sexta-feira, 15 de maio de 2009

Correio dos Leitores

Exmo.
Administrador do Blogue Estação de Sines
Sr. António Braz

Envio-lhe este mail na esperança de vê-lo publicado no seu Blog, não com a intenção de “fazer opinião” mas de contribuir para a reflexão que o próximo acto eleitoral autárquico exige.

Sines, mercê do golpe de teatro que representou a saída do Dr. Manuel Coelho do PCP, da sua candidatura como independente e constituição de um Movimento de candidatura, (por esta ordem e não qualquer outra como parecem querer convencer-nos) encontra-se numa encruzilha politica a que não se assistia desde a candidatura do Eng.º José Carlos Guinote, pelo PS.

Trabalho em Sines desde 1979, primeiro no GAS, agora numa das grandes empresas do Complexo Industrial, aqui vivi e criei dois filhos, nada me move contra ou a favor de qualquer um dos candidatos, nunca estive envolvido na politica activa, ou no associativismo, os meus filhos formaram-se e encontram-se a trabalhar fora de Sines e até do País, estou perto da reforma que me levará de volta à minha terra de origem no Norte do país, mas sendo um cidadão atento e que se procura informado, tendo como lema “o planeta terra foi-nos entregue pelas gerações passadas, para o devolvermos às gerações futuras”, e neste hiato devemos preservá-lo e torná-lo melhor, tenho a obrigação de partilhar a minha experiência nesta terra, meramente, repito, com o intuito de contribuir para a reflexão.


O actual presidente da CMS e o PCP local digladiam-se em argumentos sobre quem fez obra, como se o papel de um autarca se esgotasse na obra física, quando existe decisões que determinam mais o nosso futuro do que toneladas de betão. Mas analisemos.

Querem fazer-nos querer que Manuel Coelho deixa uma obra memorável, As piscinas municipais, o CAS, o FMM, as escolas, etc.

Quando cheguei e durante a década de 80, Sines apresentava um crescimento e desenvolvimento inusitado para uma terra da província, estrangulada pelo GAS.

Para além da luta sem quartel que Francisco Pacheco travou, e da qual saiu vitorioso, com o GAS, Sines tinha um Mercado Municipal novo e inovador, um pavilhão de desportos único na região com a respectiva piscina, o Vasco da Gama atingiu um patamar competitivo que jamais se repetiu, o quartel de Bombeiros era uma referência, a cooperativa de habitação estava pujante e resolvia os problemas de habitação, o Conselho Desportivo Municipal, embrião de técnicos e atletas, lançou as base do que viria a ser um case study do desporto nacional, a Festa da Terra e do Mar marcavam a diferença, etc.

Obviamente que visto à distância de mais de 20 anos tudo isto é pouco e muitos dos investimentos tornaram-se desadequados, mas temos que contextualizar as coisas, estávamos no pós 25 de Abril, o GAS cria “abraçar” Sines, a autarquia não tinha um quarto das receitas actuais, O pavilhão de desporto, a piscina municipal, antes o CDM, o estádio Municipal, o mercado, etc, eram realidades em Sines, que Santiago, Santo André, Grândola, Odemira, Alcácer, Ferreira, por comparação desconheciam, e foi toda esta herança que ficou, com os frutos que se repercutem até hoje. Éramos então a localidade mais desenvolvida, em termos de equipamentos, a parte de segurança e bom ambiente social.

Todas, mas todas as obras de Manuel Coelho, surgiram, tarde, perdemos a vantagem que tínhamos obtida com Francisco Pacheco. As novas piscinas municipais, o CAS, o futuro Complexo Desportivo, surgiram anos depois de vários existentes na Região, o mercado agoniza, a cooperativa de habitação, foi substituída pelos “guetos” de habitação social da autarquia, o quartel de bombeiros está obsoleto, em termos desportivos, sem desprimor para o esforço de atletas e técnicos, perdemos competitividade, o VGAC tenta ressurgir das cinzas, o ambiente social e segurança degradou-se fortemente, Sines desenvolvia-se com, e se necessário, contra as grandes empresas, hoje desenvolve-se para as empresas, o que faz toda a diferença.

Resumindo Sines perdeu neste anos o capital de desenvolvimento que tinha comparativamente com os Concelhos vizinhos, basicamente parou algures na década de 90.

Quanto ao FMM, bandeira de Manuel Coelho, que apontam como intocável, gostaria de fazer a seguinte reflexão: a Câmara Municipal de Odemira, com relativamente pouco dinheiro apadrinhava o Festival do Sudoeste, evento mais consensual, prestigiado e antigo que o FMM. Mas este é obra empresa produtora, enquanto em Sines a autarquia paga a assessores e produtora e assenhora-se do FMM.

Talvez seja por decisões destas que onde ainda lideramos comparativamente na região seja no endividamento.


Solicitando a publicação no seu prestigiado blog, aceite os meus cumprimentos,

João Manuel Rodrigues

21 comentários:

Anónimo disse...

Acho que este mail é uma boa visão e bem elucidativo daquilo que se passou em sines em todos estes anos pós 25 de abril , o que a mim me fáz pensar cada vez mais que o Xico do Ó já teve o seu tempo á frente dos destinos de sines e que Manuel Coelho tâmbèm .
parabéns ao senhor que enviou o mail e ao blog por o publicar

Anónimo disse...

ao anonino das 3.24 ou ñ leste ou ñ sabes ler...o que foi dito é totalmente o contrario...

Anónimo disse...

Li com interesse esta reflexão do cidadão J. Rodrigues e como vivo deste 1976 neste lugar que não troco, tenho a mesma sensação.
É tempo de mudança, Sines e Santiago precisam de gente nova à frente dos seus destinos, as pessoas estão muito "pegadas" ao poder e não é com "velhos" cabeças de cartaz que a vida muda.
Com isto não estou aqui a dizer para votar no partido A ou B, mas há gente nova a candidatar-se, é preciso apostar, é previso inovar e não estar à espera das eleições para aparecerem muitas obras a inaugurar e protocolos a celebrar com diversas entidades.

Anónimo disse...

O que eu digo e repito muitas vezes em casa e entre amigos é que Sines está condenada a continuar no actual estado de coisas vença quem vencer dos candidatos já conhecidos. É tudo mais do mesmo e nenhum dos candidatos tem o perfil nem capacidade para abrir o novo ciclo que Sines necessita urgentemente. Idalinos, Coelhos, Chicos do Ó, etc, têm poucas diferenças entre si em matéria de visão e estratégia que o concelho precisa. Os discursos são diferentes, mas na prática vai ser tudo muito semelhante. O que mais me incomoda é sentir que Sines tem gente nova e de grandes capacidades para alavancar o concelho e que não estão entre os candidatos apresentados, como é o caso, dando só um exemplo, do Braz, que bem podia estar nesta altura no lugar do Idalino ou na cabeça de uma lista independente reunindo uma boa equipa, mas que infelizmente não querem nada com a politica. Nesta altura só vejo candidatos segundas escolhas ou rebuscados e caciques fora de tempo.

Anónimo disse...

Eu também não "sei ler"...
Está na altura de ver o que "outros" podem fazer...
Voltar atrás...NÃO...

Anónimo disse...

Eu também não sei ler. mas pedi á minha filha para ler o comentário do anónimo das 6:51 e depois de pedir para ser lido segunda vez,decidi, sub subscrevo tudo o que o homem disse, sem mais nem menos.

Anónimo disse...

O autor do posto esqueceu-se de também frisar outro polo habitacional criado pelo então Presidente Xico.... A Zil I, a Zil II.... enfim garndes negócios para quem o apoia, pois é local de habitação de alguns que detém a sua habitação arrendada e lá vivem...ou será confussão minha. Já agora, que luta foi tida com o GÁS? As pessoas não continuaram expropriadas? e quando teve oportunidade de negociar com o Gàs pensou naqueles que se viram desprovidos dos seus bens? NÃO.
Sines merece efectivamente caras novas, com competência e desprovidas de interesses pessoais a rondar. Não é o que revejo na suposta lista que se apresenta. Um conjunto de pessoas maldizentes que depressa viram a cara a quem até há bem pouco tempo era um Idolo, até lhes faziam venias!!! Pois a memória dessas pessoas é curta, e mostram-se facilmente. Para não existir confussões apelo ao voto no PS. Por isso voto PS.

Anónimo disse...

Pois é caro senhor J Rodrigues o Xico fez obra na época,o M.Coelho para si nada fez mas eu pergunto,se o voto é anónimo porque será que os Sineenses votaram por duas vezes nele?e antes também votaram sempre Xico,com votos secretos.A resposta só pode ser uma:a oposição nunca conseguiu um candidato forte,capaz de convencer as gentes Sineenses,esta´é que é a verdade.Vejamos então quem foram os candidatos que o PS teve nos últimos anos como se deve lembrar:Guinote coadjuvado pelo Pimenta-alguém se lembra do que eles fizeram?Idalino coadjuvado pelo Bráz-alguém se lembra do que fizeram?Além de terem estado na Cãmara estiveram também na Assembleia.Com isto quero dizer que são sempre os mesmos e mais grave a mudarem-se...o que interessa é ir para lá.Por isso com os mesmos Xico,Coelho,Guinote,Idalino,Bráz,não espere que isto mude pois já lá estiveram e agora vão prometer que tudo será diferente veja-se mais concretamente o caso do dono deste blog.,o Bráz, que agora faz verdadeira oposição,mas enquanto lá esteve pouco fez.Quanto ao PSD nem vale a pena falar, tem vindo de mal a pior começou no Lança passou pelo Monteiro de Sousa,perdeu o mandato e agora ,a chefe não dá a cara manda outro para ser a vítima.Sempre pensei que o lider fosse a votos anónimos para ver se é efectivamente o lider.Enquanto há vida há esperança...

Um Sineense disse...

Apesar de se ter que levar em consideração as mudanças da sociedade dos últimos 20 anos, é sem duvida um bom documento para reflexão, efectivamente a nossa terra deixou de ser líder na qualidade de vida da região passando a estar dependente do compadrio e dos projectos megalómanos do poder municipal.
Aponta sem dúvida para a necessidade aparecerem novos actores na vida politica local, que sejam elementos de rotura com esta baixa politica que nos empobrece de ano para ano.
Mais uma vez este blog esta de parabéns.

Anónimo disse...

anónimo das 10.22, se as personagem passam pelo PS e não fazem oposição, como diz e depois de sairem como o Braz e o Guinote, começam a fazer oposição, e os que continuam lá não fazem, parace haver uma conclusão óbvia: é o PS de Sines que não faz, nem deixa fazer oposição.

Anónimo disse...

Este post dá que pensar, principalmente porque coloca as coisas num prisma contextualizado.
A maioria de nós compara o Xico com o Manel com se multiplicassemos alhos com cebolas. São trabalhos autáquicos não comparáveis, porque são de contextos diferentes.
Por exemplo a ZIL de Sines foi a primeira da região, ainda os outros concelhos não sabiam o que eram ZIL já nós tinhamos duas. Foi mal utilizada com a conivencia da CMS, mas impeduiu a saida de empresas e pessoas para Santiago e Santo André, o que o Manel, embora noutro contexto não conseguiu impedir.

Depois a questão do FMM. Nunca havia pensado nisto. Odemira tem o Festival do Sudoeste, feito por uma produtora independente da autarquia. O que difere de Sines: O Sudoeste tem muito mais projecção, mas imndependente disso, o impacto turistico e projecção da localidade é idêntico, em Sines custa uma fortuna à autarquia e contribuintes, em Odemira traz dinheiro à autarquia. Nunca tinha pensado nisto.

Para mim acabou a hesitação, este post decidiu definitavemente o meu voto.

Anónimo disse...

Não tenho duvidas VOTO PS

Anónimo disse...

... Os estigmas e os valores perdidos ...
Caro amigo, Rodrigues.
As bandeiras dos partidos deviam mudar de cor e de nome ou de nacionalidade como fazem os brasileiros para jogarem na Selecção.
Alguém anda num reboliço ainda que defunto. No que se trasnformou este PCP!!!
Agora é muito bonito criticar alguém que actuou nas garras das marionetes do PCP. Claro está, como já não é comunista a obra ou a falta dela será obra do acaso.
Pois, é amigalhaço.
O PCP agora sim, é mais um partido banal, agora sim, venha mais do mesmo. Digo do mesmo, porque um partido que está recheado de oportunistas, de compadres, de muitos vira casas, que pagaram a todo o custo o bilhete para entrar num comboio, em que a estação do poder não parava de abrir.
E agora?
O comboi partiu-se, porra!!!
Qual é a carruagem em que vou entrar desta vez?
(comentário do vira casacas maçarico, que está a ver a vida a andar para trás).
Bom caro amigo, o seu comentário é muito agradável mas quero aqui dizer que a evolução difundida por esta boa terra fez com que os seus dois filhos tivessem de ir trabalhar para fora. Claro, coisas da globalização.
Bom, eu tenho dois filhos e quero correr com eles deste país para fora. Meus filhos, aproveitem a oportunidade de emigrar que o pai perdeu. Com é tão bom ver os filhos chegarem á santa terrinha com belos carros e os netos ainda que carregados de tatuagens, tragam um sorriso na boca, olhando para os netos dos filhos da terra que o PCP jogo para fora do comboio por causa dos compadres, ainda que alguns tenha enriquecido mesmo viajando na carruagem de 3.ª classe.

Estava na hora de mudar, o que bicho homem inventou. Esta milenar forma de vida a que chamou de politica, foi inventada pelo homem para servir o homem, e não para esplorar o seu semelhante...

Toca a votar sem medos meu povo, o voto é secreto!!!!

Anónimo disse...

Oportunidade soberana de correr com os parasitas agarrados ao tacho, como o Duende e o Matusalém. Resta-nos o homem do colarinho branco? Não merecemos melhor, pois somos o povo dos subsidios, da população envelhecida pois quem pode pira-se daqui. Enfim, uns "maria vai com as outras", ou se preferirem "este já conheço, deixa estar". Compreendo a malta nova não se querer meter nisto. Se são pessoas sérias e rectas só se vão queimar, por isso pensam é na vidinha deles pois a classe politica está muito mal vista. Presentemente é sinónimo de corrupção, compadrio com as grandes empresas, roubo aos contribuintes, protecção aos poderosos. É a politica do "tu coças as minhas costas, eu coço as tuas". Temos o que merecemos, infelizmente.

Anónimo disse...

Para quem diz que está em Sines desde a década de oitenta, ou é cego ou é homem das cavernas, se acha que com os mandatos de Manuel Coelho pouca obra é de referir, porque não se candidatou o Sr. mesmo e tentar fazer algo melhor.
O quanto eu acho graça quando se fala mal de quem tem que dirigir os nossos destinos, que tem que ser firme das tomadas de decisões, sim para que sines se torná-se no que é hoje. Diga o senhor já que se diz tão conhecedor e tão sábio, qual o seu contributo para que esta terra seja o que é?
É que o Sr. veio de longe tirar trabalho às gentes desta terra, ao contrário do actual presidente que veio para esta terra dar trabalho e lutar ao lado desta mesma gente.

Anónimo disse...

È por isso que eu continuo a acreditar num movimento independente, com pessoal jovem e capaz de fazer com que a minha terra tenha um futuro melhor.

Amanhã pode ser o Coelho mas depois se soubermos conduzir as coisas os jovens desta terra deverão dar continuidade ao movimento e governar a nossa terra.

porque o idalino se perder agora concorre outra vez daqui a 4 anos, assim como outros de outras forças partidarias vão concorrer, pois só vêm poleiro.

as autarquicas não deveriam ter forças politicas a concorrer, mas sim projectos.

EU VOTO SIM, porque ao menos é independente, tem pessos crediveis e jovens a apoiar.

Anónimo disse...

voter no SIM???? Numca é mais do mesmo, é tudo farinha do mesmo saco. Ainda no inicio do ano o Coelho e A Marisa deefendiam o PCP com unhas e dentes e agora, que aconteceu? Vão perder o tacho? Pois vão, e a queda será grande, muito grande, porque ainda que ganhe o Xico ganhe , não ganhará com maioria absoluta e vai precisar do PS,ou vai preciar do SIM? Será que depois o Maneil Coelho e a Srª Drª Marisa voltam para o PCP?? Que grande risco que correram!! tratem da vossa vida enquanto é tempo pois não acredito que a estupidez se tenha apoderado de duas brilhantes pessoas ao ponto de se deixarem adormecer.

carlitos disse...

e será que os Independentes não andam à procura de poleiro?

Não consigo ver a politica sem partidos!

Anónimo disse...

asSIM é
um movimento independente,
que até à pouco foi dependente,
controlado por um vidente,
que já mostrou ser incompetente.
Tenho dito...

Anónimo disse...

EU VOTO SIM, porque ao menos é independente, tem pessos crediveis e jovens a apoiar.

Eu também, voto SIM, pelos mesmos motivos.

Anónimo disse...

Uma pergunta, quem vai pagar a campanha do coelho?