domingo, 18 de janeiro de 2009

Incêndio na Refinaria da Galp Sines

Sines, 18 Jan (Lusa) - Um incêndio na central eléctrica da refinaria de Sines eclodiu a noite passada, cerca das 21:30, mas já está dominado, disse hoje à Lusa o Presidente da Câmara Municipal local.
Manuel Coelho revelou que uma avaria numa turbina da central eléctrica provocou um sobreaquecimento de que resultou um incêndio prontamente controlado.
"Neste momento procede-se ao rescaldo", disse, sublinhando que não houve danos ambientais, apesar de se constatar fumo proveniente do vapor de água e dos produtos usados no combate às chamas.
O presidente da autarquia confirmou que apenas se registaram danos materiais e que, como medida de precaução, a produção foi interrompida, reiterando que o sinistro ficou circunscrito à central.
Os bombeiros de Sines revelaram desconhecer o sinistro na refinaria da Petrogal em Sines quando contactados pela
Lusa.
A nuvens de fumo inclusive, até podem ser benéficas, funcionando como vapor para inalações de quem sofra de problemas respiratórios. A Refinaria de Sines, parou a produção - medida que lhe fica extremamente em conta - em solidariedade com as vitimas das vagas de frio que tem assolado a Europa. E quanto ao Bombeiros de Sines, porque raio, haviam de saber, tratou-se apenas de uma pequena fogueira, numa pequena unidade industrial, nem sei porque foram incomodar o Presidente da Autarquia ao fim-de-semana, que por acaso também é presidente da Protecção Civil, que por sua vez devia avisar os Bombeiros. Enfim tudo pormenores.
A produção foi interrompida não por motivos de precaução, mas de ordem técnica e assim deverá ficar durante algum tempo. Fala-se em 5 meses, outros dizem até Março.

6 comentários:

Anónimo disse...

Alguém tem mais detalhes? O que é que ardeu, quanto tempo durou, danos causados, como é que foi extinto?

Anónimo disse...

O autor desta postagem deve ser bombeiro ou deve ter responsabilidades nos mesmos. Se os bvs não foram chamados é porque não faziam falta. Porquê a preocupação?
Com jeitinho ainda culparam o Presidente da CMS pelo facto dos bombeiros (com todo o respeito), não terem sido chamados.
Santa Barbara me acuda.

sem demagogia he! he!

Anónimo disse...

Este post até poderia ter piada, se o simples facto de haver um incêndio numa instalação industrial não colocasse em risco muitas vidas, algumas delas provavelmente de pessoas amigas do blogger ou quiçá familiares.
Para já não falar de outras consequências....

Alex - Chocapic disse...

A central há-de ter os seus próprios bombeiros com formação específica para lidar com o assunto.

Será possível disponibilizar fotos da turbina e da zona envolvente por curiosidade técnica ?

Para já ainda não está disponível, mas no site da REN deverá aparecer um relatório sobre o incidente, julgo eu.

Anónimo disse...

Parece que não haveria grande interesse em trazer para o exterior as condições e consequências desse desastre.
A gestão dos riscos industriais e ambientais obedecem hoje a metodologias bem estudadas e são apanágio das empresas tecnicamente bem estruturadas e geridas. Os próprios seguros «fustigam» os segurados que não cumprem essas regras e procedimentos.
Quando se trata de empresas que se desenvolvem debaixo dos chapéus-de-chuva estatais há que poupar em ambiente e segurança porque são áreas que absorvem grandes meios financeiros.
Um incêndio numa turbina? Agora há que subir a gasolina dois cêntimos (quatro escudos) que o pagode nem vai reparar nessas ninharias…

Anónimo disse...

Ainda hoje, espero enviar fotos do incêndio, para o blog.