quarta-feira, 20 de maio de 2009

Manuel Coelho, o "Bufo"

Francisco Pacheco (CDU) apelida Manuel Coelho (SIM) de "novo bufo".

O candidato da CDU à CM de Sines, Francisco Pacheco apelidou, recentemente, o cabeça de lista do movimento SIM, Manuel Coelho de “novo bufo”.

As declarações foram proferidas durante o discurso de apresentação da candidatura comunista, no último sábado, em Sines.

Francisco Pacheco, não se poupou nas palavras, e criticou a actuação de Manuel Coelho quando tornou pública uma opinião sua durante uma reunião interna do PCP onde se discutiam investimentos em Porto Covo.

"Nessa reunião entendia que se devia equacionar muito bem as obras para Porto Covo, tendo em conta que é ano de eleições, mas a reunião teve uma conclusão muito segura, ou seja que a autarquia deveria fazer obras na localidade e que deveria ter o cuidado de retirar, desses investimentos, os dividendos políticos inerentes", sublinhou.

"A seguir, o Dr. Manuel Coelho saiu das listas da CDU e do PCP, criou uma lista de independentes e, numa reunião da assembleia municipal, disse que o presidente da assembleia municipal (Francisco Pacheco) tinha defendido que não se deveria fazer obras no Porto Covo", acrescentou Francisco Pacheco.

Esta atitude leva Francisco Pacheco a apelidar Manuel Coelho de "novo bufo".

"Estávamos habituados, naqueles anos mais negros, a que houvessem alguns delatores, alguns bufos que nas reuniões ouviam e depois íam contar. O menino não foi contar a conclusão da reunião, o menino foi contar a opinião de um camarada dele numa reunião do PCP", lamentou.

"Este tipo de bufo é o novo bufo. O outro era o que contava as coisas quando era politicamente importante. Este é o que divulga as coisas quando quer denegrir as outras pessoas", acusou.

As criticas de Francisco Pacheco ao seu principal adversário político que diz ser a nova versão de bufo, depois da PIDE.

Helga Nobre, Miróbriga



Sempre tive uma relação dúbia com a palavra bufo. Esta foi utilizada durante o período da ditadura para os delatores do PCP, ao regime, mais concretamente à Pide.

Com o tempo vulgarizou-se e utiliza-se para todos aqueles que fazem denúncias, legitimas ou não. Aliás Portugal vive entre a denúncia sórdida e anónima e a indiferença, quem se chateia com o carro em cima do passeio, com o cão que suja o jardim, com o vandalismo do património municipal, para muitos, especialmente os prevaricadores, apenas os bufos.

Há uns bons anos atrás, quando visitei a Alemanha vim com a convicção clara que eram um país de bufos. Uma festa num sábado à tarde no jardim da vivenda, era motivo para os vizinhos (no plural) do lado telefonarem a informar que já tinha apresentado queixa na policia, e esta não tardava a chegar, se fumávamos num sitio proibido o primeiro transeunte avisava, se púnhamos os pés num banco do jardim, vinha logo um cidadão de algures com uma lição, enfim um país de bufos, aos olhos de muitos portugueses.

Hoje a maioria dos portugueses distingue a enorme diferença que separa um "bufo", porque os existem, com quem cumpre um dever cívico. Denunciar quem lesa os interesses comuns, seja da empresa, do condomínio, da localidade, a corrupção, a ilegalidade, etc, será um acto de um "bufo" ou o nosso dever e obrigação na qualidade de cidadão?

Mas será nesta condição que se insere a denúncia de Manuel Coelho, e ao trazer para a praça pública um assunto do foro interno - estratégia - do partido - organização - a que pertencia, quebrando elos de fidelidade e bom-senso, com o intuito de obter proventos políticos. Não é bonito, mas daí a ser bufo...chamar-lhe-ia apenas politico.

Ao falar em público do que se passava no interior duma organização a que pertenceu, e representou, durante mais de 30 anos, que segurança transmite o líder do Movimento SIM, a quem o acompanha à poucos meses, que garantia oferece que os seus colegas do Movimento não vejam amanhã discutido na praça pública, o que hoje supõem ser uma questão interna e sujeita a sigilo.

12 comentários:

Saruga disse...

E ainda não começou a campanha eleitoral propriamente dita. Imagino o lavar de roupa suja em que vão lavrar as candidaturas SIM e CDU. Vai bonito de ver esse "acerto de contas" entre Xico Pacheco e Coelho. Ou muito me engano, ou vai animar mais Sines do que o FMM!!!!!!!!!

POR SINES SEMPRE disse...

Ridicula esta atitude de Francisco Pacheco para com o seu adversário Manuel Coelho,estive presente na apresentaçaõ dos dois candidatos e nunca ouvi o Candidato Manuel Coelho criticar Francisco Pacheco depois destas atitudes espero que os Sinieenses abram os olhos e em Outubro não votem CDU.Já chega de comunismo!!! Mais não obrigado.

Anónimo disse...

O Xico está arrumado, manda bitaites cá para fora ao bom nivel do PCP, e ainda existe no blog quem alinhe nisso.

Anónimo disse...

è mais um exemplo da má formação que certos partidos, apregoam internamente. Felizmente existem "bufos" que se libertam, outros existem que lá continuam!!!!
Felizmente temos bufos para não andarmos enganados. Pena tenho das "Bufas" e lacaias que não são mais que isso.

Anónimo disse...

Em que blog posso ouvir esse discurso? Está no site do Partido?
Vamos lá a inovar e disponibilizemos os conteúdos dos discursos sem medos, para se avaliar quem faz boa e má politica.
Quem não deve não teme.

Anónimo disse...

anda por aqui alguém, muito entusiasmado e excitado porque o xico não tem blog, considerando que o único que funciona é o do SIM, já entendemos de que lado está.

Então vamos lá:

quem desenhou e criou o blogue? não me parece coisa amadora

a ser amadora, quem será? uma vez que juventude não mora por aqueles lados

talvez jovens que trabalham para a autarquia

mas quem os paga, serão "convidados" a fazê-lo, ou apenas "aconselhados"

quam paga esta campanha e com que interesses?

a propósitos, então as 500 assinaturas, continua complicado. O PS e o PCP era em dois dias, é a diferença entre a politica e os grupos (não movimentos) de amigos.

Bem haja

REPUBLICANO E SOCIALISTA disse...

Caros Concidadãos,
Por acaso vocês acreditam que o Francisco Pacheco, no caso de ser eleito, por absurdo claro, iria ocupar o cargo, fosse ele qual fosse, - presidente ou vereador - durante muito tempo ? Puro engano !
Francisco Pacheco cumpre ordens. Ele é um militante que é isso mesmo - um militante - que cumpre sem nada perguntar, sem nada reclamar, com espírito de missão.
Agora há que aproveitar, pelo PCP claro, o facto dele ser um filho da terra, ter sido o primeiro presidente após a revolução, ter feito muitos favores, ser bom rapaz e ainda mobilizar alguns eleitores.
Depois ? Bem, depois há o engenheiro Albino, que será lançado quando o Chico, se for eleito, receber ordem para desarmar a tenda, demitir-se e ir gozar a reforma, que até nem deve ser muito mal remunerada.
Claro que o engº Albino não poderia aparecer como cabeça de lista. Quantos cidadãos o conhecem ? De onde veio ? Porquê ? Para quê ?
Quando ele foi enviado para Sines, já o destino do M.Coelho estava traçado. Tudo o resto é romance de cordel. Quando o Dr. se desligou do partido foi quando percebeu que "lhe estavam a fazer a cama".
Depois teve que armar em "cavaleiro andante" envergar a armadura, dar o grito do Ipiranga - INDEPENDÊNCIA - e empunhando a espada da liberdade, iniciar a luta contra o estalinismo que ele, pobre inocente, nunca pensou ser prática do partido onde militou tantos anos. Entretanto, quem sabe, talvez outra força política o acolhecesse, seduzida pelo seu curriculo autártico.
CUIDADO CONCIDADÃOS - É TUDO FARINHA DO MESMO SACO -

Anónimo disse...

De "BUFOS E BUFAS" o PCP está cheio
não tenham duvidas, tenham trambelho. Quero ver quando isto azedar , até vai criar bicho.
Eu estou cá para me rir, atençao as surpresas que as há, e vão ser bué. Leiam o livro FOI ASSIM de uma ex.comunista Zita Seabra para verem como é. Até se sabia quem dormia com quem quem recebia de quem, quanto recebia , quem ia a casa deste e daquele, etc etc. Elestinham uma escola onde aprendiam como fazer, sem dar nas vistas. Mentira? Olhem que não.
Vamos então ver o que isto vai dar.

Anónimo disse...

Amigo Chico faz um favor aos SINEENSES (nòs); nâo nos mintas; nòs nâo merecemos
Sempre te tratàmos bem

Anónimo disse...

Andam muito preocupados com quem paga a campanha do movimento SIM.

De certeza que não é os mesmos que pagaram durante trinta anos a campanha do PCP.

E perguntam vocês. Quem foi?

R- Os sineenses vs CMS

Eles sabem bem como faziam campanha, por isso julgam o movimento sim pelo mesmo.
Faziam à custa dos camaradas que estavam no executivo a trabalharem para o partido ganhar mais umas.


O movimento sim não precisa de grandes envestimentos para fazer campanha, o Dr. MC tem todo um trabalho que tem desenvolvido ao longo destes 3 mandatos. Isso já é a sua bandeira para a campanha, COMO FOI A DO XICO também durante os seus mandatos. Ou já se esqueceram?

Pois é meus amigos,agora já não Têm a mão na Câmara. Os jantares,lanches,excussões,gastrónomia, dia do pescador,festas e FMM. quem os realiza à frente do Municipio é o Dr. MC. Tadinhos...

O que irá apresentar de folia aos Sineenses os amigos comunistas.

Se o camarada Gerónimo abrir mãos à bolsa???

Sendo assim será um confronto, uma disputa de fastas este verão.

A Avenida da Praia, Castelo divididos em dois...! Fixe...


comentário removido parcialmente

Anónimo disse...

essa do chico sair para ir o albino não tenham duvidas que é isso mesmo quando ele disse no noticias de sines que a vereadora marisa caíu em sines de paraquedas até deu vontade de rir a marisa é de sines tal como toda a sua família agora o albino veio no bico das cegonhas da comporta

Anónimo disse...

o albino está em todas ele é autarquia, coro , Benfica, danças de salão possa o homem tem cá uma pedalada