quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

De vitória em vitória, até à derrota final.

Perante as divisões internas do PCP local, o PS Siniense agita-se, sacode-se, diverte-se, esfrega as mãos, como se duma vitória sua se tratasse, mas resultados ou efeitos políticos, zero. Volta a demonstrar incapacidade para marcar a agenda politica e conhecimento para ler a politica, sendo constantemente ultrapassado pelo acontecimentos, pois "quando a sorte entra no salão, é preciso estar lá para dançar com ela".
É esta inércia, esta inacção, a crónica incapacidade de assumir a liderança dos factos, este permanente receio de assumir posições, que critico no PS siniense.

No actual momento politico o PS, enquanto oposição devia:
1) apelar à tranquilidade e união do partido que prescinde ao destinos da autarquia, num período particularmente difícil em virtude da crise; e importante pelos investimento que pretendem relançar o Complexo Industrial. Mostrava deste modo a maturidade e seriedade necessária a uma oposição responsável;

2) demonstrar que as politicas adoptadas pelo PS, nomeadamente a transferência de competência e respectivas verbas para as autarquias, são de tal forma consensuais e importantes que o Presidente da Câmara Municipal de Sines, militante eleito pela CDU e contrariando as instruções do seu Partido, assinou o protocolo proposto pelo Governo PS.

Era isto que eu queria da oposição, nomeadamente do PS, porque era o melhor para o partido e para Sines. Mas, é pedir demais.

18 comentários:

Anónimo disse...

Não insistas, com leituras politicas que estão fora do alcance da maioria dos membros da comissão politica. Enquanto falas de ciência política, eles respondem com politiquice de trazer por casa, que nem para conquistar uma simples junta de freguesia, num dos lugares mais isolados do país, serviria. Quanto mais uma câmara municipal. Com esta comissão política socialista, é perder tempo.

Anónimo disse...

Esta tua dor de cabeça e opinião avulso dequem já não sabe como fazer oposição dentro e fora é lamentável. Por um lado não estás no PS para poderes opinar concretamente, por outro abre-se uma janela de seres tambem protagonista isto se este cenário presente se mantiver, ficando agregado a quem muito defendes agora. vontade de comer e fome juntos.

Mantem o alerta porque pode sair o tiro pela culatra.

E não te preocupes com o PS , não estás lá não é contigo.. que queres que seja aparece , creio que serás bem-vindo.

não corras muito

Anónimo disse...

Então forma um movimento como o Alegre "parece" que quer fazer, mas vai a votos e não fiques na cobardia dos blogues. Duma vez por tdodas tens de decidir se queres ser o marcelo rebelo de sousa de sines (com tudo o que essa personagem tem de bom e de mau)ou se queres ser um HOMEM a sério. Fala com o Guinote e vamos a isso. Difícil vai ser compatibilizar os narcisismos. Mas isso será resolvido certamente, tal a inteligência dos protagonistas em preença...

Anónimo disse...

tens toda a razão é pedir de demais. Não se conhece rasgos de inteligência politica, por exemplo ao nível da estratégia que mencionas aqui. Não é por acaso que temos a oposição que temos. Sempre votei PS, mas confesso que tenho algum receio que algum ganhemos e corra mal, é um cenário muito possível. Não vejo no PS ninguem preparado para assumir a camara.

Estação de Sines disse...

"cobardia dos blogues"

Duma vez por tdodas tens de decidir se queres ser o marcelo rebelo de sousa de sines 0u se queres ser um HOMEM a sério.

Fala com o Guinote e vamos a isso.

3 mimos, que tenho dificuldade a entender, como pode falar de "cobardia dos blogues". Quer maior exposição, que aquele que existe aqui? identifico-me, exponho-me, digo o que penso, aceito comentários às minhas opiniões? Se isto é cobardia, então o que dizer dos anónimos, e pior, o que dizer daqueles que nem como anónimos dizem a sua opinião? isso sim é cobardia. Acha que dizer aqui o que penso, muitas das vezes de pessoas amigas, com quem nem sempre sou simpático, é cobardia?

2) Para si, não devem existir pessoas que dão a sua opinião. Quem têm opinião têm que candidatar-se, tem que ser actor, não há espectadores, criticos, então as bancadas dos campos de futebol ficavam vazias ia tudo pro campo, os palcos enchiam-se de actores com plateias vazias, as livrarias não vendiam um livro. Aceite que tem que existir sempre quem faça, quem assista e quem critique, alguns de nós ficam somente numa destas fases, outros passam por várias, uma ou várias vezes, é possível que um dia vengha a ser candidato, e porque não pelo ps, o PArtido não tem culpa de ser maltratado por muitos dos que lá andam.

3) candidatar-me com o Guinote, confesso que era um desafio aliciante e muito interessante, onde aprenderia imenso, mas obviamente que na pratica não tem a menor possibilidade de ocorrer.

Anónimo disse...

Os melhores tempos do PS em Sines, ja nem sao recordados hoje em dia.
Nos anos 90 o PS combatia em 3 frentes nas autárquicas: Freguesia de Sines, Camara de Sines e Freguesia de Porto Covo, so conseguindo vencer na Aldeia de Porto Covo. A diferença de votos em Sines foi minima para a CDU em que o actual presidente da camara vencera pela primeira vez e deu-se a consequente tomada de posse.
Aí sim, Guinote e se bem me recordo, o Luis Filipe conseguiram em Sines por o Partido Socialista em movimento com uma Lista bastante forte não so a Nivel politico mas também social... Desde entao não recordo nenhuma 'manifestação' de apoio pelo PS local ou se quiserem, as chamadas 'caravanas politicas' tão numerosas e proporcionais à sua lista em termos de qualidade que por cá se vio. Para mim, o melhor ano do PS em Sines desde que sou vivo(e nem sequer conquistaram a autarquia em Sines).

Anónimo disse...

a maior votação de sempre do PS em sines, foi no ano do Idalino, braz, vinagre e céu, nunca o PS teve tantos votos como nesse ano.

Anónimo disse...

Braz...Os xuxialistas mordem-te, tás a ver?
Essa gentinha não presta mesmo, sinais de Democracia-Quem não é por eles é do contra...Arre!
Que melhor espelho queremos do que este?
Ainda falam dos comunas...dasssssss que gente tão parvinha!

Anónimo disse...

Pois realmente, só um "forasteiro" podia fazer o comentário anterior.
Entre o autor do blogue e os outros, PS's, ou xuxalistas, como os costuma apelidar, só existe uma pequena diferença, e é tanto pequena, tão pequena, que quando se tenta encontra-la, não se consegue.

Estação de Sines disse...

Inadvertidamente eliminei um comentário (se pretender envie de novo que publico) que pretendia ser irónico e basicamente dizia que a candidatura do Idalino da qual fiz parte, tinha alcançado o resultado que alcançou devido à minha notoriedade, já que ninguem conhecia o Idalino e a D. Céu Lopes Paulo.

Como me vai faltando a paciência para patetices, resta-me dizer-lhe que a sua atitude é própria da sociedade em que vivemos, o importante não é a lista, ou o programa, as idéias, mas sim a notoriedade, então na sua iluminada cabecinha, o chefe da policia, um dos manos galegos, etc, ganhavam com uma perna às costa, quer mais notoriedade.
O que é a notoriedade numa localidade como a nossa? no meu local de trabalho todos me conhecem, ninguém conhece a maior parte dos actuais vereadores, será por isso que tem menos notoriedade que eu?
Como lhe digo começa a faltar-me a paciência para iluminados.

Anónimo disse...

Amigo Braz quero manifestar o meu apreço e admiração pela construção e manutenção deste blogue. Apesar de mais novo e conhecendo pouco do seu percurso anterior, conheço este blog e as suas ideias (expressas neste blog) e posso garantir-lhe que este blog é um espaço de contacto com a nossa terra entre os muitos estudantes que estão fora de sines. Muitos, praticamente todos, não sabem nem conhecem os politicos da terra, provavelmente nem o seu nome sabem, mas conhecem a estação. Mantenha-se on.

um abraço e boas festas

Anónimo disse...

Não acredito que em Sines não Haja Socialistas.
Xuxialistas há de certeza, até cheiram ao longe...Oportunistas, isso sim~.
os SOCIALISTAS merecem-me o maior respeito!

Anónimo disse...

DE XUXIALISTAS ESTÁ O PAIS CHEIO!

Brás será que estás mais perto duma lista independente com o Manel Coelho...?

O guinote será um bom candidato pelo bloco...

Anónimo disse...

não entendo a alegria do ps, sentir-se-ão eles preparadaos para assumir os governos de sines - não claro que não. a divisão da cdu torna-os mais fortes - não, claro que não. a cdu perderá as próximas eleições, sem o coelho, não claro que não. com uma cdu mais fraca ficamos todos a perder, sim claro que sim. então do que riem tristes hienas.

Anónimo disse...

Há tempo ainda para uma boa reflexão e ver se efectivamente existem condições para o A. Braz avançar com uma candidatura independente. Mas para isso terá que haver uma vaga de fundo, vinda dos mais variados sectores da sociedade civil siniense, apoios, e um projecto para Sines. Nesta altura não estão ainda reunidos estes pressupostos pelo que não creio que existam condições para o Braz avançar já em 2009. Só se o fizer numa outra lista, como segunda ou terceira figura mas nesse caso pode significar dar o um tiro no próprio pé. Eu continuo a dizer que o Braz tem perfil e tem capacidade para um dia presidir a câmara de Sines. Acredito porque conheço as suas capacidades e estou em sintonia com muitas das ideias que defende para mudar esta terra, trabalhando COM as pessoas e não PARA as pessoas.

Anónimo disse...

...mas há sociedade civil em Sines? Onde? nna barbuda ou no paiol não?
O que eu vejo são cobardolas que dizem mal de tudo e de todos. Se não fossem cobardolas, apareciam a fazer algopelos outros ou seja, pela sociedade.Alguém disse um destes dias que alguns xuxialistas são bons nas empresas onde estão, logo seriam na câmara!
Será mesmo assim? Têm a certeza? Eu não e não dou um tusto por alguma gente dessa!
Felizmente, nem tudo é mau, ainda há bons rapazes!

Anónimo disse...

Pois eu dou o beneficio da dúvida aos PS's, aos CDU's é que é impossível depois de ver do que são capazes e do que foram capazes de fazer por sines.
Tu aindas tens duvidas e não dás um tostão por algunsPS's, reconheces que há alguns bons, eu por exemplo não dou um tostão por nenhum CDU valem ZERO

Anónimo disse...

mas que m....de cumbersa destes xuxas! Cada tiro cada melro...Os xuxas em Sines são uma cambada de oportunistas...rsssssssss
arre!