segunda-feira, 9 de março de 2009

FMM Sines 2009: Programa ganha forma

Drew GorenLee “Scratch” Perry, lenda viva da história do reggae e do dub é o primeiro nome confirmado pela organização do FMM de Sines. Actua no Castelo a 25 de Julho, no penúltimo dia de Festival.
Lee “Scratch” Perry junta-se assim aos italianos Circo Abusivo (data publicada no My Space da banda, já divulgada pelo Juramento Sem Bandeira) e aos congoleses Kasaï Allstars (alinhados para 23 de Julho, de acordo com as páginas da Crammed e da produtora Divano Prod, via Grandesons) para mais um cartaz que promete ser de grande qualidade. Apesar destes dois últimos nomes não terem ainda sido confirmados pela organização, é praticamente certo que vão marcar presença em Sines (a menos que o problema dos vistos volte a ditar o cancelamento da digressão do colectivo africano).

Lee “Scratch” Perry
«Incluído na lista dos 100 maiores artistas de todos os tempos publicada pela revista Rolling Stone em 2004, o contributo do seu trabalho como produtor, autor e intérprete de canções para o desenvolvimento e popularidade do reggae em todo o mundo não tem comparação com qualquer outra figura viva da música jamaicana.
Produtor de nomes míticos como Bob Marley & The Wailers, Max Romeo e The Clash, Lee “Scratch” Perry é considerado um dos primeiros “produtores-artistas” da edição musical moderna, ocupando nesta qualidade um lugar na história da música popular ao nível de pioneiros como George Martin, Phil Spector e Brian Wilson.
Determinante no nascimento do ritmo lento que ajudou a conferir autonomia estilística ao reggae em relação ao pulsar mais rápido do seu género ascendente, o ska, as experiências de Perry na mesa de mistura são também hoje consideradas consensualmente como fundamentais para que tomasse forma outra criação de génio da música da Jamaica, o “dub”.
Autor de dezenas de discos desde o final dos anos 50, merecem menção especial entre a sua discografia os álbuns históricos dos anos 70, como “Super Ape” (1976) e “Roast Fish, Collie Weed, and Cornbread” (1978), e a compilação “Arkology” (1997), através da qual muitos dos ouvintes da nova geração tomaram conhecimento do seu legado.
“Jamaican E.T.”, vencedor do Grammy para melhor álbum de reggae em 2003, e “Repentance”, nomeado para o mesmo prémio em 2009, são dois dos grandes triunfos da sua produção em disco na última década e a prova de que, mesmo com 73 anos completos quando se apresentar em Sines, a sua vitalidade criativa permanece intocada.
Depois de Black Uhuru com Sly & Robbie, em 2001, e The Skatalites, em 2003, Lee “Scratch” Perry é o quarto nome da história viva do reggae a pisar os palcos de Sines desde a criação do Festival Músicas do Mundo em 1999.»

20 comentários:

Anónimo disse...

É vergonhoso !!!!!Estamos em crise a CAMARA DE SINES é a 3º mais individada do pais... E continua a fazer investimentos de milhões com o dinheiro dos contribuintes sem dar nunca conhecimento a ninguem do investimento real nem da receita , já pensaram na quantidade do nosso dinheiro que ali anda!!!! Horas extraordinárias etccc e mais os 3 mil que pagam ao Sr.Carlos Seixas mensal para fazer o festival e fora o resto que nós não sabemos ...é uma vergonha depois os apoios aos clubes da terra,e associações culturais em que toda a gente trabalha em regime de voluntariado por amor a terra esse apoio é vergonhoso ...PESSOAL DOS CLUBES E ASSOCIAÇOES vamos meter o Coelho na toca!!!!O CHICO PACHECO E O ALBINO FORAM OS ÚNICOS ATÉ AGORA QUE CUMPRIRAM CONOSCO...

Anónimo disse...

Eu pensava que com a crise existente,O Presidente da Câmara tivesse ao menos por uma vez um pouco de consciencia e tentasse não gastar o dinheiro dos contribuintes, pois é através dos impostos que nesta terra s~so sempre pautados pelas percentagens máximas-que ele consegue ter a receita que tem- mas pelos vistos as receitas que vêm da contribuiçaõ das nossas casas e veiculos vai direitinha para as musicas do Mundo...asssim não vamos a lado nenhum. Este ano de eleições o desvario ainda vai ser pior,na ansia de ganhar o lugar da Presidência o Coelho vai mais cedo começar com os passeios, os almoços, porque vai ser a sua cartada---se os outros candidatos quiserem ganhar lá terão que começar também a distribuir almocinhos,viagens e o resto que é o normal,
Isto é uma VERGONHA.

Anónimo disse...

Que triste o pensamento do anónimo que me antecede.

O FMM é uma imagem de marca do concelho e traz a Sines e Porto Covo mais de 100 mil pessoas em 10 dias, que enchem hotéis, reataurantes, cafés, ajudando os nossos comerciantes e o nosso comércio, animando a cidade, dando--lhe mais vida e cor. O Tiago Canhoto, também colaborar deste blog, tem, de certeza, centenas de fotos que ilustram isto mesmo.

Além disso é uma homenagem ao nosso navegador e filho da terra Vasco da Gama, que foi um dos pioneiros no contacto com outros povos e culturas.

No que toca ao marketing territorial, o FMM Sines bem podia ser um case studie a nível nacional pelos impactos que tem e pela forma como projecta Sines. Pesquisem no youtube por Sines e vejam quais os primeiros resultados que aparecem, pesquisem no blogger search, entre outros, e perceberam a dimensão do festival.

Pode discutir-se se, este ano, face à crise, não devia o festival ter menos dias, mas nunca se pode pôr em causa a sua importância.

Curiosa a menção ao Chico Pacheco e ao Albino. O Chico Pacheco em mais de 20 anos de poder deu um pavilhão e um mercado a Sines. O Albino apenas fez um terço de mandato.

Anónimo disse...

É bastante engraçado ver este tipo de comentários, o que muitos deles são daqueles que por vezes "lambem" as botas do Sr. presidente porque convém, até papam muitos jantarinhos, fazem muitos passeios e até curtem o Festival, mas depois vem a má língua.
Onde e com quem é que Sines era conhecido a não ser unicamente por concelho com ar poluído, fábricas com fartura, etc.
Bem haja ter havido um presidente com a sua equipa que nos deu a conhecer aos 5 continentes pela cultura pelo gosto de se fazer mostrar que nós não somos incultos que somos capazes de ser grandes e de grandes eventos.
Colectividades e Clubes tem ajuda qb, pois isto do estar à espera que caia e não fazer nada para sobreviver tem muito que se lhe diga, também aí entraria o dinheirinho dos contribuinte.

Anónimo disse...

Não se preocupem com o investimento do FMM, pois tem apoio de muitos mecenas. Tem divulgado Sines a nivel nacional e internacional. Quanto aos valores pagos em horas e ordenados, considero que não devem ser objecto de discussão, pois é ganho com dedicação e com o trabalho realmente prestado, não resulta de negociatas que certo Vereador fez com alguns "amigos encarregados" para os ter na mão. aliás este assunto já foi divulgado por uma anterior chefia da CMS, que se identificou, não estou a cometer nenhuma inconfidência...
Apoio o Festival, foi um acto de coragem e por isso merece o meu Louvor o Sr. Presidente.
É normal que por actos de inveja e falta de competência o ataquem pois uma coisa e certa, foi até agora o unico Presidente que trabalhou em prol de todos e não em função de alguns. Tem Obra feita, não é preciso aqui enunciar quais, só não vê quem é cego. Criou muitos postos de trabalho, dinamizou a CMS em muitas vertentes, trabalha arduamente em prol de todos, nas instalações da CMS. Não faz atendimentos em cafés nem resolve problemas apartir de restaurantes no meio de petiscos com amigos; com esta atitude acabou é certo com alguns habitos do passado. Recebe todos os Municipes que com ele queiram falar. É um Homem do povo, tem popularidade. Efectivamente não consegue resolver todos os problemas da terra, só se fosse mágico.
Aceitam-se candidatos com poderes para magia, que consigam colmatar todos os problemas que aqui vejo diáriamente explanados no blog.
Por tudo o que referi sobre o Nosso Presidente, não me admira nada que seja uma pessoa que incomoda muita gente, mas para vosso desgosto há-de continuar a incomodar...
quanto aos nomes enunciados pelo primeiro anónimo, permitam-me que lhes diga, quanto ao primeiro tem mais jeito para a escrita, já foi Presidente, como já se disse a obra foi pouca. Quanto ao segundo nem perco tempo em falar pois não merece o meu respeito nem de quem esteja na sua perfeita consciencia.
O apoio aos Clubes e Associações é feito. Agrada a uns não agrada a outros, é normal, não se consegue satisfazer toda a gente. Já agora ao primeiro anónimo, gostaria de saber no que é que estes dois nomes que referiu, cumpriram com os Clubes e Associações, se todos os Donativos tem que ser aprovados pela Câmara, e não por um vereador.
Tenho dito.
Um Funcionário, sempre ao dispor para esclarecimentos que se julguem necessários em prol da verdade.

Anónimo disse...

Só mesmo esta gente para me fazer rir ....o Festival Músicas do Mundo tem trazido muita gente a sines,divulga sines mas a bom preço
Mas isso não dá o direito de a Camara gastar o dinheiro dos contribuintes sem saberem quanto se gasta e quanto se ganha.
E esquecerem que existem clubes e associações que ao longo de muitos anos tem divulgado o nome de sines a custo zero e ninguem lhes dá o apoio que merecem SINES NÃO É SÓ MUSICAS DO MUNDO!!!!

Anónimo disse...

É pá! Ao ler o ultimo post e a forma como está escrito, e lembrando-me do MC a falar, até parece que o estava a ver á minha frente.
Irra tenho de ir ao médico!

Anónimo disse...

DIZ LÁ O NOME DOS CLUBES QUE NÃO TÊM APOIOS?

MAS OLHA QUE A LANTERNA E CASAS DO MESMO RAMO NÃO SÃO CONSIDERADAS CLUBES.

AINDA TE DIGO MAIS O MAIOR PROMOTOR DAS DIVISÕES NOS CLUBES FOI O EX VEREADOR DA CMS.

UM DIRECTOR DE UMA ASSOCIAÇÃO

Anónimo disse...

Caro anónimo, não pense que estava a ver á sua frente o Sr. Presidente, pois tanto quanto sei e vejo aqui no blogue o mesmo identifica-se.
Já agora, uma vez que a CMS não dá nada aos clubes, deve ser o senhor que patrocina as sedes que a maior parte têm, as viagens que fazem quando representam os clubes e a cidade nas provas internacionais, que lhes apoia com subsidios, muitas vezes até com caractér extraordinário, faculta transporte, apoia quando pode na aquisição de viaturas (claro está que não podia comprar a todos), paga rendas de instalações, nalguns até as funcionárias entre outras coisas. Por todo este apoio que não é dado pela CMS no seu entendimento você deve ser uma pessoa bastante abastada. Mas já agora lhe deixo uma informação, quando quiser falar sobre coisas que não sabe, consulte as actas da Câmara que elas servem para isso mesmo, publicitar os actos que pratica, e todos estes apoios são aprovados pelo Executivo que está no orgão Municipal,(Câmara).

Anónimo disse...

Ao anónimo das 10:09 PM, Março 10, 2009:
O FMM é uma imagem de marca do concelho e traz a Sines e Porto Covo mais de 100 mil pessoas em 10 dias, que enchem hotéis

100 mil pessoas?
Nem comento asneira tão grande, deves de ser acessor do MC

Anónimo disse...

Ao anónimo que parece o MC a falar.
Começo a ter a firme convicção que é mesmo o MC! A disparar em todas as direcções, a misturar alhos com bugalhos, e a vangloriar-se de algo que não é mais que o dever de qualquer autarquia, só pode ser o MC.
Olhe que o pessoal por aqui não é tão facil de enrolar como as velhotas das lancharadas. A maioria do pessoal que por aqui passa faz algo que voce odeia: têm ideias proprias.
Não acredito que fique por aqui muito tempo.

Anónimo disse...

Bem como é possivel ler tantos disparates de gente que só ve a direito como os burros,a camara apoia os clubes e associaçoes de uma forma digna onde ...onde ..não vi nada estarei cego ????a unica coisa que fez foi ajudar a criar divisoes entre os mesmos...nao faz sentido a existencia do andebol futebol clube,nem do clube de natacao,nem da academia de ginastica ja existiam estas modalidades no vasco da gama e no ginasio clube de sines,ainda não entenderam que isso veio prejudicar em apoios e organizacão.
Bem quanto ao apoio em transportes aquele que a seguir envia a documento esta para pagar na camara ...
Tanto apoio que até chateia, as associacoes culturais e os clubes estao nas condições em que estão graças a vergonha de camara que temos ...MEUS SENHORES ABRAM OS OLHOS e voltando ao FMM se o investimento que e feito neste festival fosse algum para intituiçoes que promovem Sines á muitos anos e as pessoas trabalham horas e horas sem fim sem nada ganharem em troca ´,sim esses não ganham horas extrordinarias nem ordenados de 3.000.00 € por mes.
Sines tem pessoas que se preocupam com a terra mas não é Manuel Coelho isso vos garanto eu!!!1
Com todas as desculpas que o Sr.MC dá para justificar o facto de as empresas GAlP e outras darem o apoio em parceria com a Camara é mais uma forma desviar os apoios para o Festival Musicas do Mundo ACORDEM ABRAM OS OLHOS ESTAMOS TODOS A SER ENGANADOS

Anónimo disse...

Em relação ao FMM de 2009, propunha que para abertura, no Castelo de Sines, fosse convidado Rui Vinagre e a banda que o acompanha no seu novo disco.

Anónimo disse...

Amigo anónimo que apoia a inclusão do Rui Vinagre no FMM2009. Acredito que com qualquer um dos outros candidatos na presidência a sua ideia fosse aproveitada, com o MC e o "guru" da cultura que o orienta só a sugestão de tal já é ofensa.

Anónimo disse...

Mas quem é o funcionário que ganha 3.000.00€ por mês? Não sabia que ganhavam assim tão bem.

Anónimo disse...

Excelente ideia , RUI VINAGRE para a abertura no Castelo de SINES do FMM-2009.
O Coelhone para agradar é capaz de aceder á ideia, este ano há eleições.

Anónimo disse...

Vocês não sabem mesmo o que fazem com o nosso dinheiro....então peçam ao sr .Presidente contas do FMM Sines e quanto ganha o seu produtor e já agora perguntem também porque motivo organiza o FMM da Povoa do Varzim com os mesmos músicos que veem a sines e até o nome é igual... Isto é verdade o evento tem fotos net o tal senhor tem lá a sua foto ...A POIS ASSIM BEM PODEMOS PAGAR IMPOSTOS...

Anónimo disse...

Esse sr.é produtor, mas pensava que era funcionário,mais disseram-de que era o director do centro de arte, deve haver algum mal esclarecido, pois eu pensava que não havia funcionários das autarquias a ganhar 3.000.00€/mês.

Anónimo disse...

Sinienses não se deixem enganar o Dr. Manuel Coelho está jogar areia para os nossos olhos á muito tempo...Tentem saber mais sobre o Festival Musicas do Mundo que nada está claro ,quanto gastam e qual é a receita e obriguem a aquele sr.a prestar contas ao povo de sines tirem a limpo porque as vigarices são muitas. Não quer com isto dizer que o Festival não tenha qualidade mas o importante é fique tudo bem claro.Que sr.produtor ganha um grande ordenado eu tenho a certeza....

Anónimo disse...

acho engraçado a forma como se fazem algumas insinuações, mas todos podem fazê-las de animo leve eu aproveito e deixo uma situação no ar.
quem é que na cms e que tem ou tinha responsabilidades aproveita os pontos para o seu cartão para ir de AVIÃO para o estrangeiro de férias, pontos esses que são dos musicos que vêm ao FMM.

será o mesmo anónimo que anda a lançar acusações neste blogue e se fosse investigado ainda tinha chatices?

eu não tenho problemas nenhuns, ao contrário de muita gente, portanto o melhor era chamar-mos a PJ.