domingo, 31 de maio de 2009

Dia Mundial da Criança

Como a maior parte das pessoas, adoro crianças, pelo que elas representa de alegria, inocência e esperança. São o eterno reinicio da esperança num mundo melhor, numa sociedade mais fraterna e solidária.

Ao longo da minha vida sempre estive próximo de crianças, primeiro com um irmão mais novo, depois pela profissão da minha mãe, hoje pelo meu filho e pela actividade voluntária que desenvolvo numa Instituição Particular de Solidariedade Social, cuja principal valência é um infantário, com cerca 180 crianças.

Na minha relação com estes seres sublimes a principal sensação que sempre me dominou é a sua imensa fragilidade, donde saio normalmente a perder na dualidade - necessária preparação para o mundo/ protecção do mundo, deixando-me manipular amiúde.

Mas estas são as crianças que conhecemos e amamos, o que implica necessariamente serem amadas, e hoje os meus pensamentos não vão para elas, pois esses vão todos os dias.














Hoje pretendo lembrar as crianças que não tem tempo para sê-lo, que não conhecem as nintendos, psp's, wii, as actividades extracurriculares, os passeios de bicicleta com os pais, os passeios ao jardim zoológico, as idas à praia, à Disneyworld, os ténis e a roupa de marca.
Falo de crianças-adultos, crianças-soldado, prostituição infantil, feitas no ódio e perversões dos adultos, usadas, violadas, maltratadas, torturadas, escravizadas e vendidas em mundos que o amor não tem vagar de viver.













Hoje lembro as crianças vitimas do mundo, que não tiveram tempo de perceber, indefesas, vulneráveis, alvos fáceis de ódios adultos.





Dirijo o meu pensamento para aquelas que sozinhas num mundo absurdo procuram o sustento que as manterá vivas, mais por instinto natural que por racionalização.



Recordo ainda aquelas crianças a quem o destino tudo deu, até a infelicidade de viverem num lar onde impera a bestialidade, mais ignóbil, porque perpetuada sobre quem não se pode defender.


6 comentários:

Saruga disse...

Penso que estamos novamente a entrar num excesso de posts e posts algo longos no Estação de Sines, que basta estar um dia sem vir aqui para serem precisas uma hora ou duas para seguir o blog com atenção. Sendo o melhor blog do Litoral Alentejano, não havia nexexidade...

Anónimo disse...

as crianças são o nosso futuro, são os nossos filhos que nos vão escolher o lar, devemos respeitar o post apesar de longo, mas se repararem bem o post mostra a realidade das crianças no mundo.

viva as crianças

amorais disse...

As crianças são a ancora que segura muitas famílias a esta vida e que lhes dão força para não desistirem e continuarem a lutar apesar do presente e futuro próximo se apresentar muito negro.O futuro mora dentro delas cheias de esperança e ilusões só falta saber se depois vão agradecer todos os sacrificios dedicação e sofrimento que os pais fizeram por elas.Benditas as mães destas crianças que podem festejar o dia da criança com alegria brincadeiras e presentes inesperados.

Anónimo disse...

Gosto dos posts grandes, e até é bom, atendendo a que lemos pouco, pelo menos aqui lemos para ficarmos actualizados.
Aliás neste dia dedicado às crianças, ler um pouco mais e convidar uma criança a ler connosco é meritória e significa partilha.Vivam todas as crianças do mundo!
L.M.

Unknown disse...

Vamos lembrar-nos das crianças de Sines que só tomam uma refeição completa na escola.
Abram uma cantina durante o Verão
onde as crianças referenciadas possam continuar a ter essa refeição.

alberto disse...

Assunção, infelizmente há pessoas que não gostam de crianças e preferem os velhos, porque estes votam.