quarta-feira, 15 de abril de 2009

A Democracia peculiar do movimento SIM


Antes de iniciar o post propriamente dito, quero dizer que foi aquele que até hoje, me custou mais a publicar. Custa-me tirar do topo da lista, a petição a favor do Rui Vinagre no FMM. A última vez que o ouvi, foi num vídeo na internet que dificilmente irei esquecer.
Não conheço a pessoa, mas reconheço-lhe facilmente um talento singular.
Retomando o post, informo-vos que enviei, ontem, dia 14, à hora do almoço, um comentário para o último post do tão liberal blog do movimento SIM, que dizia isto,


"Bem precisam de apoio... Quanto a mim, vou fazer tudo o que estiver ao meu alcance, que admito não ser muito, para que percam em Outubro."


Até hoje ainda não foi aceite.


Uma outra pessoa, devidamente identificada, enviou também um comentário, ao final do dia de ontem,dia 14, ao mesmo post, que dizia isto,


"Não - porque Sines está parado no tempo
Não - porque existem outras pessoas que são alternativa viável;
Não - porque acredito na evolução;
Não - porque gosto de Sines;
Sim irei votar na mudança"


Até esta data, também não foi aceite.

Transcrevendo a informação aos visitantes que está patente no blog da movimento SIM,

"Serão publicados todos os comentários de cidadãos devidamente identificados, não ofensivos para o SIM ou outros movimentos, partidos ou pessoas, e que visem uma sã participação no processo democrático local."


Pergunto eu, que visão de "uma sã participação no processo democrático local", têm os responsáveis por este movimento?


20 comentários:

Anónimo disse...

Braz eu tb já enviei comentários para lá e até hoje estou esperando sentado, não era a favor deles claro que foi recusado, é a democracia deles ou és por mim ou és contra mim.

Anónimo disse...

Fiz referência ao Braz, mas devia ter dito Bruno , desculpa não reparei que tinha sido o Bruno que publicou, se quiserem apaguem o comentário, Ok!!

Anónimo disse...

Essa atitude do blog do SIM não me surpreende nada. Se fosse um blog do PS ou do PSD ou do PC e enviássem para lá comentários desse tipo acham que seriam publicados? É evidente que não. Tirem as palas dos olhos, que a Democracia que os partidos e certos movimentos apregoam é só de boca. É tudo farinha do mesmo saco. Andam todos ao mesmo. Pessoalmente não acredito em nenhum destes candidatos que já se apresentaram para ir a votos em Sines. Até porque se Sines está como está, não se deve apenas à gestão Coelho. Deve-se à gestão Francisco Pacheco, deve-se à demissão das suas responsabilidades de eleito na oposição de Idalino que durante um mandato inteiro não dignificou os votos que recebeu ao hibernar e não cumprir as suas obrigações, etc, etc. Enquanto não surgir em Sines uma nova geração de políticos, com novas ideias, com outra forma de fazer politica, que coloquem acima de tudo e de todos os interesses de Sines, este concelho vai permanecer mergulhado no cinzentismo dos velhos caciques de sempre que se limitam a manter a temperatura deste caldo de influencias e de interesses pessoais e partidários que governa Sines. Tirem as palas dos olhos!

Anónimo disse...

faço minhas algumas palavras do anonimo das 9h56, e porquê?

Digam lá qual é o blog partidário que escreve aquilo que é ofensivo para os próprios?

Até o estação de Sines que é independente! não escreve o que ofende alguns dos responsaveis do blog, mas transcrevem tudo o que é contra os outros Coelho em particular e PCP no geral.

caro Bruno isso é tudo conversa, e ainda não li no blog do movimento algo ofensivo a outros partidos, ou pessoas, mas sim respostas a questões que lhe são colocadas com legitimidade e educação, coisa que muitas vezes não acontece aqui, começando por ti.

Não me vou identificar sob pena de vir a ter problemas no meu local de trabalho EDP.

Anónimo disse...

A ter um nome este post seria a Democracia e a Patetice (ambas com letra maiúscula). O Bruno Leal confunde os dois conceitos, será razoável exigir ao blog do movimento SIM que publicasse posts ofensivos ou mesmo contrários áquilos que eles dizem defender? É clro que não seria razoável democraticamente, seria patetice deste movimento, nem por si só representaria uma menor abertura ao exterior. O problema do SIM é outro é, apresenta um projecto de poder unipessoal do Dr. Manuel Coelho e mais uns quantos dependentes(apêndices) que têm a presunção de ter o único projecto para Sines e por isso acha que os outros partidos devem de se dar ao trabalho de lhes dar atenção. Em conclusão Uns não são independentes e o outro(Bruno)... também não.

Anónimo disse...

Esperem para ver como sera nos debates abertos,ai SIM- Seremos
Insestentemente Maltratados,
porque eles são Soloios
Ipocritas
Malcriados.
Esperem e vão ver como é.
Vai lá vai

Anónimo disse...

Não querendo criticar o anónimo das 11:08, pois eu também o sou, isto apenas vêem provar de democracia o nosso Portugal não tem nada.

Se assim o fosse não havia anónimos.

José Leal disse...

Eu já enviei um comentario para o blog do movimento Sim, aliás o que vem referido no post do Bruno, e como podem veriifcar não é de todo ofensivo, tendo sido enviado com identificação. Até á data não foi publicado. Talvez por isso, o número de comentários no referido blog é diminuto, sendo apenas publicados os devidamente "encomendados". Seria na minha opinião preferível não aceitarem à partida nenhum comentário do que divulgarem informação errada.
Quero deste modo dar os meus parabens à Estação de Sines que é na realidade um caso de sucesso a nível Nacional, pois poucos são os blogs que conseguem tão grande afluência de leitores e comentadores. Na minha opinião, apenas com o debate livre, quer ele seja mais "aceso" ou não, se consegue evoluir e encontrar novas soluções, mas pelos vistos nem todos têm a mesma opinião...

José Leal

A vida costa disse...

Boas
Há liberdade de expressão neste país? Uma peta!
Claro que não há. Se houvesse não eramos anónimos porque temos medo de sofrer algum tipo de represálias por falar abertamente. Aqui ou noutra terra qualquer. Democracia, democracia, democracia, uma ova! Neste sistema só os graxas é que se safam! Quem ousar a mais pequena critica é logo afundado à primeira se tiveram oportunidade para isso. E o Salazar é que era ditador????? Oh oh,o que não faltam por aí são pequenos ditadores amparados por trupes de bajuladores e graxas!

Anónimo disse...

Fico na duvida sobre qual das atitudes devo considerar mais idiota.
Os posts com a devida intencao e posterior divulgacao aqui ou a nao publicacao dos mesmos no blog do SIM.

Se era para isto, creio que nao de custou muito retirar do primeiro lugar o post sobre o Rui.

Em face do que escrevi, pergunto-te eu agora... que visão de "uma sã participação no processo democrático local", têm os responsáveis por este blog ?

O Caranguejo!

José Leal disse...

Para o Caranguejo:

A discussão e troca de opiniões é sempre uma sã participação no processo democrático local... melhor que enfiar a cabeça na areia e justificar a inércia com a célebre frase tão ouvida em Sines: "mudar para quê, para depois poder vir pior?". Só podemos dizer se é melhor ou pior, após vivermos e experiênciarmos as diversas situações.

José Leal

Bruno Leal disse...

"Essa atitude do blog do SIM não me surpreende nada. Se fosse um blog do PS ou do PSD ou do PC e enviássem para lá comentários desse tipo acham que seriam publicados? É evidente que não."

Era exactamente isso que eu queria demonstrar. No fundo este movimento nada tem de diferente em relação a um partido, se tiver é para pior. Quem não percebe isto, que tire as palas dos olhos.

"Até o estação de Sines que é independente! não escreve o que ofende alguns dos responsaveis do blog, mas transcrevem tudo o que é contra os outros Coelho em particular e PCP no geral."

O que ofende às vezes não publicamos, mas as criticas, as ameaças, por vezes até insultos, como pode constatar, publicamos sem problema. Veja se percebe, trato-o por você, porque não se identifica e sobre isso já falamos, chamar incompetente ao Presidente da Câmara não é um insulto, é uma critica de direito, pois somos nós que lhe pagamos o ordenado, quanto a mim, há apenas uma pessoa que me poderá eventualmente criticar dessa forma, o meu patrão.
E já agora, o que é contra o PS, o PSD e a CDU, não publicamos também?
Diz também que eu falto ao respeito às pessoas aqui no blog, provavelmente tem razão, pois é verdade que já reagi mal a alguns insultos a mim dirigidos, mas não se preocupe, com o tempo vamos aprendendo a desprezar quem merece apenas isso.
Quanto à ultima parte do seu comentário, no qual diz não se identificar sob pena de vir a ter problemas no seu local de trabalho, devo dizer que na minha opinião isso não passa de falta de coragem, para não lhe faltar ao respeito. Essa auto-censura, afinal não parte de quem tem poder, parte afinal de contas, pelo que vejo por si, de quem quer ter poder e tem medo de dizer o que pensa, querendo assim agradar a quem lhe interessa agradar, e é isso que mina a democracia. Não tenha medo! Dê a cara! Olhe que no seu local de trabalho, ser apoiante do movimento SIM, é capaz de ser bem mais proveitoso do que ser contra...

Passemos a outro que indirectamente me acusa de ser idiota,
"será razoável exigir ao blog do movimento SIM que publicasse posts ofensivos ou mesmo contrários áquilos que eles dizem defender?"

Não se trata de uma exigência, trata-se de uma questão de principio. Para quê ter um blog fechado à sociedade? De pouco vale. Quem é contra este movimento, tem a sorte das pessoas que o integram não perceberem patavina de estratégia politica, porque acredite, seria bem mais proveitoso eles publicarem tudo, seja a favor seja contra. Basta ver por este blog.

Em relação ao caranguejo, que mais uma vez me insulta indirectamente, quero que saiba que apenas para os ignorantes, é diferente um insulto directo de um insulto indirecto.
Quanto ao pouco conteúdo do seu comentário, devo dizer que ao publicarmos o seu comentário, respondemos por si só à sua pergunta. Mas não nos confunda com um blog de um grupo de candidatos à Câmara, pois isso sim seria cegueira no seu estado mais critico...

Para concluir, espero que percebam que com este post, apenas quis demonstrar não haver diferenças este movimento e um qualquer partido politico, pois como disse, se as houver será sempre para pior.

Anónimo disse...

Isto foi retirado do blog SIM "está devidamente identificado e não contém linguagem ofensiva, critérios que defimos para não publicar comentários..."Agora pergunto onde está a ofensa nos comentários do Bruno :
"Bem precisam de apoio... Quanto a mim, vou fazer tudo o que estiver ao meu alcance, que admito não ser muito, para que percam em Outubro."Outro comentário não publicado:"Não - porque Sines está parado no tempo Não - porque existem outras pessoas que são alternativa viável; Não - porque acredito na evolução; Não - porque gosto de Sines; Sim irei votar na mudança" Apontem-me onde estão as ofensas!!!!

Não valem mesmo nada......


O Não

Anónimo disse...

Democracia não é dizer tudo o que nos apetece e os outros terem que nos aturar...e se não nos aturam, aqui del-rei que não são democráticos...
Democracia também é respeito...sem provocação...

Bruno Leal disse...

Pensamos de maneira diferente. O senhor acompanha a politica nacional e internacional? Não vê provocações? Compreendo o que disse e acredite que meditei sobre isso, no entanto não concebo aquela politica à antiga, cheia de reverências e constitucionalismos. Sinceramente não. Mas é uma visão pessoal, acredito que haja quem não pense da mesma forma que eu, o que não invalida que defenda o meu ideal, agindo de acordo com aquilo que ele defende. Quanto ao respeito, concordo consigo, no entanto julgo não ter faltado ao respeito a ninguém com este post, pelo menos da forma como o concebo.

Anónimo disse...

Parece-me que o meu comentario nao foi bem entendido pelo Bruno e por alguns leitores. De forma que passo a explicar.

PORQUE CONSIDERO IDIOTA O POST ENVIADO PARA O BLOG DO SIM:pois nao foi mais do que uma provocacao idiota da parte do autor ao Movimento SIM. Não tráz nada de novo, nao visa uma sã participação no processo democrático local. Trata-se no meu entender apenas de uma provocação. Nada mais.

PORQUE CONSIDERO IDIOTA A NÃO PUBLICAÇÃO DO POST NO SITE DO SIM:
- porque a meu ver não passa de uma provocação por parte do autor, e que este tipo de provocações podem ser aproveitadas politicamente se assim o quisessem para demonstrarem a sua abertura e tolerância a quem não concorda com eles. Mas o mais idiota da parte deles foi não terem previsto que ao recusarem o post do Bruno, que ele de imediato iria divulgar o mesmo aqui ou noutros locais.

RESPOSTAS A OUTRAS COLOCADAS:
- todo e qualquer ser humano, muitas vezes age como um idiota, eu, voce e todos os outros. Das mesma forma que muitas vezes agimos de forma sábia e inteligente. Não o considero uma pessoa idiota, mas apenas uma pessoa que desta vez, e no meu entender teve uma acção idiota. Claro que se achar que a maioria das suas acções caminham no mesmo sentido, qualquer dia poderei considerá-lo um idiota. Mas não se preocupe, ainda tem muita margem de manobra. Isto claro, no meu entender.
- mais uma vez lhe digo, uma provocação, não passa nunca de uma provocação. Por mais que a queira cobrir com uma manto democrático, um vestido de cor ´participação e discussão democrática´e uns sapatos de dialógo, no fundo não passa da mesma provocação disfarçada. que nao esconde a sua posição sobre o SIM, mas tb não acrescenta nada de novo nem é relevante sobre qualquer ponto de vista.
-quando ao facto de se desculpar acerca de retirar do topo a petição, de facto gostaria de saber se hoje faria o mesmo, tendo em vista o feedback que obteve com este seu post, a análise das suas intenções e a sua reflexão à posteriori sobre este assunto ? Se tivesse que escolher entre continuar a fazer pressão desta forma para termos o Rui o festival, ou mais uma vez nos comunicar a sua posição sobre o SIM, e os defeitos óbvios para todos os atentos do movimento SIM, que escolheria hoje como prioridade ?

O Caranguejo.

Anónimo disse...

Exmo Srs. Sugiro que de hoje em diante até a realização do FMM a petição esteja sempre em destaque neste blog, pelos seguinte motivos:
- acho que foi das melhores ideias que vi expressas neste blog, e que de facto este tipo de iniciativas podem ajudar a nossa terra a sentir algo que já não sente á algum tempo;
- é uma ideia que foge aos habituais temas políticos e que tenho a certeza reune o consenco de elementos de todos os quadrantes políticos locais e não só;
- e acima de tudo, porque é uma excelente pessoa e duplamente um artista excelente.
- e gostaria tambem de ver a reacção de quem decide o cartaz do FMM sobre este assunto.

O Caranguejo!

Bruno Leal disse...

Por muito que aprecie o Rui Vinagre, não me parece que não possa ou não deva escrever sobre o que quer que seja. Apenas me custou retirá-lo do topo da lista, sendo que em relação a esta questão, acho a sugestão do último anónimo bastante interessante. Quanto à sua análise em relação à acção/reacção do comentário enviado para o movimento SIM, não foi intencional. Acredite que era óbvio para mim que iriam aceitar, pelo que esta foi uma pequena alegria, pois expõe claramente a pouca capacidade dos senhores em questão.
Em relação à pergunta sobre o que acho mais importante, se a petição, se o denunciar pelas minhas palavras das lacunas do SIM, é óbvio que influencia mais a minha vida, o facto do SIM vir a ganhar a Câmara do que o Rui Vinagre não ir ao FMM.
Em relação ao idiota, aceito e compreendo a sua explicação.

Apetece-me assinar, o escorpião!

Anónimo disse...

Boa... estamos entendidos então :)

Vamos é lá pôr o Rui no palco principal. Creio que só esta acção trará mais votos úteis á população, consciência de como se faz política local e relançar o debate acerca do que os Sineenses são e querem para o futuro que grande percentagem das acções e comentários realizadas aqui, noutros blogs e noutras tertúlias.

E acredito que se atingirmos o objectivo da maneira certa, Bruno você tera contribuído para o que tanto deseja, a derrota do SIM. Já pensou no que acontecerá se a população Sineense ´´obrigar´´ o Coelho a colocar o Rui no FMM em ano de eleições ? Como reagirá ele ? Que opções terá ele ? Terá que aceitar ou recusar ? Como vai ele lidar, com o seu feitio ditatorial, a esta imposição da população em ano eleitoral ? Creio que terá poucas opções... e se conseguir lidar de maneira brilhante com esta acção talvez no fim teremos de aceitar que será o melhor candidato que Sines possui.

Pois será tambem uma boa oportunidade para todos os outros candidatos mostrarem o que valem.

No fim, se de facto esta questão se tornar uma guerrilha suja e política, para mim, basta que um dos intervenientes ou candidatos se eleve e trate este assunto de maneira correcta. Para mim será uma vitória e uma luz de esperança.
Se acontecer o pior, lá se diz, do mal o menos e cada um escolherá o seu ´mal´.

Não interpretem da maneira errada, pois faz todo o sentido para o festival, para a população e para o projecto FMM a presença de um artista como o Rui no cartaz. Não diminue em nada o festival, antes pelo contrário. Não diminue em nada o percurso artístico do Rui. E acima de tudo nao diminue em nada e é nosso direito como munícipes e Sineenses, podermos ter uma palavra a dizer no festival organizado pela nossa autarquia e nossos representantes.

Será apenas um pequeno passo, para no futuro continuarmos a mobilizarmo-nos (extravazando as preferências políticas de cada um) de forma concreta e lutarmos pel que queremos.

Hoje o Rui, amanhã outro assunto e anseio comum a grande parte da população. Pois por alguma coisa se chamam eleições locais.

O Caranguejo.

Anónimo disse...

Vocês acham que o MOVIMENTO SIM pode ter alguma credeblidade tendo na lista aquele que muda de camisola todos os dias mais conhecido plo Nuno Pereira da Casa do Benfica!!!!Já foi do PSD ,PS ,CDU, e agora MOVIMENTO SIM, amigo Coelho abra os olhos esse Sr. é um oportunista que sonha ter o poder.