sexta-feira, 17 de abril de 2009

Esclarecimento - Petição Rui Vinagre

Tenho sido contactado por várias pessoas, nomeadamente via mail, a apoiarem a petição e simultaneamente a solicitarem para não tornar público o seu apoio.

Pretendo que fique bem claro que em situação alguma a pretensão de ver o Rui Vinagre no FMM 2009, e a respectiva petição, encerra algum cariz de ordem politica.
É somente uma forma legitima de pressão, manifestada de forma livre e democrática.
Quando alguém refere que assinar uma petição é um acto de coragem, algo de muito errado se passa, ou com a nossa sociedade ou com a pessoa que assim pensa.
Nunca foi intenção de instrumentalizar a presença do Rui Vinagre no FMM 2009, o desejo apenas representa o reconhecimento da sua qualidade e a sequência natural do FMM e a filosofia subjacente à existência de uma Escola de Artes em Sines.

Portanto subscrever a petição não é, nem poderia ser, uma manifestação de apoio e desagrado com o FMM ou o promotor do espectáculo, nem uma critica à sua organização ou cartaz, antes um contributo para o seu enrequecimento.

4 comentários:

Anónimo disse...

Entento perfeitamente o seu esclarecimento, mas:

1- a ideia da petição é EXCELENTE;
2- o artista é EXCELENTE;
3- o festival é EXCELENTE;
4- as condiçóes para a população subscrever a petição são EXCELENTEs;
4- tenho a certeza que pessoas de todos os movimentos políticos locais e partidos subscrevem pelo menos os 3 primeiros pontos, o que é EXCELENTE;
5- de facto fazendo uma leitura da realidade local, corre você e todo e qualquer subscritor da petição o risco de ser acusado das mais diversas barbaridades. Alguns de serem acusados de corajosos, outros de cobardes, outro de enfim... o que lhes quiserem chamar, mas o que é EXCELENTE é termos como objectivo os três primeiros ponto e esperar por um resultado EXCELENTE para a população, para o artista e para o festival.

A realidade das eleições, das movimentações políticas locais está ai, não a podemos esquecer nem ignorar, mas também não nos deve inibir de procurar o que achamos melhor, com o bónus de termos mais tarde, mais dados com que aferir a qualidade dos nossos políticos.

O Caranguejo.

Anónimo disse...

é um bom teste à democracia, pois não vejo como pode ser indiferente esta petição aos sinienses.

Anónimo disse...

De uma coisa podem estar certos a partir do ano que vem 2010 a abertura do FMM vais ser sempre como RUI VINAGRE , e sabem porquê?
O PS vai ganhar a CMS , e artista daquela qualidade e naturais de SINES nós não desprezamos, acarinhamos.

Anónimo disse...

Boa tarde, tal como a maioria dos participantes nesta petição, tambem sou um apreciador da musica do Rui Vinagre e como, tal tambem sou da opinião que o palco do "FMM" seria bastante adequado ao estilo e qualidade que o projecto "Trilhos" apresenta.

Contudo, acho que esta petição podera ter um efeito contrario ao que a maioria dos participantes aspira.

Em primeiro lugar e contrariamente ao que o Sr. Brás escreve neste post, o aproveitamento politico. Pois facilmente se verifica a tentativa de pressão ao Sr. presidente da camara, um admirador das qualidades musicais do Rui Rinagre. Quando a responsabilidade da elaboração do cartaz e da decisão da vinda ou não do projecto "Trilhos" é pertença do Sr. Carlos Seixas.

Em segundo lugar e no seguimento do que dizia anteriormente, como é sabido o Sr. Carlos Seixas responsavel não só pela programação do "FMM" como de toda a programação cultural de Sines, é a exemplo do do Sr. Manuel Coelho e não só praticante da doutrina do "quero posso e mando", não aceitando de animo leve este tipo de pressão.

Para terminar, peço para que dixem o Rui Vingre fora destas quezílias, pois espero tal como disse anteriormente que este tipo de iniciativas não o venham a prejudicar.

Para os que se dizem apreciadores da sua musica e que querem relamente ajudar podem sempre comprar o seu disco, que se não estou em erro está a venda na livraria A das Artes, ou tentar atravez do seu sitio no "Mysace".

www.myspace.com/trilhosdaguitarra