 25 de Abril, onde o vento já não representou uma preocupação, e o Castelo de Sines oferecia todas as condições que apontam como boas para a realização das Tasquinhas: recinto acolhedor, segurança, não existe circulação automóvel, estacionamentos, protegido do vento, localização Central e um bom cenário para a efeméride...mas o Sr Presidente da Autarquia achou por bem que o 25 Abril fosse festejado na Avenida Vasco da Gama, por uma espanhola a cantar. Em memória do papel que milhares de espanhóis tiveram na libertação de Portugal do fascismo.

44 comentários:

Luis Maldonado disse...

Sou totalmente contra o encerramento da Avenida Vasco da Gama!

Saruga disse...

Com outras alternativas mais válidas e efectivas, não se entende a teimosia de se fechar a Av. Vasco da Gama. É teimosia pura!

O CENSURADO disse...

SOU TOTALMENTE A FAVOR DO ENCERRAMENTO DA AV. VASCO DA GAMA.
espero que isto apareça no BLOG
Mais para informação do miudo que põe aqui esta postagem, por acaso sabe que essa zona não tem água, esgotos e outras coisas necessárias para a realização das tasquinhas?
Por acaso sabe que ainda não há muitos meses que a avenida ainda pertencia à APS?
acha que as coisas se resolvem de um ia para o outro?

espero que isto não seja censurado.
TIPO SOCRATES

Anónimo disse...

A Avenida não está encerrada. O Trânsito está condicionado, o que é uma coisa bem diferente. Ainda agora passei na Avenida e é possível circular em ambos os sentidos, na total extensão da Avenida.

Anónimo disse...

eu concordo com as tasquinhas na avenida da praia. porque deve ser um espaço dinamizado e é sem duvidas um dos espaços mais bonitos e acolhedores de SINES deve porem ser bem sinalizado para evitar os problemas de trasito indicado as alternativas

Anónimo disse...

Também sou totalmente contra o encerramento da Avenida Vasco da Gama.

A Lota disse...

Não percebo porque razão o Presidente teima em continuar com as tasquinhas na Avª Vasco da Gama.

É pura teimosia,obriga o pessoal a andar às voltas,não repeita ninguém.

Por estas e outras é que aquela cadeira não vai ter aquele ocupante por muito mais tempo.

Dizerem também aqui que não há condições para a colocaçao das tascas perto do Pontal,é só por brincadeira de certeza pois as ligações à rede exitem tanto num lado como no outro,quanto aoe esgotos não me façam dizer mais verdades pois quem está na praia nos dias das tascas vê bem a porcaria que vai desaguar à praia-

Por isso repito -mais uma vez dá para vèr a teimosia e burrice e incapacidade de vêr o obvio deste homem que pensa que vai continuar à frente dos nossos destinos,estápor pouco e com estas gracinhas já lá não devia estar,já enjoa.

olivia disse...

Também eu estou contra o encerramento da avenida porque:
1º Causa-me muito transtorno pois faço o meu circuito díário casa-trabalho- casa pela avª de forma rápida e sem transtornos de trânsito. Isto quando está aberta.
2º Quando a avª está fechado o trÂnsito fica péssimo no resto da cidade.
3ºAcho que não se justifica uma vez que existem outros sítios optimos: Parque de Campismo,largo da antiga feira de Agosto,Alameda da Paz e o lugar de excelência pela centralidade, o castelo.

Anónimo disse...

Sou totalmente contra o encarramento da Av.

Pitchauba disse...

também concordo que o local mais abrigado seja onde é. o vento em sines é norte e não sul. ao passo q o pontal so cobre o vento sul.

era um bom local se n fosse mt distante para quem anda a pé, visto q onde esta presentemente ganha mt mais co o FMM e a praia durante o verao, bem como o facto de ser mais proximo da cidade.

Ruido?? duvido q seja muito.

Anónimo disse...

Independentemente das opiniões acerca da localização das tasquinhas, o inicio do fecho da Av. Vasco da Gama a decorrer já nesta altura revela uma de duas coisas, ou um grande desconhecimento, por parte dos responsáveis desta terra, das actividades programadas por associações desportivas ou então uma enorme falta de respeito pelas mesmas.
Porquê toda esta conversa? É porque está calendarizada uma prova do Campeonato Nacional de Triatlo, concretamente O Duatlo Jovem de Sines que decorrerá na Av. Vasco da Gama no próximo sábado dia 30 de Maio.
Gostaría de saber se os atletas, na prova de ciclismo, irão fazer gincana entre os postes já colocados para as tasquinhas.
Deixo aqui os links para que possam verificar o calendário http://www.federacao-triatlo.pt/index.php?option=com_wrapper&Itemid=126 e o mapa do percurso da prova http://www.federacao-triatlo.com/gestao/adm/provas/79/CroquisTriJovSines2009.pdf.

Bem talvez haja uma outra razão para este encerramento prematuro da Av. sem qualquer preocupação com o programado, é que a actividade é só a modalidade desportiva que mais cresceu no país ultimamente e portanto não interessa nada. Ainda se fosse algum "artista" de quem nunca nimguém ouviu falar a tocar uma música qualquer que só alguns iluminados é que entendem...

Anónimo disse...

Penso que era de mudar a localização das tasquinhas, porque não faz qualquer sentido encerrar a avenida. Digo mais, devia-se fazer uma espécie de referendo em Sines para saber onde é que os sineenses preferem as tasquinhas. Quem diz para este assunto,diz para outros em que o povo devia ser auscultado e não se tomarem certas decisões só para dar alimento ao ego do sr presidente.

Anónimo disse...

Isto e' uma palhacada. Mais um post a malhar no mesmo. Nao temos assuntos novos ?

Afinal ficamos a saber neste post quem e' o Twitter.

Isto de facto so' da' vontade de rir... e de facto, apos consulta aos post anteriores, e alguns comentarios do mesmo Twitter relativamente ao assunto aqui debatido sobre a associacao de surf. De facto a credibilidade ja' nao interessa muito a muita gente.

Afinal quantos colaboradores deste blog usam mais do que um nick registado ?

Bem hajam.

O Caranguejo!

PS: administradores/colaboradores do BLOG, um conselho, aprendam a analisar os logs deste blog, e apagar o rasto dos vossos proprios acessos.

Anónimo disse...

Não é possivel as tasquinhas continuarem na Avenida mas a ocupar só a faixa de rodagem junto à praia? Acho que há espaço suficiente. Claro que teriam que colocar uma rede para prevenir acidentes...

twitter disse...

ao caranguejo anónimo de 2 patas, e com o respectivo recheio na cabeça, diga lá o que o apoquenta.

eu gosto é de malhar no poder, tens as costas quentes e riem-se de nós.

analisar logs, apagar rastos, o meu amigo trabalhou na pide, ou é do sis.

sabe qual é a diferença, eu não sei quem você é, nem quero saber, tal a importância que lhe dou. já voce anda excitadiss´mo a tentar descobrir que sou, analisa comentário, logs, rastos, mas olhe que eu não sou assim tão giro, não perca tempo

Anónimo disse...

Se está nos planos canalizar turistas, estão errados. Podem constatar in loco qual a reacção, quando chegam à zona condicionada...fazem inversão de marcha e vão-se embora.

Outro problema está relacionado com os custos com a colocação das tasquinhas e sua utilização exclusiva, quando podiam preparar infraestrutras para aproveitarem melhor e por mais eventos a realizar durante o ano.

Esta, deve ser das poucas praias onde não existe um simples quiosque onde possa comprar um bronzeador, um gelado ou algo assim relacionado. E dizem preocuparem-se com turistas...

E fico por aqui...

Anónimo disse...

de ir às lágrimas, primeiro a rir depois a chorar, a explicação do presidente sobre a circulação automóvel em sines.

é só assim do pior que conheço, e conheço muito, e algumas muito más

bufo em viagem disse...

o twitter é um miudo que vai começar a votar agora, pensem que chegam lá.

Não anda com taxis mas segue orientações do mesmo.

Anónimo disse...

A mim nao me apoquenta nada. Ate' lhe comeco a achar piada. De facto este assunto para mim nao passa de mais uma gargalhada e de uma aposta ganha.

E como voce diz que gosta de malhar no poder, voce e' que deve estar excitadinho. E tome cuidado, pois qualquer dia esta' a autoflagelar-se. E dai ao S&M e' um saltinho.

Mas nao se preocupe, concordo consigo. Voce ate' nao e' nada feio, a sua consorte pelo contrario, e' bem bonita. Parabens.

Quanto ao conselho que lhe dei, veja se o segue. Nao seja estupido.

O Caranguejo!

Anónimo disse...

-Em relação ao evento, a localização das tasquinhas é provavelmente a melhor:
menos vento, mais conforto, melhor vista, infraestruturas de apoio mais fáceis, etc.
-Em re~lação à logistica da Cidade é provavelmente das piores localizações:
complica o transito na Cidade, provoca enormes transtornos na circulação de viaturas pesadas, complica e reduz a segurança do Porto mesmo com via de emergência, etc.

Solução de compromisso seria ocupar apenas uma via, ficando a outra com os dois sentidos com redução de velocidade. Piora o design do evento mas não perturba o transito e segurança na Cidade.

PS. - a estrutura pode ser montada em 10 dias ou menos e desmontada em 5 dias ou menos é uma questão de boa preparação do trabalho. A duração do evento deveria ser de 10 dias no máximo.

SINES disse...

Concordo e não concordo!
Concordo que as tasquinhas continuem no mesmo local. Não concordo é que sejam ocupadas as duas fixas de rodagem 24 horas por dia.
A melhor solução seria ter uma das faixas de rodagem sempre em serviço.
A solução intermédia e também aceitável, era manter uma faixa operacional durante o dia e fechar a mesma a partir das 19:00 H e aos sábados, domingos e feriados.

twitter disse...

anda aí um bufo, e eu sei quem é?

schiuuu

Anónimo disse...

Esta história das tasquinhas em Sines é uma "treta". De tasquinhas não tem nada de especial, come-se mal e paga-se melhor.
Eu não vou lá mais, porque isto é "roubar carteiras".

Anónimo disse...

Se as querem manter naquele local, por ser o mais abrigado do vento norte, ocupem só a faixa mais perto da praia, deixando a outra livre ao transito nos dois sentidos.
Não falem dos esgotos das mesmas, porque todos sabemos que vão para as sargetas das águas pluviais e daí para...
É melhor não dizer mais senão a ASAE não as deixa abrir...
Ah, sobre abrigos de vento, vão ao festival do marisco de Olhão e vejam como se faz...e em pouco espaço...

Unknown disse...

Se a ideia é atrair turistas para o centro da cidade, está meio caminho andado com o fecho da avenida, mas por outro lado, com a sinalização "tão boa" que existe em Sines, devem encontrar mais facilmente é alguma placa a dizer SAÍDA, LISBOA ou coisa parecida.

Se a ideia é fazer na avenida, podia-se muito bem aproveitar o parque de estacionamento que fico logo a seguir à subida junto ao castelo(para quem vem de porto covo por ex.) e não é preciso ser muito inteligente para ver que não é necessário fechar a avenida por completo..

Mas cada opinião vale o que vale! E talvez a minha não valha nada :D

Anónimo disse...

Lá estamos outra vez a verificar o excelente trabalho de coordenação que existe neste momento na CMS, a mais de 1 mês do início das "tasquinhas", temos já trânsito condicionado na Av. Vasco da Gama..., embora não seja o mais correcto, é ainda mais grave quando está agendada uma prova de Duatlo (Ciclismo + corrida) para aquele espaço, que se vê agora na necessiadade de alterar alguns persupostos, nomeadamente de obrigar oa atletas a passarem todos, e sim são muitos inscritos (basta ir ao site da Federação de Triatlo), numa só faixa de rodagem.
Será que isto não é falta de coordenação entre os serviços da Câmara de Sines? É que esta prova está marcada na Federação e prevista com a CMS há já alguns meses!!!
Ou é por ser organizada pelo Clube que é?

Anónimo disse...

Também eu estou contra o encerramento da avenida porque:
1º Causa-me muito transtorno pois faço o meu circuito díário casa-trabalho- casa pela avª de forma rápida e sem transtornos de trânsito. Isto quando está aberta.
2º Quando a avª está fechado o trÂnsito fica péssimo no resto da cidade.
3ºAcho que não se justifica uma vez que existem outros sítios optimos: Parque de Campismo,largo da antiga feira de Agosto,Alameda da Paz e o lugar de excelência pela centralidade, o castelo.

O seu problema é que só olha para o seu umbigo.

Anónimo disse...

Concordo inteiramente com a localização das tasquinhas, e com a avenida vasco da gama sem carros nesse período.
Causa transtornos, isso causa, a Dona Olivia tem de fazer outro caminho, coitada ... mesmo assim ainda penso que o beneficio para o concelho e sineenses é maior dos que os transtornos.

Unknown disse...

Por muito que custe a muita gente a maior parte da população está de acordo com o fecho da avenida e a realização das tasquinhas naquele local. Pelo menos um estudo de opinião realizado no blog do PS de sines e na página da Rádio Sines deu essa indicação.
Eu sou a favor porque gosto de lá ir, respeito quem não gosta. Penso que veio dar mais animação às noites de Verão em Sines e evita que as pessoas procurem outras localidades.
Mas já agora, muitas das pessoas que são contra são aquelas que vão à festa de abertura bater palmas ao presidente e durante as tasquinhas passam as noites lá.
Muitas das pessoas que criticam o actual presidente são aquelas que sempre que há lanche lá estão na primeira fila a comer.
Respeito quem não gosta, mas eu gosto das Tasquinhas. Um bom Verão para todos

Anónimo disse...

Esta história das tasquinhas em Sines é uma "treta". De tasquinhas não tem nada de especial, come-se mal e paga-se melhor.
Eu não vou lá mais, porque isto é "roubar carteiras".

É por causa este tipo de gente que Sines não vai lá ...

€ disse...

Esta "OBRA" magnifica com que o Sr.
Dr. nos mima todos os anos, por teimosia já que, há na zona espaço com estacionamentos e já agora com as mesmas condições da localização actual no que diz respeito as infraestroturas. Só quem não conhece é que fala de cor,é bem ao jeito do Sr. Dr. é ali e pronto quem manda sou eu, eu é que sou o presidente pelo menos até vir outro e será de certeza outro, portanto ai de quem se atrever a contestar-me respondo-lhe logo, és tacanho tens vistas curtas Deus nos valha esta gente, é burra.
Temos mesmo que gramar o gajo até Outubro, com tascas ou sem tascas,resta-nos desejar ao Sr.Dr.um fim e mandato feliz.
E já agora que dizem os outros candidatos? Vão manter esta realização naquele espaço? Digam lá.

Bruno Leal disse...

Eu nunca fui a lanches, nem nunca bati palmas ao Sr. Presidente.

Anónimo disse...

aberrante a explicação do responsável máximo sobre o trânsito.

Isto mostra o nível de desleixo e desconhecimento a que cgegou este executivo.

A rua vasco da gama, acanhada para os peões e com dois sentidos, a teófilo braga, beber um copo (???) na zona do castelo, só nos galegos, etc, etc, etc,

é puro autismo

Anónimo disse...

Querem mudar a localização das tasquinhas, candidatem-se e ganhem as eleições para terem legitimidade para poderem decidir a melhor localização - que não vai agradar a todos nunca.
Agora essa conversa do quero posso e mando já cheira mal, o MC e a sua equipa foram eleitos e têm legitimidade, dada pelo povo de Sines, para decidir em consciência o que considerão ser as suas convicções do que é melhor e pior.

Agora referendos para a localização das tasquinhas ... metam a mão na consciência e não digam disparates.

Anónimo disse...

Parece que ainda existem pessoas a fazer uma certa confusão entre: estar contra o local onde se realizam e se devem realizar ou não.

Uma vez por todas o local onde se realiza está errado!

Uma vez por todas devem existir estes e outros eventos!

Uma vez por todas invistam no que é Português! (convidem artistas portugueses...)

Anónimo disse...

Não sendo um evento ao gosto das mentes "brilhantes" que habitualmente fazem essas escolhas (portanto não foi apadrinhado)...temos este fim-de-semana o duatlo e:

Esperemos que não aconteça nenhum acidente durante a prova devido ao nosso recente desvio de trânsito na avenida, porque senão irá recair sobre algum inocente e será penalizado(a)o Clube e a nossa cidade pela Federação, recusando numa próxima oportunidade que tal venha a ter lugar em Sines.

Estão a ser respeitadas as regras de segurança que a Federação exige com a avenida assim?

Deixo-vos isto!

Anónimo disse...

Tasquinhas blá blá blá.. tá cada vez pior, apesar de ser um sitiu que pra mim não é o melhor, o pior pior é o preço, a higiene, os participantes que vão pra lá só para encher o saco(para não dizer outra coisa) de dinheiro,casas de banho que mete medo ao susto, etc etc.

EU ACHO QUE DE MOSTRA GASTRONOMICA JÁ DEU O QUE TINHA A DAR, TENHAM OUTRAS IDEIAS POIS ESTA JÁ CHEIRA MAL.

pescador de Sines disse...

As tasquinhas vão ser o golpe de misericórdia para este senhor que só faz o que lhe dá na gana, não pensa nos outros prncipalmente aqueles que para irem trabalhar noutros sitios costumam passar por ali,mas claro que o dr- se está borrifando para isto tudo.

Mas vai ser este o pontapé de saida para este ditador,que saiu do partido comunista e continua a agir como se lá continuasse, isto vai servir para muito boa gente mudar a sua intenção de voto.

Este homem nunca vai aprender a pensar no bem estar do pessoal de Sines.

Isto é um sinal para o pessoal vêr bem o que se ele ali continuar nos vai acontecer,pensem bem até Outubro.

Nem esta prova de Sábado lhe faz vêr o ridiculo da situação-

E a A.P.S. que nos ultimos anos presta vassalagem à Câmara,não consegue,porque não lhe interessa,,dar a volta a isto,vai ser engraçado é que se houver algum problema no terminal XX1 ou no terminal do gás ou do carvão,como é que os bombeiros vão conseguir prestar ajuda--o coelho devia pensar que esta situação pode acontecer e depois como é que vai ser futuro ex-Presidente?

veterinária disse...

Fiquem a saber que já foi feita uma denuncia à ASAE,feita por uma grande lista de pessoal de Sines que está farta de vêr todos os anos a falta de condições higienicas e outras...

É só esperar uns dias e adeus tascas e respectivas falhas.

A ASAE vem a caminho

Anónimo disse...

não me digam que a estrutura das tasquinhas pode ser montada em 10 dias ou menos e desmontada em 5 dias ou menos é uma questão de boa preparação do trabalho, então porque será que estão a montá-las com mais de um mês de antecedência, será que estão a perder qualidades na montagem, ou terá algum objectivo este antecipar dos trabalhos, ou antes destas decisões os diversos serviços camarários não se informam das diversas actividades já programadas há muitos meses para esse local.

Anónimo disse...

Fiquem a saber que já foi feita uma denuncia à ASAE,feita por uma grande lista de pessoal de Sines que está farta de vêr todos os anos a falta de condições higienicas e outras...

É só esperar uns dias e adeus tascas e respectivas falhas.

A ASAE vem a caminho

CHIBO!

O Povo disse...

Tem toda a razão podiam escolher outro local para as tasquinhas e quanto á musica sr. Presidente queremos musica portuguesa senão temos que ir para outras terras .
Queremos ex: Tony Carreira, Agata,Mónica Sintra, Emanuel.Toy são pimba mas a malta gosta afinal nas eleições quem vota é o povo por isso sr. Presidente se quer ganhar a eleições não traga a Sines só musicas para intelectuais.

Anónimo disse...

Mas quem disse que eram tasquinhas.
Geralmente nas tasquinhas come-se razoavelmente e serve a todos.
Aquilo moços, só falta rapar a carteira, alem da qualidade duvidosa dos alimentos.
Sim acabem com aquilo se não é a ASAE que fecha aquele chavascal.

Unknown disse...

Só uma mente tacanha é que não aceita que hajam localizações muito melhores para este evento. Para alem das razões de segurança (ou falta dela)é a falta de higiene e condições.E a AZAE que não aparece...Do que Sines e aquela Avenia em particular precisam é de alguem que saiba dinamizar o imenso pontencial desta zona, e não servir a interesses politico/economicos. Façam barraquinhas sim, mas de artesanato, de bebidas, de coisas de praia, que funcionem durante o verão, que beneficiem os comerciantes da zona (ou os que se interessarem). Agora "Tasquinhas" para ricos não me parece que seja a melhor solução.... Abram a pestana... Aprendam a aproveitar esta maravilha que têm...

E tanto anonimo a responder.... Têm medo de alguma coisa???