sábado, 21 de março de 2009

Brasileiros queixam-se de agressões pela GNR

Dois imigrantes, trabalhadores-estudantes, foram detidos numa operação policial. No posto da GNR, dizem terem sido humilhados e tratados de forma racista pelos militares. Denunciaram o caso ao Consulado do Brasil.
"Parecia um assalto. Entraram com armamento pesado e mandaram toda a gente deitar no chão e amarraram-nos com braçadeiras", contam, abalados, Everson Maciel e Romão Nantes, referindo-se à rusga aparatosa feita pela forças da GNR e do destacamento de Intervenção de Setúbal, na última terça-feira, na Ancorope, um edifício problemático de Sines.

Os dois homens dizem já ter apresentado queixa no Consulado Brasileiro, sem sucesso, e ponderam levantar "uma acção contra as autoridades", com outros queixosos.
Everson deslocou-se ao hospital devido a mazelas numa das mãos algemadas e diz que até hoje não recuperou a força para poder regressar ao trabalho, do qual se mantém afastado.
O local onde ocorreu a operação da GNR é conhecido no concelho como uma zona de insegurança. Com cerca de 230 apartamentos, o edifício Ancorope é dos maiores e mais antigos de Sines e também um dos mais problemáticos.
"O ambiente não é nada bom, não há assaltos mas junta-se ali uma malta e dizem que se trafica droga", sintetiza uma das administradoras do prédio. Isilda Correia revela, sem rodeios, que está a par que "à noite, os toxicodependentes metem-se no elevador e que vão ao apartamento 'x' e 'y' buscar droga".
"Isto é um prédio que mais parece uma aldeia no meio da cidade, Sacudam-nos daqui", pede, referindo-se aos frequentadores indesejados.
A prostituição é outro dos problemas apontados pelos moradores que criticam as casas privadas que servem para "receber homens toda a noite". "Existe alta prostituição aqui no prédio e a GNR sabe disso", assegurou ao DN uma residente, que preferiu anonimato.
Isilda Correia, por seu lado, garante que sempre que sabe de alguma situação concreta chama as autoridades e que já recusou alugar apartamentos a um "chulo".

Diário Noticias

3 comentários:

Anónimo disse...

Afinal estes rapazes estudam aonde ?

O Caranguejo!

Anónimo disse...

Eles não estavam a fazer mal a ninguém nem fizeram , estavam só a dar milho aos pombos

Anónimo disse...

As transmontanas correram com elas de pá-de-forno nas unhas. Porque esperamos nós, jovens de malho erguido, para correr com esses xulecos de meia tijela?