terça-feira, 12 de maio de 2009

Senhor 200 milhões


Doze anos de poder e mais de € 225.000.000, são os dados mais importantes para avaliar o desempenho de Manuel Coelho à frente dos destinos da autarquia de Sines.
O que fariam você, ou outro, com 45 milhões de contos e governando 12 anos com maioria absoluta? Eis a questão de deve colocar quando estiver perante o boletim de voto, no dia da decisão.


receitas 1998: € 11.810.033
receitas 1999: € 9.861.030
receitas 2000: € 12.000.000 ( valor estimado)
receitas 2001: € 15.441.137
receitas 2002: € 15.345.871
receitas 2003: € 13.829.159
receitas 2004: € 17.008.716
receitas 2005: € 17.602.784
receitas 2006: € 16.635.618
receitas 2007: € 28.314.289
receitas 2008: € 22.724.770
total receitas: € 180.573.407

endividamento em 2008: € 23.095.521
endividamento em 1998: € 5.000.000 estimado
aumento da divida: € 18.095.521

total disponibilidades: € 198.668.928

Com as receitas do ano de 2009 e o aumento do endividamento, especialmente em ano eleitoral e com as dividas a fornecedores saldadas, Manuel Coelho e a CDU tiveram à sua disponibilidade, seguramente, mais de 225 milhões de euros, ou seja mais de 45 milhões de contos, em doze anos de poder com maioria absoluta.

Independentemente da preferência partidária, da situação politica que se vive em Sines, sem necessidade de ser especialista, é fácil de ver que se fez pouco, escandalosamente pouco, em tanto tempo, com tanto dinheiro e em estabilidade politica.

Se não faltou dinheiro, tempo e poder, que mais será necessário?

40 comentários:

Anónimo disse...

Faltou objectividade e capacidade de gestão.

Anónimo disse...

Sem me identificar, gostaria de dizer que esta parte do post "...especialmente em ano eleitoral e com as dividas a fornecedores saldadas..." não corresponde à realidade. Sou um dos fornecedores da Camara e como tal, sei do que falo. Em todo o caso, devo também dizer, em nome da verdade, que me foi garantido que tudo iria ser pago brevemente.

Anónimo disse...

Além da falta de capacidade para gerir, faltou sobretudo decisões certas no momento certo, faltou visão, faltou conhecimento faltou muita coisa, como irá continuar se o Movimento que MC formou continuar. As pessoas são as mesmas, a equipa é a mesma e ao que parece as opções e as ideias também. Já não há margem para enganos, ou melhor MC e a sua equipa escusam de fazer operações de charme pois já vão conseguir convencer

Anónimo disse...

Que teria você e o seu grupo feito de diferente com tantos €€ senhor Dr Braz?
Esta é a pergunta que gostva de ver respondida.

Anónimo disse...

Penso que a v/ ignorancia não dá para ver que Sines tem evoluido mais com o mandato Manuel Coelho do que com todos os anos de Chico Pacheco:Escolas,Centro de Artes ,Festival Musicas do Mundo que deu a conhecer esta terra que estava esquecida,piscinhas Municipias e muito mais que só não ve quem não quer.Não esta em causa o partido mas sim as pessoas !!!

Estação de Sines disse...

"Que teria você e o seu grupo feito de diferente com tantos €€ senhor Dr Braz?"

neste post não se trata do que eu faria, mas do que não foi feito com tempo, poder e dinheiro, pela CDU e Manuel Coelho.
Quanto a "grupo", os únicos que tenho é do futebol e atletismo, e de convir que estes não estão propriamente vocacionados para gerir uma autarquia, ainda assim saber lá se não fariam mais com menos.

Anónimo disse...

de um anónimo ignorante para o anónimo inteligente:

Escolas - irão ser construidas com comparticipação, as existentes são do ministério da educação onde a CMS instalações por exemplo a ridicula tenda de circo
Centro de Artes - desnecessáriamente caro, para as necessidades e capacidades de sines
Festival Musicas do Mundo - de acordo com manuel coelho sustentado pelos patrocinios
piscinas (e não piscinhas) Municipais - comum a todos os concelhos, à semelhança de estádios relvados e sintéticos, cicuitos de manutenção, pavilhões municipais digno do nome, parque desportivos e de lazer, ciclovias, etc.

e muito mais que só não ve quem não quer - mesmo considerando que aquilo que refere tem sido digamos 50 milhões, onde está resto, é precisamente o muito mais que não vimos, ou antes vimos e custa a acreditar.

Anónimo disse...

está aqui tudo, o que deve ser discutido, este post daria para discutir até ao dia das eleições.
apenas me pergunto porque a oposição nunca pôs as coisas nestes termos, voltou a ser o braz o principal opositor ao degradado estado da situação?

então sr. candidatos, presidentes das concelhias, e restantes participantes activos da sociedade, andamos a dormir?

é digno que reconheçam publicamente mais este acto civico, ou não?

Anónimo disse...

manuel coelho e a CDU estão de facto em muito maus lençóies, posts destes são bons para consolidar as nossas certezas e argumentos.
reconheço que é um tralho de mestre.

boa braz e obrigado

Luis Maldonado disse...

O trabalho efectuado pelo actual Presidente é pautado por bons e maus investimentos, mas infelizmente, os maus sobrepõem-se aos bons.
Esta autarquia tem todas as condições financeiras para fazer um excelente trabalho, ou melhor, já teve, antes de pseudo-gestores de contas darem cabo das finanças de um modo impressionante. Aliás, é bem visível os estragos de uma má gestão financeira por parte da Câmara de Sines, é só sair à rua, falar com meia duzia de pessoas escolhidas ao acaso, e verificar que, de bom, nada têm a dizer...
Se o Bráz faria melhor figura, isso não sei, mas seja ele ou qualquer outro, se não for efectuada uma gestão de recursos devidamente estruturada, sem ideias megalómanas e sem interesses políticos acopulados, é impossível desta autarquia dar o necessitado passo em busca da saída para a crise.

Nuno Amaral disse...

Tenho muito para dizer,no entanto,queria sintetizar o maximo.
Para todos os sineenses que nasceram ou residem em sines, que querem uma cidade com qualidade, votem chico pacheco porque senão irão ter dificuldades em criar os seus filhos.
Com MC e Cª...é o que se vê,com o João Custodio(tiburcio)é uma pessoa com mts qualidadews mas ainda é cedo para dirigir uma cidade como sines ,só nos resta o Xico,ou seja ,sineenses vamos lutar por sines com o nosso Xico Pacheco

Anónimo disse...

sim com o xico vamos voltar a ter pescas, cortiça e hortas com fartura. sr nuno amaral pense logo não escreva, eu sei muito bem quem é o xico pacheco...

Anónimo disse...

Na realidade, com os recursos que a câmara tem tido ao longo dos anos, poderia ter havido mais obra e por essa via melhores condições de vida para a população. Não direi que seja sobretudo uma questão de má gestão, pura e simples, mas antes falta de competência de quem nos tem dirigido. Mas se fossem outras as opções que tivessem sido feitas, estariamos aqui a falar do que não foi feito, com exemplos e tudo. O ser humano é assim mesmo. Nunca estamos satisfeitos com nada. Se se faz isto, devia-se ter feito aquilo. Se se faz aquilo, devia ter-se feito isto. Será sempre assim. Seja com o Manuel Coelho, com o Francisco Pacheco, ou com outro qualquer. Sines precisa de uma equipa equilibrada com um bom conhecimento do concelho, com ideias novas, com uma nova forma de fazer política, e que esteja mais próxima das pessoas e dos superiores interesses do concelho.

Anónimo disse...

Independentemente, das opiniões que respeito, acrescento mais três coisas:
1º.- Qualquer individuo que esteve este anos todos no poder e com a máquina montada vai ser dificil apea-lo.
2º.- Nestes meios pequenos, forma-se sempre um grupo de pessoas que arrastam outras pessoas que não querendo saber se está tudo bem o mal, "obrigam" essas "outras pessoas" a votar em determinado candidato para continuar a "reinar", usando para isso de "chantagem" de pequena monta .
3º. A nossa mentalidade é conservadora "Atão eu vou votar naquele gajo e sei lá do que ele é capaz....assim voto neste que lá está por este já o conheço".
Resumindo:Em pequenos meios, só perde quem não quiser continuar. Sines, Santiago, Grandola e por aí a diante é assim .
Uma nota final para o Anonimo que está à espera de receber o seu "dinheirinho": Amigo todos falam assim, quando à campanha os cofres estão sempre abertos. Garantias, qualquer dia nem as garantias bancárias!

Anónimo disse...

Mais um post colocado com segundas intençoes, nao apelar à ideia que cada um faria com este dinheiro, mas sim novamente como em outros posts denegrir a imagem do actual presidente da autarquia.
É certo que muito desse dinheiro foi mal empregue em certas coisas, mas nao podemos esquecer as infraestruturas necessarias para que qualquer cidade seja digna de uma qualidade de vida razoavel.
Escolas, piscinas, centro de artes, espaços convivio para os mais idosos, entre outros sao infraestruturas necessarias; acima alguem referiu que tais infraestruras foram realizadas tambem com dinheiro do Governo Central, mas se quisermos por as coisas nestes termos tambem podemos aqui colocar as coisas de outro ponto de vista; os dinheiros comunitarios que o Governo recebe onde sao empregues?? Algures para renovaçoes de frotas dos ministerios entre muitas outras coisas futeis.
Mais uma vez afirmo, nem todo o dinheiro foi bem empregue, mas tambem agora nao podemos criticar tudo o que seja feito só porque foi M. Coelho como responsavel por tal e tambem retirar algo util dos mesmos. Concerteza que todos nós gostamos que os nossos filhos frequentem escolas novas com condiçoes, disponham de espaços de lazer e para a pratica de desportos, que tenham um espaço para acesso a livros, computadores com internet entre outros.
Todos nós sabemos as orientaçoes do Sr. Braz em termos politicos, e já que se coloca este tema aberto a comentarios, tambem gostava que o Sr. Braz tambem podesse colocar aqui um post aberto a comentarios sobre a gestao que o seu partido tem feito a milhoes e milhoes de Euros em obras sem nexo neste País, visto que pelo que me tem parecido este nao ser um blog só para discutir assuntos relacionados com Sines, mas tambem sobre o País.

LUIS PARREIRA LOBO disse...

A leitura do post intitulado «Senhor 200 milhões», suscita-me um comentário e, ao mesmo tempo, uma interrogação.
Segundo julgo saber todas as receitas e despesas da autarquia deverão constar do orçamento, as respectivas contas deverão ser apreciadas e julgadas e os limites legais de endividamento não podem ser ultrapassados, “salvo ocorrência de facto julgado justificativo ou regularização superveniente” (Lei nº 27/96 de 1 de Agosto, que revoga a Lei nº 87/89).
De acordo com o disposto nesta mesma lei (Lei da Tutela Admnistrativa) o seu não cumprimento implica a dissolução dos órgãos responsáveis.
E quem zela e fiscaliza o cumprimento destas normas ?
- A ASSEMBLEIA MUNICIPAL.
As competências das Assembleias Municipais encontram-se estabelecidas na Lei nº 169/99, com as alterações introduzidas pela Lei nº 5-A/2002, tais como:
Artº 53º - alínea d) – Acompanhar, com base em informação útil da câmara, facultada em tempo oportuno, a actividade desta e os respectivos resultados.
- alínea e) Apreciar, em cada uma das sessões ordinárias, uma informação escrita do presidente da câmara acerca da actividade do município, bem como da situação financeira do mesmo, informação essa que deve ser enviada ao presidente da mesa da assembleia com a antecedência de cinco dias sobre a data do início da sessão, para que conste da respectiva ordem do dia.
Dir-me-ão, mas ambos os órgãos da autarquia – o executivo e o fiscalizador – pertencem ao mesmo grupo político e têm maioria absoluta.
A oposição não poderia ter feito nada ?
Na minha, modestíssima opinião, e, sem qualquer experiência autárquica, julgo que sim.
Que me desculpem os deputados das oposições na assembleia municipal, mas se lhes foram negadas objectivamente as condições indispensáveis para uma análise séria dos orçamentos , isso significou uma falta de respeito aos próprios munícipes que os elegeram, como representou um insulto à democracia que este órgão deve prezar e fazer respeitar até no relacionamento entre órgãos autárquicos.
Aliás, neste âmbito do relacionamento e da participação, importa referir o ponto 3 do artº 5º da Lei nº 24/98 - « Os partidos políticos representados nos órgãos deliberativos das autarquias locais e que não façam parte dos correspondentes órgãos executivos ou que neles não assumam pelouro, poderes delegados ou outras formas de responsabilidade directa e imediata pelo exercício de funções executivas, têm o direito de ser ouvidos sobre as propostas dos respectivos orçamentos e plano de actividades »
O orçamento da autarquia, a meu ver, não deve ser encarado como um mero documento técnico, mas sim como um documento que melhor devia reflectir a estratégia e as prioridades do executivo para o município, já que deveria ser, por excelência, o instrumento pelo qual os cidadãos podem conhecer de forma pormenorizada a visão e o rumo da autarquia, os objectivos estratégicos definidos e encarados como prioritários em cada uma das áreas de intervenção municipal.
As responsabilidades das oposições na denúncia, nos órgãos próprios ou publicitando os atropelos cometidos, de modo a deles dar conhecimento aos cidadãos, não podem ser ilididas pelo facto de ser minoria.
Mais uma vez, e para terminar, as oposições que me desculpem mas acho que não podem fazer ignorar as vossas responsabilidades.
Feitos os comentários resta-me a pergunta – O QUE FIZERAM AS OPOSIÇÕES ?

Fundamental e o Acessório disse...

Ao Nuno Amaral: se o MC gastou 200 M € e fez pouco... o Xico do Ó gastou muito mais ne não fez NADA.
E mesmo assim é Xico?
Deve estar a precisar de pavilhão na ZIL II...

Fundamental e o Acessório disse...

Eu creio que as contas dos ultimos anos e este balanço confirmam aquilo que sempre defendi: MUITO MÁ GESTÂO deste Municipio.
O Comunismo nesta cidade fez alguns enriquecerem, mas ao contrário das sociedade actual, não foi por mérito proprio, foi por compradio... é aqui que o saco está roto.

mais uma vez gostava que comparassem com outros municipios muito maiores e com muito mais população. Prometo que farei esse trabalho a apresentar brevemente.
Muitos ficarão admirados.

Passem bem.

Estação de Sines disse...

"Mais um post colocado com segundas intençoes, denegrir a imagem do actual presidente da autarquia.

Todos nós sabemos as orientaçoes do Sr. Braz em termos politicos, e já que se coloca este tema aberto a comentarios, tambem gostava que o Sr. Braz tambem podesse colocar aqui um post aberto a comentarios sobre a gestao que o seu partido tem feito a milhoes e milhoes de Euros em obras sem nexo neste País, visto que pelo que me tem parecido este nao ser um blog só para discutir assuntos relacionados com Sines, mas tambem sobre o País."

Começa a ser um lugar comum comentarem mais a minha pessoa do que o post, é a tipica morte do mensageiro, quando não agrada a mensagem.

Caro anónimo, todos os posts tem 2º, 3º , 4º 5º e muitas mais intenções, mas nenhuma delas é a de denegrir a imagem de quem quer que seja.

No caso deste post trata-se de colocar a reflexão, tendo eu publicado a minha, sendo cada um livre de enviar a que fizer, esta é a 2ª intenção deste post.

A minha única orinetação politica é ser de esquerda, e por sinal bastante critico do actual governo, como poderá constar por variadissimos posts da minha autoria neste blog.

Outra, e talvez a principal virtude deste blogue, é não só permitir comentários, como post, pelo que publicarei como muito agrado um post seu ou de outro visitante sobre o Governo Central ou outro assunto que julgue interessante enviar.

Por fim, em parte alguma digo que o actual presidente da CMS, nada fez ou que tudo o que fez está mal, ao fim de 12 anos de poder estável, e mais de 200 milhões isso era praticamente impossível, o que se discute é se fez o que se exigia nas condições existentes.

Estação de Sines disse...

Amigo Lobo,

De facto assim é, e compendo a sua indignação.
Nos oio anos que estive na politica activa, na assembleia e mais tarde na vereação, nunca aprovámos as contas, verificámos que a CMS cumpre os limites de endividamento - impressionante como a lei permite tão alargado limites - e denunciámos publicamente, quer em conferências de imprensa, quer em comunicados, e da minha parte em artigos de opinião na imprensa.

Concordo que a oposição tudo deve fazer para denunciar o actual estado financeiro da autarquia, mas qual a importância que os cidadãos de um modo geral dão a esse facto, veja-se o exemplo da Madeira, que os vários Governos tem permitido. Como me disse um dia um autarca com responsabilidades efectivas de gestão: "fiquem tranquilos os municipios não fecham, nem abrem falência, alguém ande pagar".

Como já aqui disse, enquanto os autarcas não forem responsabilizados pessoalmente pelos actos de gestão à semelhança dos gestores privados, pouco mudará.

Anónimo disse...

Tanta Parra,
tanta Uva,
e tão pouco Vinho
para quem nem as Uvas comeu.
É o que faz a fartura, deixaram apodrecer tudo.

Por Sines Sempre disse...

Bem visto!!!! FUNDAMENTAL E O ACESSÓRIO é verdade se o MC fez pouco, o Chico gastou mais e não fez nada ....BOA as verdades fazem doidoi!!!!

Anónimo disse...

nunca o chico teve acesso a tanto dinheiro, nem metade.
basta verem as contas do municipio, se o braz as viu o sr. pedro ventura mais facilmente verá, ou não é deputado municipal?

Anónimo disse...

boas,

ja sigo este blog faz bastante tempo, mas nunca pude deixar de reparar que muitas vezes são colocadas fotos (como a que está neste post), de quem não se sabe a autoria ou se se está autorizado a utilizar a mesma, posso estar enganado, mas provavelmente são sacadas via google, e é um claro atentado aos direitos do autor, e visto que este blog apela tanto à rectidão e transparência, seria de bom tom dar também o exemplo, porque a ética e preservação dos direitos dos outros também existe (ou pelo menos devia) na internet

obrigado

Anónimo disse...

para os socialistas

«O Comunismo nesta cidade fez alguns enriquecerem, mas ao contrário das sociedade actual, não foi por mérito proprio, foi por compradio...»

Será como os administradores, como os do caso Freeport, entre outros ilustres nomeados pelos vossos lideres.

Acho que deviam ver bem o que escrevem, pois se a CDU governou mal, vejam lá os vossos lideres.

São só o governo onde estão ligados a todos os crimes financeiros, pressões a magistrados, onde se iliba deputados ligados ao caso Casa Pia entre outros...

Estação de Sines disse...

De facto existem algumas fotos e imagens, que são obtidas em motores de busca na net, contundo nenhuma das publicadas tem os direitos reservados, limitando-me a publicar, sem fins comerciais, fotos e imagens cujo autor é desconhecido, ou quando possível está devidamente assinalado, nomeadamente com marcas de água.

nuno amaral disse...

ao sr "fundamental e o acessorio" aviso, que ñ necessito e nunca precisei de lotes na ZIL nem coisa que o valha,o que preciso a nivel de terreno é só no cemitério para poder descansar em paz e ñ ter que aturar pessoas como você...no entanto afirmo com mts certezas ,o dinheiro que passou pela CMS na altura de Xico Pacheco foi gasto em prol de todos os sineenses,o que ñ se passa de há 4 anos a esta parte,e ñ vale a pena dizer mais pois você Sr"fundamental e o acessorio"só sabe criticar e dizer mal. na minha opinião deveria se candidatar pois se sabe criticar nada melhor do que estar a frente de uma instituiçao para ~ver o que realmente vale, ou seja ,nada....

Fundamental e o Acessório disse...

Ora bem: só sei criticar... se a gestão é má , se se cometeram erros crassos e só em prol de alguns, se as contas publicas foram estoiradas ( o dinheiro é de todos.), se existem alguns que têm bens que nunca teriam acesso se não fossem "amigos" do PCP, se a atitude do deixa andar é uma constante, se não existe verticalidade nos actos, se se faz pressão sobre todo e qualquer individuo que esteja de alguma maneira dependente, se se fazem ameaças nos empregos, se beneficia quem é familiar de quem tem o poder, se se trama quem não é da cor, se se persegue quem critica e argumenta, se se é malcriado com quem têm opiniões contrárias, etc,etc, SIM critico.
Se acha que a ZIL II não é um acto de compradio em que muitos SEM empresa registada têm direito a um armazêm, que empresas "amigas" do PC não pagam rendas à anos, que existam armazêns que são habitação (não me diga que não viu?), que existem armazêns que NÂO têm projecto aprovado, ou só projecto... não acha que é só favorecer alguns??? ou é algo dfa minha imaginação só para criticar??

Quanto às contas, sei as fazer sim senhor, mas parece que depois das análises que o Braz e eu já fizemos, ainda o Srº ainda pensa que as sucessivas gestões CDU foram dignas do nome "gestão"? Acha?
Então peço desculpa, mas ou não quer ver ou não sabe fazer contas.
Não têm de me aturar, só tem de argumentar e DEMONSTRAR que estou errado... mas apresente factos não diga que foi.
Quanto ao meu curriculo profissional que sabe o Srº? nada pelo vistos. Se me candidatar aposto que a seguir não dirá que " vamos lá ver o que o Pedro Ventura sabe fazer..." dirá: " mais um com tacho." será que sou eu é que digo mal?

Quanto ao anónimo que fala dos freeports e outras coisas q acusam o PS nacional, deve pensar que pelo facto de uns fazerem mal desculpa outros, mas eu não concordo, somos todos iguais e todos temos de justificar os nossos actos. Critico sempre o que está mal, seja em que condições for, ao contrário do que se passa no PCP que toca toda a gente pela mesma bitola e se saiem por não concordar são uns traidores...

Já agora sabiam que o Xico Pacheco foi sempre contra as obras de melhoramento na Freguesia de Porto Côvo? " Não se faz obras enquanto lá estiver o PS..."
Uns chamam-lhe aproveitamento politico, eu chamo-lhe a realidade escondida durante anos.

Ontem na asembleia mais uma vez se viu quem respeita quem...

Passem bem.
P.S. ao contrário de outros dou a cara e estou sempre disposto a debater seja que matéria for, desde de que se seja leal e honesto.

Pedro Ventura

Anónimo disse...

o dinheiro foi gasto foi gasto em prol dos sineenses?

diga onde, pois eu nasci em Sines há 50 anos e ainda não descobri onde foram feitas coisas em prol dos sineenses por esse Sr.

Sr Nuno Amaral é com pena para si, mas esses tempos foram-se agora existem leis ao contrário do que diz o seu candidato

nota: comentário removido parcialmente

Anónimo disse...

Sr. Nuno Amaral, é engraçado estar a apelar ao voto dos "SINEENSES" no Xico...por ser o único "SINEENSE" que sobra...
Então isso quer dizer que a lista do Xico só tem "SINEENSES"?...
Nem metade são de SINES...
Quer um conselho?...
Não quer?...Mas eu dou-lhe na mesma.
PENSE pela sua cabeça.

nota: comentário removido parcilamente

Anónimo disse...

Alguém me explica como é que se faz obras sem endividamento?

Eu prefiro ter uma autarquia endividada, do que uma concelho sem equipamentos e sem vida.

Anónimo disse...

Ao anónimo das 10.10:
Sim há, agora hipotecar para as gerações futuras utilizando o "nosso dinheiro", como por exemplo no Centro de Artes que custou uma fortuna quando o Sr. Presidente e os seus "secretários", poderiam construir noutro local por muito menos dinheiro, isso sim é que é uma gestão "ao quero, posso e mando".
O problema de tudo isto, é que entrou-se numa de fazer grandes obras para mostrar a fachada.

Anónimo disse...

Há uns dias que venho pensando em comprar casa. No entanto, esta minha decisão implica um endividamento, pois não tenho capacidade para suportar o elevado investimento sozinho.

Perante o cenário, tenho duas hipóteses: ou desisto, assobio para trás, finjo que nunca quis ter uma casa e fico na cada dos pais, ou então, assumo a mudança e arrisco no futuro.

Foi esta a opção que penso que a autarquia de Sines tomou na última década, perante a necessidade de dotar Sines e novos equipamentos. Resolveu arriscar,resolveu apostar no futuro e fez os investimentos que devia ter feito para o desenvolvimento de Sines, mesmo que isso signifique um aumento do seu endividamento.Em função disso, hoje temos um concelho mais evoluído.

Fundamental e o Acessório disse...

ao anónimo das 10:10 a única resposta é aquela a que não está habituado: GERINDO.

Veja as contas do TOP 10 das melhores ( financeiramente) autarquias e depois fale.

Anónimo disse...

"De facto existem algumas fotos e imagens, que são obtidas em motores de busca na net, contundo nenhuma das publicadas tem os direitos reservados, limitando-me a publicar, sem fins comerciais, fotos e imagens cujo autor é desconhecido, ou quando possível está devidamente assinalado, nomeadamente com marcas de água."desculpem voltar em modo 'off topic'

Nenhuma tem os direitos reservados?
Marca d'água??

eu se 'sacar' uma musica da internet, sem saber quem a toca, estarei dentro da legalidade?

se alguem copiar uma imagem ilegalmente e a colocar online, sem mencionar o autor, posso eu copia-la pois não sei de quem é?

se eu não quiser poluir as minhas imagens com marcas d'água (que tanto estão na moda) estarei a dar o aval para que qualquer um a copie??

A arte é para ser vista e vivida. Isso não significa que eu a use indevidamente
Trata-se, em primeiro lugar, de uma questão de princípio e de respeito por alguém que criou algo e, em segundo lugar, de um acto de inteligência

obrigado,
não voltarei a mencionar este assunto

Estação de Sines disse...

"eu se 'sacar' uma musica da internet, sem saber quem a toca, estarei dentro da legalidade?"

poderá estar,se quem a colocou procurou dilvugá-la desse modo, por exemplo se reproduzir algo deste blogue, como fez no último comentário, não está a cometer nemhuma ilegalidade.

se alguem copiar uma imagem ilegalmente e a colocar online, sem mencionar o autor, posso eu copia-la pois não sei de quem é?

eventualmente, a questão dos direito de autor versus liberdade de expresão e divulgação não é muito clara, principalmente na net, veja-se a discussão de hoje no parlamento francês.

se eu não quiser poluir as minhas imagens com marcas d'água (que tanto estão na moda) estarei a dar o aval para que qualquer um a copie??

a marca de água regra geral normalmente é usada para permitir a publicação, mas divulgando o autor ou fonte. Se pretender que não seja copiada, basta não permitir que a copiem.

Aceito que se trate de uma questão de bom senso, por exemplo nunca reproduziria uma foto do tiago canhoto, já não hesito numa do genero da que ilustra este post, ainda que se souber o autor ou fonte indique.

este é um assunto interessante, para discutir num post, sobre o qual pedi parecer juridico, quando iniciei o blog, e também não fiquei claramente esclarecido.

Anónimo disse...

braz,

paga os direitos de autor ao dono da mala, se souberes quem é, pois parece que andam por aí muitas malas cheias de dinheiro.

Bruno Leal disse...

Anónimo das 11h08, todas as fotografias são arte? Eu não tenho essa opinião, mas felizmente que a web ainda é um meio aberto, que nos permite divulgar palavras, imagens, sons, bem como tudo aquilo que se possa imaginar. Acho esse seu comentário muito estranho de facto.

Anónimo disse...

Caron anónimo das 18:58

O problema não está exclusivamente nas edificações construidas, mas sim
na programação
na planificação
na gestão do processo
na gestão da obra
etc.

enfim o problema chama-se incompetência

Anónimo disse...

Caros amigos,

Como querem que o Manuel Coelho, consiga gerir 200 milhões?
É ridiculo e de pura ignorancia achar que este senhor alguma vez fez alguma coisa de jeito pela terra.
Deus na Terra, Coelho em Sines, como é possivel tamanha falta de informação?
Razões óbvias para não votar em alguem que não sabe o que anda a fazer:

1 - Camara apoiada financeiramente acima da média, quando comparada com outras com maior dimensão.

2 - Camara endividada acima da média nacional.

3 - Camara que não paga a qualquer tipo de fornecedor, pondo em causa a subrevivencia de centenas de empresas.

4 - Camara que é apoiada em milhares em patriocinios por parte das grandes empresas para organizar eventos que dão prejuizo, como é o caso das musicas do mundo, como é possivel? Um evento dar tanto prejuizo? Qualquer pessoa sem saber ler nem escrever faria melhor.

5 - Centro de Artes, obra que para além de hipotecar gerações futuras, não serve para nada, acho que um auditorio que pode receber até 160 pessoas, faz com que Sines se mantenha igual ao passado, incapaz de acolher qualquer tipo de evento.

Como é possivel tamanha falta de capacidade de gestão, caro presidente agente quando não sabe copia. Pior do que foi feito é impossivel, venha o próximo.