quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Assim até parece fácil

Santo André ganha candidatura ao Programa Integrado de Qualificação Urbana.
Esta candidatura está integrada no instrumento de política “Parcerias para a Regeneração Urbana”, decorrente da nova Política de Cidades Polis XXI. De acordo com o Presidente do Munícipio, que marcou presença na cerimónia acompanhado pelo Presidente da Junta de Freguesia de Santo André, Jaime Cáceres a aprovação da candidatura que vai requalificar Vila Nova de Santo André nos próximos três anos, “ significou a persistência da Câmara Municipal de Santiago do Cacém que nunca desistiu da candidatura " para a cidade onde reside a larguíssima maioria dos trabalhadores do Complexo Industrial de Sines”. Vila Nova de Santo André é assim a única cidade do Litoral Alentejano com a candidatura aprovada. Foram ainda beneficiados com verbas do Programa Parcerias para a Regeneração Urbana, Beja, Évora, Portalegre e Elvas.

“Por exemplo vamos ter o Bairro da Atalaia, Pôr-do-Sol e o Bairro Azul requalificados, assim como o Parque Central da Cidade, vamos ter uma ciclovia muito importante para mobilidade, vai ser construído um Lar para os Idosos com jardim de infância, vamos ter a Academia Sénior de Artes e Saberes de Santo André com um novo espaço qualificado e vamos ter também um investimento importante no abastecimento de água ao Bairro da Petrogal”. Um programa co-financiado através de recursos do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) ao abrigo do Programa Operacional Regional do Alentejo e cujo montante elegível aprovado é na ordem dos 6,5 milhões de euros, com comparticipação do FEDER de 4 milhões 112 mil euros. Na cerimónia de assinatura dos protocolos esteve o Secretário de Estado do Ordenamento do Território e Cidades. Manuel Ferrão deu os parabéns à Câmara Municipal de Santiago do Cacém por ter “apresentado em boa hora esta candidatura que tem todas as condições para cumprir o seu objectivo, não só de reabilitar edifícios e espaços públicos, mas de revitalizar a cidade”, porque adiantou o governante “precisamos que as nossas povoações consigam reter e atrair as pessoas com qualidade de vida e precisamos ainda de criar novas actividades económicas”.
“Uma Nova Visão para a Cidade de Santo André”, é este o principal objectivo da candidatura ao Programa Integrado de Qualificação Urbana de Vila Nova de Santo André, agora aprovada. A Câmara Municipal conta com 17 entidades parceiras, que em conjunto pretendem dar uma nova imagem ao Centro Urbano de Vila Nova de Santo André, através da requalificação e da regeneração daquele aglomerado urbano com 10 mil habitantes.

6 comentários:

Anónimo disse...

É verdade amigo Braz. Até parece fácil. Receio é que daqui a dois ou três anos tenhamos apenas só este texto e sem nada no terreno que o traduza em obra. Oxalá me engane, mas aquele Proença e respectivos acólitos, não me espanta

Anónimo disse...

A camara de sines, com tanta basófia não faz metade do que se consegui para santo andre, com apena uma candidatura. candidatura essa que sines não consegue fazer.

Anónimo disse...

não será por acaso que muitos de nós sinienses viemos viver para santo andré.

Anónimo disse...

se retirassem a praia a sines, o que restava. O caracter a dinamica de sines e da sua gente, foi minada pela politica de eucalipto do PCP, e a falta de socialibização que se sentia em santo andré há 20 anos, é hoje sines a principal vitima, as pessoas perderam a capacidade e a vontade de reinvindicar.
O PCP matou a vontade das pessoas e agora o paizinho de todos resolve os problemas da malta. Se não é isto o comunismo no seu melhor, enão não sei.
Hoje envergonho-me de ser de Sines, é uma terra de chicos espertos, patos-bravos e interesseiros.

Anónimo disse...

patos-bravos...interesseiros, acólitos!
Que gentinha....maldicentes!

Anónimo disse...

Mas olhem que em arrogância, em vaidade, em autismo, e no quero posso e mando, o Vitor Proença bate Manuel Coelho sem apelo nem agravo. Vitor Proença é daqueles comunistas que no meio do povo come tremoços e em casa caviar, veste roupas de marca, usa perfumes franceses e gosta de comer em locais chiques. O comunismo já não é o que era.