quinta-feira, 20 de novembro de 2008

(Ex) citações da semana

“…é uma estratégia própria do PCP, de não deixar crescer nem melhorar, e de ir muito devagarinho para poder controlar. É o poder pelo poder.”

“Nas autárquicas, o que acontece é que a força que gere o concelho cobra e exerce alguma pressão sobre as pessoas, funciona através do medo, da coacção e da vitimização para conseguir votos.”

“…sabendo que uma empresa local, não só ofereceu à Câmara o projecto para uma ETAR como se disponibilizou a pagar uma percentagem dos encargos. Não fazer uma obra que ficava à Câmara praticamente a custo zero, é uma demonstração de incompetência e desleixo desta gestão autárquica. E não considerou prioritária esta obra porque, como todos sabemos, as coisas que não se vêm não dão votos.”

“…se o PS for eleito, vai fazer aquilo que a CDU não teve coragem de fazer, que é gerir os dinheiros públicos com rigor e competência. Tem que haver um combate permanente ao desperdício.”

“Comparativamente aos outros concelhos do litoral alentejano, Sines recebe muito dinheiro. E para onde vai o dinheiro? Para festas e foguetes e despesas correntes muito volumosas. É a incapacidade organizativa deste executivo e o grande peso da Câmara com os seus assessores vindos de fora, e que aqui têm carro, casa e chorudos ordenados(…) este executivo só se revê nestes assessores que, ao fim e ao cabo, são os seus comissários políticos.”

Mas temos outros problemas graves ao nível ambiental, como é o caso da poluição causada pelas empresas, nomeadamente a poluição atmosférica. Os executivos autárquicos são eleitos para defenderem os interesses das populações e, em última análise, são sempre os responsáveis por tudo o que acontece: ou por não reagir ou por fazer parte do problema. A minha opinião é de que temos de reagir, pois os autarcas são os 'zeladores' do concelho.

“Quando a Petrogal emite todos aqueles gases a população alarma-se, porque, por vezes, são emissões excessivas, o presidente da Câmara olha para aquilo e diz que não faz mal às pessoas. Isto fica-lhe duplamente mal porque é presidente da Câmara e, simultaneamente, é médico.”

“…o candidato da CDU promete a piscina mas o certo é que esse candidato, que também é presidente da Câmara, tem vindo a prometê-la desde que está no poder e os seus antecessores já a prometem há mais de doze anos.”

“Por exemplo, o Centro Cívico de Porto Covo para cuja construção foi aprovado, há onze anos, 240 mil contos de empréstimo, teve projecto elaborado e uma maqueta que ainda existe, mas o certo é que não foi construído.”

“Sines funciona a duas velocidades: a empresarial, com alta tecnologia e gestão moderna, e a velocidade terceiro-mundista desta gestão autárquica. Esta diferença vai provocar rupturas e, como se sabe, as rupturas pagam-se muito caro.”

“Numa altura em que os investimentos se intensificam, as acessibilidades a Sines continuam a ser um problema. Como é que resolveria estas questões?”

“E não tenho qualquer dúvida que se esses compromissos (acessibilidades) não fossem respeitados a PSA exigiria chorudas indemnizações ao Estado português. “

“…o facto de sermos da mesma cor política do Governo não nos tira a capacidade reivindicativa. Estamos preparados para influenciar e reivindicar tudo o que consideramos melhor para Sines”

“Este modelo (de habitação social) não é o melhor, pois promove os guetos, e espero que seja ultrapassado em breve. Temos o bairro Amílcar Cabral, iniciado há cerca de 20 anos, altura em que possivelmente, não existia muita sensibilidade para estar coisas, por parte de quem estava no poder. Assim, criou-se uma espécie de gueto e isso é errado porque a melhor forma de integrar as pessoas é pulverizando as minorias étnicas pelas várias zonas habitacionais.”
“Quanto às minorias étnicas continua tudo por fazer, nomeadamente ao nível das condições de vida e de inserção social. Daí, a nossa aposta no associativismo e na habitação social sem guetização.”

“A oposição pode vir dizer que teme que o Hospital do Litoral Alentejano não venha a contemplar a maternidade, mas o certo é que ela está prevista e isso é um facto. Mas é natural que a oposição duvide sempre de tudo.”

Na área da Saúde, a Câmara cometeu o erro de se substituir ao Ministério da Saúde e responsabilizar-se pelas obras num edifício que veio a ser o actual Centro de Saúde. Na altura comprometeu-se ainda aumentar o espaço, ou até construir um novo centro, quando o actual espaço se revelasse exíguo para as necessidades da população. Isto está escrito, mas agora o centro não responde às necessidades e continuamos à espera de um outro edifício.

“…mas a realidade é que a autarquia não faz aquilo que é da sua competência e depois vem fazer aquilo que não lhe diz respeito. Acho que, com um novo Centro de Saúde - previsto para breve - em articulação com as extensões de saúde em todas as freguesias e o próprio hospital, teremos uma boa rede de apoio à população. Depois, há que haver uma componente de retaguarda para aumentar a capacidade de resposta do próprio hospital. É necessário uma unidade desse tipo, na região, que pode até ser assumida por uma instituição de solidariedade social.”
Idalino José, Candidato PS, à Presidência da CMS 2001
Setúbal na rede, 2001.11.27

6 comentários:

Anónimo disse...

isto das ex-citações tá bem caçado. Curioso como a opinião do idalino está errada em relação aos inbestimentos do governo central, se mantem-se certa em relação ao poder local CDU. resumindo ambos são maus

Anónimo disse...

transcrevo:
"“A oposição pode vir dizer que teme que o Hospital do Litoral Alentejano não venha a contemplar a maternidade, mas o certo é que ela está prevista e isso é um facto. Mas é natural que a oposição duvide sempre de tudo.”

E como tinham razão!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

Mais palavras para quê...

Anónimo disse...

Que paciência para essa compilação toda....Dasss

Fundamental e o Acessório disse...

Subescrevo quase todas as citações.algumas foram ultrapassadas (as do governo central) mas aslocais não mudaram nada nestes anos.

abraxo

Pedro Ventura

Anónimo disse...

Isto não é mais uma vez o eterno candidato a pré andidatar-se. Esta conversa toda já não há quem ature. Sai de cena homem. Em relação ao centro de saude numa terra onde se investem milhoes os governos este e os outros do PSD que apoiei faltaram todos ás suas responssabilidades, enganaran-nos sempre.Estou a ficar farto deles todos.Um abraço amigo mas amigo mesmo.