quarta-feira, 11 de março de 2009

Francisco do Ó Pacheco candidato da CDU



A Comissão Concelhia de Sines do Partido Comunista Português (PCP) anunciou através de comunicado que o candidato da CDU a presidente da Câmara Municipal de Sines, nas próximas autárquicas é Francisco do Ó Pacheco.

Francisco do Ó foi presidente da Câmara Municipal de Sines entre 1977 e 1997 e presidente da assembleia municipal de Sines de 1998 até à actualidade. De acordo com o comunicado “a CDU enfrenta a próxima batalha eleitoral autárquica com enorme confiança. Confiança alicerçada no trabalho realizado no município de Sines ao longo de mais de trinta anos por centenas e centenas de cidadãos eleitos nas suas listas”.

Apesar de já ser conhecido o candidato CDU, oficializou-se a terceira previsão certeira aqui da Estação. Aguardo pela confirmação do candidato do PSD para apresentar a minha análise aos candidatos e tentar uma breve entrevista via mail e posterior publicação no blogue.

38 comentários:

Fundamental e o Acessório disse...

Regresso ao passado. Novas ideias?
Melhor gestão? Capacidade de fazer Sines um concelho evoluido?

O Francisco do Ó é o lado mais anti-progresso do PCP local, deixar estar é o lema. Não creio que o mesmo tenha capacidade fisica ( leia-se saude) para se aguentar até ao final de um mandato ( a acontecer...), infelizmente para este.
Quando à capacidade politica e "jogo de cintura" já se viu que é mais "rapasa matreira" que o Manuel Coelho.
Em demasiados anos deixou um mercado Municipal que cai à fente de todos, deixou uma fatura pesada ao sucessor, uma ZILII no melhor sitio de Sines, uma "bandalheira" na gestão do património Municipal e acima de tudo deu muito a muita gente, mas deu o que não era dele, era do Municipio.

Não creio que seja de novo Presidente de Câmara.
Se for, abdicará para o nº 2 Albino, fazendo aquilo que o PC quer, manter o "testa de ferro" do comité nacional.

Anónimo disse...

"O regresso do que nuca foi" bem podia ser o slogan de campanha da CDU.

Sim, é possível um futuro melhor, mas não com o Francisco Pacheco.

Anónimo disse...

AQUI VAI O NOME DO Nº2, 3 E 4 PARA O EXECUTIVO DA CMS PELA CDU:
Nº2 ALBINO ROQUE
Nº3 CRISTIANA
Nº4 JOÃO DAMAS

ASSEMBLEIA MUNICIPAL:

CORREIA
MARTINHO
ANA DIAS

JUNTA FREGUESIA

ESPADINHA
ANAMARIA RASTEIRO
CORÉ

Anónimo disse...

A CDU quis aniquilá-lo, e agora é seu candidato?Esta candidatura é o grito do ipiranga da CDU , estão mesmo aflitos, também não tinham mais ninguém tiveram que recorrer ao mais provável.

Anónimo disse...

É quase como que desenterrar um morto. Mas é um bom exemplo de como a CDU/PCP não se rejuvenesceu nem se renovou em Sines, ao ponto de ter de jogar mão a candidatos que nada já têm para dar. Idalino, Coelho e Xico Pacheco representam o caciquismo e a velha politica de Sines. Sem ideias, e com os mesmos projectos de sempre alguns deles são apenas rectórica mandato a mandato. Para além do compadrio, dos boys, dos interesses pessoais que todos eles carregam consigo caso sejam eleitos. Com qualquer um destes candidatos, Sines retrocede em vez de se relançar neste milénio.

Anónimo disse...

Se o Albino estiver na lista não voto no Chico para desgosto meu.

Anónimo disse...

Tal como o PS a CDU não tinha grandes alternativas, sendo o Chico Pacheco o candidato de recurso. Diz a CDU que o candidato é conhecido e é, é nomeadamente conhecido por não ter sido capaz de durante o seu longo consulado resolver algumas das maiores carençias de Sines, situações que passaram para o actual presidente tambem da CDU e que de promessa em promessa continuam por resolver.
Por isso é mais do mesmo.
Sines precisa mesmo é de alguem que rompa com um passado recente de imobilismo e de estagnação. Sines tem condições para dar aos municipes uma qualidade de vida melhor. Quem é que vai continuar a acreditar em politicos que já provaram durante anos e anos não serem capazes, que desbarataram o dinheiro dos municipes contribuintes em obras faraónicas, não tendo resolvido nenhuma daquelas que verdadeiramente eram urgentes e que nos atiram para a retaguarda das cidades desenvolvidas.
Alternativas boas precisam-se.
ML

Anónimo disse...

Alternativa credivél e séria IDALINO a Presidente, os outros(CDU e MC) já lá estiveram e já vimos do que não são capazes, o PSD não tem a minima hipotese.

Anónimo disse...

Qualquer candidato que me convença de que vai cumprir as seguintes actividades terá o meu voto:

- manter o festival músicas do mundo;
- manter o carnaval;
- manter as ruas limpas;
- dinamizar o comércio local e a habitação na zona histórica;
- dinamizar novamente o mercado municipal, e a feira mensal - de facto com a descaracterizacao que as feiras e mercados tem sofrido neste pais, esta pode ser uma excelente aposta turistica regional, para os chamados passeios de domingo.
- acima de tudo um candidato capaz de bater o pé ao governo central, de mobilizar os municipes em prol de um Sines melhor. E capaz de me responder a estas simples questões:
- Quandos anos passámos (e passamos) nós sem um serviço médico publico e educativo em condições ?
- Quantos mais anos vamos passar ?
- Quanto custou a paragem da petrogal durante o último incidente ?
- Quanto recebe o nosso concelho destas empresas todas por ano ?
- Para além de postos de trabalho que trazem mais ? Saúde ?
- Aonde está o principio de poluidor pagador ? Poluímos em Sines e pagamos em Lisboa ?
- Quando custa um politico(para fazermos um mealheiro e o comprarmos) que seja capaz de mobilizar a população de sines de forma a dar um aviso sério ao governo central, de que aqui no nosso concelho tambem fazemos 'queijo limiano'. E como tal a Petrogal, EDP e outras do género, antes de comprarem queijo noutros locais, devem primeiro de o comprar a nós.

Tudo o resto que considero essencial, saude e educação e área social, não acredito que dependa inteirmente do poder local, e como tal... lá voltamos á política.

Por mim vou manter as minhas opções simples, apoiar estas pequenas acções locais. E alguem que me dê resposta a estas pequenas e simples questões.

Pois o meu objectivo é:
- saúde MUITA;
- trabalho MUITO;
- educação MUITA;
- diversão MUITA;

E um sem os outros perde muito valor.

Anónimo disse...

Quem diz que sines irá regressar ao passado ou ñ tem conhecimento do que fala ou a vida deste é triste e sem sentido.Se Francisco PACHECO Tem ou ñ tem saude para finalizar o mandato são os medicos que o podem informar en para o ser é preciso frequentar um curso e termina lo.Sinto que Sines neste momento precisa de uma pessoa que conheça a terra, as gentes, que vista a pele de todo os sineenses, e essa pessoa só poderá ser Francico Pacheco. Claro que irá juntar a ele uma equipa jovem e com capacidade para erguer sines desta escuridão que se foi apoderando ao longo destes 12 anos.Conhecendo como o conheço, Xico Pacheco leva tudo até ao seus limites,abdicando muitas vezes de si próprio.As vezes sinto que a maior parte das pessoas que usa a crítica ñ tem capaciade para se entregar aos outros da forma que os outros precisam nestes ultimos trintas anos. Só vi poucas pessoas em sines capaz de o fazer, e uma delas sem dúvida é Xico Pacheco,
Bem haja Xico,orgulho me de ti!

Anónimo disse...

espero que o autor do blogue "bras" aprove comentarios contra e favor de francisco pacheco

Anónimo disse...

Estou de acordo com o "A vida costa", a que juntaria o Engº Guinote se vier a ser candidato pelo Bloco de Esquerda. A câmara de Sines precisa de uma equipa completamente nova que pense este concelho rompendo com o passado e introduza uma outra forma de gestão. A câmara deve trabalhar com os sinienses e não para os sinienses e estar disponível para receber todas as sinergias e os melhores contributos da terra em vários dominios. Uma câmara aberta à população aceitando ideias, discutindo propostas, onde todos possam participar na reconstrução do concelho. Com estes candidatos, omnipotentes, omnipresentes, egocêntricos, alguns deles arrogantes, não vamos a lado nenhum.

Anónimo disse...

Na realidade, apesar da "abertura" pessoal e política dos últimos tempos, o Xico Pacheco é a face do conservadorismo "de esquerda" em Sines. A sua rivalidade pessoal com o Manuel Coelho acabaria por abrir-lhe agora uma "janela" de oportunidade para regressar á tona de água pela mão do seu partido, vencidas velhas quezílias internas.
Trata-se aliás de uma candidatura fraca, baseada apenas no jogo de cintura e na matreirice política, que mostra a anemia dos militantes do PCP na terra, a falta de alternativas, que obriga a qualquer coisa que mais parece um regresso ao passado.
Estará à altura da disputa quando o leque de candidatos dá,além de si, pelos nomes de um Coelho ou de um Idalino, mas quanto a qualquer ruptura com o sistema e com as políticas autárquicas velhas, isso, em relação a si ou aos outros citados, decididamente que não...

Anónimo disse...

Pasmo com alguns dos comentários daqueles que dizem conhecer o "Xico Pacheco"!
Eu confesso que não o conheço muito bem. Uma certeza porém eu tenho: Com ele as gentes de Sines, sem excepções, terão sempre em primeiro lugar.

Anónimo disse...

Meus amigos, são os candidatos que Sines tem. Temos que escolher um deles, não há outros.

amorais disse...

Desde que cheguei a Sines há 27 anos atrás que ando a ver passar navios e a minha opinião de ver passar candidaturas de 4 em 4 anos e em relação a esta é que o partido escolheu quem tem as melhores costas largas para pagar as favas políticas no caso previsível de um clamoroso falhanço desta equipa que se enganou no cabeça de lista que deveria ser o Roque o incendiário da cena política local.Quando um dinossauro volta á vida é porque o desespero de perder o poder é demasiado real obrigando o colectivo do partido que o candidato mesmo com problemas de saúde a arriscar a sua vida política e não só e o seu prestigioso passado autárquico numa manobra arriscada de resultados incertos.Também se pode pensar que esta candidatura pode ser uma forma de eleger o Albino o real número 1 da equipa por interposta pessoa sendo por isso uma candidatura fantasma.

Anónimo disse...

Realmente não tinha visto as coisas assim, mas tb pode acontecer que o Xico seja uma espécie de candidato lebre, para ao fim de algum tempo abandonar a câmara e deixar lá o Albino que como cabeça de lista não tinha qq hipotese de vencer.

Anónimo disse...

Será que é preciso ir à CHINA para ver isso?
O truque é esse mesmo, só quem não quer ver.
Se eles metessem o Albino à frente era meter a cabeça no cepo.E andavam eles todas as eleições a dizer que o PS não tinha ninguém e blá,blá, e eles quem é que tem?
Coitados são muito fracotes.

Eu voto PS

Anónimo disse...

Parabéns ao anónimo das 11.37 PM, Marco 11,2009.
Concordo com tudo o que disse finalmente alguem que pensa em sines!!!
Qualquer candidato que me convença de que vai cumprir as seguintes actividades terá também o meu voto.
LER O COMENTÁRIO DO AUTOR ANONÓNIMO.

Anónimo disse...

Chico Pacheco "o cafeteira" é uma farsa, como a maioria das pessoas que já se manifestaram o reconheceram. Farsa, porque apenas vai servir de trampolim para defeder os superiores interresses do PCP, ou seja eleger esse sr. Albino (que a maioria dos sineenses nem sabe quem é). O PCP deveria ter mais respeito por um homem que de um modo ou de outro já mostrou o que valia. E o que vale em termos politicos é muito, quanto ao que vale como gestor é mais uma utopia para não dizer um fracasso. Quem não se lembram dos papeis que desempenhou desde o 25 de Abril ao serviço do PCP, começando pela fábrica de tomate de Alvalade Sado (acho que ainda hoje lá não pode ir). Depois temos o embróglio da Investifinatur em Porto Covo, as ZILs de Sines, etc, etc, etc,. Geriu a autarquia nos tempos das "vacas gordas", em que o culpado de tudo o que de mau existia ou acontecia em Sines era da responsabilidade do "Gabinete". Vá de bandeiras pretas a clamar contra os bandidos do GAS. No entanto quando essa instituição foi reestruturada, deixou de bandeja na zona urbana de Sines imensos terrenos expropriados, que os seus donos bem reclamaram, mas que apenas serviu para a autarquia realizar bom dinheiro que esbanjou sem proveito visivel. Também foi uma gestão que pautou a sua actuação pelo facilitismo no apoio às colectividades de Sines, havia dinheiro para tudo e essas mesmas colectividades adquiriram o vicio de esbanjarem, pois o primo Chico logo resolvia. A sede do Vasco da Gama foi penhorada 2 vezes. Enfim o rol de veleidades que na sua gestão foi tão grande,irá sendo dissecada ao longo da longa maratona eleitoral sineense.

Anónimo disse...

A ideia do P.C.P. está à vista desarmada...só não vê quem não quer! Colocar o xico pacheco à frente da lista é um blaf e dos grandes...albino roque será quem vai liderar todo o movimento...como quem o conhece sabe que ele só se está servindo do partido para alcançar o que a sua ambição pessoal deseja---resolverem pôr a cabeça do xico à frente,mas quem vai mandar e desmandar será o albino que de comunista não tem nada! quem convive com ele vê logo a borguesia que ali está...não interessa a ninguém---sendo de esquerda assim não voto,não vale a pena--nada vai mudar.

Anónimo disse...

Se o albino está na lista do P.C.P. é sinal que estão todos muito mal e com este senhor de certeza que o partido não ganha---será à partida o idalino ou o coelho a ganhar--o albino está na luta politica só para tirar dividendos pessoais--não é da terra-não nos conhece-nós não estamos interessados em conhecê-lo--portanto faça um favôr aos sinienses--volte para a sua terra e candidate-se lá!

Anónimo disse...

Força Francisco Pacheco! Mais uma vez o partido comunista necessita do teu vasto e inestimável património eleitoral adquirido por variadíssimas batalhas politicas travadas ao longo de 30 anos. Parece que desta vez o teu opositor directo é um presidente sem identidade ou carácter político, deleitado numa ambivalência subjugada ao poder pelo poder, sem qualquer apreço pela doutrina, corrompeu a democracia, traiu os seus supostos “princípios” e desdenhou os compromissos assumidos com os seus eleitores. Obviamente, permanece no altar autárquico vilipendiado ao partido que o elegeu, apoderando-se do erário público para promover e desenvolver a sua candidatura às próximas aferições locais.

Mas sem receio não é caro Francisco, o princípio da verdade continuará a ser o teu legado, alicerçado às satisfações das necessidades colectivas, consubstanciadas pela democracia participativa e pluralismo. De facto, sou socialista, embora não partilhe dos teus ideais comunistas, ratifico as tuas acções como autarca, pela procura da significação da liberdade politica, nas preocupações e consequentes acções concretas pelos menos favorecidos e na perseverança pela sustentabilidade económica, social e ambiental de Sines. Já ganhaste! Pelo menos o meu voto…

Anónimo disse...

Esta cobardia demonstrada pelos anónimos e pactuada pelo “regulador do blog” aclara as formas vis e de gente fraca subjugada ao compadrio e à calunia do Sr. Coelho. Um Autarca de enorme reputação exemplar em todo o Alentejo como é o caso de Francisco Pacheco, desde o litoral ao interior difamado por formas pútridas de mentes em decomposição alicerçadas às dissonâncias de um Sr. Coelho (classificado como o pior autarca do litoral alentejano) que já há muito deveria ter sido banido da Cidade de Sines. A população de Sines agradece eternamente ao Francisco Pacheco pela honestidade, pelo trabalho, pelo pluralismo e consequente democracia que evidenciou nas suas acções ao longo destes 30 anos ao serviço do poder local. Podes contar sempre e para sempre com os residentes do Bairro Marítimo, por nós já ganhaste.

Anónimo disse...

O meu voto é teu Chico. Estou cansado das perseguições do Presidente Manuel Coelho a quem não concorda com ele. Parece que voltamos ao fascismo. Eu sei do que estou a falar porque trabalho na Câmara Municipal. Muitas vezes sou condenado ao assédio moral devido às retaliações que sou sujeito por pensar diferente. Existe muitos funcionários nesta situação na Câmara de Sines, só que têm medo de falar.

Anónimo disse...

Espero que ganhes amigo Chico, és filho da terra, só por isso e por seres um gajo porreiro voto em ti.

Anónimo disse...

Coelho para a rua. Viva o Partido Comunista de Sines, unidos vamos vencer, mas temos de ter cuidado com o PS.

Anónimo disse...

Não voto em defuntos políticos por muito boas vontades que existam para os desenterrarem, para os beatificar nem dou esmolas para mausoléus. Portanto o meu voto não vai para o Francisco Pacheco.

Anónimo disse...

Força Chico Pacheco estão todos a cuspir no prato onde comeram já se esqueceram de quem ajudou tanta gente em sines!!!De que nos serve o Centro de Artes apenas destrui a zona Historica e deixou a camara mais individada estes e outros disparates feitos no mandato de quem não é de Sines .Fora com o Coelho esse sr. tem destruido Sines.

Anónimo disse...

isto está animado, afinal o homem é mesmo poderoso até consegue com que a mesma pessoa com nomes diferentes escreva uns enormes elogios ao candidato da cdu.

não há dúvidas um excelente trabalho senão vejamos:

1 - artº 47 ilegalidade provocada por ele
2 - zil's armazéns dados aos amigos, alguns coincidiam ao lado do que já lhes tinha sido atribuido, agora estes que regulamentem
3 - promoveu funcionários à custa da amizade, podendo essas pessoas não perceberem nada do serviço que faziam
4 - governou no último mandato a cms a partir da varanda, desloquem-se à cms e peçam para ler os despachos, para verem quem os assinou
5 - persiguições do m. coelho? perseguido fui eu que enquanto não me encostou não descansou
6 - em reuniões preparatórias quem não aceitasse o que ele dizia, ele mandava subsistituir por outra que estivesse a favor dele


Portanto desculpem lá, mas em minha opinião não acredito nesta forma de fazer politica, ainda por cima caso ganhasse (o que eu não acredito), só fazia um ano de mandato e depois passa a pasta ao sr engº albino roque está tudo combinado

Anónimo disse...

És uma vergonha Venturinha. Eu sou socia democrata e votei em ti e agora apoias um comunista. Em ti nunca mais voto. Desiludiste-me. Honra o teu nome e demite-te da Assembleia e devolve o lugar ao PSD.

Anónimo disse...

O Francisco Pacheco, candidato da CDU nas proximas autárquicas diz hoje, numa entrevista ao Setúbal na Rede o seguinte:

"É necessário impor travões a toda esta captação de investimento estrangeiro para Sines”.

Basicamente,o que se depreende por estas afirmações é que o candidato da CDU defende que Sines deve dizer não a investimentos importantes para a região como a expansão da Repsol, a construção da Artenius, os investimentos estrangeiros no Porto de Sines, Áreas Logísticas e no Terminal XXI, a construção de algumas unidades Fábricas de Biodiesel, entre outros potenciais investimentos que os jornais têm vindo a noticiar, e que representam para a região mais emprego directo e indirecto e maior criação de riqueza.

Claro que é necessário que os novos investimentos assumam os compromissos ambientais necessários ao desenvolvimento sustentável de Sines, mas não devem ser postos em causa, e muito menos por serem estrangeiros, já que hoje vivemos numa economia de escala e de mercado.

Convém não esquecer que Francisco Pacheco, enquanto presidente da autarquia na década de 90, não aproveitou nenhuma das candidaturas de financiamento a verbas comunitárias, por não querer aceitar dinheiro desses gajos, prejudicando Sines que perdeu assim investimento fundamental para obras estruturantes no concelho.

Resultado: um pavilhão de desportos que pouco tempo depois tinha a sua capacidade de instalação esgotada e um mercado municipal com os problemas que conhecemos.

Anónimo disse...

O meu voto é para o IDALINO , sem duvidas o melhor candidato

Anónimo disse...

outra vez o xico para candidato?

Anónimo disse...

O meu voto é teu camarada chico, e o resto é conversa de gente mediocre e ressabiada dos independentes!

Anónimo disse...

Por vezes olho para este blogue e fecho uma falsidade enorme das pessoas, digo isto ñ de animo leve mas com as ideias deixadas por os anonimos que participam.Será que são "amigos" de Xico Pacheco?,concerteza que sim.Sei e tenho a certeza que todos os sineenses e friso sineenses, pois são estes que sentem a terra,e que á noite quando regressam a casa sentem se tristes com o estado em que Manuel Coelho e seus amigos a deixaram.Como é possivel pessoas que conhecem o nosso "cafeteira" dizerem que este esta engenar a população,que esta candidatura será entregue a Albino assim que for declarada a vitória da CDU,"pelo menos admitem que a vitória será de Xico Pacheco´e que MC esta derrotado.Tenho a certeza que estes "anonimos" e digo anonimos para ñ chamar outra coisa vão ter uma grande surpresa quando Xico Pacheco anunciar a sua lista.Sineenses vamos á luta ,vamos ajudar o nosso cafeteira a enfrentar esta batalha que pelo o que se esta a ver será dura, e só com a ajuda de todos conseguimos vence-la.Ñ podemos deixar que a nossa terra seja entregue a pessoas que ñ sabem sequer o prazer que é sentir o mar a bater nas pedras amarelas com a violencia que o caracteriza.Vamos lutar todos por sines,vamos apoiar o nosso Xico contra os abutres,
Xico és o meu orgulho,conta comigo para tudo

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

É bom que o defendas, pois deve ter-te apoiado bastante, é sempre ver reconhecido este tipo de acções. Já agora, falam de sinienses, de pessoas da terra,mas quem anda a rondar o PCP, para o tachinho, não são cá da terra, á execpção do cabeça de lista.
Já agora, sou morador do Bairro Maritimo, e esse Senhor que diz que o Bairro Maritimo está com o Chico, fale por ele, que eu saiba não lhe deleguei qualquer mensagem, fale por si, quem tem arranjado cá o Bairro é o Manuel Coelho. O meu voto vai para ele, quanto aos outros moradores, cada um sabe de si.
Já que se quer voltar ao passado, o Sr. Chico, pretende derrubar os predios do Quintela e do lobo para lá colocar novamente a fabrica da Conserva. Cuidado Brás com o andar da carruagem ainda ficas sem casa, sempre podes viver dentro de uma lata de sardinhas... e a Corticeira tambem é para reactivar?
E a Varanda do Oceano, no anterior local, também? Tem pernas para andar.