Se eu entendi bem:
-A investifinatur no âmbito das cedências previstas no loteamento, considerou o terreno em que o Clube Desportivo e Recreativo do Porto Covo construiu o seu Campo de Futebol e instalações;
- existirá um acordo com a CMS e o Clube, em que mediante a cedência de outro terreno e construção de novas instalações, este entregaria o terreno que hoje ocupa;
- durante anos o processo de loteamento tornou-se um caos administrativo e judicial, recentemente desbloqueado (legado de Manuel Coelho);
- com o novo loteador, regressou a necessidade de disponibilizar o terreno que hoje o clube ocupa;
- através de um despacho da autarquia, o clube teria 15 dias para "entregar" o terreno á autarquia;
- obviamente o clube alega que 15 dias não são suficientes para serem criadas as condições para manter a sua prática desportiva, ou seja pretende sair mas somente quando tiver as novas instalações disponíveis;
- de forma a suspender a decisão autárquica, avançou com uma providência cautelar.
Isto, se eu entendi bem.
Nesta sequência o actual Presidente da Assembleia Municipal e candidato pela CDU, Presidente da CMS à época dos acordos iniciais de cedência para construção do campo, marcou uma Assembleia Municipal para discussão desta problemática. Onde? Adivinharam, no Porto Covo.
Se o Presidente da Assembleia Municipal de Sines pretendia:
- que a população do Porto Covo aflui-se em massa à discussão;
- promover a discussão acesa entre os deputados da CDU e os dissidentes da CDU;
- levar o actual Presidente da CMS e candidato Independente a enervar-se e perder as estribeiras e consequentemente alguns votos;
conseguiu, e o candidato da CDU também.
Pelo meio registe-se, a intervenção de figuras menores desta peça que tomaram a palavra, a ausência de vereadores e de alguns deputados municipais, com destaque para Idalino José, candidato do PS e uma moção a apelar à continuação das conversações entre a autarquia e o Clube de Porto Covo, aprovada por maioria com três esclarecedores votos contra dos - ainda - deputados da CDU.
Francisco do Ó, conduziu Manuel Coelho para a emboscada. Este corajosamente apresentou-se, para jogar fora de casa e em campo dificil. Fê-lo com habilidade, até perder a calma e com ela a razão, claramente traído pela sua personalidade. Confirmou-se acertada a estratégia da CDU, que parecia vacilar perante os argumentos de Manuel Coelho.
A reter:
- Manuel Coelho que na apresentação como candidato Independente, falou na necessidade de discussão alargada com todos os partidos de questões estratégica para Sines, ao que parece nesta questão nem os vereadores do PS participaram nas conversações com o Clube de Porto Covo. Ou não pratica o que apregoa, ou ao soltar as amarras mudou de opinião.
- clarificação da posição dos deputados da CDU, conforme previ aqui na estação seria 3 os dissidentes. Confirmou-se.
- Ao memorizar o papel politico-eleitoral que a Assembleia Municipal podia assumir nestas eleições, errei redondamente. Ingenuamente menosprezei a mestria com que Francisco do Ó utiliza os instrumentos politicos à sua disposição e a sua inteligência emocional, para gerir sentimentos, próprios e alheios.
Notas pessoais:
A politica tal como a vida tende a repetir-se, embora assumindo novas formas e actores.
Trago tatuado na memória, assembleias municipais épicas, em que nós deputados municipais do PS, capitaneados pelo Prof. Fragoso cantávamos legitima vitória, apesar desta ficar surda entre as quatros paredes do salão nobre dos Paços do Municipio. Confirmar-se-ia depois que caminhávamos de vitória em vitória até à derrota final.
É verdade que Manuel Coelho poderá ter saído eleitoralmente "amachucado" desta batalha, como provavelmente ainda sairá de outras, mas a história recente da politica siniense, já nos ensinou que a a vitimização é terreno fertil que já deu fruto e não se enjeita a parir de novo.
Uma trapalhada inicial "permitida" por Francisco do Ó, resolvida por Manuel Coelho que poderia capitalizar eleitoralmene, para de seguida criar outro imbróglio, que Francisco do Ó, pretendendo encontrar a solução, procura obter dividendos politicos. Jogo de xadrez entre os dois, com os restantes partidos e a população de Porto Covo, sempre ciosa do seu património, a assistir.
26 comentários:
O manuel coelho foi trucidade, foi vergonhoso, o helder botou faladura à la jerónimo de sousa, e o fernando ramos descobriu-se de porto covo.
o helder para o comité nacional, o fernando para a junta de porto covo, e sines resolvia dois problemas.
uma amostra do que nos espera na campanha.
o psd em silêncio
o ps ganha em tar calado e ausente (bem fez o idalino)
o chico e o colega a comerem-se como os grilos do palma soares.
não podem perder todos.
à medida que a campanha avança, e os acontecimentos se precipitam, quero deixar uma mensagem:
tão culpados são os péssimos candidatos e o paupérrimo espectáculo, como culpados são os que tinham condições para resolver os problemas de sines e se ausentam. Como é o caso do sr. braz
È verdade. Manuel Coelho recebeu este triste legado, e outros, mais que a população desconhece.
Dê-se tempo.
Gostei do post. Espero que não sirva para ofensas pessoais, mas sim para criticas construtivas. Afinal está em causa uma questão que envolve todos nós enquanto municipes.
Uma municipe
Sinceramente penso que o M. Coelho ontem assinou a sentença de morte no Porto Covo.
O Grupo Desportivo do P Covo para mim tem razão em não querer abandonar as actuais instalações sem ter as outras prontas , aqui é que a CMS meteu a pata na poça,sabia que isto ia acontecer e ñ se precaveu, agora são sopas depois de almoço.A CMS diz que os terrenos são dela o clube diz que são dele, quem tem razão?
A justiça o dirá, esperemos.O que eu penso é que o clube devia de entrar em entendimento com a CMS , porque sem a ajuda da CMS o clube não tem hipotese de sobreviver.
Eu desculpo o Helder porque o mocinho pensava que estava num comicio do PCP , aquele discurso foi vergonhoso, ah o Sr. Mecha a dizer ai Dr. Coelho " você tem cá uma lata" tão amigos que eles eram.Já agora se alguém me souber explicar agradecia, o que é que o Chico do Ó anda a fazer no Porto covo todos os dias? Tem residencia lá?vai lá fazer campanha? vai lanchar ao Marquês? vai dar milho aos pombos no largo do Marquês? O homem não sai daqui ....
quem anda a meter a pata na poça é a cdu e o sr francisco pacheco, pelo que fez no ultimo mandato só ilegalidades devia era estar calado.
vou deixar aqui uma nota:
ainda não há dois anos o pcp queria por o sr francisco pacheco fora da concelhia agora já é bom, assim como o mesmo sr era inimigo pessoal do sr ex vereador que aparece como seu braço direito.
A POLITICA É UMA VERGONHA.
com a idade que tenho, conheço bem o passado do sr francisco pacheco e posso dizer que estranhei ele aparecer aqui no porto covo num dia em que havia uma reunião de direcção do clube, e já cá tinha aparecido (no primo xico) no fim de semana.
DEVE TER VINDO ENGANAR AS PESSOAS CONTRA O COELHO E FAZER ALGUMA PROMESSA COMO FAZIA ANTIGAMENTE, pois é xico nós já te conhecemos e bem, aqui do porto covo não te safas.
quanto ao coelho o melhor é vir reunir-se outra vez com o clube e esclarecer de uma vez e com calma as coisas, com entendimento tudo se resolve.
Quanta valentia há nestes comentários!
Dizem o que querem mas não têm coragem de o assumir.
Estes "anónimos" tanto podem ser 10 como pode ser sempre a mesma pessoa que, a coberto do anonimato, vomita o que muito bem lhe apetece.
Se a minha opinião serve para alguma coisa, peço aos "donos" do blogue que proibam comtentários anónimos.
Quem quiser opinar que dê a cara.
Mais um belissimo post e pleno de oportunidade. Parabéns. A questão é pertinente e dáva para várias leituras. Aguardemos o desenrolar dos acontecimentos, mas é muito preocupante.
Lamentavelmente mais um clube a ser joguete nas mãos de Manuel Coelho. Este senhor sempre pautou a sua actuação por tentativas, muitas delas conseguidas de subjugar as colectividades e as suas direcções às suas funestas pretensões. Quem não se lembra do que aconteceu com o Vasco da Gama há alguns anos? para não falar de outras situações acontecidas com outros clubes.
Enfim uma vergonha, a que nós sineenses vamos ter que por cobro.
Quanto a Chico Pacheco, essa raposa velha, com a escola do PCP, a que nunca terá coragem de renegar, é efectivamente o principal culpado de tudo o que aconteceu em Porto Covo com a Investifinatur. Num país em que as leis funcionassem provavelmente teria sérias contas a ajustar com a justiça.
Mas atenção, há outro moço, muito jeitoso, que também tem sérias responsabilidades em tudo isso, O actual braço direito do M.C.
É A ULTIMA VEZ QUE VENHO A ESTE BLOG, EM BREVE VOU-ME IDENTIFICAR-ME AO BRÁZ,E É COM GRANDE TRISTEZA QUE VEJO O TIPO DE DEMOCRACIA QUE AQUI EXISTE, SE FÔR PARA FALAR MAL DO COELHO É POSTO NA HORA POIS SÃO CONSIDERADAS ADJECTIVOS AS PALAVRAS ESCRITAS, SE TOCAR NALGUMA COISA DOS COMPANHEIROS OU OPOSITORES AO COELHO É CENSURADO.
ISTO É AO NIVEL DO SOCRATES.
DESCAMBAR PODE, SE FÔR CONTRA O ACTUAL E FUTURO PRESIDENTE DA CMS MANUEL COELHO.
Pessoalmente acho que foi um acto de genio. Politica meus amigos, e' assim que se faz. E o El Presidente mostrou que ainda nao sabe tudo.
So' espero que no fim, o Clube nao fique prejudicado e que parte dos ganhos do loteador seja entregue de uma forma directa ou indirecta ao clube e respectivos cidadoes de Porto Covo.
O Caranguejo.
Boa tarde:
Como sempre e quando posso não falho uma AM e lá estive no Porto Covo. Sala cheia o assunto era do interesse de todos, tendo ficado devidamente esclarecido que havia um acordo que a câmara não quer ou não pode cumprir, ou seja o assunto não foi devidamente acautelado e como se esperava o Sr. Presidente perdeu as estribeiras e mostrou-se mais uma vez dificilmente suportavél quando as coisas não lhe correm bem como foi o caso. Creio que não terá grande espaço no Porto Covo a partir de agora.Mas ele é mesmo assim ofende quem não concorda com ele, e quem não está comigo está contra mim. Pode continuar assim, mas isso paga-se caro já nao tem a enorme almofada da CDU a protege-lo. Agora é a CDU a ataca-lo, coisas dos tempos que correm, e dai o tom comiçieiro usado pelo jovem deputado Helder da cdu, novo demais para ser considerado um ortodoxo, mas contundente quanto baste com o seu anterior camarada. Pena que o Sr. deputado e muitos mais deputados da CDU tenham talvez a memória curta pois á poucos meses atrás eu próprio foi ofendido pelo Sr. presidente e não vi muitos deputados da CDU demarcarem-se (excepto o Sr. Pr. da AM e o Dep. Espadinha, que pessoalmente demonstraram estar contra)das ofensas do Sr. Presidente quando esteve em causa apenas e só uma opinião minha acerca do funcionamento da Câmara, opinião que qualquer pessoa pode ter. Quero lembrar ao Sr. Deputado Helder que vivemos em democracia.
Esta AM em Porto Covo veio demonstrar que o que vem ai em termos de discução VAI SER DURO. Vai ser exclarecedor ver os dois principais responsaveis por aquilo que Sines é, a degladiarem-se e a atirarem culpas um para o outro, como alias já ficou bem patente nas ultimas duas Ass. Municipais.
Não se esquecam das promessas que ambos fizeram ao longo de anos e anos, dos compromissos que conjuntamente através da CDU não cumpriram, tenho cópias dos programas. O que faz falta em Sines é da vossa inteira responssabilidade, convem não esquecer.
Até logo,
M.Lança
Pois é Sr. Márius Herminius o senhor tem razão, tanto anonimato cobarde, até já enjoa.
A avaliar pelo seu nome o Sr. deve ser aquele Cônsul de Roma, filho de Agripina e neto de Caesaris Augusto, mas uma coisa é certa, toda a gente o conhece nesta República.
Mas isto por aqui é uma anarquia completa, cada um vomita o que quer desde que não ofenda a integridade pessoal de ninguém e os moderadores lá vão permitindo, qual Senado de Roma.
Mas meu amigo o maior prejudicado disto tudo ainda sou eu.
Manuel Coelho
Pois é o Sr Marius Herminius, é de facto um homem de coragem. Mas cobardia não lhe falta pois acusa outros de anonimato e faz igual figurinha. Compre Primperan para deixar de vomitar como os outros.
Quanto a opinar vou faze-lo, mas como não vou ofender ninguém, vou continuar no anonimato com uma mensagem;
Votem MANUEL COELHO, é uma pessoa integra e com muito a dar a Sines.
Anónima
O Braz não tem coragem de acabar com o anonimato neste blogue, pois isso significa perder as largas dezenas de visitas que têm diariamente e isso, num blogger com claras aspirações políticas futuras, é impensável.
Não só temos comentários anónimos, como autores anónimos, caso do Twitter.
Isto é salutar.
MAnuel Coelho , que tanto criticava os blogs ( nomenadamente o meu) já tem um,e, mais espantoso ainda, JÁ FAZ COMENTÀRIOS ASSINADOS!!! ( espero que não seja um outro qualquer MC)
Quanto ao post: a situação a que chegou esta estória deste clube só espelha a ineficácia das gestões autarquicas sinienses, tantos anos para descobriri que existia uma situação dúbia e pouco clara quanto a esta situação? è claro que existiram demasiadas boas vontades , mas de boca, e pouco de concreto. Não sei quem tem razão. Penso que devem ser os tribunais a deliberar essa parte. Mas o facto é que nestes trinta e muitos anos desta associação nada se fez para que fosse esclarecida a situação e beneficiada a mesma, tal como os outras associações do concelho.
è aqui que reside a diferença, NÂO EXISTIA NINGUEM DA CDU nos comandos desta, porque senão já tinha sido feito qualquer coisa ( era um clube mais rico...)
Que se clarifique, a bem das pessoas de Porto Covo.
P.S. Srº Drº Manuel Coelho, para que tenhamos a certeza que é realmente o autor dos comentários assinados Manuel Coelho, crie uma conta Google e com uma foto sua sem ser " oficial".
Subiu uns pontos na minha consideração (mas politicamente, ainda são negativos).
Pedro ventura ( sem dúvidas)
Este Márius Herminius , faz-me lembrar o Forasteiro , que para aqui vinha sempre reclamar com o anónimos , como se toda agente o conhece-se desde pequenino, este é outro ou secalhar o mesmo.
Se a minha opinião serve para alguma coisa, peço aos "donos" do blogue que proibam comtentários anónimos.
Quem quiser opinar que dê a cara.
É preciso ter uma lata para dizer estas coisas, onde é que viverá este Márius Herminius , saiu-me cá uma encomenda, oh homem comente à vontade desde que não ofenda que me interessa a mim se você é anónimo ou Márius Herminius (que ninguém conhece)
acabar com os anónimos para quê??
para começarem os nomes falsos?
Nas actuais instalações desportivas do Clube Desportivo de Porto Covo, o que o plano de urbanização prevê é uma zona de espaços verdes para recreio e lazer, sem viabilidade para construção.
Este plano foi aliás aprovado em Assembleia Municipal, perante deputados de todas as forças políticas, pelo que não deixa de causar estranheza, ou talvez não, que alguns deputados da assembleia estejam agora a empolar uma situação que eles próprios aprovaram.
Sou da opinião que autarquia de Sines e Clube Desportivo de Porto Covo devem chegar a um entendimento mútuo, pensando no que realmente interessa nesta questão, o futuro de Porto Covo, sendo que isso implica cedências múltiplas.
A autarquia deve comprometer-se a construir noutro espaço um novo campo e pavilhão desportivo para Porto Covo, não para o clube (os clubes não devem ser donos das infraestruturas deportivas em terras tão pequenas), no mais curto espaço de tempo possível.
O clube deve entender que o que está em causa é tornar Porto Covo mais atractivo e disponibilizar-se para sair já das actuais instalações desportivas, asseguradas as condições já mencionadas.
Pedro, Sines.
Penso que a pessoa que assina como Manuel Coelho não é Manuel Coelho, o presidente da autarquia.
Se tivesse algum comentário a fazer ao post, certamente o faria da mesma forma que fez anteriormente, enviando-o para o administrador do blogue.
O Braz deve ter mais cuidado nos comentários que aprova.
Assim se vê como uma personagem que aterrou em Sines como "campónio",dito pelo próprio em entrevista à SIC,pode fazer de mal em somente 8 anos.Sinto-me envergonhado por ser sineense.Como é possivel acabar com as nossas colectividades sabendo o Sr. Manuel Coelho que estas são o fruto e a dedicação de muitos dos que lutam pelo interesse da nossa terra?Tenho a certeza que com Francisco Pacheco de novo na Presidência voltaremos a sentir orgulho em pertencer à lindíssima cidade de sines.Espero que esta campanha corra de forma correcta, como Francisco Pacheco nos ensinou ao longo dos 21 anos que esteve na Câmara.
Anónimos, não se ofendam!
Eu apenas quis dizer que associo a palavra "Anónimo" a anonimato; a algo que parece não ter pai nem mãe; a algo que alguém diz mas que não quer assumir e,pelos comentários que tenho lido, o anonimato assenta que nem uma luva.
Se os "Anónimos" nada têm a esconder, inventem um nick qualquer e, com o tempo, acabamos por o considerar como se de um nome se trate. Tem mais uma vantagem: Servirá para verificar a coerência do mesmo.
Concordam? Vá lá, não custa nada...
Aproveito também para dizer que não vivo em Sines e só entrei nesta querela trazido pelos "Anónimos", como poderão comprovar. Questiúnculas partidárias há em todo o lado, especialemente em ano de eleições.
Termino desejando que Sines se desenvolva, de forma sustentável, para contento da sua população e independente da força partidária que ganhar.
porque é que o xico deve de ir como nº1?, quando têm um quadro tão competente, educado e bastante social como o sr engº albino.
é de certeza a pessoa mais competente que lá têm, séria e honesta, deixem-se de dinossauros e metam pessoas como deve ser.
Esclarecimento:
Li com a exigida atenção o primeiro comentário identificado, como Manuel Coelho, vi a leitura, que continua a pensar de correcta, de um anónimo demonstrando que o nome com que assinamos um comentário não é necessariamnete verdadeiro, podendo um anónimo assumir a identidade pretendida. Para reforçar esta ideia, terá utilizado o nome Manuel Coelho, que ironicamente até poderá ser verdadeiro.
Alguns comentário seguintes ironizaram a situação, outros francamente fico na dúvida se pensaram que o autor seria Presidente da autarquia.
Contudo, mais tarde alguém enviou um post supostamente do Gabinete da Presidência da CMS, assinado Manuel Coelho. Aqui não resta dúvida que mesmo uma pretensão mensagem irónica - confesso que não me lembro do seu teor - envolve a usurpação de identidade alheia.
Porque sou o único culpado quer pela permissão/publicação e por tardar na sua remoção, aqui fica o registo do meu pedido de desculpas ao visado e aos visitante que possam ter sido induzidos em erro.
Porque o seu a seu dono: o Dr. Manuel Coelho, sempre que se dirigiu a este blog na qualidade de Presidente e/ou representante da autarquia fê-lo via mail devidamente identificado.
Enviar um comentário