domingo, 15 de fevereiro de 2009

Nunca tantos roubaram tanto a tão poucos

Portucale, Freeport, Apito Dourado, Furacão, Isaltino, Felgueiras, Valentim, e agora Machado, e tantos, tanto mais, demasiados seguramente. Todos fizeram o seu papel, ou quase. A opinião pública indignou-se e estrebuchou, os jornais denunciaram, a policia investigou, falta a justiça, o último elo da cadeia (ou antes dela).

Todos ouvíamos falar em corrupção generalizada, conhecíamos histórias mais ou menos rocambolescas, por vezes com impunidade desconcertante, as suspeitas e os casos eram (são) muitos para não existir algum fundamento. O caso de Mesquita Machado é mais um, somente mais um.

Em Portugal quem tem poder - qualquer tipo de poder - é por principio corruptível, e mais das vezes corrupto. Os factos exigem que invertamos o ónus da prova, já não é possível presumir a inocência, pelo contrário, devemos presumir a culpabilidade de todos aqueles que tem acesso ao poder, todo o tipo de poder. Somos um país de corruptos, aceitemos.

6 comentários:

Anónimo disse...

E nós por cá? Quantas histórias. verdade, mentira? certo é que o nível de vida de muitas das pessoas não corresponde aos seus rendimentos. Mesquita machado foi denunciado por um vereador, já agora, se fosse o caso, qt vereadores, por cá o fariam?

Anónimo disse...

Sugiro a alteração do títilo do "post" que está bem metido:
"NUNCA TANTOS ROUBARAM TANTO A MUITOS"
M. Machado é mais um exemplo entre muitos...O Poder corrompe!

Anónimo disse...

Congresso PS
José Sócrates reeleito secretário-geral com 96,43 por cento dos votos


http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1365279&idCanal=23

Ver também a Pedra.
__________________________
Um partido quase, quase, unânime!
Só lhe faltam os votos dos psd's para atingir os 100%

Hitler e Estaline também tinham essas unanimidades

Anónimo disse...

Basta olhar para a Camara de Sines para se perceber que a currupção está em todo o lado mesmo.
Casas construidas em falésias, deficies agravados todos os anos, presidentes contra o próprio partido...(no final do 2º mandato, abrindo portas a uma candidatura como independente...)...
Sim é verdade, somos um país de Curruptos e de CU-ROMPIDOS.

SF

Anónimo disse...

Somos??!?!? Calma lá! Eu não sou!

Anónimo disse...

Os donos do capital vão estimular a classe trabalhadora a comprar bens caros, casas e tecnologia, fazendo-os dever cada vez mais, até que se torne insuportável. O débito não pago levará os bancos à falência, que terão que ser nacionalizados pelo Estado".


Karl Marx, Das Kapital, 1867
____________________________
Utopias...