domingo, 21 de dezembro de 2008

São prendas, senhor! São prendas!


Nesta quadra festiva, a crise que assola o mundo não impede a Estação de sugerir (até porque fica muito em conta) literatura a personalidades, instituição e acontecimentos da nossa terra. Esta é uma daquelas listas que nunca está completa, pelo que todas as sugestões são apreciadas. A Estação e a minha pessoa agradecemos se também se lembrar de nós.

A todos um Feliz Natal


Um dia de Cólera (Arturo Pérez-Reverte) – Assembleia Municipal de Sines e aos dias (noites) de brasa que tem proporcionado neste inferno frio.

Nunca me Esqueças (Lesley Pearce) – Francisco Pacheco, ex-Presidente da CMS e actual Presidente da Assembleia Municipal, que continua e cada vez mais, presente na vida politica local.

Espero por Ti este Inverno (Luanne Rice)
e Um homem muito procurado ( John Le Carré) – à oposição e à sua demanda pela busca de um candidato que consiga conquistar uma das poucas autarquias que ainda não mudaram de cor desde que a democracia mora neste país

Homem na Escuridão (Paul Auster) – Ferreira da Costa, a quem é atribuída a real gestão da autarquia, ou seja o homem que na sombra gere na realidade a autarquia.

O Fantasma sai de Cena (Philip Roth) – Para abrir depois das próximas autárquicas em que pelo menos um dos candidatos derrotado, sairá de cena.

Diário de um mau Ano ( J.M. Coetzee) – Prestação de Contas de 2007 da Autarquia Siniense

Um Adeus às Esmolas ( Gregory Clark) e A Árvore Generosa ( Shel Silverstein) – Galp Energia, pelos 6 milhões atribuídos à Câmara Municipal de Sines com vista à construção do Complexo Desportivo

O Vencedor está Só (Paulo Coelho) e O Dono da Festa (Estevão Bertoni e Bernardo Carvalho) – Manuel Coelho, Presidente da Câmara Municipal de Sines, e a suposta perda de apoio da CDU à sua recandidatura.

A Física do Impossível (Michio Kaku) – Aos Investimentos previstos para Sines, pela exagerada expectativa anunciada em termos de criação de postos de trabalho e perspectivas de crescimento.

Estou Vivo (Anita Ganeri) - PS Sines, pela sua ausência e necessária presença, que tanta falta faz a Sines.

O Livro dos Grandes Opostos Filosóficos (Oscar Brenifier e Jacques Després) - CDU Sines, que após longos anos de imagem de coesão e união internas, estalou o verniz da pior forma, na assembleia municipal de Sines, mostrando que a ideologia e a realidade politica, nem sempre se conjugam no mesmo tempo verbal.

A casa do Silêncio (Orahn Pamuk) – PSD Sines, pelo longo silêncio que nos ofereceu ao longo do ano

O Regresso (Victoria Hislop) – Idalino José, pelo adivinhado regresso da sua candidatura à autarquia siniense.

Instruções para Salvar o Mundo (Rosa Monteiro) – Grandes Opções do Plano e Orçamento Municipal de 2008, pelo irrealismo de muitas das previsões que se limitam a cumprir obrigações legais e não ser um instrumento de gestão e ao novo PDM por aquilo que significa para o futuro de Sines.

Doenças do Nosso Tempo (Philippe Presles e Catherine Solano) - O abandono e desertificação do Centro histórico de Sines, que apesar de algum esforço da autarquia tendem em não regredir.


Um Mundo de Recursos Escassos (Erik Orsenna) - Pelo ridículo que significa que um projecto com o significado e dimensão do Gisa não tenha a totalidade do financiamento garantido.

A Hora Má: O Veneno da Madrugada (Gabriel García Marquez) – Poluição em Sines, sem comentários.

O que os ricos sabem e não contam (Aitor Zárate) - FMM, pelo facto de ser impune à crise e de todos os anos aumentar em prestigio, dimensão e orçamento.

Criar um Mundo sem Pobreza (Muhammad Yunus) – Impostos Municipais, a cobrança máxima de todos os impostos em que a autarquia pode decidir, é a antítese de uma politica de esquerda, social e solidária e enquanto a maioria dos municípios prescindem de parte da arrecadação de impostos para aligeirar o orçamento das famílias, a autarquia de Sines deixa cair a máscara e assume a sua gestão autárquica, maximizar as receitas sem olhar a meios para poder gastar da mesma forma.

21 comentários:

Anónimo disse...

"Nisto é que tu és bom. És mesmo muito bom. Tens a escola da saudosa casa do chalana. Está aqui a tua verdadeira vocação. Comentar a vida sinenese com piada. Para mais do que isto é que não dá. Mas para isso estao lá os que comentás-te. Um deles ainda tentou fazer alguma coisa de ti, candidatando-te. Perdeu-se um político,mas ganhou-se um polítologo da moderna era dos blogues."

Estação de Sines disse...

Engraçado e patético, como a raiva faz com que caiam as máscaras dos anónimos. Este jovem boyzinho, com este comentários deixou a dica suficiente para identificá-lo, quer ao refire-se à casa do meu amigo Chalana, quer por escrever mal português (comentás-te ???). Mas meu amigo ninguém disse que os boys tem que saber escrever e depois as capacidades técnicas nunca foram a sua principal virtude, sempre se valeu doutras.

Quanto a tentarem fazer alguma coisa de mim (desgraçado de mim que nunca mais fui ninguém desde então) candidatando-me, não preciso que me levem pela mão, como a outros. Foi convidado uma e outra vez, uma aceitei, à segunda recusei. Simples.

Em relação a perder-se um politico, foi a sua sorte e de outros que por aí cirandam, pois comigo teria que prevalecer a meritocracia e aí você deixa muito a desejar, como fiz saber em sede própria.

Mas permita-me que lhe diga, é muito bem vindo a este blog, já me tinham dito das suas visitas e depois alguns comentários anónimos tinha o seu estilo, pois existem coisas que fedem à distância (ui, tem de ir ao dicionário). Tenha cuidado, não mande comentário do serviço por causa do IP (ui, mais outra e que ainda por cima não tá no dicionário).

Vá mandando postais.

Anónimo disse...

ahahahaha só me posso rir , como ele se deixou apanhar,toda a gente já sabe a quem te referes ao Boy.Mas cá para mim o boy joga-se para a frente e tu? para trás?
Tem de ir ao perdoa-me, eu ofereço o ramo das flores.
Tão amigos que eles eram e agora deram nisto.Para mim a diferença que há entre vocês os dois é só uma ,um teve paciência para esperar pelo job for the boy's e o outro meteu a carroça á frente dos bois, também lá ia, mas foi muito apressado e deixou fugir a oportunidade.É muito novo pode ser que ainda tenha mais oportunidades, tem calma Braz Roma e Pavia não se fizeram num dia.

Assina:
Aprendiz

Anónimo disse...

Bem respondido braz, eles aos poucos vão deixando cair a máscara até ao dia D. Estes mediocres que sempre precisaram da bengalinha para serem alguém na vida, são os parasitas e os vampiros deste país. Não fosse isso eram uns zés ninguém.

Anónimo disse...

As sugestões estão mágnificas mas destaco 3 ,a sugestão ao Presidente da A.M.Sines , acessor e ao Presidente Coelho estão um "must", o homem ( Presidente da AMS )está mesmo muito activo o que se andará a passar?Terão alguma verdade os boatos?

Estação de Sines disse...

Ontem ainda me restava uma dúvida acerca do anónimo do 1.º comentário. Mas será possível que quem eu penso saiba usar um computador, aceder à net, ver blogues, muito à frente? Ter-me-ei enganado? Hoje fez-se luz: ofereceram-lhe um Magalhães.

Anónimo disse...

Se estão a falar de quem penso. resta-me uma observação certeira de um colega de partido. Um dia após uma amena cavaqueira na esplanada do castelo, quando o visado abalou, alguém disse todas as gerações têm um ícone, uma referência do pateta de serviço, nesta calhou a este jovem, com uma particularidade costuma ser gordinhos e simpáticos, não arrogantes. Gente desta só sobrevive em países de merda como o nosso, em que quem decide necessita de ter alguém a abanar a cauda e a salivar.

Braz não percas tempo com gente desta faz lembrar a história do elefante e da formiga que atravessando o deserto, a formiga (o nosso amigo) pará olha para trás e diz ao elefante: Já reparaste na nuvem de pó que estamos a levantar.

Anónimo disse...

Se a vaidade e a arrogância mata-se, à muito que esse individuo tava enterrado.

tenho dito

Anónimo disse...

Que inveja aqui vai , ui ui, os job for the boys não chega para todos, tenham calma rapazes e não se mordam uns aos outros, isto é como tudo na vida hoje sou eu à manhã és tu.Naturalmente vocês queria ver o rapaz na miséria ou desempregado ou então melhor para vocês vir alguém de fora e ocupar o lugar.
Tenham calma , secalhar alguns dos que aqui estão a botar veneno , já la foram pedir alguma coisa , tenham calma e não cuspam para o ar e não atirem pedras que as telhas são de vidro.
Uma pergunta aos criticos , se vos oferecessem aquele trabalhinho o que é que vocês faziam?
Recusavam? Ora se vocês recusavam o dito rapaz aceitou e fez muito bem.

Anónimo disse...

oferecer???? é diferene de insinuar-se, pedir, esmolar.
É um aquestão de capacidade, entendeu?

Anónimo disse...

O braz é um daqueles casos que sabemos que vai governar sines só não sabemos quando. Quantos aqueles individuos que tem a chave da sede do PS em Sines, não é o partido socialista, não será por acaso que o nosso PS ganha tudo em Sines, excepto quando esses senhores vão a votos.

Anónimo disse...

O que é triste é que estes boys (gosto do termo boyzinhos)tem uns trabalhinho em que apesar de ganharem mal, na vida profissional privada n~eo ganhariam tanto, tal o seu valor. Mal pagos, e ainda tem de ser subservientes e ir a todas as iniciativas do partido. Quanto a irem pedir, não é o caso, eu já precisei e não pedi, exigi, eles vivem dos nossos impostos e estão lá para nos servir e bem, senão reclamação e puxão de orelhas do controleiro do partido, dificil a vida de boy

Anónimo disse...

Heady (1), tem que morrer e nascer 100!!! vezes para lhe chegar aos calcanhares... seja a comentar a vida de quem quer que seja... seja no racíocinio brilhante, na clareza de ideias, na objectividade dos comentários, na espansão de visionamento... O senhor jamais saberá o que serão essas caracterísitcas porque nem para curioso você tem vocação.

Triste =(

Anónimo disse...

O rapaz faz aquilo que pode, e a mais não é obrigado...

De quem é a culpa de o homem lá estar? Havia que arranjar alguem do partido,e depois de recusas ...sobrou ele.

Nada que não estejamos habituados

Estação de Sines disse...

Sabem o que preocupa, é o vácuo. Tantos posts a merecerem comentários, como o anterior, e pessoas com responsabilidades politicos-partidárias, oferecem-nos uma mão-cheia de nada. Não se conhece uma idéia, sugestão, comentário, texto, discurso, proposta deste tipo de indivíduos, que contribua para melhorar a nossa qualidade de vida, que promova o bem-estar de gerãções futuros. É o vazio, o vazio absoluto. e depois apressa-se a responder a um post feito de ironia, pura diversão. Mas como o humor é uma manifestação de inteligência, não está ao alcance de todos.

Quando toca a assumir compromissos, idéias, propostas, assobiam para o lado. Deste modo nem que o Vasco da Gama se candidatasse pelo PS, ganhariam a Câmara de Sines.

Para encerrar os comentários a este post sugiro que leia um ou dois livritos dos sugeridos, coisa de que suponho ande bastante arredado, pois para alguns pensar dói.

Fim de comentários. Não sou obrigado a ter paciência para a mediocridade.

Anónimo disse...

Para a Estação recomendo o Náufrago Voluntário (Alain Bombard), para um António Bráz que depois de observar as consequências de um naufrágio, pensa e aposta que nada é fatal nem destinado, basta que para o melhorar se ponha mãos á obra, usando de inteligência e evitando os erros cometidos pelos náufragos anteriores.
Estás com pouca paciência, olha que ainda faltam sessenta e quatro dias, para igualares o Alain.

Um Feliz Natal para ti e todos os teus.

Anónimo disse...

estou barado, como eles se amam!

Anónimo disse...

Braz, deixa-os ladrar que a procissão ainda vai no adro. Que gostem que não gostem, vão ter que ir engolindo em seco algumas verdades.

Anónimo disse...

Ainda não entendi se esta gente do PS (não são todos, porque existe lá gente muito boa, e como disses espero que o idalino regresso, mas não com aquela gente na lista) tem mais admiração ou medo do Braz, e seja uma ou outra tenho dificuldade em compreender

Anónimo disse...

Penso que é um pouco de admiração e de medo do A. Braz, e temos vários sinais (incluindo aqui no blog) que apontam nesse sentido o que é perfeitamente natural. Sabem que o A. Braz para voltar ao PS as coisas tinham que levar uma volta gigantesca e sabem também que ele não entra numa lista CDU assim do pé para a mão. E uma candidatura dele independente em Sines nesta altura não se afigura nada fácil. Quem o conhece sabe bem as suas capacidades e este espaço tem mostrado que é uma pessoa clarividente, que sabe o que seria melhor para Sines, que tem ideias claras sobre os pontos negros do concelho. Resumindo, o A.Braz será será sempre um grande candidato se não se deixar amolecer pelas orientações de um qualquer partido e tiver a liberdade necessária para liderar um projecto em Sines. Tem perfil e capacidade para isso.

Anónimo disse...

Se fosse eu ( A.Braz) candidatava-me, força pra frente é que é o caminho e vai como independente para veres quanto vales.