
Enquanto o Movimento SIM ensaia, literalmente, o seu canto de campanha, confirma-se entre a população o esvaziamento da expectativa inicial sobre esta candidatura.
O que para mim parecia claro há duas semanas atrás, a vitória de Manuel Coelho, começa a esfumar-se como uma miragem.
O tempo, como diz o povo, está a revelar-se bom conselheiro, e entre os eleitores começa a impor-se a racionalidade sobre esta candidatura.
A estratégia de descolar do passado, para o qual os elementos centrais do Movimento SIM foram os actores principais por acção e omissão, em nada abona a sua credibilidade, e faz lembrar os maridos infiéis tentando justificar um passado injustificável.
Pelo meio o silêncio do PS e PSD começa a ser de uma insustentável leveza, para a CDU e Manuel Coelho, que continuam reféns de manter o alvo focalizado um no outro.
A apresentação da Carta de Princípios do Movimento SIM, prevista para hoje, só não se saldará num verdadeiro flop, porque não corresponde a um verdadeiro compromisso dos presentes em aderir ao Movimento, mas a uma frustrada tentativa de engajamento.
O apoio dos cidadãos que supostamente apoiariam Manuel Coelho e não se reviam na CDU, criando uma vaga de fundo para a sua recandidatura como independente, trata-se afinal de uma sociedade que vê com legitima desconfiança o contorcionismo politico, de quem após 30 anos de PCP e mais de uma década à frente dos destinos da autarquia redescobre-se, precisamente, quando estava em dúvida a sua continuidade como candidato do seu partido de sempre.
Por este tempos, a cobardia - para uns-, ou a prudência - para outros - leva muitos dos apoiantes de sempre a vacilar entre a CDU e o Movimento SIM, mais pela incerteza do resultado eleitoral do que propriamente pelos seus princípios.
Os tempos de clarificação, sempre foram tempos dificeís para quem vive na sombra.
30 comentários:
Andas mesmo preocupado com o Movimento, deixa-os são apenas um movimento, e não precisas de inventar dramas e persiguições para o não funcionamento do blog, e mesmo de encomendar ao Guinote para escrever na pedra do homem o que escreveu, para já o Guinote não tem qualquer moral para falar de democracia e quem o conhece sabe bem, (comparavel com xico pacheco).
Se vai ter muita gente, apoiante ou não também não te interessa, olha eu vou para ver o que vão apresentar, e também vou ouvir os outros candidatos, pois é a minha terra e não apoio partidos politicos, apoio pessoas e projectos, daí ter posto de parte o PS de Idalino e Batalha.
saudinha e ................
É claro que os contorcionistas políticos estão apenas interessados no poder, e nessa medida mudam de área politica como quem muda de camisa. Desde que isso lhes traga vantagens, de diversa natureza. Penso que o SIM vai ter dificuldades crescentes e que o núcleo duro que gravita à volta do seu cabeça de lista são sobretudo pessoas com interesses instalados, consolidados, que não abdicam da sua situação estável. Desses, alguns até a alma vendiam ao Diabo. Na CDU, o maior problema da candidatura vai ser convencer o seu eleitorado tradicional de que Chico Pacheco ainda pode ser o presidente de que Sines precisa nesta altura. É um candidato que tem algumas vantagens, sobretudo o facto de já ser conhecido, ter experiencia autárquica, mas também tem desvantagens e riscos onde se destacam o desgaste da sua imagem, erros de gestão no passado (que podem ser aproveitados pelos candidatos concorrentes)e também a cobertura que deu à gestão de Coelho em numerosas decisões o que vai tornar interessante observar a argumentação a esgrimir na campanha entre estas candidaturas (SIM e CDU). Por último, o PS, que seria a força partidária que melhor podia aproveitar as fragilidades das candidaturas SIM e CDU, com uma estratégia bem definida para receber os seus votos tradicionais e os votos dos dissidentes/descontentes das outras duas candidaturas ou candidatos mostrando um conjunto de novos argumentos e projectos, credibilizando-se perante a opinião pública de Sines enquanto CDU e SIM se degladiam, começando já a trabalhar o eleitorado, realizando debates sectoriais com a sociedade civil sineense com gente de capacidade em painéis e temas actuais para o concelho, mostrando que vai a votos sobretudo a pensar em Sines, permanece, surpreendemente, numa bruma expectante de silêncio como que paralizada sem saber muito o que fazer nem por onde iniciar a campanha. Um eleitorado local, nas circunstâncias em que a concelhia funcionou neste mandato, precisa ser trabalhado com mais antecedência em relação à época da campanha. Com persistência, de forma sistemática, com ideias arrojadas e sobretudo estando muito próximo dos eleitores. Assim, trabalhando desta forma, o PS não vai lá.
AMD, concordo praticamente na globalidade daquilo que diz, o seu comentário era um bom post que gostaria se ter feito.
Obrigado, são comentários deste tipo, fundamentados e com opinião que necessitamos por aqui.
Só tenho a dizer , para terem um pouco de calma com o PS ,estamos a trabalhar , estamos a delinear as coisas a fazer o trabalhinho de casa, vamos aparecer podem querer e é para ganhar SINES
sr. pedro ventura,
podia ter assinado.
AMD, gostaria que entrasse em contacto comigo, via antonio.luis.braz@hotmail.com
Trata-se de uma peça de informação que peca pela falta de dados concretos e provas sólidas sobre os movimentos/facções políticas que pretende atacar.
Contorcionistas políticos sabemos á muito que existem em todos os quadrantes. Claro que é mais fácil vêr os que estão no palco do que os que se sentam ao nosso lado a assistir á espera da sua vez.
A resposta do A.M.D. faz de facto uma boa análise de dois movimentos e dá sugestões a um terceiro, só falhou num ponto. Uma vez que o PS, quer queiramos quer não, tem estado sempre num determinado grau de influência, ligado a muitas decisões tomadas em Sines e arredores. Talvez uma devesse analisar o impacto dos contorcionistas do PS no desenrolar dos acontecimentos passados e prever os futuros. Boas sugestões para o PS e que deveriam ser tambem aproveitadas pelos outros partidos.
O Caranguejo.
Contrariamente, ao que foi escrito o salão da música encontrava-se repleto de pessoas de todos os quadrantes políticos o que eu nunca julguei ser possível na nossa terra em apoio do Movimento SIM e que excedeu todas as expectativas.
Para arranque esteve muito bom.
Já uma vez aqui escrevi que este blogue é o melhor veiculo de publicidade para o Dr. Coelho pelas reacções contrarias que cria nos seus leitores.
Não esqueça uma campanha suja que fizeram contra o homem há uns anos e depois ganhou calmamente a Câmara. E você foi um dos perdedores se bem me lembro.
Vamos no mesmo caminho.
Escreva isso Sr Braz.
que azar bráz estava cheio, a deitar por fora, excelente discurso, manifestação de apoio já há muito tempo que não se via.
Força Manuel Coelho
quanto à campanha de vitimização do blog olha que o tiro sai-te pela culatra
Salão da música, tratou-se de um lanchito, fraco como o discurso cheio de desculpas titubeantes e promessas. Fui pra lá a ouvir a populaça a dizer que o oelho que é tacho, vim de lá com a certeza que não terá tacho.
Não esqueça uma campanha suja que fizeram contra o homem há uns anos e depois ganhou calmamente a Câmara. E você foi um dos perdedores se bem me lembro.
Fui dos dos perdedores, porque não ganhei, mas existem vários níveis de derrota.
Um partido aos destinos da autarquia desde sempre, com a máquina autárquica a trabalhar para si, a distribuir casas, empregos, etc, como se não houvesse amanhã, uma campanha "suja" que serviu convenientemnete os própositos da CDU, abrindo uma janela de vitimização, e perdemos por menos de 200 votos, se bem me lembro.
Há derrotas bem piores, acredite.
Sou socialista, normalmente voto PS ou abstenho-me, recebi o convite e fui assitir. Concordo em grande parte com o Braz, nada significa nem a afluência, nem o comprometimento com o movimento a presença fisica das pessoas.
No meu caso o facto de um familiar directo trabalhar na CMS, tornava complicado não comparecer, como eu muitos forma ver como paravam as modas.
Fico claro que existem mais ressabiados com o PCP que propriamente apoiantes do Coelho.
Na minha opinião uma parte significativa - 50%, pelo menos - dos presentes não terá o foto definido, e se a CDu trá mais dificuldade em pescar nestas águas, o PS só depende dele.
Acreditem que este Movimento tem que fazer bem mais do aquilo que mostrou hoje para nos convencer que não pretendem apenas manter-se no poder, o Coelho e amigos.
Pouco sairam e lá convencidos do contrário.
Mas é só a minha opinião.
Em relação a essa campanha suja de que tanto alguns senhores falam, haverá quem me responda afinal de contas a estas perguntas? O Sr. Doutor Coelho, realizava abortos clandestinos como o acusaram? A vimitização da pessoa em questão foi em que sentido? No sentido de que não realizava abortos e que por isso era inocente, ou no sentido de que achava a lei injusta e por solidariedade auxiliava pessoas a aliviarem-se de um fardo demasiado pesado para as suas capacidades? Desculpem a minha ignorância...
Eu andava desconfiado! Sines, deve ser das terras deste nosso cantinho à beira-mar plantado, com mais problemas de visão e de audição.
"...o salão da música encontrava-se repleto de pessoas..."
"...que azar bráz estava cheio, a deitar por fora, excelente discurso, manifestação de apoio já há muito tempo que não se via."
Dois exemplos, de miopia e de surdez.
Os gajos do SIM a atacarem,ahahahaha o salão da musica cheio?
Cheio de quê? D'ar!!!!
Eu estive lá, mais de 50% da malta que lá estava não vota sim com toda a certeza, foram lá porque foram assim como eu.
Aconselho a malta do SIM a irem a uma consulta de oftalmologia , andam ceguinhos
O Triturador
o salão estava cheio.
Cheio de vontade de ganharem
cheio de esperança de que estivesse cheio.
cheio de gente com interesses instalados
cheio de gente com medo de não estar presente
cheio de gente com medo que saibam que esteve presente
definitivamente O SIM não ganhará. Existem mais Nãos que sims, resta saber se os não se concentra num mesmo partido, e esse partido é o PS.
que nada teve que ver com estas pantominias do passado.
Força Idalino, já mereces.
parece que o braz tem razão de novo, previa e assistimos a um flop. a maioria das pessoas estavam incomodadas, quase que se desculpavam por estar presentes.
Para os anónimos das 21.10 e 21,27
Mais cegos são aqueles que não querem ver.
Eu vi.
O salão da musica cheio que nem um ovo. Essa é a verdade.
Contra factos não há argumentos, e o caminho prossegue rumo à vitória.
Antes da Apresentação da Carta do SIM, este blog publica um comentário a dizer que ia ser um flop.
Fez futurologia e mais uma vez falhou redondamente. O Salão esteve cheio e a apresentação foi de algo inovador em Sines. Isso é um facto, ninguém o pode negar, só quem lá não esteve.
"A apresentação da Carta de Princípios do Movimento SIM, prevista para hoje, só não se saldará num verdadeiro flop, porque não corresponde a um verdadeiro compromisso dos presentes em aderir ao Movimento, mas a uma frustrada tentativa de engajamento."
Lamento que sofra de iletracia, ou de cegueira politica, o que não justifica atibuir-me opinião que não pronunciei e que felizmente ficaram escritas.
O que disse e mantenho é que o Salão não encheria de pessoas que votam SIM.
Nota-se um certo nervosismo neste gente do SIM, parece que tem mesmo muito a perder.
A propósito concordo quando o PSD diz não ao TGV, enquanto houver um português que não sabe ler.
Não aos 15.000 ao clube de surf, quando não temos sequer material de escritório para trabalhar na autarquia.
Concordo com o Braz, tal como eu encontrei lá muitas pessoas que não votam no SIm e inclusive são bastante criticas e apoiantes, nomeadamente da CDU
"Na CDU, o maior problema da candidatura vai ser convencer o seu eleitorado tradicional de que Chico Pacheco ainda pode ser o presidente de que Sines precisa nesta altura."
Discordo! O eleitorado tradicional acredita em Chico Pacheco e no seu amor real, livre de interesses e de incoerências, pela terra. A sua sabedoria e experiência são uma mais valia para aplicar politicas que são sua vontade, estando adaptáveis aos contextos bons e maus actuais. Confio neste SENHOR que tem um coração grande! Neste blog é que já não sei...
Será verdade o que acabei de ler neste blog ou terei que mudar as lentes? A camara deu 15.000,00€ ao Sines Surf Clube,para aquela porcaria de evento se é verdade, que visiblidade a nivel nacional deu a Sines?????Ou aquilo é só para satisfazer os interesses de alguém????E mais uma vez os contribuintes é que pagam.
ao anónimo das 2:31
esta sim é a minha assinatura.
eu não sou anónimo.
Passe bem
Pedro Ventura
Pelos vistos os filiados e subservientes a partidos politicos estão mesmo nervosos, e negam-se a reconhecer que a apresentação do movimento SIM foi um sucesso.
O salão da musica estava cheio, muitos sineenses disseram SIM!
Nas eleições quem ganhar estará de parabéns, pois, serão eleitos pelo POVO ... tal como este executivo foi.
Respeitem-se!
Parece que as pessoas estão cheias de duvidas,eu e a minha familia bem como muitos sineenses que oiço diariamente ñ tem a minima duvida em quem irão votar ou seja Xico Pacheco.Basta olhar para os candidatos e tirar as conclusoes!!!O Xico sempre foi,é,e há de continuar a ser a pessoa que nós sineenses nos revemos,para que, cada vez que olharmos os nossos filhos sentirmos que existe futuro nesta cidade para eles.Xico conta com o nosso apoio,por´nós já ganhaste!!!!
No Chico eu ainda podia acreditar...
Não acredito é no Albino...e nalguns dos Outros...
Idalino eles estão muito nervosos, ainda não se prepararam para a derrota e não vão aguentar o baque eleitoral.Vamos vê-los a fugir em Outubro e a desculparem-se.... ah eu votei Idalino e coisa e tal sempre votei Idalino é um belo rapaz , sério é natural de Sines e blá blá
Salão da musica cheio!!!!de kê!!!!dos grandes empresarios, empresarios esses que nem em sines vao votar!!!!e o povao?
ai ai movimento ai ai
de mal a pior.
Enviar um comentário