quinta-feira, 12 de março de 2009

Post 1001

Com este atingimos o post 1001.
Olhando para os primeiros posts, já percorremos um longo caminho.
A Estação de Sines começou devagar, com mais post que comentários, de forma lenta mas consolidada fomos crescendo, em visitantes e comentários.
Da indecisão inicial, passámos para um rumo definido: um blogue local, de divulgação, mas principalmente de opinião, que assume causas, e que tem por finalidade fomentar a participação cívica e o diálogo, influenciando a opinião pública de encontro às nossas causas.
A qualidade não cresceu proporcionalmente com o desenvolvimento do blogue, pois desde a primeira hora que sempre fiz o melhor que sabia, e se algum incremento de qualidade existe, tal deve-se à experiência adquirida ou a alguns momentos de mais inspiração.
Entretanto passámos a ter colaboradores. Para diversificar as temáticas e as opiniões.
Dos momentos altos recordo de memória a entrevista concedida pelo presidente da autarquia, acontecimento invulgar num blogue, ainda mais de cariz marcadamente local; a polémica com a Escola Poeta Al Berto, que ultrapassou os 130 comentários publicados (quase outros tantos ficaram de fora); notícias da imprensa a referir a Estação de Sines; antecipação de acontecimentos, cuja previsão ultrapassou a mera sorte ou acaso; são aqueles que ocorrem imediatamente.
Nem sempre fomos felizes ao longo dos mil posts, seja pelos comentários que aceitámos, pela pertinácia dos temas escolhidos ou omitidos, e também, apesar de mais raramente, por algumas opiniões, que hoje seriam diferentes.


Temos consciência, pois não somos hipocritamente modesto, que hoje a Estação de Sines é o blogue mais importante de Sines, quer pela dimensão, reflectida na notoriedade alcançada e no número de visitas diárias, que várias vezes ultrapassa as 600, quer pela influência que vamos assumindo na sociedade siniense. Se é certo que a mesma pessoa pode fazer várias visitas, também é certo que por 600 vezes naquele dia alguém sentiu a motivação de vir visitar a Estação.

Os comentários enviados são simultâneamente, um dos pontos fortes, pela quantidade, e fracos pela qualidade geral, sem prejuízos de comentários que valem bem mais que muitos posts. Com a dúvida de que muitos comentário não deveriam ter sido publicados, seja porque nada acrescentaram ao post, ou comentários anteriores, seja porque caminham sobre a linha da injúria e da ofensa, seja porque subtilmente pretendem lançar a suspeição, também é certo que muito que ficariam de fora por este critério, acabaram por revelar-se pertinentes e legítimos. Onde começam uns e acabam outros, ainda não descobrimos e nunca ninguém descobrirá. Certo é que doravante passaremos a ser mais exigentes com os comentários, e enquanto até agora só não era publicado o que era claramente ofensivo e injurioso, passaremos a publicar somente os que acrescentem algo ao publicado e que claramente não sejam ofensivo ou injurioso.

Quanto aos anónimos - mais de 90% dos comentários - continuarão, pois um dos objectivos deste blogue é precisamente dar voz e espaço a todos que por algum motivo não o fazem, seja por medo, vergonha ou preguiça, sabendo que com isto pagamos o preço de dar voz também aos cobardes. Ainda assim, ficamos com o lucro de permitir que falem os que estão impedidos.

Continuaremos a ser um ponto de encontro, de diálogo e de opinião, e menosprezar a nossa importância é um erro tão grave como atribuir um relevo que também não possuímos, pois somos "apenas" um blogue.

22 comentários:

Luis Maldonado disse...

Parabens ao Estação de Sines, é sem dúvida o melhor blog do alentejo... e não só...

Anónimo disse...

A estaçao se Sines,foi e é um dos acontecimentos melhores para a nossa terra. Apesar de estar-mos comentando sem indicar-mos a nossa origem,estamos trocando ideias o que é muito bom.Parabéns a todos vós,os que depois de um dia de trabalho ainda conseguem dar mais a quem está cá deste lado.Bem hajam.

Marius Herminius disse...

Eu sou novo por aqui mas estou a gostar.
Os frequentadores deste blog dão luta, até pelo facto de a maioria dos comentadores serem anónimos, mas que alternativas há? O post 1001 coloca muito bem esta questão e eu acredito que o tempo se encarregará de separar o trigo do joio.
Até lá, que haja paciência, sem desânimo.
Cumprimentos aos moderadores.

Anónimo disse...

Da decisão de publicar ou não determinado comentário, não poderemos apelar a uma "alta autoridade" para a blogosfera Sineense?
É que isto decidido assim, o que "para uns é mau, para outros nem por isso"
No entanto, sempre há aquela máxima que resta a qualquer um:
Quem não está bem, muda-se!

Anónimo disse...

Acompanho a blogosfera desde 2003, quando foi o seu boom, deparei-me com a estacão de sines, quando esta atingiu durante vários dias do mês passado o 3.º e 4.º lugares dos blogues mais visitados, entre os que usam o shinystat (contador de visitantes)em todo o mundo, na rubrica sociedade. Caso raro na blogosfera portuguesa. No entanto não sendo de sines, este blog pouco me diz, excepto a sua qualidade.

Anónimo disse...

estamos perante um trabalho de qaulidade,feito por amadores,no seu tempo livre. a isto chama-se trabalhar para a sociedade.

parabéns.braz e tiago e restnates colaboradores

Anónimo disse...

Entre os 1000 post existem coisas más e desnecessárias,mas centenas de trabalhos exemplares, que tem que se exaltar, gostemos da nossa terra, quantas terras terão blogues assim.

Bruno Leal disse...

Parabéns Estação de Sines! Parabéns Braz!

Anónimo disse...

Lamentável que duas das pessoas mais válidas da nossa terra se tenham entricheirado em blogues, estação e pedra do homem, em vez de serem hoje candidatos,mas não se pode ter tudo

Anónimo disse...

Hoje a estação é o meio de comunicação mais válido e participado de sines, isto é um trabalho notável, reconhecido até por quem não gosta de ti, amigo braz.

Anónimo disse...

Mais do que um simples blog, a Estação de Sines é hoje um importante fórum de discussão e confronto de ideias sobre Sines. Os anonimatos são uma consequência natural de uma terra pequena como Sines, onde quase todos se conhecem e onde existem grandes dependências que inibem um assumir de posições e ideias especialmente as que são contrárias ao status quo dominante. Os meus parabéns à equipa da Estação em particular ao António Braz, o seu mentor, e votos de muitos anos de vida.

Anónimo disse...

"...a polémica com a Escola Poeta Al Berto, que ultrapassou os 130 comentários publicados (quase outros tantos ficaram de fora)..."
E que possivelmente merece um novo post um dia destes.

"...Dos momentos altos recordo de memória a entrevista concedida pelo presidente da autarquia..."
Efectivamente foi para o blogue um momento alto. Já para o presidente...

"...Os comentários enviados são simultâneamente, um dos pontos fortes, pela quantidade, e fracos pela qualidade...."
Não concordo, existem muito bons comentários.

"...Entretanto passámos a ter colaboradores. Para diversificar as temáticas e as opiniões...."
Alguns foram escolhas acertadas e efectivamente são uma mais valia. Outros são "agentes" de descaretrização do blogue, logo uma menos valia para o mesmo.

Uma opinião. Nos ultimos dias o volume de posts publicados foi quanto a mim exagerado, levando a que alguns temas não tivessem a atenção que mereciam. Penso que deveriam rever este ponto.
No final, parabéns.

Anónimo disse...

Bráz, um abraço falamos hoje à hora de almoço e já tenho quase a certeza de quem te mandou aquilo.
deixo-te uma pista é alguem preocupado com o tacho, só que tem uma diferença eu não preciso e ele precisa, anda fragilizado.

parabéns e continuação de um excelente trabalho para todos.

toca do zorro disse...

Parabéns !
espero que faças mais 1001x100 :p

Estação de Sines disse...

"...Os comentários enviados são simultâneamente, um dos pontos fortes, pela quantidade, e fracos pela qualidade...."
Não concordo, existem muito bons comentários.

Tens toda a razão, não me fiz entender. Da imensidão de blogues, existe talvez 15 a 20% são de grande qualidade, pela opinião, visão e apresentação da idéia. E só estes, emsmo que anónimos, já compensa a existência dos restantes que nada acrescentam.
Entretanto rectifiquei o post, neste aspecto e ealguns erros ortográficos. Que não sirva de desculpa, mas de atenuante, a amioria dos posts são escritos depois de várias horas de trabalho e por vezes a pensar na corida diária que ainda não fiz, e por vezes falha.

Obrigado pela chamada de atenção

Anónimo disse...

Muitos PARABÉNS caro Amigo Bráz!

Tens estado MUITO atento aos acontecimentos do nosso concelho.

Continua assim

Maldini disse...

Parabens António!! o "nosso" blogue é fantástico.

Tenho a esperança de publicarmos este ano a conquista do campeonato pelo Vasco da Gama e a derrota da CDU.

Abraço

Anónimo disse...

Parabens ao Braz pelos seus post's e aos seus colaboradores.

abraço e não parem

Anónimo disse...

GRANDE BLOGUE sim senhor!!

Informa, explica, lança o debate e da a conhecer as falhas da nossa "vila".

concordo com o martins, VASCO CAMPEÃO e CDU derrotada (finalmente)

Anónimo disse...

Depois de um dia de trabalho por vezes maçudo é bom pensarmos que á nossa espera temos este espaço para troca de ideias--é bom e por favôr não o estraguem! Parabéns a este pessoal que faz o melhor blog alentejano.

Anónimo disse...

é bom poder dizer o que se pensa neste blog,só é pena que a sua autonomia esteja muito dependente do pedra homem aliás depente dos interesses do engº guinote e isso para mim é pena,é mesmo pena

Estação de Sines disse...

"é bom poder dizer o que se pensa neste blog,só é pena que a sua autonomia esteja muito dependente do pedra homem aliás depente dos interesses do engº guinote e isso para mim é pena,é mesmo pena"

?????????????????????????????