segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Diz quem sabe

Um comentário que virou post.
A Artenius Sines vai produzir acido ftálico para alimentar as fábricas de pet do grupo La Seda de Barcelona, incluindo a sua planta de Portalegre que consumirá cerca de 30 mil tons anuais. Se continuar viva…
Inicialmente a localização seria no sul de Espanha integrada no grupo Cepsa Quimica; mas dada a insolvência financeira deste grupo catalão houve que buscar alternativas financeiras para este projecto.Ora um dos principais accionistas da La Seda é a CGD que entrou para o grupo no tempo das vacas gordas, isto é, quando o Deutsche Bank tinha apostado forte na produção de pet em Espanha. Com a retirada do banco alemão em finais de 2007, a Caixa viu as suas acções caírem para metade: 0,40 euro. Mas como tinha o compromisso de construir a «fábrica de plásticos» em Sines não houve outra alternativa que não fosse entrar com os 320 milhões de euros necessários à sua construção.A Artenius Sines utilizará como matéria-prima os chamados xilenos – produtos petroquímicos provenientes do tratamento dos grupos cíclicos do crude. Ora, nenhuma das petroquímicas portuguesas ou espanholas fabricam xilenos em quantidades suficientes para alimentar Sines. Por outro lado a distância de Sines a Barcelona é de 1500km quer se viaje de camião quer se utilize o contentor marítimo. Qualquer analfabeto calcula facilmente a rentabilidade desta unidade de produção de 700 mil tons de ácido ftálico.
E quanto aos famosos 150 postos de trabalho a criar na cidade de Santo André? A resposta está à vista: preparando-se para desactivar a sua fabrica de Portalegre a Administração espanhola já reencaminho para Sines os quadros superiores e intermédios que de outro modo cairiam no desemprego.Que em Portugal se continue a gozar com o pagode, já não é coisa que surpreenda alguém. Mas… como é que a Europa permite um tal esbanjar de recursos é que para nós constitui uma desagradável surpresa.

3 comentários:

Anónimo disse...

A CDU quer mais uns subsidios tipo Petrogal, o PS está emPINado, não pode falar, esperava que o PSD esperneasse, até porque já tem o agreament da líder, contra estes investimentos, mas tudo isto dá muito trabalho.

Anónimo disse...

Pesquisando no Google - noticias, a situação da La Seda de Barcelona verifico que a nível europeu a noticia do investimento em Sines está a servir aquela empresa como «prova» de grande pujança financeira. Esta noticia foi traduzida e disseminada em diversas línguas.

O fecho de uma fábrica em São Roque teria provocado uma onda de protestos por parte dos trabalhadores espanhóis.

Anónimo disse...

O JORNAL DE NEGÓCIOS trazia hoje a seguinte noticia:
_____
Director da La Seda afirma que Imatosgil e CGD deveriam lançar OPA
Jacinto Soler, membro do Conselho de Administração da La Seda de Barcelona, afirmou que a Imatosgil e a Caixa Geral de Depósitos (CGD), principais accionistas da empresa, deveriam avançar com uma OPA.


Paulo Moutinho
paulomoutinho@mediafin.pt


Jacinto Soler, membro do Conselho de Administração da La Seda de Barcelona, afirmou que a Imatosgil e a Caixa Geral de Depósitos (CGD), principais accionistas da empresa, deveriam avançar com uma OPA.

A Imatosgil detém 12% do capital da La Seda, e é o maior accionista da companhia de Barcelona, enquanto a CGD, o banco estatal, controla 7,2% da empresa. Segundo Soler, estes dois accionistas controlam a fabricante de plásticos.

Dada a posição da Imatosgil e da CGD, este membro do Conselho de Administração afirmou, hoje, em Barcelona, em declarações citadas pela Bloomberg, que deveriam avançar com uma oferta de aquisição sobre a La Seda
_________

Acrescento eu:

As acções deste grupo catalão caíram 80% durante o ano 2008.

Afinal que faz o PSD, o BE, o CDS, o PC em nossa defesa?

Respondo: NADA!