sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

O Acto da Asembleia Municipal

Expectativa

Aguardava-se com expectativa a primeira Assembleia Municipal, que se realizou a 26 de Fevereiro, Manuel Coelho ex-PCP. Previa-se que a populaça ocorresse em massa, como quando vê um acidente ou presume uma zaragata, de preferência com gritos e puxões de cabelo. Não censuro, compreendo que com a crise instalada, a malta tenha que divertir-se, mas nem assim a casa encheu.

Esperava-se polémica sujeito a votação, uma ou outra altercação entre a familia CDU e os seus desavindo, na melhor das hipótese uma pateda politicamente arquitectada, para arrancar da modorra os inicialmente excitados observadores. Fosse a primeira assembleia nos dias imediatamente a seguir à saída do presidente e dos vereadores da CDU, e até um pequeno suspiro, inspiraria teoria e conspirações, segundos sentidos e intenções, neste momento tem os visados que esforçar-se um pouco mais para alarde das hostes.

Aos municipes que pensava passar um serão interessante, deviam saber que com excepção de alguns - poucos intervenientes - não se deve esperar nada de novo, surpreendente ou inovador, de quem elegemos.


Preliminares ou Antes da ordem do dia
Manuel Coelho refere que a CDU em 1994 , permitiu a violação do PDM para procederem à ampliação da refinaria da Petrogal;

O presidente da autarquia reconheceu que o estado das ruas, condutas de àgua, e mais um conjunto de tragédias locais, apontados pelo sempre participativo munícipe Manuel Lança, são uma nódoa. Tendo Manuel Lança disponibilizado a sua lavandaria para o efeito.

O PS e a CDU aprovaram uma moção de solidariedade com os pescadores lúdicos. Este assunto pelo já li parece-me interessante, pelo muito pouco que ainda sei, parece que só os naturais de determinadas localidades podem praticar determinado tipo de pesca, género cartão de residente para estacionar. Desta nem o Alberto João se tinha lembrado.

Apresentação de declaração politica da CDU, exigindo a devolução dos mandatos para os quais foram eleitos, do Presidente e dos vereadores que se desfiliaram, acusando-os de uma parefernália de adjectivos, que sentindo-se ofendido na sua honra o Presidente da Autarquia e ao arrepio do Regimento, exigiu o direito de resposta e teve-o.

Manuel Coelho admite que se recandidatará.

A vereadora Carmem torna público a sua situação com o PCP. Pelo que parece, o PCP não aceitou a sua filiação para não ferir susceptibildades (com os Verdes).

De novidades, nada.


O acto em si ou Ordem do Dia
3 assuntos aprovados por unanimidade
1 aprovado por maioria

O Pós-acto
Os fumadores fumaram o tradicional cigarros e trocou-se uma palavras simpáticas até ao próximo encontro.

Em resumo

Tão elevada expectativa e prolongados preliminares mereciam um melhor acto.

19 comentários:

Anónimo disse...

Não sei se o amigo Braz esteve na Assembleia. Pelo seu post deduzo que não. E então dir-lhe-ia que a dita teve "novidades".
Um figurino bem diferente em termos da composição da Assembleia foi a 1ª novidade.

A bancada da CDU a fazer oposição.
Em principio de forma coerente pois nesta assembleia votaram favoravelmente as propostas da Camara.
2ª novidade:
Bancada do PS com fracturas evidentes. O que se terá passado para estas bandas? Que raio foi aquela coisa do Tribunal Constitucional? Certamente o amigo Bráz irá procurar indagar.
3ª novidade:
Duas bancadas de independentes,o que já era, mais os dois que estão na bancada da CDU.
4ª novidade:
A vereação da câmara passou a ter um representante na assembleia com direito a voto.
Assim temos uma assembleia com a seguinte composição:
CDU
PS1/PS2
PSD
1 independente
2 independentes
1 representante do presidente da camara.
5ª novidade
Lado dos vereadores da oposição com mais um elemento.

Lado da câmara, relativa novidade nuns casos, continuidade noutros.
Vereador com posturas que revelam o que efectivamente é.
Uma vereadora a puxar a si um portagonismo que ninguém lhe quis dar. Uma outra vereadora com a expressão - tirem-me deste filme- ou noutra perspectiva- tão arrependida que eu estou.
Presidente da câmara no seu estilo habitual, de falta de respeito por tudo e todos.
Continuidade:
Presidente da Assembleia a demonstrar a sua habilidade politica ao dar a palavra ao presidente da câmara. Este, um desastre na contra argumentação em relação á declaração politica da bancada da CDU.

Da ordem de trabalhos a apresentação do relatório sobre a possivel contaminação dos aquiferos.

Visto assim houve novidades.

Anónimo disse...

É verdade Carmen?
Não te aceitaram?
Assim se vê a força do ex vice, que agora como já não tem pelouros parece que é funcionário da Rádio Sines pois leva o tempo a dar entrevistas.

JÁ AGORA,
FORÇA MANUEL COELHO

Anónimo disse...

Um autêntico fiasco para quem esperava mais. Estão todos em poupança de esforço para os dias e semanas que se avizinham e que prometem algumas surpresas ao nível de candidaturas! Aguardemos, pois!

Anónimo disse...

Afinal a montanha parece que pariu um ratinho.
Esperemos por novos episódios.
Era bom que conseguisses a declaração politca da CDU a pedir a demissão do Mc e da MS, por acaso já consegui ter acesso e li ,era interessante o povo ter conhecimento , tem uma redacção mesmo à comunista , por isso eles estão acabando, mas ainda não deram por isso, alguns já se começaram a aperceber e estão a abandonar o barco preveem que se avizinham tempestades.

PS= o próximo pedido de demissão é para o N. ( segundo consta vai abandonar o barco)

Luis Maldonado disse...

Confesso que não estive na Assembleia Municipal, mas tenho de deixar o seguinte comentário:
1º - Não sou adepto de Manuel Coelho nem da maioria das decisões da CDU.
2º - Lamento que esta cidade tenha chegado ao ponto de endividamento que se ouve falar, por má gestão de dinheiros da autarquia e, acima de tudo, má aplicação dos fundos disponíveis para o Concelho.
3º - Considero que nos últimos 4 anos foram feitas algumas obras necessárias, mas a maioria das coisas que era necessário fazer, continuam ad eterno, à espera de alguém com garra para segurar as rédeas de tão valiosa cidade.
Gostava que um dia a Assembleia Municipal servisse para resolver verdadeiros problemas do Concelho, e não como local de lavagem de roupa suja, que nem com um tira nódoas potente se limparia!
Estou de acordo com a Moção de Solidariedade apresentada.

Anónimo disse...

não concordo com o facto de não haver novidades, pelo contrário assembleia foi um acto de ruptura.
Mas só pelo post ficcionando uma relação, vale a pena. parabéns pela imaginação.

Anónimo disse...

O Braz deu um tiro no pé!( na minha humilde opinião)
A desvalorização dada no seu post à ultima Assembleia Municipal, é reveladora de uma visão muito curta em termos politicos.
Atente-se na leitura do post, dedicado ao mesmo assunto, do conterraneo Guinote e temos o sol e a lua.
Não escondendo a sua visão, a sua tendência e pensamento, temos:
Analise, opinião e previsões.
De uma forma séria, não desvalorizando e compreendendo o papel que o orgão Assembleia Municipal irá ter até ao final do mandato.
Em contrapartida o amigo Braz sobre o mesmo assunto escreveu:
"De novidades, nada."
Esperava mais de si! Desiludiu-me!

E quais os comentários à intervenção do seu colega de partido,dirigida a um dos membros da bancada socialista? Quer na forma quer no conteudo?
As fontes são muito fraquinhas...

Estação de Sines disse...

A Assembleia Municipal de Sines, apesar de já ter sido palco de importantes discussões, raramente o foi em termos de decisões, até por normalmente funcionar como um prolongamento maioritário, de um executivo maioritário.
Os factos politicos mais relevantes que poderiam resultar da Assembleia Municipal, Manuel Coelho teve o cuidado de salvaguardar: a aprovação do orçamento e GOP de 2009, antes da sua defiliação.
Nunca se decidirão candidatos na AM, nem eleições. Os primeiro decidem-se nos bastidores e as segundas nas "ruas".

A importância das AMs dependem da inexistência de maiorias.
Realisticamente a AM de Sines não tem eco na opinião pública e nos eleitores, fica-se pela opinião publicada e eplos politicos ou militantes (muito poucos) mais acérrimos. Alguém de lembra da 1.º assembleia de 2008, e de 2007 e já agora das intervenções de MC enquanto deputado.

No caso concreto da última assembleia, a reacndidatura de MC, a divisão do PS, o teor da declaração politica do PCP, constituem alguma novidade? permite-me a imodéstia, mas só para quem não acompanha a Estação.

A importância da AM até às eleições passa pela importância que o seu presidente Francisco do Ó lhe der, e será a maior que puder. Influência no resultado eleitoral, quase nulo.

A única novidade que podia ter trazido a assembleia, era entendermos de que lado da barricada estão alguns dos deputados municipais da CDU, e não houve oportunidade. Mas até ao final do mandadto saberemos, e mesmo aqui não haverá surpresas. 3 dos deputados CDU estarão com MC.

Anónimo disse...

Passo a citar "No caso concreto da última assembleia, a reacndidatura de MC, a divisão do PS, o teor da declaração politica do PCP, constituem alguma novidade?

Peço desculpa , mas podias trocar isto por miudos é que não estou a alcançar ....a divisão do PS ? ,eu estive na Assembleia e não me apercebi de nenhum divisão, só se foi quando fui fazer fumo .
Espero que me esclareças , obrigado

Anónimo disse...

quando no 1.º comentário:

"Bancada do PS com fracturas evidentes. O que se terá passado para estas bandas? Que raio foi aquela coisa do Tribunal Constitucional?", deves ter ido fumar também?

Anónimo disse...

e no outro comentário do XPTO, também tinhas ido fumar.

Fuma menos

Anónimo disse...

0 pedido de suspençao do mandato por 6 meses de uma deputada do pcp nao e novidade? nao deveria ser se essa deputada nao estivesse a cumprir pena por crimes que cometeu . Devia era demitir-se e o pcp mais uma vez nada faz .acha que e um bom exemplo para representar os eleitores? Mais uma vez o que interessa e os votos e ganharem eleiçoes para estarem sempre no poleiro .depois quando hovem coisas de que nao gostam de houvir e que vêm dizer "daqui del rei".Aguentem que cada um tem o que merece.

Anónimo disse...

Parece-me que o pessoal que foi à Assembleia passou todo o tempo fora dela. A fumar!
O assunto "suspensão do mandato".
Deontologicamente espelha bem do que é constituida a bancada do PS.
Quando se é parte interessada na questão e se aproveita um cargo politico, para fazer passar a mensagem que nos convém em termos profissionais, está tudo dito.

"A única novidade que podia ter trazido a assembleia, era entendermos de que lado da barricada estão alguns dos deputados municipais da CDU, e não houve oportunidade..."
Mais uma vez foram todos fumar!
Que evidência mais é necessária para que seja visivel e comprensivel para o Braz, e todos aqueles que partilham a sua opinião, de que lado estão o Ferreira da Costa o Murta e a Helena Sales?
È que se não for a estes que ele se está a referir então serão mais de 3, pois estes estão efectivamente do lado do MC. Vá lá a gente perceber porquê.
Depois não relevar a importancia actual da Assembleia, assente naquilo que ela foi e representou no passado, é revelador de alguma falta de visão. Afirmar que: "Os factos politicos mais relevantes que poderiam resultar da Assembleia Municipal, Manuel Coelho teve o cuidado de salvaguardar: a aprovação do orçamento e GOP de 2009,...", dando a sensação de que tirando a aprovação ou não desses dois documentos, a Assembleia não serve para mais nada. No actual contexto, atrever-me-ia a dizer: Vá fumar um cigarrito e ao mesmo tempo pense lá melhor no assunto.
Não demore é muito tempo, pois muito brevemente os exemplos praticos vão ocorrer. E se não tiver regressado, do cigarrito, vai ter de se socorrer das suas fontes e elas comprovadamente são muito "fraquitas". Ou se calhar fumam muito!

"Peço desculpa , mas podias trocar isto por miudos é que não estou a alcançar ....a divisão do PS ?..."
Lamentavelmente teria de maçar com uma história enfadonha, que possivelmente só a si interessaria, todos os outros "confrades" que por aqui passam. Assim para não estar a ser chato, aconselho a ida á proxima Assembleia. In Loco, e sem se retirar para ir fumar, vai ver, que por si, e sem explicações de outros, consegue ver as "fracturas" da bancada do PS. E desta com os militantes conhecidos que se encontram no publico.

E mais uma vez o Braz não tinha razão quando dizia que não havia novidades.
Fica comprovado que a Assembleia é frequentada por muitos fumadores.
Fica comprovado que todos respeitam a nova lei do tabaco.
Fica comprovado que os tempos para fumar são cuidadosamente escolhidos.
Fica comprovado que faz falta um ecran junto ao cinzeiro.
Estes dados são novidades.

Estação de Sines disse...

Sobre a questão da suspensão do mandato da deputada da CDU, conheço a questão desde o inicio, o seu desenolvimento e a sua conclusão.
Entendo que não se deve julgar na praça pública, - o que não significa que não se faça um julgamento pessoal-, quem já foi julgado nas instâncias próprias.
A suspensão do mandato parece-me uma atitude adequada.
Pela pouca relevância politica, pelo papel secundário que o protagonista assumia na cena politica local, procurar ilações politica é puro aproveitamento politico-partidário.
Este é um assunto a que não voltarei, por entender que após percorrer o percurso legal, pertence à esfera intíma. Não julgar duas vezes, a mesma pessoa pelo mesmo crime, é um principio que gosto de seguir.

Estação de Sines disse...

"Fica comprovado que a Assembleia é frequentada por muitos fumadores.
Fica comprovado que todos respeitam a nova lei do tabaco.
Fica comprovado que os tempos para fumar são cuidadosamente escolhidos.
Fica comprovado que faz falta um ecran junto ao cinzeiro."

Continua a não haver novidades, sempre assim foi. loool

Em relação aos deputados da CDU, partilho a sua opinião, mas aguardo uma votação polémica para se comprovar. Caso se comprove também não será novidade.

E se eu substituir a palavra novidade, por surpresa, estaremos de acordo.Porque vendo bem houve coisas novas (novidades) na assembleia, mas alguma nos surpreendeu?

Anónimo disse...

Bom já estou como diz o outro, falam, falam, falam, mas não dizem nada.
Ninguém explicou onde está a divisão do PS, é o que o meu cigarro não demorou assim tanto tempo como vocês estão a julgar eu fumo dos pequenos não fumo king size.
Bancada do PS com fracturas evidentes. O que se terá passado para estas bandas? Não se terão enganado em vez de escreverem PS não teria sido PCP?
Ali é que há fracturas evidentes e expostas como osso à vista... lol

Fumador viciado

Estação de Sines disse...

Leia-se divisão da bancada da CDU, a do PS ainda virá. Veremos

Anónimo disse...

O Fumar ainda é um direito, a eutanásia é que não.
Contudo, há uma dúvida que me assalta:
A união no PS existiu, quando?
É que eu nunca a vi para falar-se em futura divisão...Parece-me um saco de gatos, desculpem o termo mas os gatos n têm culpa!

Anónimo disse...

o forasteiro e mais alguns tem , definitivamente problemas de visão ( ou não). Quando, neste ultimo periodo eleitoral existiram desavenças entre os membros do PS na assembleia municipal?Eu sento-me lá não me lembro de um só... ou em outro lado qualquer?
O forasteiro deve estar mesmo aflito com o seu PCP, esse sim neste ultimo ano tem sido uma guerra pegada, que culminou no ponto que todos conhecemos, uns sairam e outros foram espulsos.
No PS local só existem os que sairam (e não foram nos ultimos 4 anos) , nem um expulso... e a porta continua aberta aquem lá queira entrar.
Estar a enviar mensagem falsas nesta altura do campeonato é uma estratégia de "olhem para eles, porque aqui está mau".
Quanto ao candidato do PS só dia 7 será escolhido, entre os candidatos a candidatos.

Vejo mais uma vez a fuga em frente dos PCPs, sejam honestos e sérios, bem fez o Professor que se borrifou nos comentários de achincalhamento de alguns membros menos educados deste mundo dos blogs, e ao que parece tu forasteiro taz à cabeça. O Pedro Ventura ao contrário de ti, é frontal e não se esconde atrás de um nome ficticio, e ainda dizes que ele é que não tem poder de encaixe? forasteiro tens espelhos em casa? ou só são usados pela gira da tua mulher?

dá a cara,faz um blog e depois vamos ver se tens poder de encaixe... o PCP na deixa não é? muito menos quando se é agora alguem na estrutura local.