segunda-feira, 23 de março de 2009

Porto Covo ou o Sítio do Picapau Amarelo



Marmelada de banana, bananada de goiaba
Goiabada de marmelo
Sítio do Pica-Pau amarelo
Sítio do Pica-Pau amarelo

Boneca de pano é gente, sabugo de milho é gente
O sol nascente é tão belo
Sítio do Pica-Pau amarelo
Sítio do Pica-Pau amarelo

Rios de prata, pirata
Vôo sideral na mata, universo paralelo
Sítio do Pica-Pau amarelo
Sítio do Pica-Pau amarelo

No país da fantasia, num estado de euforia
Cidade polichinelo
Sítio do Pica-Pau amarelo

Giberto Gil


A presença dos políticos por bandas do Porto Covo, pavilhões desportivos que inflacionam de € 200.000 para € 600.000, condomínios privados em domínio público, campos de futebol vendidos, loteamento com o número de fogos a aumentar diariamente, equipamentos públicos pagos por conta de adiantamento de taxas municipais de outros loteamentos, e mais um conjunto de acontecimentos próprios das negociatas imobiliárias, a corrida ao ouro dos tempos modernos.

Não sei o que corresponde à verdade e o que pertence à fantasia, onde começa a ilegalidade ou fica apenas no eticamente incorrecto, mas basta uma, uma apenas das muitas tropelias que me contam os envolvidos neste processo, - seja como proprietários, promotores, compradores, construtores, ou outros interessados-, para já ser muito mau.

Depois de ouvir as rocambolescas histórias, no caminho para casa só me ocorria a música e a história de uma série que marcou diversas gerações, o Sitio do Pica-Pau Amarelo. Parece que cabem lá todos os personagens, "no sitio do Pica-Pau Amarelo tudo é possível. A fantasia se mistura com a realidade..."

Sobre o sitio do pica-pau amarelo ver mais aqui, sobre o Porto Covo ver no local ou esperar uns anos.

18 comentários:

Anónimo disse...

pois fique sabendo que aqui no porto covo, tudo o parece é. o presidente depois de encher sines de betão, virou-se agora para o porto covo, segundo ele a jóia turistica do concelho, que em menos de um sopro dará cabo de tudo.

temos que nos unir para não permitir, uma coisa é o plano aprovado, outra é o que pretende fazer, defendendo-se sempre que o plano está aprovado.

SR MANUEL COELHO ESTÁ MUITO ENGANADO, PORTO COVO NÃO É SINES, NÃO FARÁ AQUI O QUE FEZ EM SINES.

Anónimo disse...

existe de facto um pavilhão que um construtor faria por pouco mais de 200.000, mas a autarquia pretende fazê-lo por 600.000.
é verdade que o terreno do campo de futebol já está vendido, agora o novo terreno ainda não está assegurado, e o presidente à rasca para receber o dinheirinho, que os cofres da camara estão à mingua.

é verdade que muitos proprietário virão diminuir a àrea de construçaõ e outros aumentarem enormemente.

é verdade que o porto covo nunca mais será o mesmo, imaginem as mesmas praias, com mais 4 ou 5000 camas, ponham esses turistas nas prias e vejam a nova albufeira.
resta uma esperança que as chaminés debitem fumo negro sobre o porto covo - a área mais poluida do alentejo - para que os compradores abram os olhos.

isto parece o petroleo e a droga na guiné, de repente voltou tudo a estar interessado no porto covo.

Anónimo disse...

é esta a proposta turistica do movimento SIM, o ps só não ganha se não souber.

A vitória está a um passo de quem for sério. E isso ninguém pode tirar ao idalino

Anónimo disse...

Estou curiosa, expliquem-me lá isso da venda do terreno. Eu não sei de nada, não vi nada.
Já agora esclareça.

Anónimo disse...

anónima das 11.06, o braz explica a história no post da assembleia de porto covo, que se resume ao afacto da camara de sines ter vendido os terrenos do clube de futebol, sem ainda ter assegurado a futura localização.

Anónimo disse...

Mas existiu alguma escritura?
È a isso que me refiro.

Anónimo disse...

Parece que o presidente da camara e seus vereadores são bastante amigos dos construtores civis. será que estes são recompensados, ou será que é tudo em prol do desenvolvimento do concelho.

Anónimo disse...

Votem no Manuel Betão Coelho e qualquer dia nem falésias nem árvores encontram no concelho.

Anónimo disse...

Posso acrescentar ( e não é boato) que no dia anterior à assembleia municipal de porto covo o MC contactou os promotores dos empreendimentos em porto covo, a ver se algum disponibilizava terreno para o pavilhão desportivo... para depois apresentar na assembleia como uma vitória.

Anónimo disse...

tá a saque.

Anónimo disse...

Mas este manuel coelho não é o mesmo que levou por diante a pavimentação do largo M. Pombal, e que para facilitar ou agradar ou o que se quizer deixou que os bancos de jardim publicos tivessem que ser adientados e ficassem ao sol, já que as arvores não podiam ser mudadas? Não repararam ainda? Para facilitar quem?
Não é o mesmo que prometeu como o chico tambem, eram da mesma lista, a reparação dos acessos a Porto Covo? Não repararam ainda na vergonha em que estão a estradas?
Digo e repito são farinha do mesmo saco e está ESTRAGADA.
Até logo.

Marius Herminius disse...

A ser verdade o que se diz por aqui (no blog), Porto Covo não mais poderá ser confundido com o sítio do Picapau Amarelo. Passo a explicar:
Os picapaus só existem se houver pau (de madeira, cuidado!) para picar. Ora, e devido à pressão urbanística, um dia destes só haverá areia e até esta ser engolida pelo mar, que as alterações climáticas estão aí, a bater-nos à porta.
Amarelo por quê, se a cor que se ajusta a quem permite este estado de coisas é o roxo, cor da VERGONHA?
Eu sugeria que Porto Covo passasse a ser o Porto Vermelho. Vermelho não de "comunista" nem de "benfiquista" mas sim o vermelho de RAIVA. Da raiva dos habitantes de Porto Covo, porque alguém lhes está a destruir algo que muito amam. Da raiva de todos aqueles que tentam proteger a Natureza contra os predadores, que se dizem racionais e inteligentes.
É tempo de as populações não deixarem nas mãos dos políticos aquilo que é de todos. Basta recordar que o "fulano de tal" hoje é presidente desta câmara mas amanhã poderá muito bem ser presidente de outra câmara qualquer. Se eles trocam de partido, com mais facilidade mudam de terra. É tudo uma questão de interesses...

Anónimo disse...

A CDU, onde estva o chico e o coelho, enlearam tudo no porto covo, com o art. 47. Mais tarde também por mérito do coelho, mas graças os governo PS e a CCDR, resolveu-se a situação. Para agora o Coelho baralhar tudo de novo, não sei se desta vez o PS tá disposto a limpar a cáca

Anónimo disse...

São muitos os que falam, mas poucos aquele que sabem realmente do que falam, que se informam, que lêm os documentos, enfim, que procuram fundamentar a sua opinião em algo mais que boatos.

O que está previso para a zona do actual campo de futebol e pavilhão em Porto Covo, de acordo com o PU, é uma zona verde de lazer, sem edificações. Este PU foi aliás aprovado por maioria na Assembleia Municipal de Sines.

Além disso, o presidente da câmara já disse recentemente à Rádio Sines que está disposto a continuar a dialogar com o presidente do Clube Desportivo de Porto Covo para chegarem a um entendimento que satisfaça os interesses de Porto Covo. Estas declarações estão aliás disponíveis a qualquer um, na página do programa de rádio no site do municipio.

Ninguém fala da importância de requalificar Porto Covo que, para ser um pólo turistico, necessita de melhores condições e este PU tenta resolver isso, na minha opinião.

A crítica deve fazer parte de qualquer processo construtivo de uma projecto; no entanto, tem de ser fundamentada. O boato, o diz que disse, o diz que ouviu não podem ser argumentos.

Bruno Leal disse...

"Além disso, o presidente da câmara já disse recentemente à Rádio Sines que está disposto a continuar a dialogar com o presidente do Clube Desportivo de Porto Covo para chegarem a um entendimento que satisfaça os interesses de Porto Covo."
Que queria que o Presidente Manuel coelho dissesse num período pré-eleições?
Já agora explique-me uma coisa, já que lê tantos relatórios e está tão bem informado, porque é que existe um clube chamado CNLA tendo acabado a natação do VGAC? Porque é que durante o mandato de Manuel coelho se cortaram fundos e meios a instituições facilitando-se outras com o mesmo raio de acção? Será que aí também houve diálogo?

Anónimo disse...

Caro Bruno.

Não leio relatórios, apenas consulto o que está disponível para toda a gente ler e ouvir.

Além disso, não gosto de tomar partidos fáceis, opiniar contra só porque sim. Gosto de tentar perceber todos os lados, isto porque acredito nas pessoas e na sua vontade de mudar as coisas, independemente dos erros que possam cometer, desde que os assumam e tentem corrigir.

Quando ao CNLA não me cabe a mim responder. No entanto, o que interessa é que ainda recentemente mais dois atletas do clube foram campeões nacionais, o que prova que, provavelmente, o CNLA terá mais vocação para se dedicar em exclusivo à modalidade do que o VGAC, que tem várias modalidades.

Quando aos subsídios, pelo que leio não me parece que tenham dimínuído. Existem é mais associações e mais subsídio depedentenes, que não conseguem arranjar formas de financiamento e de anagariação de verbas alternativa e complementares às verbas injectadas na autarquia.

Bruno Leal disse...

Tudo o que o CNLA está agora a fazer poderia ter sido feito utilizando o mui nobre nome do VGAC. Aliás, também houve campeões pelo VGAC...
Não quero retirar com isto valor a quem trabalha e lidera o CNLA, muito pelo contrário, mas este tipo de mudanças, ilógicas, tem sido comum em Sines nos últimos anos e só são explicáveis devido ao rancor com que Manuel coelho vê algumas pessoas. Sei bem do que falo, porque a natação do VGAC era auto-sustentável, dava até lucro, até que um grupo de dissidentes liderados pelo "decisor-mor", abandonou em litígio o clube e decidiu formar outro. A esse novo clube que sem sentido foi formado e apoiado, deu-se cada vez mais horas ainda na piscina antiga, retirando-as ao VGAC, até chegar ao ponto em que o VGAC tinha apenas as horas em que ninguém podia praticar natação ficando o CNLA com as horas nobres e rentáveis...
Acho que não preciso dizer mais nada...

Bruno Leal disse...

Agora vamos a ver, o Presidente do Clube Desportivo de Porto Covo é alguém da simpatia de Manuel Coelho? Se sim tem sorte, senão azar...