quarta-feira, 4 de março de 2009

Investimento em Energias Renováveis

O ministro Manuel Pinho convidou hoje os empresários alemães a visitar Portugal e a descobrir, em particular, oportunidades de negócio nas áreas das energias renováveis. O apelo foi feito pelo Ministro da Economia na abertura do seminário económico que decorre em Berlim, no âmbito da visita de Estado do Presidente Cavaco Silva à Alemanha.
Vale a pena ir a Portugal para ver o que se está a passar na área das energias renováveis”, assegurou o ministro.“As empresas alemãs estão presentes nos sectores com maior potencial de crescimento” e têm funcionado como “alavanca tecnológica do país”, mas há novas áreas de negócio estão de despontar com grande potencial.
Manuel Pinho elencou uma série de exemplos de “sucesso”, como a Autoeuropa, Bosh, Siemens, Continental e Enercom, e garantiu que Portugal está hoje melhor equipado, do ponto de vista das infra-estruturas e da qualificação dos recursos humanos, para consolidar novos investimentos. Ainda neste contexto, o ministro sublinhou o caminho percorrido pelo País na consolidação orçamental, afirmando que, no ano passado, Portugal foi dos poucos países do euro que apresentou um défice aquém do limite de 3% do PIB.
Realço essa facto aqui porque sei que a Alemanha – e bem - dá toda a importância à reforma das finanças públicas”.
Idêntica mensagem foi passada por Basílio Horta, presidente do AICEP, que garantiu estar disponível para apoiar “todas as iniciativas bilaterais que possam conceder um valor acrescentado para minorar os efeitos da actual conjuntura”.
Para além de ter destacado as renováveis, Basílio Horta convidou ainda os empresários alemães a visitarem o Porto de Sines e as infrastruturas que lhes estão associadas.

Sem comentários: