segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Opiniões querem-se e são sempre bem-vindas!

Tenho gerido com alguma estranheza certos comentários, que em jeito de elogio e de encorajamento me são dirigidos. Alguns revelam a existência de receio em falar, de contenção forçada nas criticas necessárias a uma boa governação, criticas essas que deveriam ser um direito e um dever de qualquer cidadão de um País livre e Democrático.
Apesar de não simpatizar com o Partido Comunista, sou aliás contra a existência de qualquer partido que não se reja pelas regras do regime em que vivemos, não penso que este seja um mal exclusivo de Sines e por consequência da governação comunista.
Este medo, este receio, foi já referido e apontado no seio do partido que governa Portugal e por várias vezes são referidos actos que contribuem para esse sentimento. Há de facto pessoas que são prejudicadas ou que não são beneficiadas por exporem as suas ideias, desde que contrárias às decisões dos governantes e a isso junta-se uma justiça inexistente, uma igualdade de ficção, serviços secretos que por vezes parecem estar ao serviço desses mesmos governantes e imunidades descabidas e desnecessárias.
Não vou aqui dissertar sobre todos os problemas da nossa Partidocracia, no entanto, sou obrigado a focar-me de novo em Sines, onde também, como já várias vezes referi, também existem relatos de casos estranhos de despromoções e promoções por simpatias.
E sou obrigado a isso devido às declarações do Presidente Manuel Coelho, que afirmou ter-se sentido controlado, apertado ou sufocado, pela Direcção Nacional do PC, mas apenas nos últimos 3 anos, dando asas à hipótese de que durante todos estes anos fomos governados de acordo com as directivas comunistas, que seriam porventura sempre contrárias a qualquer proposta Governamental, quer fosse boa, quer fosse má. Isto, de acordo com a minha humilde análise, leva-me a supor também, a possibilidade de que o nosso Presidente, apenas tenha entrado em ruptura com o PC, por consequência de inevitabilidades financeiras, vendo-se por esse motivo, obrigado a assinar certos acordos com o Governo PS, que com certeza nos trouxeram um balão de oxigénio para as futuras eleições.
Mas para além de tudo isto, o que mais me inquieta ainda, é o facto da Direcção do PC, poder controlar e condicionar assim um executivo da sua cor, principalmente porque estes cada vez são mais raros e por isso lhe deveriam ser mais caros. Dá que pensar como reage o PC, ou como tem reagido ao longo de todos estes anos, em relação a qualquer cidadão independente, ou não, que se intrometa com as suas directivas e orientações.
Olhando o País de novo e Sines em particular, tenho a certeza que só existirá uma forma de vivermos sem receios e de consciência tranquila e, essa, é dando a nossa opinião e criticando sempre que vemos uma injustiça, sempre que vemos um abuso de poder, sempre que vemos corrupção, sempre que vemos algo que não achamos justo.
Mas enfim, opiniões são opiniões e apenas como tal devem ser vistas.

9 comentários:

Anónimo disse...

agradável apreciação, concordo quando refere a existência de uma certa asfixia da sociedade. Veja-se o meu exemplo, é-me impossível identificar quando envio comentário, visto trabalhar na autarquia, e como deve compreender, quando existem pessoas incentivadas a dizer bem da autarquia neste blog, devidamente escrutinado pelo PCP e agora também pela equipa de MC, como é possível algém que não concorde se manifestar.
Para nosso bem existem pessoas, que por muitos motivos, um muito importancia, a independencia dos poderes instituidos e a coragem pessoal (é mais facil fazer amigos que inimigos), que mantem veiculos de participação a funcionar como este espaço, e dão-nos a v. opinião com inteira liberdade.

Muito obrigado e continuem o bom trabalho

Anónimo disse...

O estação de sines, funciona hoje na autarquia quase como o avante no tempo do salazarismo, é ver a malta a apagar o histórico ao fim do dia. lol

Força malta, mantenham isto que vem aí as eleições e bem precisamos de nos manifestar

Anónimo disse...

Pois é, toda a gente é oposição mas toda a gente vai votar MC quando chega a hora, com medo de perder o tacho ou o subsidio! A CMS e os familiares dos seus funcionários são os maiores votantes, assim como toda a cambada que recebe subsidios da Câmara, seja Grupo, Associação, viúva, etc. Todos passam por MC, que recebe toda a gente e pouco faz, pois não descentraliza e se está nas tintas. Muita gente se sente importante por ser recebida pelo Sr. Presidente, só que muitas vezes MC não sabia o que fazer e era o Eng. Albino a dar-lhe a mão, senão saía asneira. Não acredito que o PC seja culpado de tudo o que se está a passar, assim como não me acredito que o Dr. e as suas duas Valquirias alguma vez tenham sido verdadeiramente comunistas. Os partidos foram um veículo para as vaidades individuais chegarem ao poder, mas esqueceram-se que o preço a pagar é a perda de identidade (para quem a tem) pois quem rege a orquestra é o Comité. Sei que hoje, mais do que nunca, as pessoas agarram-se aos empregos e aturam coisas que em situações normais não aturariam, mas o anti-situacionismo vê-se na altura de votar e não é com as desculpas de não haver mais ninguém capaz e de antes este que já sabemos com o que contamos, que vamos tornar esta terra diferente. Não haverá ninguém que goste verdadeiramente de Sines e que pegue nisto sem interesses ocultos?

Anónimo disse...

De facto hoje vivemos num regime que se diz Democrático, com liberdade de expressão, mas cada vez mais apenas de fachada porque raramente podemos dizer o que pensamos e assinar por baixo, desde que não seja para elogiar ou engraxar. Se for num tom crítico, à primeira oportunidade com que alguns (e em todos os partidos, em todas as câmaras e até no funcionalismo público temos de ter cuidado com os bufos - vide o caso do prof. Charrua) nos possam dar por tabela, não perdem a oportunidade. Mas reconheço que o PCP é que tem a fama, mas os outros, nomeadamente o PS não lhe fica nada atrás nestes assuntos. Querem controlar tudo e todos, à sua maneira e de acordo com os seus interesses. Cada vez mais as maiorias absolutas transformam-se em ditadurazinhas de trazer por casa, com grave prejuízo para as nossas liberdades e garantias asseguradas pela Constituição, que todos ignoram e já não respeitam. Até onde isto vai chegar?
Força amigo Braz, continue isento e livre de opinar quanto mais não seja em nome daqueles que não o podem fazer assinando por baixo. Só espero é que não o persigam e prejudiquem, porque a alguns vontade não deve faltar.

Anónimo disse...

"Anónimo disse...
O estação de sines, funciona hoje na autarquia quase como o avante no tempo do salazarismo, é ver a malta a apagar o histórico ao fim do dia".

Caro amigo,
apagar o historico de pouco serve, numa rede empresarial qualquer administrador de sistema tem acesso ao seu mail, aos sites que visitou, ao conteudo da sua pendrive.
Se o ambiente aí é como diz comece a ler a "Estação" em casa.

amorais disse...

Aqui há uns anos M.C. chegou a estar próximo dos renovadores do PCP e como os dirigentes deste partido tem memória de elefante e não esquecem nada do passado mais tarde ou mais cedo M.C. teria de pagar o seu pecado político capital sendo ele o último moicano renovador a permanecer no partido os outros sairam pelo seu pé ou foram expulsos.Para perceberem o funcionamento deste partido aqui vai a minha experiência pessoal nos tempos quente do PREC 1975/76 em Coimbra fiz uma aproximação á UEC de Zita Seabra e com surpresa descobri que havia um controlador político que seguia os meus passos sabia com quem eu falava e até os cafés que frequentava não tendo sido aceito porque tinha tendências pequeno-burguesas porque frequentava o café dos ricos.Com um partido que funciona desta maneira não é possível estar á espera de milagres.

Anónimo disse...

Analistas aqui não faltam, gostei muito de ler que o engº albino dava a mão ao m.coelho, caro anónimo tenha juízo não fale do que não sabe, já há muitos anos não aparecia no executivo uma pessoa com tantos telhados de vidro. Já agora de quem é a casa que está a ser contruida perto do matadouro e quem é que está a construir a mesma. Em relação ao histórico mais um sinal iluminado de alguma cabecinha inteligente, pois em qualquer empresa o histórico não desaparece assim.

NÃO TRABALHO NA CMS, NÃO TENHO LÁ NINGUÉM DA FAMILIA, NÃO TENHO FILIAÇÃO POLITICA, apenas já enjoa que cada vez que se escreve tem que se falar do coelho, do albino, do pcp, da cms, etc.

em Sines existem mais coisas que se deve falar, e não precisa estar desterrada...

Bruno Leal disse...

Quero em primeiro lugar identificar-me como sendo o autor deste post. Como entrando pelo meu user, me aparece que sou eu o autor, desconhecia que aos olhos do público aparece o autor como sendo a estação.
Não quero que julguem que me identifiquei só agora, por ter tido apenas comentários positivos, foi apenas um lapso, para o qual fui avisado, mas que de facto não me apercebi.

Anónimo disse...

Quando o 2º anónimo diz "O estação de sines, funciona hoje na autarquia quase como o avante no tempo do salazarismo, é ver a malta a apagar o histórico ao fim do dia." é porque não percebe nadade informática. Quando a camara tinha o windows 98 ninguem sabia por onde se navagava. Com o XP e um servidor dedicado para a internet fica tudo registado. Quem navega, quais os sites, as horas e os dias. Ao apagar o histórico apaga apenas o registo da sua área de trabalho não do servidor.