sábado, 17 de janeiro de 2009

O seu a seu dono

Câmara Municipal de Sines sofre choque tecnológico
De facto confirmou-se que as dúvidas eram erros, nem a tenda podia ser tão cara, nem uma empresa de computadores podia vender tractores. O que, pensando bem, estando em Portugal, não era de todo impossível, assim foi "só" o portal de concursos públicos, feito no Magalhães, que estava enganado.
O lado mau é que a autarquia perde a sua posição de segunda classificada no ranking, e um segundo lugar não era desprezível. Paciência.
Apesar de ser alheio a este erro, publico na íntegra o comunicado divulgado no site da CMS.
"Informação errada sobre ajustes directos da Câmara Municipal de Sines no portal de contratos públicos
2009.01.16. Circulou ontem, 15 de Janeiro de 2009, nas redacções um e-mail que incluía a seguinte informação:
"Um tractor de 640.000€ comprado pela CM Sines à CPC Informáticahttp://www.base.gov.pt/_layouts/ccp/AjusteDirecto/Detail.aspx?idAjusteDirecto=11908
Trata-se de um erro na publicação dos dados enviados, não sendo a primeira vez que tal se verifica.
No primeiro registo enviado houve, de facto, um erro da Câmara Municipal de Sines, que indicou a aquisição de tractor, quando deveria ter indicado computadores portáteis. No entanto, o valor enviado pela autarquia esteve sempre correcto: 6.405,15€. O valor que depois aparece no portal parece resultar de uma colocação incorrecta de vírgulas, alheia à Câmara.
Entretanto, a Câmara enviou a correcção para o material adquirido, que está publicada no portal:
http://www.base.gov.pt/_layouts/ccp/AjusteDirecto/Detail.aspx?idAjusteDirecto=15196

O problema é que o portal mantém acessíveis os dois registos - o errado e o corrigido -, dando a impressão que se trata de duas aquisições diferentes.

Outros casos têm sucedido. No caso de aluguer de uma tenda para o Castelo de Sines, estão publicados também dois anúncios:
O errado: Aluguer de tenda por 1,2 milhões de euros: http://www.base.gov.pt/_layouts/ccp/AjusteDirecto/Detail.aspx?idAjusteDirecto=6875

O correcto: Aluguer de tenda por 12 mil euros http://www.base.gov.pt/_layouts/ccp/AjusteDirecto/Detail.aspx?idAjusteDirecto=16789

Considerando que está em causa o bom nome das autarquias, a Câmara Municipal de Sines decidiu reportar a situação à Associação Nacional de Municípios Portugueses para que adopte as medidas que entender pertinentes no sentido de que estas situações sejam corrigidas e assumida a responsabilidade pelos erros publicados."

5 comentários:

Anónimo disse...

great, dia 15 sai a lista, dia 15 a Estação publica, informando os sinienses, duvidsa da informação, dia 16 a CMS faz um comunicado e confirma, as duvidas da Estação.
Os sinienses e a CMS (certamente agradecem)

Anónimo disse...

isto é serviço publico, já tenho saudades da estação, antes de ela acabar.

Anónimo disse...

Muito saudável a posição do blogue, divulgou, mas sem juizo de valores precipitados, salvaguardou eventuais erros. Parabéns.

Lenita

Estação de Sines disse...

Lenita, obrigado por seres Gentil

Anónimo disse...

será que é isto que tem acontecido a alguns ajustes directos duvidosos que estão lá no site? é que há exemplos desses às pazadas. é urgente corrigir todos estes erros sob pena de se começarem a fazer acusações infundadas e, no limite, os que realmente forem ajustes duvidosos, ficarem tapados pelo "ruído"...