quarta-feira, 25 de março de 2009

Sentimento de Revolta

Bem sei que sou uma pessoa um pouco suspeita para falar de Sines, visto ter vindo para cá em busca de melhores condições de vida, não sou um "natural" de Sines, mas considero-me um Sineense "naturalmente".
Existe actualmente um enorme movimento de revolta em Sines, face à incapacidade da autarquia em dar resposta a todos os problemas que surgem dia após dia, eu próprio sou uma das pessoas que critico, que refila, que se sente desiludida com a actual situação das coisas.
Mas será que com estes candidatos à Câmara, Sines vai finalmente progredir em direcção a uma riqueza sustentável da região, a uma melhoria das condições de vida, a um bem estar social que tanta falta faz a este município, aliás, a este país?
A minha dúvida leva-me a questionar algumas pessoas que criticam, tal como eu, o actual estado das coisas. Será que os candidatos têm de ser pessoas com uma carreira política no passado, com uma máquina partidária atrás deles, ou deveria ser o cidadão comum, mas que tem ideias delineadas sobre o que quer para o seu município, sobre as alterações urgentes ao PDM, sobre a revolução que é necessário levar a cabo para que Sines não se torne numa cidade sem brilho, sem qualidade de vida, e acima de tudo sem razões para levar as pessoas a querer cá viver?
Bem sei que não tenho perfil político para preencher esse lugar, mas sei que há pessoas que fariam um excelente trabalho, mas têm medo de avançar, de se expor, de mostrarem o que são capazes de fazer.
Deixo aqui o meu desafio: O que faria para tornar Sines numa cidade competitiva, numa cidade geradora de riqueza e bem estar, naquele paraíso à beira-mar plantado que todos os sineenses desejam?

38 comentários:

Anónimo disse...

Sem qualquer pretensão a qualquer cargo, apenas aceito o desafio do post e fiquei a pensar o que falta a Sines.
Penso que temos que continuar a apostar no sector petroquímico, dado grande parte do complexo de Sines estar alicerçado no mesmo. Neste sector a região deve procurar atrair mais investimento, mas procurar que esse seja realizado utilizando as tecnologias mais amigas do ambiente. As empresas já instaladas devem proceder a uma constante actualização para diminuir o impacto ambiental.
Depois penso que Sines tem que aproveitar o terminal XXI, procurando atrair indústrias doutros ramos de actividade (seria bom menos poluentes) e que possam aproveitar este porto de carga geral.
Claro que isto criaria riqueza que deveria ficar na região. Como? No momento da instalação deviam-se negociar contrapartidas para a região. Contrapartidas que deviam ser aplicadas em equipamentos sociais.
Parece-me importante criar uma via mais directa a Espanha. É verdade que se vai construir a auto-estrada até Beja, mas penso que se devia apostar numa estrada (não precisa ser auto-estrada) que fizesse a ligação de Grândola a Évora, porque isto tornaria a região mais atractiva, porque o acesso a Évora permitia apanhar mais rapidamente a A6, que ao entrar em Espanha fica na auto-estrada que segue para Madrid e portanto para o resto da Europa.
Criadas estas condições e melhorada a conjuntura internacional, penso que Sines tem muito boas chances de se desenvolver, tornando-se um pólo de atracção de investimento e um exemplo para todo o Alentejo.
L.R.

Anónimo disse...

Sines está perto de um deadline preocupante. Ou dá o salto no próximo mandato ou cava um fosso ainda maior no que toca às necessidades da população do ponto de vista social, ambiental, económico, turístico e cultural. Até agora apenas conhecemos nomes de cabeças de lista. E confesso que estou preocupada mesmo sem conhecer os programas e as equipas. Preocupa-me pensar que pode ganhar Manuel Coelho, assim como Francisco Pacheco. Preocupa-me um pouco menos se ganhar Idalino, mas não creio que seja o canditado com o perfil que Sines precisa nesta altura para presidente até porque sendo socialista, vai estender muitas vezes o tapete vermelho ao governo e não vai reclamar, reivindicar, etc. Sines precisa de uma lista apartidária, e um projecto centrado apenas em Sines e na população que não seja submisso à politica e aos partidos.

Bruno Leal disse...

Concordo com L.R.
É inaceitável que as empresas que estão instaladas em Sines não contribuam para a construção de equipamentos sociais e recreativos. é verdade que recebemos da parte delas muito dinheiro, mas isso não basta, pois esse dinheiro pura e simplesmente desaparece nas mãos de uma autarquia endividada. Na impossibilidade de renegociar os contratos com as actuais, dever-se-á ter esse aspecto em conta, aquando do estabelecimento de novas empresas no nosso Concelho. Porém para além da ampliação desejada da Repsol, julgo que bastará no que diz respeito a petroquímicas, devemos sim apostar em pólos industriais mais amigos do ambiente, bem como no desenvolvimento de produção de energia através das ondas e do vento que em ambos os casos por aqui abundam.
Em relação à cultura julgo que estamos no caminho certo, e ai reconheço o valor deste executivo, porém somente nesse aspecto lhes reconheço valor, o que não é de todo suficiente. Ao contrário de alguns que comentaram o meu post sobre a quinzena da juventude, não acho que se deva trazer a Sines aquilo que a maioria quer ouvir, mas sim o que contribui para um cada vez maior acréscimo de cultura musical e artística a todo o concelho, porque sim, há artistas bons e artistas e maus e essa distinção tem de ser feita obrigatoriamente.
Acho que devemos estimular os jovens e menos jovens a apresentar projectos, quer de restauração, quer de diversão ou comércio, que possam ser avaliados de forma isenta, o que hoje não é possível, pelo executivo de forma a distinguir e apoiar aqueles que se destacam e que de alguma forma gerarão mais valias para Sines.
A Avenida de Sines tem de ser aproveitada e para isso deve-se chegar a acordo com a APS, sobre a forma correcta de a dinamizar, mas primeiro tem de se ter ideias. Não me parece má a ideia de pedir opiniões aos jovens na escola e mesmo aos universitários que se afastaram de Sines, reunindo e discutindo essas ideias por forma a alcançar algo de acordo com as pretensões dos jovens, que no fundo irão usufruir dessa zona.
Enfim, ideias há sempre e triste é quem não as tem, no entanto mais triste é aquele que não quer ouvir e mais triste ainda quem apoia quem é surdo mas infelizmente não é mudo...

Anónimo disse...

Ajuda das empresas?
Exemplo: a APS até ao Carnaval deixou de ajudar e participar, só porque a sua Presidente não gosta de Carnaval, e era já só no que esta empresa participava...ah, ainda colabora na poluição, ja me esquecia, águas estagnadas lançadas a norte do Cabo de Sines...
Avenida da praia com acordo da APS, para quê? Eu julgo que a avenida não é da APS...

Bruno Leal disse...

Ah você julga que a Avenida não é da APS? Acha que foi a Câmara de Sines que construiu esta avenida? Que símbolo é que aparece nas placas turísticas colocadas na avenida? Porquê tanta polémica quando se colocou a símbolo da Câmara nas mesmas? A quem é paga a renda pelos bares ali explorados?
A APS não contribuí para Sines? Desculpe lá, mas e a Repsol, a Petrogal e a EDP em que é que contribuíram até hoje?

Marius Herminius disse...

Meu Caro Luís Maldonado

Permita-me que discorde, neste aspecto:
Quem tem medo de avançar e/ou quem tem medo de se expor e de mostrar o que é capaz de fazer, dificilmente fará um bom trabalho.
No meio de tudo isto, onde fica a coragem?
Já alguém dizia que o fraco governante faz fraca a forte gente.
É isto que querem para Sines? Não me parece.
Se houver pessoas capazes, honestas e confiantes nas suas capacidades, não creio que seja o medo de se expor que as fará ficar na sombra. A não ser que esse medo sirva para disfarçar algumas incapacidades.
Se for o caso, é bom que mantenham esse medo. Pode ser que dessa forma abram caminho a quem de facto é capaz de assumir um projecto - sem receios - dos outros ou dele mesmo…

Anónimo disse...

Já que veio à baila a avenida vasco da gama já alguém pensou numa solução para o caos que é o trânsito ,de verão ,quando a avenida está fechada para ser utilizada como recinto de festas? e já alguém pensou naqueles que utilizam a avª para se deslocarem para o trabalho e são obrigados a dar uma volta "desgraçada" que lhes rouba tempo e dinheiro e esgota a paciência? e os visitantes que perdem por falta de sinalização adequada e ficam com a pior ideia possível da terra?

Anónimo disse...

Caro Bruno. Informe-se melhor.

A Avenida da Praia Vasco da Gama já passou para a administração da autarquia, precisamente porque está conseguiu um protocolo de permuta de terrenos com a APS. A CMS já está inclusíve a desenvolver um plano para requalificar a avenida que passa, por exemplo, pela supressão de duas das actuais vias de trânsito, passando o tráfego a fazer-se apenas numa via para cada sentido, e pela instalação de restauração e equipamentos lúdicos. A praia Vasco da Gama continua na posse da APS.

Quanto às empresas, relembro-lhe que a Galp, Refinaria de Sines, vai financiar em 6 milhões de euros o futuro complexo desportivo de Sines.

Anónimo disse...

Não sou apoiante de Manuel Coelho mas comparar ao chico ainda vai uma grande distancia, ora aqui vai:
Piscinas municipais onde crianças, jovens e idosos podem usufuir ,uma grande infrastutura.Requalificação do castelo com o museu, igreja das salas onde os turistas há uns anos atras quando se deslocavam a sines vesitavam o que? Cidade desportiva com apoios da Petrogal, onde não existe igual em Portugal e poderia enumerar muitas mais. como é natural ainda há muito mais por fazer mas para isso é precisso tempo!!!!

Anónimo disse...

também não sendo apoiante de manuel coelho e não me limitando a diz mal, também existe coisas que não podem passar em claro:

"Piscinas municipais onde crianças, jovens e idosos podem usufuir ,uma grande infrastutura."

As piscinas, projecto inicial do vasco da gama atletico clube, que manuel coelho na sua estratédia de esmagar a sociedade civil chamou a si, ficou áquem do previsto e proposto pelo PS, que previa uma área de fisioterapia e recuperação para a 3.ª idade. Depois foi entregue com o apoio do sr. albino (então confrade de MC) a uma empresa de fora em vez da empresa que tinha os melhores preços, cumppria os requisitos e era de sines;


"Requalificação do castelo com o museu"
a requalificação do castelo foi paga com o dinheiro da petrogal que dava para "três" castelos, quanto ao museu, deixa muito a desejar,


"igreja das salas onde os turistas há uns anos atras quando se deslocavam a sines vesitavam o quê?"
Se a igreja das salvas é o que temos para oferecer aos turistas, pobre oferta

"Cidade desportiva com apoios da Petrogal, onde não existe igual em Portugal e poderia enumerar muitas mais"
De facto não existe igual em termos de ser a Petrogal a patrocinar, vá-se lá saber porquê. A questão é se se trata de um equipamento necessário daquela dimensão e custo, numa altura que atravessamos. Este equipamento devia ser intermunicipal com sines e santiago.

De fcto MC fez algumas coisas por sines, ao fim de 12 anos e mais de 150 milhões de orçamento municipal.
Deste modo ser que fez o suficiente e necessário? e depois não basta fazer a qualquer custo, temos que pensar da forma que é feito, o CAS, ainda bem que foi feito, mas foi-o da melhor forma? com a melhor relação custo-beneficio?

Bruno Leal disse...

Aos 2 últimos anónimos,
Fiquei sem perceber se a avenida pertence à APS ou à Autarquia.
Pelo que me foi dito posteriormente, pertencem à Autarquia. Talvez por isso nunca tenha estado tão desoladora como nos últimos anos.
Quanto à Galp, há quantos anos estão a Galp e a EDP em Sines? Já era tempo e nesta coisas não me venham dizer que mais vale tarde do que nunca... Estamos cá para ver a derrapagem.
A piscina meu caro, podia ter vindo dez anos antes, não fossem rancores e politiquices foleiras por parte de gente que ainda por lá perdura.
O Castelo foi remodelado, está giro porque também o é por natureza, mas continua sem atrair as pessoas.
Posso continuar...

Anónimo disse...

Querem aplaudir MC pelas obras e betão em Sines, aplaudam o alberto joão jardim, também tem obras, mas é um tiranete. è isso que queremos?

Anónimo disse...

com as gestões que o vasco da gama teve gostaria de os ter visto a construir as piscinas, só se com os conhecimentos que existiam da parte da secção de natação na EDP e arranjassem os fundos.

Estação de Sines disse...

Independente a quem pertencem os terrenos e a obrigação de fazê-lo, visto numa perpectivas de cidadão que exige qualidade de vida, existe uma àrea em Sines, que até pelas suas condições naturais - luz, paisagem, etc, basta ver a frequencia ao fim de semana -, reúne as condições para fazer o tão necessário parque da cidade.

A àrea entre a marina e o clube náutico, utilizando a pedreira do outro lado da avenida como parque de desportos radicais - rappel, escalada, etc - e àrea de espectáculos. Recuperávamos uma área com resquicios industriais e o clube náutico, que não faz jus à figura do maior navegador de todos os tempos. Era o cartão de entrada para quem vinha de sul, complementado com uma ciclovia entre a ribeira dos moinhos e a praia grande, etc, etc, etc, coisas que tanta cidades e vilas por esses mundo fora já possuem e andamos nós a discutir algo que ainda levará uns bons anos a ser realidade se chegar a ser. Basta viajar um pouco, e já nem é necessário sair de Portugal.

Anónimo disse...

fazer estacionamento subterraneo no Largo da GNR, alargar os passeios da rua antónio aleixo, do lado da GNR e tornar a zona comercial de sines.

Acabar de vez com os ridiculos mercados de sábado de manhã.

Bruno Leal disse...

Ah! E a Universidade da 3ª idade é algo que deve ser estimulado e incentivado, assim como festas africanas e mesmo ciganas abertas, no castelo ou noutro qualquer local, que no fundo serviriam de impulso a uma mais fácil integração.

Bruno Leal disse...

Sempre em pé, gosto sempre de gente que diz o que pensa.
Por acaso acho que não vinha de conhecimentos na EDP, mas se viesse, era sinal que pelo menos alguém sabia apresentar um projecto de forma a que investissem nele...
E sim, o VGAC tinha tudo preparado para avançar, a propósito, e a gestão da Câmara? É boa? Uma boa gestão avalia-se por algo muito básico, temos que produzir mais do que aquilo que gastamos, a Câmara consegue-o?

amorais disse...

Transformar a zona entre a Marina e o porto de Construção nas Docas de Sines com a a implantação de uma discoteca e outros equipamentos turístico sociais.Colocar ao longo do calçadão da A venida bancos virados para a Praia Vasco da Gama com a altura suficiente para se ver o areal sentado.Construir uma faixa demarcada no calçadão para que os atletas das banhas tenham um registo de metros percorridos em suma um pedómetro.Colocar algumas fontes de água ao longo do percurso acessíveis aos atletas sedentos e acalorados.Construir um parque central com actividades lúdicas e culturais(ex:baile das velhas) no espaço ocupado pelo parque de campismo deslocalizando este para a Cadaveira.Reactivar o acesso pedonal para a costa do Norte junto ao farol caminho útil para os pescadores lúdicos.Asfaltar o acesso sul a sines junto ao alcarial.Colocar no verão os transportes públicos a fazer carreiras para a praia de São Torpes.Construir mais uma rotunda no fim da Avenida Humberto Delgado.E mais não escrevo porque como estrangeiro residente há 27 anos em Sines tenho muitas vezes a sensação que ando a pregar no deserto e já me vou cansando de tudo ficar na mesma depois destas euforias quadrienais passageiras em que até os Deuses da política local ficam apanhados pelo clima que se respira na terra dos caramujos.

Carmem Francisco disse...

Um esclarecimento ao Bruno Leal:
Ao contrário do que afirma, a Av. Vasco da Gama existente é obra da Câmara Municipal de Sines, apesar de a área estar incluída na jurisdição da APS. Através de protocolo assinado em 2008entre a Câmara e a APS, espera-se a publicação do decreto-lei que altera a área de jurisdição, devolvendo esta avenida à cidade de Sines, para que possa integrar o projecto da revitalização da zona histórica.
Quanto às concessões dos quiosques da praia, por acaso é ao contrário: a APS não só não paga por isso, como recebe as rendas dos concessionários.

Anónimo disse...

sabe bruno é complicado gerir uma cms penso eu, em que o vasco da gama do qual sou sócio com quotas em dia, recebeu mais de 500 mil contos e isto sei que é verdade, e não se viu nada feito. o dinheiro foi todo gasto no futebol. eu pratiquei desporto no vasco da gama e tinha que pagar as minhas refeiçoes enqunto no mesmo local o jogador de juvenis do futebol não pagava rigorosamente nada, a camisola era a mesma.
é por isso é que eu acho acitavel e com resultados à vista que o CNLA tenha aparecido, porque senão a natação assim como outras modalidades tinham acabado em sines.
Estou de acordo que tenha sido a cms que tenha feito as piscinas e também estou de acordo com o braz acerca do parque radical na zona da pedreira.
só falei da EDP, porque só se fala da Galp ou da Repsol.

Cumprimentos

Anónimo disse...

A Av Vasco da Gama foi construida pela Camara ?
De certeza ?
È que estar na posse não significa tê-la construido .
Quem souber que esclareça.

Anónimo disse...

Qual camara, acham que a camara teria eito aquela obra. Não só não a fez como a sua manutenção é da responsabilidade da APS - ou era com o novo acordo, não sei - mas se deixar de ser veremos o futuro daquilo, olha a camara com rotundas com fonte? vai ser bonito.

o que era da responsabilidade da autarquia era a recuperação da falésia e comparem lá o trabalho?

a ptopósito, então os taipais da descida da praia que era a rodio que ia fazer, há dinheiro para as festas, mas não chega para resolver aquilo?

o coelho é um flop, que tem que ser denunciado

Bruno Leal disse...

Sempre em pé, já deixou de dizer aquilo que pensa... Só falou na EDP porque se tinha falado na Repsol e na Petrogal... Não gosto nada de cobardes que não se assumem. Sabe? é que eu nunca falo nas entrelinhas...

Anónimo disse...

como não alimento polemicas, nem conversa fiada, fico por aqui,e é assim bruno não te admito que me venhas chamar nomes, conheço-te muito bem a ti e à tua familia, devias ter um pouco de respeito.
e fico por aqui

Bruno Leal disse...

Muita coisa devia ser mas não o é na realidade. Respeito tenho-o apenas por quem me respeita a mim e essa insinuação sobre a EDP... Enfim... Se me conhece ou não, é-me completamente igual. Mas tem razão, não alimentemos polémicas.

Anónimo disse...

Não estando minimamente interessado em cargos públicos,aqui vou divulgar alguns dos meus sonhos para a minha terra:Voltar a poder ir a um bom cinema-o que temos pouco ou nada funciona-ter um bom parque de merendas(limpinho)com tudo o que é necessário para nos sentir-mos bem e em paz...voltar a ter os pinhais da minha infância-limpos e com todas as arvores que têem vinndo a dasaparecer- ter espaços (sem ser obrigatório ir para o calçadão)para correr e andar de bicicleta sem correr o risco de ser atropelado-na costa do norte ao cantinho poder usufruir de uma piscina com direito à limpeza da mesma praia( que todos os anos está uma vergonha-só porcaria)-voltar ao meu velho parque de campismo-um dos melhores do nosso litora e que os camaradas deixaram(porque quiseram)degrdar-se ao ponto da miséria que está---e sonho dos sonhos...ter uma boa universidade para juniores e séniores.Pronto se eu consigo sonhar -alguém que comece com estas obras--nós os que aqui vivemos agradeciamos muito!

Anónimo disse...

E o turismo? Não se faz nada? Ou só se aposta no turismo em Porto Covo? Sines, Sines, Sines e a freguesia?

Anónimo disse...

Sem muitas palavras a após ter verificado que todos os comentarios são idalino convictos,"porque será?" penso que as pessoas ñ têm dois palmos de testa, porque sinceramente,Sines só poderá crscer com alguém sério,incorruptivel, com capacidaqde de gestão, e só pode ser com o nosso camarada xico.
Por isso Sineenses votem Xico Pacheco

blackbabdula disse...

Fazer um complexo desportivo desta envergadura para que?se à certos senhores na camara que rebentaram com metade das modalidades praticadas em Sines...E so pa dizerem que tem um complexo desportivo moderno?...

Anónimo disse...

Já agora quais são as modalidades que acabaram?

Anónimo disse...

1º Melhorar o abastecimento de água.
2º Asfaltar as ruas (com asfalto).
3º resolver os problemas de sinalização e estacionamento.
4º Resolver o problema da limpeza das ruas e jardins ( transformados em WC caninos).

Podem parecer pequenas coisas e não são certamente obras para a posteridade, mas representam uma melhoria para a qualidade de vida da população.

Sineiro disse...

Criar condições de mobilidade para deficientes(inadmissivel uma pessoa em cadeira de rodas ter que circular na estrada porque é impossivel circular nos passeios),canil municipal com condições e em local apropriado,recuperação dos edificios junto ao Forte do Revelim(zona que parece não pertencer a Sines!!!Ou será da APS?Ou é da Marinha?).
P.S.-Somos Sineenses,Sinienses ou Sineiros?

Anónimo disse...

Aceitando o desafio de dizer o que faria para tornar Sines uma cidade onde poderia apetecer viver, sugiro:1) salvaguardar a av. Vasco da Gama com as características que actualmente tem; é verdade que essa avenida passou para a posse do município e espera-se o pior do plano de requalificação da CMS - ou será plano de desqualificação? Aquela que é um ex-libris de Sines e deixa maravilhados os que nos visitam já sofre atentatos durante o verão, ficando fechada durante mais de um mês por ocasião das "tasquinhas" (alguém pode explicar os benefícios de tal evento para Sines e sineenses -não falo dos donos das ditas tasquinhas?) e do FMM, mais o tempo necessário para repor (mais ou menos) o que se estraga por essas ocasiões, agora com o plano da cms vai ficar completamente destruída. A avenida é um oásis de calma para quem nela, ao fim da tarde ou ao princípio do dia, passeia e faz exercício. A cms quer estreitá-la e nela colocar restaurantes (e as condições sanitárias?), prevendo-se que essa pretensão a transformará também num parque de estacionamente de quem não abdicará de ir ao restaurante ou ao café no seu carro. Adeus sossego. Querem restaurantes e espaços lúdicos? apostem no espaço da marina e clube náutico e respeitem a avenida, para que todos possamos sonhar que estamos em Nice, na promenade des anglais, mas sem os hotéis, que a barroca os não admite ao nível da praia..., Incentivem o aproveitamento dos espaços existemtes na ribeira de baixo, incrustados na própria barroca - acho que tais espaços são do município e alguns estão desactivados há anos, com um triste aspecto de abandono e sujidade que devia envergonhar os respectivos inquilinos -já lá existe um café, que poderia ser transformado num espaço mais moderno e atraente, com a ajuda dos sebhores arquitectos municipais; 2) TRÂNSITO -alterem o trânsito na R. Marquês de Pombal - já que o CAS matou o comércio da zona histórica, não deve separar Sines em dois, o que acontece com a impossibilidade de se percorrar a MP desde o Rossio até à Av. 25 Abril; ponham semáforos para segurança de peões e condutores; revejam os sentidos normais de trânsito das Ruas João Soares/Boavista /20 de Abril/travessa do vasco: prevendo-se que depois da obra em curso na R. Boavista o trânsito se volta a fazer como antes,um desgraçado que suba a R. 20 Abril só pode virar à esquerda e seguir pela trav. do vasco, voltando ao ponto de partida, i. é, à Marquês de Pombal; sugiro que a Rua João Soares tenha o sentido de trânsito oposto ao que agora tem (o que teria como consequência aliviar a rotunda das finaças da aglomeração de carros a entrarem nela vindo de ruas muito próximas entre si, com os riscos inerentes, tb devidos à pesporrência e igorância de quem circula na Humberto Delgado e está convencido que por isso tem prioridade sobre a Rua João Soares, mesmo que ainda não tenha chegado á rotunda):3) façam passeios na Rua Marquês de pombal, outrora a rua principal de sines e que está uma vergonha; tirem o estacionamneto do largo Afonso de Albuquerque; façam um estacionamneto subterrãneo no largo ao lado da CMS /IOS, destinado ao público em geral e a todos aqueles que tem de tratar assuntos na CMS - sugere-se uma saída pedonal desse parque próxima da CMS; introduzam o estacionamneto temporizado; cuidem dos jardins existentes - e já agora que os autarcas tenham vergonha de ter em frente aos paços do concelho aquelas palmeiras magnifícas aviltadas pelo estacionamneto aí exsitente - façam aí um jardim, da mesma forma que deveria retomar a função de jardim aquela coisa agora gravilhada no largo Ramos da Costa, onde joguei á bola na relva na década de 60 do séc.XX agora oficialnete rendida ao sr. carro, morta que foi, pouco a pouco, por incúria ou intencionalmente, a relva...;arranjem os espaços ajardinados da descida da praia, que estão miseráveis; façam um jardim no largo João de Deus assim valorizando as salgadeiras, e façam tb um parque de estacionamneto subterrâneo sob esse jardim. Agora reparo que a CMS só pensou em fazer um estacionamento subterrâneo no único sítio onde "jamais" (ler à francesa) deveria ter pensado - debaixo do CAS (alguém acredita que algum carro lá conseguirá estacionar, mesmo com as máquinas a retirar água 24 horas/dia? 4) salvaguardem o mercado municipal, seguindo o exemplo de Lagos, fazendo-lhe obras de manutenção, limpando-o, cuidando dos espaços envolventes, em vez de pretenderem cavar ouro com a venda do respectivo espaço para mais uma centena de aprtamentos (alguém já pensou na inerente pressão de tráfego numa zona tão central e tão perto de estabelecimentos de ensino?), incentivem a criação nele de pequenos espaços de restauração, onde as pessoas possam tomar o pequeno almoço antes ou depois das compras (se o IKEA vende pequenos-almoços compostos por um sumo, uma salada de frutas, geleia, pão de diversas qualidades, queijo e café a € 1,50, será que está a perder dinheiro? e se não está, será que essa "receita" não poderia ser importada para o mercado municipal, onde há tanto espaço vazio? nem é original, pois de certeza`haverá quem se lembre do café do Mercado da Ribeira: organizem no MM um espaço onde os pais possam deixar os filhos enquanto fazem compras; 5) limpem as ruas - e fiscalizem melhor quem está encarregado de o fazer, pois é inconcebível que nos horários de 2ª a 6ª feira não se consiga (?) limpar as ruas e depois os respectivos funcionários trabalhem ao domingo (horas extraordinárias, como é bom de ver...).6) Asfaltem as ruas e reparem os passeios 7) Baixem a taxa do IMI, pelo menos para os espaços comerciais, pois a riqueza é gerada pelo investimento, e o que a CMS deixaria de receber por força do IMI receberia de outra forma, com a intensificação da actividade económica. Já vai longa a resposta ao desafio, e fico por aqui por falta de tempo, mas tenho mais sugestões.Só espero não aborrecer os meus caros confrades bloguistas
M.P.D. Aguiar

sempre em pe disse...

Aqui vai um sentimento de revolta para o Sr Aguiar, depois de tanta escrita chega-se à conclusão que em Sines está tudo mal.
Olhe Sr Aguiar parece que também há coisas boas.
Dizer mal é facil, querer as coisas feitas é legitimo, mas também não querer pagar tem outros nomes.
Roma e pavia não se fizeram num só dia e na minha maneira de ver só um grupo que não tenha que estar sujeito a obrigações partidárias poderá ter um projecto para o futuro do concelho sem ter pedras na engrenagem.
Um tem que obedecer aos Srs do governo, o outro às linhas do partido, ao menos deixem ver o que vai ser apresentado por este grupo de pessoas.
Acredito que a lista que eles vão apresentar será tudo independente e com uma mentalidade que permitirá ao nosso concelho se modernizar, enriquecer e desenvolver rumo ao futuro.

Anónimo disse...

O anónimo das 3:54 conclui que eu disse que em Sines está tudo mal, e por isso "manda-me" um "sentimento de revolta". Não é porém capaz de criticar o que eu disse, e muito menos de apontar uma (uma só!) das "coisas boas" que "parece" que também´há em Sines.
O que eu concluo do texto do senhor(a) anónimo é que ele(a) é um coelhista, ou pelo menos quer que os independentes (e até agora só se perfilaram os chefiados por Coelho)tenham oportunidade de "modernizar, enriquecer e desenvolver rumo ao futuro" o nosso concelho, até porque "Roma e Pavia não se fizeram num só dia".
Oh senhor(a) acorde!
Há quantos anos é que o Coelho preside à câmara?Há tantos que dava, pelo menos, para fazer Roma e Pavia e, para descansar dessas empreitadas, podia mandar tapar alguns buracos dos passeios de Sines, e se não fosse muito incómodo, já agora, "fachavorzinho" também podia mandar pintar passadeiras para peõs na Marquês de Pombal, na Av. 25 de Abril, na Rua Emmérico Nunes, etc, só de brinde... Quer dar-lhes mais uma oportunidade para fazerem o que já deveriam ter feito?! Ou quer dar-lhes mais uma oportunidade para fazerem obras megalómanas que hipotecam o futuro de Sines em vez de se preocuparem com a qualidade de vida de quem aqui vive? Por acaso o sr. anónimo já foi a Barcelona?, ou a Oviedo? se não for muito viajado e/ou achar que não se deve pensar em grande, pelo menos já deve ter ido a Santiago do Cacém - e comparou a qualidade de vida existente nesses sítios com a de Sines? Não me interessa se o Proença é do PCP; até podia ser do CDS ou monárquico. O que me interessa é que se chega a Santiago e se sente bem estar e tranquilidade em quem anda nas ruas limpas e sem buracos, se sente respeito pela traça histórica da cidade, e em Sines isso não acontece. Culpa de quem?
Por último, não percebo a questão do "não querer pagar ter outros nomes". Quem não quer pagar o quê?que outros nomes?
E já agora não deve, sem mais, assumir que eu sou o "sr. Aguiar", pois posso muito bem ser a "sra. Aguiar"...Schuss!
MPDAguiar

Anónimo disse...

Qualidade de vida em Santiago do Cacém ... EHEHEHHEHEH esta é de facto muito boa ... de facto os sineenses estão gastos ... qualidade de vida em Santiago do Cacém ... valha-nos ...Santiago é um atraso de vida ... nem quero querer que este post seja de um sineense ...

Anónimo disse...

36 comentários e ninguém fala na necessidade de construção de um novo Centro de Saúde, há tantos anos anunciado. Vamos esperando...
E já agora, gostaria de ver uma estrada em condições no sentido de Porto Covo (a que vai por dentro, não a que vai ao longo das praias).Uma Câmara que aposta tanto no Turismo, devia ter vergonha de ter estradas assim.
Lembro-me ainda do espaço circundante ao CAS que espera para ser arranjado, e enquanto espera vai servindo de urinol público.
Muita coisa hà ainda por fazer em Sines e não me parece que um grupo de "independentes" liderado por alguém que esteve ligado 30 anos ou mais a um partido político, nos possa ajudar.

Anónimo disse...

Diz o anónimo das 10:16 que Santiago é um atraso de vida. Pois então vamos ver: quando o distinto anónimo quer ir à discoteca aqui na zona, vai onde? ao hospital, vai onde? fazer fisioterapia, tirar radiografias, ir ao tribunal,tratar com a PT (sem ser do meo), vai onde? fazer o copo de água do seu casamento num espaço em que caibam mais que os noivos, os padrinhos , os pais e o gato, vai onde? meter combustível BP (sempre têm um cartão que dá uns tarecos), vai onde? Já reparou no número das agências de seguradoras em Sines e Santiago? e empresas de gestão de condomínios?´
Sim, Santiago é um atraso... É por causa deste bairrismo que ningu~em quer ver que em Sines estão as indústrias poluentes, e quem nelas trabaha e não pode daqui sair, e no município de Santiago vivem os que trabalham nas mesmas indústrias em cargos superiores e não estão para suportar tanta poluição (parece que é o caso do Idalino). Consequentemente, é também no município de Santiago que se fixam os serviços.
É necessário inverter a situação, e para isso a pior atitude e fechar os olhos.
MPDAguiar