terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Poeta dos Portugueses

"O meu PS esfumou-se. Mas há gente no partido que não me é indiferente"

Manuel Alegre, Semanário Expresso de 20.12.2008

Se eu fosse rico, o Manel era o meu porta-voz, assim, sendo pobre, é de milhares de portugueses.


Trova do vento que passa (adaptado)

Pergunto ao vento que passa
notícias do meu país
e o vento cala a desgraça
o vento nada me diz.

Pergunto à gente que passa
por que vai de olhos no chão.
Silêncio -- é tudo o que tem
quem vive na servidão.

Vi florir os verdes ramos
direitos e ao céu voltados.
E a quem gosta de ter amos
vi sempre os ombros curvados.

Vi minha pátria na margem
dos rios que vão pró mar
como quem ama a viagem
mas tem sempre de ficar.

E a noite cresce por dentro
dos homens do meu país.
Peço notícias ao vento
e o vento nada me diz.

Mas há sempre uma candeia
dentro da própria desgraça
há sempre alguém que semeia
canções no vento que passa.

Mesmo na noite mais triste
em tempo de servidão
há sempre alguém que resiste
há sempre alguém que diz não.


Manuel Alegre

11 comentários:

Anónimo disse...

O PS actualmente é um partido aburguesado, que se confunde fácilmente com a direita. Sou um socialista desiludido que após muitos votos e eleições no PS mudei para o Bloco e compreendo a mágoa de Manuel Alegre.

Anónimo disse...

Cantas bem mas não me alegras...É só fumo este Alegre. Pelas mostras que deu quer nas lutas internas dentro do PS, quer na campanha para as presidenciais contra cavaco, foi um "bluff"
Para mim não passqa dum "pateta alegre", com todo o respeito pelo seu passado!

Por aqui me fico porque...é NAtal

Anónimo disse...

Nunca estou de acordo com o forasteiro mas aqui dou obraço a torcer , ele canta muito bem mas não me alegra,oh M. Alegre vai dar uma volta e desempara a loja.Estão a tirar-lhe o tapete e ele já está estrebuchar.

Anónimo disse...

Alegre é um alegre "bluff" tá la´mas não está, sai e não sai, tá contra mas vota a favor, ou seja tal como disse quando da decisão de se candidatar a PR foi quando meteu a chave a porta na sua Agueda querida que uma voz ou lá o que foi lhe disse avança homem sem medos e foi o que foi. A pergunta é saber se o bloco tem porta em Agueda. Este é mais um prego no caixão do PS. Para mim que estou de fora isto esta bonito, e o Socrates não tem os tomates no sitio para acabar com este jogo. Agora imaginem que isto do Alegre era no PSD do Santana já tinha caido o carmo e a trindade ere portanto uma trapalhada mas assim e um direito do sr. deputado. Vai mas é as camarinhas.

Anónimo disse...

No seu celebre poema que esta transcrito neste post essa alegre personagem o Manel diz " há sempre alguem que resiste há sempre alguem que diz NÃO". Ora bem ele não é de certeza diz a tudo que sim mesmo com declaração de voto em anexo, e portanto não diz NÃO diz sim. É potanto um pateta Alegre. Ainda do poema direi "que o vento não cala a desgraça porque esse vento nada me diz. Perguntei para ter a certeza á gente que passava e o vento alias ventania nada me disse. Enfim "Silêncio é tudo o que tem quem vive na servidão. Aqui é que está o cerne da questão servidão. O Manel vai dar uma volta estás á mesa do orçamento, falas mas não dizes nada blá blá blá blá.
Vai mas é apanhar camarinhas prá costa do Norte.

Anónimo disse...

Mais vale o Alegre poeta do que alguns politicos tristes e ignorantes que sobem na vida à conta do cartão partidário, que nunca passariam dos mediocres que seriam se não fossem o trampolim dos partidos. Vejo aí certos desgraçados todos engravatados e tresandando a perfumes de marcas caras que se não fosse a politica nunca seriam nada nesta vida.
Força Manuel Alegre, não te cales.

Anónimo disse...

Já mete nojo a inveja que por aqui andam, já chateia

Anónimo disse...

se estás enjoado tens bom remédio caro anónimo...dá a cara e "baimazétrabalhar" óhhhhhhhhh

Anónimo disse...

lá estão vocês a desvalorizarem o homem...1 milhão de votos!

Anónimo disse...

Eu acho que não se está a ofender o Manel Alegre,o milhão de votos foram uma realidade mas dai para cá tem dado tantos tiros de polvora seca e tem sido ele não outro a faze-lo que só lhe fica mal. Quem acredita num deputado que num forum de misturas explosivas de esquerda diz mal do partido dele, e no dia a seguir ou antes vota a favor o orçamento de estado que ele tanto critica. Como é que isto pode dar certo? Alguem no seu juizo perfeito pode aceitar esta situação? Bom só se forem alguns iguais a ele. É por estas e outras que os politicos e a politica esta como está desacreditada. Se isto se passase com o Santana era tarpalhada mais uma, mas como é com o deputado 1 milhão passa. Olhem aguentem-se. Até á próxima.

Anónimo disse...

do milhão de votos, 950 mil já se sentiram enganados...O "men" é um bluff