terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

...e ao 7.º Dia, Sines Acoelhou-se

Nestas coisas de blogues locais, é necessário uma rede social, relativamente bem ramificada que permita chegar a vários grupos sociais: reformados, cafés e pastelarias, cabeleireiras, etc.

Tenho recolhido com paciência e algum pasmo informações de várias fontes, sobre o que pensam e o que vão ouvindo, e por tabela, também o que pensam do que ouvem, e por aí fora.

Neste ponto posso afirmar com convicção que ao 7.º dia, Sines está com Manuel Coelho. Existe é certo o núcleo duro do PCP, que jamais lhe perdoará, existem socialistas mais acérrimos que não votarão no PS, se o candidato for Manuel Coelho, mas nada significam contra a vaga, que o tempo transformará em tsunami, de apoio ao actual Presidente da Câmara Municipal de Sines.

Não deixo de ficar surpreendido com os anti-corpos que o PCP criou na sociedade siniense, o que somente reforça o que todos sabíamos: enorme a força dos seus candidatos autárquicos que lhes permitiu chegar à vitória.

Entretanto alguns socialistas mais renitentes, lá vão aceitando que é uma forma de mudar e por força da lei, sendo o último mandato, o PS terá oportunidade e tempo de preparar o seu candidato, já devidamente integrado no próximo executivo. Apontam ainda outro aspecto relevante, a vantagem para Sines de ter um presidente eleito pelo mesmo partido do Governo Central. Ou seja, fazendo da sua fraqueza - incapacidade de apresentar um candidato elegível - a sua força, para eles MC é apenas um instrumento de mudança e oportunidade e uma rampa de lançamento. Desenganem-se, pois MC tem mostrado que poderá ser tudo isto, mas é muito mais. E o mais é precisamente o que o alguns Socialistas não querem ver: a sua independência, liberdade e uma visão pessoal e apartidária de Sines.

Parte substancial dos Sinienses vêem Manuel Coelho como a solução contra a CDU, o contra-poder, o PS só ganhará com ele, basta saber se Manuel Coelho necessita do PS para ganhar. Penso que não.

Manuel Coelho basta-se a si próprio. A obra realizada e a mística do poder, conjugadas com a imagem do heróico combatente contra a opressão comunista - todas as causas necessita de um mártir -, e a máquina politico-partidária que significa a "posse" do aparelho autárquico

Para resumir o espírito da coisa, nada como lembrar Fernando Pessoa no famoso anúncio para a Coca-Cola: "Primeiro estranha-se, depois entranha-se".

22 comentários:

Anónimo disse...

Genial!
A variante que pode mudar este cenário, serias tu a encabeçar uma lista independente. Mas há ainda trabalho de fundo por fazer, que aconselha a que te resguardes para o próximo mandato quando a lei do limite de mandatos arrumar o MCoelho na prateleira. Vai-te preparando que a tua vez é nas próximas eleições. Ou agarras essa oportunidade ou tão cedo lá chegarás.

Anónimo disse...

Muda a agulha e toca o mesmo!!!

Bruno Leal disse...

Realmente foi o que senti nas poucas conversas que tive em Sines este fim-de-semana. Até mesmo jovens que não votavam CDU agora estão do lado do Manuel Coelho que conseguiu, ao que parece, passar a imagem de que foi ele a demitir-se por iniciativa própria, ocultando com sucesso, o facto da sua expulsão estar já anunciada mas reservada para altura mais recomendável.
Enfim... Caso não aconteça nenhum milagre, continua o compadrio em Sines e o pior é que isto pode ser eternizado noutras cores...

Anónimo disse...

bom texro, mas....grande, grande, enorme título, tá soberbo

Anónimo disse...

Por aqui consta que o manuel coelho está cada vez mais teu "amigo"

Anónimo disse...

Análise política pura, e com grande conhecimento da realidade de Sines ao alcance de poucos, infelizmente. Sou tua fâ, braz!

Anónimo disse...

este bruno devia se dedicar ao estudo porque como observador politico não tem futuro, tem a quem sair.
é lógico que o manuel coelho se concorrer como independente ganha as eleições com uma maior vantagem, porque realizou um excelente trabalho na minha simples opinião.

um militante

Anónimo disse...

Meu Deus, esta gente ainda acredita em milagres, vamos deixar de venerar a Nossa Senhora das Salas e passar a ajoelhar e benzermo-nos diante da imagem de São Manuel Coelho.
Amigos ouçam o povo, aquele que vota nas urnas e diz há séculos:
"Quem nasceu para coelho nunca chega a lebre".
"Cesteiro que faz um cesto faz um cento".
"Uma coisa é parecê-lo outra é sê-lo".
"Quem torto nasce tarde ou nunca se endireita".
"De pequenino é que se torce o pepino".
"Burro velho não aprende línguas".
E outros tantos ditados que não me ocorrem agora, acrescentem vocês, se quizerem.
Quanto a ti Bráz, mais uma vez um belo post, mas se o que reflecte é a vontade da maioria dos Sineenses, então estamos lixados.
Metam uma coisa na cabeça, o Coelho é tão comunista como todos os outros comunistas, o que acontece é que agora estão zangados, só isso.

Anónimo disse...

Pra'frente Dr. Coelho, eu estou por si.

Anónimo disse...

"Apontam ainda outro aspecto relevante, a vantagem para Sines de ter um presidente eleito pelo mesmo partido do Governo Central."

Grande tirada! O ps já ganhou em sines...a maior vitória de todos os tempos.

Anónimo disse...

Exactamente!
óh Bruno, porque não vais para a escola e deixas-te de tretas?!
Desculpa ser tão directo mas, estavas a pedí-las!

Bruno Leal disse...

Caro forasteiro, a minha escola já acabou há alguns anos. Essa fixação na escola reflecte algum recalcamento provinciano?

Anónimo disse...

Mas quem é que ainda não viu o Dr. Coelho (PS) ser o próximo Presidente da Camara?

Anónimo disse...

como funcionária da Câmara gostava muito de ter a Vereadora Marisa como Presidente desta terra.É trabalhadora,responsável,dinamica,pertence à nossa gente-é NOSSA.

Anónimo disse...

ao 7º dia muito boa gente na Câmara se acoelhou...Muito boa gente amedrontada...tanto se inclinaram para as bandas do Albino que presentemente nem falam nem metade do que falavam...as pessoas são assim infelizmente...por mim um e outro são muito iguais..farinha da mesma saca...

Anónimo disse...

Eles andam zangados..só isso, não quer dizer que qualquer destes dias,não os vejamos novamente prestando vassalagem ao agora mártir D.COELHONE--Mártir, sim só faltam colocarem-lhe umas asinhas,lá diz o povo-" Queres ser bom..Morre ou Ausenta-te"--Depois de uma morte política mais que desejada,eis que renasce o Milagre---Dentro em breve Eles voltarão aos braços um do outro..Albino perdoa a Coelho e o Partido viverá feliz para sempre..Nas histórias isto costuma funcionar...caso contrário muitos comunistas irão morrer de desgosto--porque com estas situações nós por cá ficamos a vêr e a perceber como aquela grande célula funciona,,dentro de muros e grades--não pode passar nada para o outro lado de cá--fica mal--o pessoal tem que continuar a acreditar que eles são todos amigos e que lá dentro daquelas paredes reina uma enorma Democracia...Acredite quem quiser...NÓS POR CÁ...NÃO...Lá dentro há de tudo menos DEMOCRACIA...

Anónimo disse...

Analise do 9º dia.
o M.Coelho não perdeu tempo em pôr ordem na casa. Já se vai fazendo algumas mudanças na Camara, primeiro correu com o Roque agora chegou a vez da amiga,seguirá assim até que o grupo esteja finalmente extinto.
M.Coelho és suficientemente esperto para desativar todo o terreno que deixaram minado à tua volta, para que todos possam andar sem pressões.
uf.uf.uf

Anónimo disse...

Antigamente nas escolas públicas cantava-se o hino Nacional,por este andar o pessoal da Câmara todos os dias pela manhã lá começará aos saltinhos pelos corredores e antes de começarem os seus deveres públicos -antes de tudo lá os veremos cantando todos em coro-tal e qual como cantam no coro do Albino-cantarão até que as vozes lhes doam o seguinte:viva o nosso querido coelhinho--uns cantam em voz grave--outros e aguda--conforme o imenso amor que têm pelo D.Coelho...

Anónimo disse...

Já cantam o hino da Alegria.

Anónimo disse...

Deixem-se de comentários menos próprios, deixem trabalhar quem está a governar.Quando as eleções chegarem os eleitores fazem a sua escolha. Quanto a perseguições, não me parece, vejo mais gente que vai dançando conforme a musica e ventos. Num lado chora, noutro lambe os sapatinhos. Cada qual esconde a insegurança e incompetência como sabe, é só fazer as contas...

Anónimo disse...

Mas felizmente que no futuro vamos continuar com o mesmo Presidente (Dr. Coelho/PS).

Anónimo disse...

Lá estão os lambe botas xuxialistas a clamar por um salvador. Vai uma aposta se o Coelho irá para o ps?