segunda-feira, 13 de abril de 2009

Correio dos Leitores - Bairro Social

"Vivo no bairro social da floresta em Sines, pago a minha renda, e sigo as regras faladas pela Câmara, não tenho animais em casa, não estrago o apartamento e não faço barulho que chateie os vizinhos.

Trabalho para conseguir sair daqui, porque não é justo viver aqui no meio tentando cumprir tudo que foi dito para se viver aqui e haver outros que não pagam renda desde que vieram para aqui, mudam de carro como quem muda de camisa, existe até uns que têm BMW jipe e Mercedes novos, ootros que só fazem lixo e não respitam ninguém, com as festas na rua todos os fim de semanas que não chove, não pagam renda, ainda gozam com os outros que porque, enquanto eles não pagam. Alguns não trabalham e mudam de carros.

Há troca de droga nos prédios, prostitutas em muitas casas, destroem as portas, que não prestam, tem cães nas varandas e gatos, quando foi falado que era proibido. O presidente Coelho não resolve e faz com que todos sejam iguais. Mas não põe na rua os que nunca pagaram, e os que ganham dinheiro para pagar uma casa, a Guarda passa por aqui mas não pode fazer nada.

É injusto ser cumpridor e outros que não cumprem ter as mesmas coisas que eu e ainda gozarem comigo.

O Presidente Coelho anda atrás dos votos e não ataca os ciganos e os outros que fazem má vizinhança que não cumprem as regras e pior não pagam a renda e destroem as casas e sujam a rua.

Existem gente que não quer morar aqui por causa de alguns que não prestam.

Acho que devia ser justo para todos , os que não cumprem as regras deviam sair, quem não paga sai. Quem tem putas nas casas sai, quem tem cães nas casas sai, quem faz barulho e festas e anda bêbado a partir tudo sai, quem vende droga sai. Porque assim é uns a cumprir e outros não.

Quero sair daqui."

31 comentários:

Anónimo disse...

Porque em sines é mesmo assim. ums podem fazer tudo outros nada.sines a partir de uma certa hora fica medonho.Na zona historica tudo o que nao é habitado é para partir,vejam o que aconteceu no ultimo fim de semana,onde anda a GNR,será que ainda existe?
Ou,Só se for para apanhar o pessoal que nao faz mal a niguem e que vai beber um copo.
ISTO AQUI NA ZONA HISTÓRICA É ASSIM IMAGINO,NESSE BAIRRO.

Anónimo disse...

a ser verdade tudo isso que foi escrito, ainda acho que o Coelho não tem obrigação de ter conhecimento dessa situação.
não haverá um departamento que está a tratar dessa situação.

sineenseconvicto disse...

a todos os sineenses proponho que façamos chegar aos ouvidos do Sr Dr Coelho este problema gigantesco, apesar de na minha opiniao a unica pessoa capaz de lidar com este proplema será sempre um sineense e ñ um mero camponio,
Sempre votei e hei de continuar a votar no Pacheco porque de resto veenha o Diabo e escolha...

Anónimo disse...

simplesmente vergonhoso, ainda por cima à conta do erário publico. Como é ano de eleições nada vai ser mudado porque o peso dos votos manda muito. Uma limpeza é o que se exige, a começar na câmara já que pelos vistos não existe coragem para atacar este tipo de problemas.

Anónimo disse...

Com o MC fazem o que querem é uma vergonha e ele quer é votos, não tem coragem para resolver este problema

Anónimo disse...

Chega de defender o Coelho e aquela gente toda, porque até a vereadora Marisa deixou a sua vivenda nesse local e está a viver numa alugada porque não conseguia viver no Bairro,só que ela tem dinheiro e nós não, por isso temos que gramar com este vandalismo.
Abram os olhos e deixem de os apoiar porque senão temos que fugir todos de Sines ou então acabamos mortos plos ciganos e drogados isto é tudo verdade só a Camara é que não quer ver.

Bruno Leal disse...

A todos os Sineenses,
O Xico Pacheco foi o homem que esteve à frente dos destinos de Sines durante décadas e foi o principal culpado do facto de Sines ter parado no tempo, não tendo realizado nenhuma obra, nenhuma infraestrutura de relevo durante todos esse mandatos. Como pessoa admito que será mais saudável do que o actual, mas votar em quem já provou que não serve, quer num, quer noutro caso, não me parece a solução.

Bruno Leal disse...

Em relação a esta carta corajosa de um anónimo, palavras para quê? Aliás, julgo que qualquer pessoa que se interesse minimamente pelos problemas dos outros, tinha já uma pequena ideia do que por ali se passa, no entanto contada na primeira pessoa tem outro impacto.
Obrigado cidadão anónimo!

Anónimo disse...

realmente é um grande problema, acho que a forma para calcular as rendas está ultrapassado.
penso que além dos rendimentos deveriam de ter que apresentar a declaração dos bens, assim já era possivel descobrir mais alguma coisa,depois a quem não pagasse tinha que se fazer alguma coisa.

agora vejam outra situação aquela obra foi feita com o apoio do INH (já tem outro nome), e com o objectivo de acabar com as barracas e casas a cair aos bocados.

qual seria o candidato que tomaria alguma posição de força em relação a isto?

o presidente terá conhecimento da situação?

em relação ao xico, é verdade fez muita habitação para os amigos das tascas, na zil oferecendo aquilo que não era dele nem da cms, para além do mercado municipal que se existisse ASAE na altura nem tinha aberto, oxalá que um dia isso não seja tudo esclarecido aos sineenses.

Fundamental e o Acessório disse...

Moro no bairro, mesmo em frente aonde se realizam as "festas ciganas" tirando a música alta, (que reduzem quando se lhes pede) mais nada tenho a apontar. Depois das festas eles limpam o que sujaram, droga não vejo, quanto às rendas, existe quem diga que é verdade, tal como as prostitutas.
Volto a frisar que na rua, no bairro, só me incomoda a música demasiado alta, tal como as muitas horas que toca e os cães abandonados que ladram (ladravam) toda a noite, de resto e visto do outro lado da rua nada me parece que seja diferente de outro bairro qualquer.
Custava-me mais ter problemas com delinquência ou mesmo prostitutas na rua, assaltos , carros estragados... violência gratuita... mas para mim é só a música, que era bom que fosse assim sempre, só a música.

Existe quem não trabalhe? parece-me que sim. Quem vive do subsidio? parece-me que sim. Existe quem não cumpre as regras de boa vizinhança dentro dos prédios? parece-me que sim. Já vi problemas na rua? sim duas vezes, com gente que nem no bairro mora.

Pode existir muitos problemas por detrás daquilo que se vê a realidade passa só pela música alta.

Passem bem

Pedro Ventura

Passem bem

sou albino disse...

Caro Pedro, ainda bem que veio dar este testemunho como morador perto do local que se fala.
Não ponho em causa o anonimo que lançou a postagem, mas não deveria haver um certo cuidado com tudo o que aprece Srs da Estação de Sines?

Mais uma vez como era contra o coelho cá vai.

Assim este blog só pode começar a perder credibilidade, Bráz nem tudo o que luz é oiro.

Anónimo disse...

Gostaria aplaudir esta denuncia corajosa de um morador do bairro da floresta.

Para além do problema apresentado gostaria de salientar que várias das antigas barracas onde moradores do bairro viviam foram novamente ocupadas.
Basta darem uma olhadela às habitações (barracas) ao lado da escola e outras tantas que se vêem ao longo dessa estrada até ao intermaché.

Alias essas barracas e hortas já foram faladas aqui neste blog à uns tempos atrás.

Será que vale a pena apostar neste tipo de solidariedade? Será que o problema se resolve? Não querendo desprezar um direito constitucional, não vejo com bons olhos as taxas e os preços dos imóveis existentes em Sines que afasta muitos casais jovens para santo andré e santiago.

E depois temos exemplos, onde se dá casa a ciganos e a muita gente que não faz um desconto ao final do ano. O mais engraçado que este tipo de iniciativa ainda atrai mais gente para a zona que ocupa os locais dos antigos moradores.

Lamento que as pessoas honestas que vivem no bairro sejam ainda por cima gozadas pelos restantes moradores.


Chamam a isso reintegração?

As pessoas precisam é de educação, mais trabalho, ordenados e casas a preços competitivos. Não é dando casas ou arrendar habitações a preços simbólicos que vamos resolver um problema económico social.

Anónimo disse...

quem duvida isto, lanço um desafio:

ponham cá os vossos filhos a passarem um sabado ou domingo à tarde e ide às compras, ou ao fim da tarde de um dia de semana e vão beber um café, eles depois contarão como foi.

tenham juizo, apesar de um bom campo de futebol, nunca cá vi o filho de enginheiros, doutores, vereadores ou outros que tais.

é muito bonita a integração mas é para os outros, ou em dias de festa vir botar discurso e tirar umas fotos com os pretos e ciganos.

não será o paternalismo uma forma de racismo.

o bairro tá abandonado desde o primeiro dia, tem partido tudo, mas alguém irá pagar, e são voces com os vossos impostos, eu pago a renda e nem mais um tusto, quem tem partido devia de pagar.

SINES disse...

ISTO É CASO DE POLICIA E NÃO DA CAMARA
Não gosto do MC, mas valha-nos DEUS, neste caso ponho o homem de fora. O que foi relatado, ao ser verdade, é um caso de polícia, ora como ainda não temos policia Municipal, isto é um caso flagrante de GNR. Digam-me lá! se tivermos um problema no café, no bar ou noutro bairro ou urbanização qualquer, vamos chamar o Coelho?.... É claro que não, para isso temos as forças da ordem publica.
Acho bem que os Srs. agentes da GNR, zelem pela ordem pública em Sines, seja ela no bairro "x" ou "Y". A lei é para cumprir em qualquer lugar do país e quem “fizer fora do penico”, só terá que sofrer as consequências.
O facto MC ganhar votos com esse bairro toda agente sabe. Os fogões, as mobílias, as rendas em atraso e outras coisas pagas com o dinheiro do contribuinte, é que deve ser aqui discutido, agora ordem pública, esse assunto é com a GNR.

Anónimo disse...

Fazia parate da assembleia municipal, quando em dada sessão se discutiu a localização de um bairro social, que de acordo com a CDU (manuel coelho, incluido, ou manuel coelho e a CDU incluida) pretendia localizá-lo junto à escola secundária. O PS e nomeadamente o administrador deste blog foram que se insurgiu. nos dias seguintes fomos apelidados de racistas, pois a cédula incumbiu as suas gentes de andar no boca-a-boca a divulgar.

Outros tempos as mesmas pessoas, estas por vezes são as histórias que poucos conhecem. Estou sinceramente convicto que se não fora o PS hoje tinhamos um bairro social à porta da escola secundária.

depois digam que a culpa é do coelho, enqaunto decisor politico o bairro da floresta foi um erro, a verdadeira guetização e caça ao voto.

Anónimo disse...

Eu vivo neste bairro e sou um dos que paga renda a horas sem nunca faltar com as devidas obrigações, tudo o que se fala aqui é a mais pura das verdades e se alguém vem dizer o contrário é porque ou não quer ver ou então mora num dos poucos bons blocos que eu desconheço tal existência...é pena termos que pôr os ciganos e os negros todos no mesmo saco porque até há alguns que se tentam integrar!!!Mas o resto pensam que podem e mandam no bairro inteiro!!!Mas isto é o que se chama de guerra pelo penúltimo lugar do estrato Social!!!

Anónimo disse...

Este post é um embuste. Porque que é que o anónimo não se identifica? Porque que é que não vai há polícia relatar as cenas de que é testemunha? Porque não apresenta queixa na Câmara?

Ai sim esses assuntos devem ser tratados e não num blogue sob a forma de anonimato.

Unknown disse...

Parece-me que isto nao era novidade para ninguem em Sines, não é preciso morar lá para saber o que lá se passa, "mais cego é aquele que não quer ver".

Fundamental e o Acessório disse...

ao Sines e ao Anónimo das 7:52.
A culpa de maioria destas coisas que acontecem ( ou dizem que ou confirmam que) é sem dúvida da Câmara: 1º Se não pagam rendas deviam ser expulsos, pela gestora do bairro = Câmara.
2º Se tem animais em casa vai contra os regulamentos de quem? Câmara.
3º A festas na rua, tal como o ruido é da responsabilidade da Câmara, inclui as coimas.
4º A colocação de um aglomerado de pessoas de várias etnias em um só sitio está em desuso e já se provou que não é a melhor solução... À 20 ANOS. O bairro é assim por culpa de quem? Câmara.
5º Os cães abandonados ou presos na ZIL aqui ao lado é da responsabilidade de quem? Câmara.
6º A não fiscalização dos estragos e os respectivos arranjos são da responsabilidade da gestão = câmara.

Como já disse acima, as festas com a música ( cigana)em altos berros desde as oito da manhã até à noite... ( pedindo eu muitas vezes para pararem...) e os cães que por aqui circulam ( abandonados..) é o que mais preocupa e causa desconforto, mas saliento que todas estas pessoas vivem aqui à conta dos nossos impostos, ora pela casa ora pelos subsidios, mas alguns dão-lhe valor e fazem com sejam merecedores dessas oportunidades, outros vivem que nem reis ( no sentido que nada fazem) são os maiores, não trabalham nem fazem por isso, criam confusão, prejudicam os outros e ainda se gabam.

Quanto aos ciganos acho que a unica solução, e devido ás diferenças de cultura, é estes terem um sitio para as suas festas longe dos outros que não vivem nessa cultura. Ou então ouvirem a sua música mais baixo.

O erro é o principio, facilitou-se a 1ª vez a partir daí não têm mais mão. E acescento que quem quiser fazer com que as regras se cumpram vai ter ameaças de morte, não passarão de ameaças, mas vai andar nervoso...

Infelizmente ainda damos só o peixe e não ensinamos a pescar.
É pena é que poucos aproveitem esta oportunidade.

Passem bem

Pedro Ventura

Fundamental e o Acessório disse...

Ao anónimo das 9:48:
Vá ao Bairro e veja por si se dúvida e depois identifique-se e faça você a queixa...

sabe porque não se identifica? POR MEDO, é dificil fazer denuncias numa sociedade em que lhe é incutido o medo. Se vivesse dentro destes prédios fazia queixa e dava a cara? acho que não....

você tambem não se identificou porquê? será medo?

Passe bem

Pedro ventura

José Leal disse...

Fui morar para Sines à cerca de 20 anos atrás. Desde então que se ouve dizer que Sines será uma terra de progresso e evolução. Ano após ano a única coisa que muda são as marés sendo os marinheiros sempre os mesmos. Sines e as localidades em redor têm tudo para poderem evoluir, praias magníficas, localização geográfica ideal, e uma passado histórico interessante, mas nada disto tem sido aproveitado pelos seus Governantes. Quem vai a Sines depara-se com uma Cidade parada no tempo, insegura, com ruas mal iluminadas e vida social quase extinta. Não sei, nem discuto se os candidatos do PS ou PSD são as melhores opções, apenas sei que prefiro dar uma hipótese a quem pode provar algo, em vez de continuar a dar um voto de confiança a quem já lá esteve e pouco ou nada fez...
José Leal

Anónimo disse...

Identifiquem-se sim!
Depois logo veem o que lhes acontece...

As "personalidades" fiscalizadoras da câmara sabem, melhor que ninguém, de tudo isto.
Não actuam?...
Se calhar também teem medo de qualquer "coisa"...

Se, quem tem obrigação de impôr ordem e respeito não o faz...qualquer dia há uma "desgraça" qualquer, porque alguém se passa da boneca e faz "justiça" pelas próprias mãos...
E depois?...
À coitadinhos e tal e coiso...

Mas o mal é para o "desgraçado" que não aguentou mais e ...
depois vai preso...

Anónimo disse...

Caro Fundamental e Acessório. Não o compreendo. Num comentário diz que não se passa nada, no outro diz que se passa. Afinal no que ficamos?

Lanço um desafio à malta que isto não pode ser só criticar?

1 - Construiam um Bairro Social? Se não fizessem, o que faziam às barracas e onde realojavam as pessoas que ai moravam?

2 - Mandavam fora a comunidade cigana? Como a integravam?

Convém lembrar que o Bairro Amilcar Cabral foi considerado um caso de sucesso de integraçção na sociedade e, antes, também houverem vários problemas.

Há que dar tempo aos novos bairros, pois ele acabam por encontrar o seu espaço e o seu equilíbrio.

Anónimo disse...

anónimo das 11.22, dar um tempo para encontrar o equilibrio?

Isso não foi o que se fez na França e em muitos bairros de Lisboa e do Porto?

Desde há muitos anos que ninguém faz bairro massificados de habitação social, este são contruidos em pequena dimensão nos polos urbanos para promover a sua integração. Como pode falar em integração quando coloca todos as pessoas com problemas sociais e economicos confinados no mesmo espaço?

Muitas das barracas como as roullotes pertenciam a pessoas que ouparam ilegalmente espaços alheios com conivência da autarquia, mais tarde para angariar votos aceitou pessoas que mal conheciam sines para viver nos sitados bairros, isto vais ter um preço muito alto para as próximas gerações, Manuel Coelho já cá não estará, mas deveriam pensar nos seus netos que também serão vitimas dos seus erros.

Quantos ás barracas continuam a existir em sines, nomeadamente muitas permitidas pela camara, veja a ribeira dos moinhos e a estrada da costa do norte em que vários acmaradas fizeram hortas e barracas.

quanto à integração do bairro amilcar cabral, foi construido ilegalmente e o que sucedeu, legalizou-se enquanto nós que temos que cumprir a lei pagamos e caro pelos terrenos, agora veja-se os carros que lá existem.

Quer um exemplo de integração do bairro cigano em Gaia, casas terreas, dispostas em forma de circulo, que permite manter osritos da etnia, isto sim é integração e respeito pela cultura de cada etnia. Aqui o coelho pensa que todos tem de gostar de viver em 4 paredes e tá a andar.

Cada fez entendo mais que o problema de sines, é esta gente sair pouco de cá, falta-vos mundo.

Anónimo disse...

SABEM UMA COISA EU PARA TER CASA TENHO QUE A PAGAR TODOS OS MESES AO BANCO.
PORQUE É QUE É QUE MAIOR PARTE DESSAS PESSOAS DESSE BAIRRO NAO PAGAM?
APARECERM AQUI DE PARA QUEDAS NEM DE SINES SAO.
ESTÁ PROVADO CADA VEZ MAIS, VIVEMOS NUMA TERRA QUE SÓ APARECEM AMENÓLICOS.SINES TEM IMAN!!!!

Anónimo disse...

Acho que o Bairro poderia efectivamente ter mais apoio da MS no que respeita a deter serviços çocalizados junto do mesmo, para que fosse mais fácil implementar um controle das habitações, como também poderia ser objecto de vistoria as mesmas, afinal é o dinheiro dos contribuintes que paga o Bairro. No entanto considero que o mesmo é um bairro arquitectonicamente bem enquadrado, prático, detém bons equipamentos. As pessoas é que deveriam ser mais diligentes, mas como já se disse dá-se o peixe em vez de se ensinar a pescar....
Não posso no entanto de deixar de enaltecer esta grande obra, foi uma grande aposta do executivo, e quanto a mim muito bem conseguida e necessária, boa gente e má gente existe em todo o lado, e por uns pagam outros.É impossivel existir 20 familias a cuidar do bairro quando basta haver 3 ou 4 a destruir e a destabilizar. O policiamento deveria ser reforçado.
Mas temos de pensar que os Bairros Sociais, são efectivamente sempre alvo de discriminação, o que quanto a mim faz criar mais desiguladades que geram alguma revolta. Existe quem gosta de lá viver e adapta-se outros há que só vivem por efectiva necessidade.Mas nós população em geral, e isto aplica-se a todas as terras que existem bairros, somos culpados por muita desta situação pois somos os primeiros a discriminar e a marginalizar. qual de nós gosta que os nossos filhos brinquem ou tenham amizades com residentes dos bairros sociais?... Somos os primeiros a marginalizar e as crianças crescem com este mito e eles pps. se marginalizam e criam getos.

Anónimo disse...

Para quê dar casas de mão beijada aqueles que tem graves problemas de integração na sociedade?

Aqueles que não se sabem governar, não sabem cuidar dos filhos, problemas de álcool, droga, etc...

As pessoas devem receber ajuda, mas não sobre a forma de bens materiais. As pessoas devem ser ajudadas, devem ser educadas e devem ser novamente integradas na sociedade. Só depois disso é que podem procurar pela compra de uma casa.

Dar dinheiro ou dar casas não vai resolver um problema que se agrava na nossa sociedade.

Onde estão os assistentes sociais de forma permanente no local?

Foi se tirar pessoas das barracas para quê? Para muitos dos mesmos locais voltarem a serem ocupados? Valeu a pena?

Aquelas pessoas que realmente aprenderam a pescar e se integraram na sociedade é que deveriam ser merecedoras da casa.

Fundamental e o Acessório disse...

ao anónimo ( nome comum em Sines...) das 11:22


Leia como deve ser, depois conclua.

Anónimo disse...

ou então... ponham lá os imigrantes de leste... ou brasileiros e depois eles que mudem o blog ou criem um paralelo do tipo

SIM - SINES INTERESSA MENOS

Anónimo disse...

Já muito aqui se falou do bairro social, secalhar algumas opiniões extremistas, mas há que concluir de deve haver empenho politico dos eleitos locais para intervir no cumprimento dos deveres dos moradores enquanto inquilinos,assim como deve haver mais intervenção policial no tocante aos distúrbios e ordem publica, ou falta dela.
Mas infelizmente em Sines temos outros problemas a nivel de um Mega e desordenado espaço habitacional,de ordem social, segurança pessoal,trafico de... risco de incêndio e a evacuação dos moradores,enfim um grande problema de solução dificil e adiada já algumas décadas, estou obviamente a falar do edificio ANCOROPE. Gostava de ouvir outras opiniões, a mim enquanto sineense preocupa-me bastante.

Anónimo disse...

quero casa lá e nao consigo ter. a varias pessoas que tem um bom salario e andao la eu tanho meninos.

agradecia ter