quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Rotundamente

Além de facilitarem o trânsito, as rotundas são um elemento georreferenciador e de embelezamento das localidades. Mas para que cumpram a segunda e terceira função devem ser dotada de elemento distintivo. Resumindo, porque motivo a autarquia siniense faz as rotundas e simplesmente abandona-as ao seu papel funcional.Antigamente, praticamente todas as vilas vestiam as suas rotundas ou ilhas de trânsito com flores da estação, hoje existem localidades que optam por elementos decorativos, fontes de águas, outras por homenagear os seus heróis individuais ou colectivos, outras por monumentos de arte pública, e outras por nada. Simplesmente nada, excepto mato, ervas e tudo o mais que queira crescer livremente, enquanto os carros contornam bufando gás, como no caso de Sines.Em Sines para além da fonte de água, feita pela APS, não existe nenhuma rotunda distintiva, que sirva de referência geográfica, que imortalize os nossos heróis, ou os feitos de gerações passadas, ou simplesmente embeleze a nossa Cidade.Confesso que desconheço se existe, da parte do executivo camarário, algum prurido ideológico que impeça a valorização do indivíduo, enquanto actor individual da história, se falta liquidez para adquirir obras de arte públicas ou manter arranjos florias todo o ano, se questões ambientais impedem fontes de água ou luminosas, se não reconhecem a existência de nenhum movimento ou acontecimento colectivo de relevo na sociedade siniense digno de relevo, mas façam algo nas nossas rotundas que as distingam de um baldio ou simples empedrado.
Sobre este assunto veja: a http://asmaisbelasrotundas.blogspot.com/, blogue temático bastante curioso e engraçado.

18 comentários:

Anónimo disse...

Bom post, como sempre a olhar pela NOSSA TERRA ( há quem não olhe nem lhe interessa olhar é mais cómodo ficar de costas).
1 sugestão , somos uma terra de mar e de pescadores ( cada vez menos ,mas ainda os há)porque não aproveitar um barco daqueles que vão para abate da frota e colocá-los numa rotunda a decorá-la.É uma sugestão nada honorosa para a autarquia , e sempre que se deteriorasse o "monumento " é fácil a sua reposição porque há sempre barcos para abate.
PS= quando falo em barco não falo numa chata ou um bote, mas sim numa coisa que se veja do tipo , lancha, barca, enviada, etc,etc

Anónimo disse...

tens que refazer o link porque a página que meteste não abre.
é lógico que podia haver um melhor aproveitamento e embelezamento das nossas rotundas. Dava outro aspecto mais cuidado. Há muitas formas de o fazer. Pequenas estátuas, ajardinamentos, jogos de água e outros conjuntos decorativos. Realmente é uma pena alguns cenários que aqui temos.

Anónimo disse...

htp://asmaisbelasrotundas.blogspot.com/

Falta um "t" em http://

Estação de Sines disse...

Obrigado. Tá engraçado o blogue.

Anónimo disse...

por falar em rotundas, que estranha retunda feita na zona do intermarché, o normal seria terem feito a dita no eixo da via principal e não ao lado, porque assim a estrada fica contínua e com a retunda ao lado, deviam ter arrancado 3 palmeiras que estão lá quase secas e colocavam a retunda no eixo da via, assim era não terem feito nada, não percebo o que é que certos técnicos camarários andam fazendo, isto que eu disse aqui não é necessário possuir nenhum canudo, enfim é o serviço á maneira dos camaradas...

Anónimo disse...

por falar em rotundas, que estranha retunda feita na zona do intermarché, o normal seria terem feito a dita no eixo da via principal e não ao lado, porque assim a estrada fica contínua e com a retunda ao lado, deviam ter arrancado 3 palmeiras que estão lá quase secas e colocavam a retunda no eixo da via, assim era não terem feito nada, não percebo o que é que certos técnicos camarários andam fazendo, isto que eu disse aqui não é necessário possuir nenhum canudo, enfim é o serviço á maneira dos camaradas...

Anónimo disse...

a unica retunda bem feita nesta cidade é a que a A.P.S. construiu, as outras são um embaraço para a vista. Se na Câmara e não estou falando no Presidente, o homem não pode estar em todo o lado, para isso existem vereadores responsáveis assom como respectivas chefias, em conjunto deveriam pôr mãos à obra e tentarem copiar o bom gosto que existe nos serviços da A.P.S., desde já digo que não sou funcionário da mesma, sou funcionário da Câmara -mas não deixo de vêr a diferença entre os serviços destas entidades, o que está feito ao longo da avenida da praia seguindo para lá do Pontal é por si só bem evidente.De certeza que nos serviços camarários também existe pessoal com bom gosto -com capacidade para embelezarem as nossas rotundas--vá malta ponham maõs á obra- os sinienses agradecem--e a Câmara só fica bem vista- bem necessita disso.

Anónimo disse...

a unica retunda bem feita nesta cidade é a que a A.P.S. construiu, as outras são um embaraço para a vista. Se na Câmara e não estou falando no Presidente, o homem não pode estar em todo o lado, para isso existem vereadores responsáveis assom como respectivas chefias, em conjunto deveriam pôr mãos à obra e tentarem copiar o bom gosto que existe nos serviços da A.P.S., desde já digo que não sou funcionário da mesma, sou funcionário da Câmara -mas não deixo de vêr a diferença entre os serviços destas entidades, o que está feito ao longo da avenida da praia seguindo para lá do Pontal é por si só bem evidente.De certeza que nos serviços camarários também existe pessoal com bom gosto capaz

Anónimo disse...

Em VNSA tb há uma nova rotunda belíssima!! De inicio deu-me a ideia que a rotunda era tão baixa que mal se via, mas hoje, ao ver um autocarro "galgá-la" para virar à esquerda (de facto, ele não a contornou) acho que percebi o propósito...

Anónimo disse...

quem escreve "retunda" está tudo dito...

Anónimo disse...

Retunda ou rotunda pouco importa, desde que a pessoa que o escreveu saiba que é uma coisa circular que serve para regular o trânsito e evitar semáforos que são muito mais caros e de menos eficiência que as retundas.
Agora á última retunda feita em Sines, se não o incomodar eu vou chamar-lhe RI-TUNDA,
Mas não passei o tempo a rir, garanto-lhe (acredite se quiser) chorei uma noite inteira, com pena do pai do Engenheiro que projectou uma merda daquelas.
Aceitam-se reclamações.

Anónimo disse...

A Ri-Tunda ,aquela obra d'arte dos serviços técnicos da autarquia , um exemplo de arquitectura , vai servir de exemplo no futuro e logo inserida na principal via da futura cidade desportiva.
Vocês não percebem que os homens ,já não podem alterar o projecto da cidade desportiva.
Se fossem construir a Ri-tunda como mandam os livros , ficava a faltar terreno para a cidade desportiva

Anónimo disse...

vingou a ignorância...enfim!

Anónimo disse...

Retunda ou rotunda, por amor de Deus, pouco importa, foi só um erro nas vogais, o que nos interessa é o que se nota naquela obra, mais que mal concebida.A Câmara com tantos técnicos...e não apareceu nenhum que desse ordem para alterar o que estava á vista de todos.Mas se quisessem que a coisa ficasse geitosa, ainda estavam a tempo de alterar o traçado, é só avançar para o eixo da via principal. E já agora camarada que criticou a palavra mal escrita, desde já lhe digo que não tenho problemas em assumir que escrevi mal a dita ri-tunda,não se leve muito a sério, não vale a pena até porque nós estamos todos em conjunto tentando dar alguma ajuda aos camaradas camarários.E já agora faça-se nova Ri-Tunda--Sines merece umas ROTUNDAS de geito e não aquilo que ali fizerem.Como sei que já existe na Câmara um funcionário destacado para acompanhar o que se escreve neste blog,que diga-se de passagam está muito bom,de certeza que dentro de pouco tempo os serviços vão tentar dar um jeito à obra,esperemos.

Anónimo disse...

"de certeza que dentro de pouco tempo os serviços vão tentar dar um jeito à obra"

Se isso acontecer, juro aqui e agora que vou votar no Coelho, até ao fim dos meus dias, eu até nem desgosto do homem, acho é que está muito mal servido de assessores rotundanais.
Eu quero lá saber se vocês me passam a chamar de vira casacas ou de lambe botas, eu quero é uma rotunda de jeito em Sines.
Votar no Coelho, é incomparavelmente melhor que ser abalroado por um gajo qualquer que vá na gáspia no sentido sul-norte, fazer compras ao Intermarché, então quando ouvem falar nas promoções, até vão doidos.
Quanto ao tempo caro bloguer, tem que ter alguma paciência, porque já levou muito tempo a fazer uma aberração daquelas, logo levará mais algum a pô-la ao centro da via norte-sul, porque a Oeste nada de novo, até ver.

Anónimo disse...

Passei lá hoje pela 1ª vez.....meu deus é incrível ,como é possível fazerem aquilo, como sineense tenho vergonha.

Anónimo disse...

Eu ultimamente quando vou aproveitar as promoções daquelas superficies até fico com receio de passar perto daquela Ri tunda Marada,e desde já vos digo que se dentro de pouco tempo alguem (leia-se técnicos camarários) conseguir alterar aquela aberraçao fazer realmente uma ROTUNDA de geito,Eu que nunca votei nos camaradas -vou votar! Tratem de nos mostrar que sabem para que serve uma rotunda.não é só para andarmos aos circulos-ali o que se tem a fazer é o seguinte: Passo a explicar,tratem de deslocar a rotunda para o eixo da via principal ou seja do Inter para o lado da Cidade, porque como está quem vem do Inter ou vice versa na via principal quase que não se apercebe que está ali uma rotunda.Já disse o que deve ser feito,agora é só um pouco de brio e fazerem o resto--Sines agradece.

Anónimo disse...

Pessoalmente não sei qual será a pior, penso que aqui na zona era facil adquirir diversas imagens para poderem ser visualisadas num blogue do tipo: "as piores rotundas", ou algo do genero, pois também passei pelo novo embaraço ao transito em Santo-André, parece-me uma lomba-rotunda, pois é transposta pelos veiculos de maior dimensão que não a conseguem contornar... quanto ao embaraço da nossa Cidade, vejo uma 'rotunda' sobreposta a um tipo de ilheu de forma triangular que albergava o antigo cruzamento, não percebo a politica de retençao de custos, secalhar para não gastar tanto e ficar uma obra decente, poupam 20% mas fica uma obra de arte deficiente.