segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Sines, Capital Alentejana da Cultura


Sines assume-se de direito próprio capital da cultura do Baixo Alentejo, muito por mérito do trabalho desenvolvido pela Autarquia, tendo o seu ponto alto na realização anual do melhor festival nacional de World Music, o FMM, Sem esquecer o trabalho desenvolvido por associações, onde se distingue o CCEN e o Teatro do Mar.

Uma marca da política cultural deste executivo, principalmente do presidente da autarquia, foi o abandono da lamechice da cultura popular, introduzindo actividades culturais mais eruditas, para a qual se supunha que o eixo Sines-Santiago-Santo André, não teria procura suficiente, e por vezes não tem, mas Sines já se tornou uma referência nacional em muitas actividades culturais, o que lhe permite um público geograficamente diversificado.
Tudo isto mantém muito elevada a minha expectativa relativamente ao Museu e Casa Vasco da Gama, e o saudado regresso ao castelo de Sines, dos eventos de importância maior na vida do Concelho.
Duas questões que nunca terão resposta, ou pelo contrário, terão várias respostas: a actual politica cultural é a mais correcta? Os investimentos autárquicos na área cultural serão prioritários para Sines?

18 comentários:

Anónimo disse...

Não vou tão longe afirmando que sines é a capital cultural do baixo alentejo, mas não tenho dúvidas de que é a capital cultural do litoral alentejano. Deixa santiago do cacém e os restantes concelhos a uma boa distância não apenas pelas iniciativas ou projectos da cãmara como pelo trabalho das associações. A casa vasco da gama vai ser também um importante pólo de atracção turistica para sines, embora falte ainda um acontecimento de grande impacto com o nome do navegador que catapulte ainda mais sines na senda nacional e europeia.

Anónimo disse...

O Rei vai nú.
O Rei vai nú.
O Rei vai nú.
Gritaram todos em coro.

Hans Christian Andersen

Anónimo disse...

O rei vai de facto nu...
Capital da cultura n será porem-se em bicos de pés descalços?
Bem, lá diz o ditado que presunção e água benta...
Esta forma exagerada de falar das coisas tipo eu sou o maior e os outros são muito inferiores é tipicamente portuguesa e nota-se mais acentuadamente em sines devido à descaracterização desta cidade relativamente ao restante alentejo.
Acho que esta forma de estar não fica bem aos "Sinienses", enfim...

Anónimo disse...

Não concordo que Sines se intitule como capital cultural do alentejo litoral, muito menos do alentejo. Tem bons equipamentos e eventos culturais mas daí a capital cultural! Para mim a capital cultural do alentejo litoral divide-se por dois concelhos: Alcácer do Sal e Santiago do Cacém. Digo estas duas cidades devido á sua história, arqueologia, património cultural e etnográfico. Mas cada vez mais Alcácer do Sal está a marcar passo na cultura. Desde a promoção de variados eventos, como também pelos seus museus, as dezenas e dezenas de estações arqueológicas, toda a ligação que a população tem ao seu património, como também a preservação e recuperação das tradições.

Anónimo disse...

Só por si o FMM confere a Sines o título de capital cultural do Alentejo Litoral, digam lá o que disserem porque nenhum outro concelho da região organiza um evento com estas características de dimensão internacional. Naturalmente que Álcacer do Sal está com uma dinâmica muito interessante, do ponto de vista cultural, pelos museus, recuperação de tradições, arqueologia, publicações, exposições, etc, que não se confina à cidade de Álcacer e vai também à freguesia do Torrão também ela muito interessante. Sendo natural do Alentejo Litoral, esperava mais dos concelhos de Santiago e de Grândola, que infelizmente não têm vereadores da cultura minimamente capazes e de acordo com os pergaminhos dos seus concelhos. Santiago então, é uma lástima nesse aspecto e é pena porque Santo André tem associações muitíssimo interessantes e com boas dinâmicas culturais. Uma última nota para o CCEN, que tem subido muito na minha consideração com a actual linha traçada.

Anónimo disse...

A seguir a isto " Museu e Casa Vasco da Gama" coisa com que estou de acordo , só falta ser feito em SINES um parque temático a ilustrar a viagem do Vasco da Gama à India.
Seria mais uma grande obra ,e que traria muita gente a SINES , principalmente a comunidade escolar para visitas de estudo.
A exemplo do que se fez em Mora com o Aquario de água doce que tem sido um sucesso.

Anónimo disse...

Parque temático?
Eu já me contentava com um ecoparque para esticar as perninhas e abater a bocha!
"Mens sana in corpore sane"!!
Penso que nesta terra a cultura vai bem, muito bem até, muito melhor que em qualquer terra em nosso redor. Agora a parte mais desportiva(...). Tirando as piscinas, onde mesmo assim existem os atritos que se conhecem entre o maior clube desta modalidade e alguns elementos autárquicos, o que resta.

Anónimo disse...

Mas o que é que está sendo feito, para virem a público dizerem que estamos a viver na Capital da Cultura? As músicas do Mundo que nos visitam no Verão é o que vos faz pensar que estamos anos luz á frente dos demais?Não digam coisinhas destas,ficam mal na fotofrafia, um pouco de modéstia não vos ficava mal.Não se coloquem em bicos de és.como as bailarinas do CAN CAN...--As Musicas mais 2 ou 3 eventos esporádicos não fazem desta terra a dita Capital -- comecem a olhar em volta reparem no que está a ser feito noutras cidades alentejanas e não sejam tão arrogantes com tão pouco, para o que gastam todos os anos (e o dinheiro é dos contribuintes) não sai dos vossos bolsos,deveriam apresentar ao publico muito muito mais...

Anónimo disse...

O FMM trouxe o início e o CAS permitiu a consolidação. Neste momento, Sines, apesar de não ter um património tão rico como Alcácer ou Santiago, faz mais pela cultura que os dois concelhos juntos. Infelizmente é assim, mas Sines tem-se posicionado a nível cultural como nenhum outro e veja-se a projecção que está a começar a ter. Não basta ter história é necessário colocá-la à disposição das populações e Sines está a conseguir fazê-lo.

Anónimo disse...

"Sines ,Capital Alentejana da Cultura " não me façam rir olhem á v/ volta e não digam disparates!!!!!

Anónimo disse...

Pessoalmente não sou eleitor CDU mas lá por isso não tenho pálas nos olhos e digo que olhando à nossa região, Sines está a assumir-se aos poucos como a capital cultural da região, basta ver o que temos e o que têm feito outros concelhos e nem é preciso mais nada. E agora com a casa e museu Vasco da Gama isso ainda é mais evidente. Odemira e Alcácer também estão bem cotadas, especialmente Alcácer. E como diz o anónimo, Sines não tem, por exemplo o património que tem Santiago, como as ruinas Miróbriga. Mas Santiago é um caso à parte, basta ver o cemitério dentro do castelo que oiço falar que vai sair de lá há uma porrada de anos e nunca mais sai. Falando de castelos vou esperar para ver melhor o que vai ser feito no forte do Pessegueiro onde a câmara de Sines, e bem, deu uma boa ajuda nas obras urgentes que se fizeram, embora ainda longe do que é necessário fazer.

Anónimo disse...

Capital Alentejana da CULTURA!?!?!?!?!?
por amor de deus.... não conheçem ÉVORA, certamente... Capital Alenteja é todo o alentejo, évora é alentejo... Sines nem chega sequer ao calcanhar de Évora

Anónimo disse...

Devem andar distraidos porque Alcacer do Sal mete Sines a um canto em politica cultural, património, centro histórico em obras, etc.E não se esqueçam das visitas guiadas, dos galeões de sal recuperados para o turismo, etc.

Anónimo disse...

e ainda mais em Alcácer: Grande prémio da páscoa em atletismo, houve a Feira Nacional da Aventura, o Lisboa-Dakar, o Pax Rally, as Feiras, recentemente foi anunciado um investimento de um pintor alemão na comporta, para a criação de uma "floresta Cultural", a recuperação do Carnaval, a semana do turismo, monumentos arqueológicos unicos - a villa romana de Santa Catarina-, a maior cripta do país, o castelo datado da época de D. Afonso Henriques, a recuperação de dois galeões como já foi aqui referido que custaram cada um 100 mil €uros, Festa de Natal para os idosos de todo o concelho, ect....

Anónimo disse...

De facto há muitos intitulados sineenses que estão sempre desejando o mal para a sua terra, qual aves agoirentas à espreita de uma oportunidade para dizerem mal, cacascarem em alguém etc. Por muito que se faça esses vão sempre achar pouco, botar defeitos, etc, e que nos outros concelhos é que é bom, etc.

Anónimo disse...

Do Alentejo não, mas do Litoral Alentejano estou completamente de acordo. ou se não é, caminha a largos passos para consolidar essa posição a nivel cultural.
Nem vale a pena mencionar os feitos e as acções culturais desenvolvidas em Sines... se não encostava o/a amigo/a de Alcacer às box's do dakar.

Anónimo disse...

é uma luta ombro a ombro mas penso que o FMM dá uma pequena vantagem a sines, porque lhe dá prestigio muito para além das fronteiras da região. Mas atenção a alcácer do sal que está a subir muito em matéria cultural e em áreas muito diversificadas (aí nos vários campos onde tem actuado leva vantagem sobre Sines). Muita atenção a Alcácer que se está a tornar uma referência cultural muito importante na região. Os senhores de Sines e Santiago que estejam a pau se não querem perder importância para Alcácer do Sal.

Anónimo disse...

tb sou a favor de um parque temático com fins culturais e pedagógicos, sobre a viagem maritima à India de Vasco da Gama e espero que a apresentação multimédia que a casa e museu Vasco da Gama vai ter, conte a história da familia Gama em Sines