A Câmara Municipal de Sines realiza, dia 12 Março, a partir das 9h30, no Auditório do Centro de Artes de Sines, um seminário sobre o “O FAME de Sines e outros mecanismos de apoio às PME's e à promoção do emprego", dirigido a empresários e empreendedores.
O FAME – Fundo de Apoio às Micro, Pequenas e Médias Empresas de Sines é um projecto realizado por iniciativa da Câmara Municipal de Sines, em parceria com o Banco Espírito Santo, a LISGARANTE, a ADRAL – Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo e o IAPMEI – Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação. O fundo tem um valor de 125 mil euros, sendo a comparticipação da autarquia para a sua constituição de 25 mil euros.
A concretização dos apoios às empresas processa-se através de um subsídio reembolsável, de forma exclusiva ou complementar a capitais próprios ou a capitais provenientes de outros sistemas, para financiar projectos de investimentos de PME's nos sectores da indústria, comércio, turismo e serviços, com uma taxa de juro baixa e com um período alargado para o pagamento integral do empréstimo (entre 3 a 6 anos com um ano de carência de capital).
Além do FAME, cujo protocolo financeiro e de cooperação será assinado no local, o programa do seminário inclui apresentações sobre temas como os apoios para as empresas previstos no QREN 2007-2013, o crédito ao investimento no sector turístico, os programas PRODER, PROMAR e FINICIA, as medidas excepcionais aprovadas pelo governo para fazer face à crise económico-financeira (“Iniciativas para o Investimento e Emprego”, do IEFP), e as iniciativas locais de emprego e apoios à contratação.
Programa
09h30 – Pequeno-almoço e acolhimento
1ª Parte – Mecanismos de Apoio ao Investimento Empresarial
10h00 – Manuel Coelho Carvalho, Presidente da Câmara Municipal de Sines
10h20 – “Os Apoios para as empresas previstos no QREN”, Fernando Alfaiate – Agenda Operacional Factores de Competitividade do QREN
10h40 – “Crédito ao Investimento no Turismo – Protocolos Bancários”, Sónia Machado - Turismo de Portugal, IP
11h00 – “O PRODER e o PROMAR”, Maria João Pereira - Associação para o Desenvolvimento do Litoral Alentejano (ADL)
11h20 – Pausa para café
2ª Parte – O Fundo de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (FAME) do Concelho de Sines
11h40 – “O FINICIA”, António Leitão Gomes - IAPMEI
12h00 - “O que é o FAME, como funciona, e como candidatar-se aos seus apoios”, Celso Mendes - ADRAL, SA
12h20 – Perguntas e respostas
12h40 – Assinatura do Protocolo Financeiro e de Cooperação do FAME de Sines
13h00 – Pausa para almoço
3ª Parte – Mecanismos de Apoio ao Investimento e Emprego
15h00 – “Iniciativas para o Investimento e Emprego – As medidas excepcionais aprovadas para fazer face à crise económico-financeiras”, Fernando Ramos - IEFP
15h20 – “As Iniciativas Locais de Emprego e os Apoios à Contratação”, Paula Carneiro - ADL
15h40 – Perguntas e Respostas
16h00 – Conclusões Micael Raposo, Presidente da Associação Empresarial de Sines
16h20 – Encerramento Manuel Coelho Carvalho, Presidente da Câmara Municipal de Sines
As inscrições para o evento são gratuitas e estão abertas até 11 de Março através dos contactos do Gabinete de Apoio ao Empresário: tel. 269 634 122, fax 269 084 319 e e-mail gae@mun-sines.pt
7 comentários:
O Micael está lançado, a ver se não se espeta...
Uma seca de dia, no qual provavelmente não se aprende nada. Quem lucra é o BES. Viva a malta do croquete e da bolachinha.
A brigada do croquete vai voltar a tacar...
A brigada do croquete, pode prolongar o almoço até ás 15.20h.Sempre estão mais entretidos a confraternizar....
Se prolongarem o almocinho até as 15h20min, sempre bebem uns copitos extras para saciar a Seca, nesse dia faz muito calor, e ninguém leva a mal.
Proposta de um participante.
olha, olha já deixam o fernado falar, até agora só o rosa e o outro moçoilo que foi director do centro. Talvez mostre a pouca importância do evento, ou será invento.
eu depois de almoço só vou depois de dormir cerca de 20 minutos, só para não ouvir falar esse colosso politico.
oxalá que não apareça de calções e camisa com meias das raquetes e sapatos vela, pois posso acordar com as gargalhadas dos presentes.
estou só a brincar
um desempregado
Enviar um comentário