terça-feira, 16 de setembro de 2008

Transferência de Competências Educativas

Governo concretizou uma das maiores operações de descentralização desde o 25 de Abril
O primeiro-ministro afirmou hoje que a «cooperação estratégica» entre Governo e municípios permitiu concretizar uma das maiores operações de descentralização desde o 25 de Abril de 1974 com a transferência de competências na educação.
As palavras de José Sócrates foram proferidas no auditório da Feira Internacional de Lisboa (FIL), no Parque das Nações, depois de o Governo ter assinado com 92 autarquias contratos para a transferência de competências educativas em áreas como a manutenção do parque escolar, remuneração de funcionários, gestão e organização.De acordo com dados do executivo, entre os 92 municípios que aceitaram a transferência de competência, estão 69 câmaras do PS, 18 do PSD, duas da CDU (Nisa e Sines) e três independentes.

10 comentários:

Anónimo disse...

Os funcionários não docentes das escolas básicas passarão para as autarquias, tão a ver o que significa em termos de votos.

A Camâra Municipal de Lisboa não assinou o protocolo, porque segundo explica “não seria responsável” por parte da câmara assumir, neste momento, novas obrigações em matéria educativa, dados os problemas financeiros da autarquia.

Ainda bem que Sines não tem estes problemas financeiros.

Anónimo disse...

É mais uma prova da gestão concentracionista, controladora e irresponsável da Camâra de Sines.
A CMS não tem condições de assumir esta responsabilidade, por falta de meios financeiros e de conhecimentos.

Se a CMS já não consegue gerir os meios que dispõem, para quê pretender gerir mais meios. é por-se em bicos de pé.

em termos de khow how, estão dependentes da ditadora da presidente da área educativa, que manda e desmanda a seu belo prazer, ao arrepio da lei.


Ganha votos, por subserviência e dependência dos funcionários.

Anónimo disse...

é isto que odeio na politica. Neste caso é a regionalização por decreto. Não os portugueses não querem a regionalização, porque não confiamos nos caciques locais, basta o Alberto João, não façam mais leis para progressivamente chegarem onde o povo, já disse que não quer ir.

Em relação à camara de SInes, toma uma posição arrivista, ao contrário das instruções da estrutura nacional. O PS Sines, se ainda resta alguém, mantêm-se caladinho porque foi o PS nacional que decidiu.
Normal seria a CDU, não embarcar nesta aventura, e o PS defender a adesão da CDU Sines, sendo coerente com o cinismo que os carateriza.

Ainda o presidente diz que a politica é nobre. É a nobre arte de pensar que os outros são estúpidos, e andarmos aqui a depender da carneirada ignorante, ou dos interesseiros.
Tudo isto é nojento.

João, Sines

Anónimo disse...

Caro anónimo gostei e amei da sua observação"Ganha votos por subserviência dos funcionários". Mas nem só e os não docentes porque será que eles votam sempre? "12anos" no mesmo? será que me são capazes de responder a esta simples pergunta não é difícil de adivinhar ponham as cabecinhas a pensar. XAU

Anónimo disse...

500 funcionários autárquicos, 150 familias alojadas, 50 no amilcar cabral, mais terrenos, armazéns na Zil, subsidios a colectividades, etc, bom é só fazer as contas.

Anónimo disse...

Ah João João, se eu não fosse casado isto ainda ia dar brado.
Nunca subscrevi uma opinião da minha mulher, durante trinta e três anos de casado, como subscrevo a tua.
Calma aí pessoal, estou a brincar em relação ao João e também á minha mulher, mas nunca falei tão a sério sobre subscrever, concordo com tudo o que o Homem disse. É pura verdade.

Anónimo disse...

existe aqui um comentário fundamental para perceber sines.
sines é feito de pequenas quintas, feudos e seus ditadores.
Temos O exceletíssimo Zé, reis das piscinas, imperador do pavilhão, principe do relvado.
Carlos, o grande, senhor absoluto do FMM, dono da cultura, educador do povo.
Ferreira, tesoureiro do reino, homem dos ímpossíveis, gestor de um dos maiores endividamentos do país, decisor dos dinheiros alheios.

Fernanda, a princesa da educação, senhora dum reino cada vez maior (100 kgs), autêntica amazona, ginasta que não levanta uma perna acima do joelho, se dele depende a educação dos sinienses, fechem a porta na rotunda e não deixem ninguém sair.

Ao leme o Manuel, pai do povo, benfeitor da sociedade, protector das viúvas, pobres, desalojados e orfãos, é dele o reino do comité central.

Ir ó nia

Anónimo disse...

Bom post João. Mas.......
sendo, assim, o PS Sines deverá aplaudir a actuação da CDU Sines, porque está refém da decisão do PS nacional. Mas........
para se ser refém não é necessário ter algum valor, para outrém, senão quem paga o resgate?
Como..... estão aqui a dizer, que o PS Sines está refém há muitos anos, e ninguém aparece para reclamar o raptado, daí ninguém o ver.

Rito, Odivelas fim de semana, Sines semana.

Anónimo disse...

"Ganha votos por subserviência dos funcionários". Que eu saiba não é na CMS que se praticam estas formas de pressão para ganhar.
Sei que chamam os «irmãos» funcionários ao escritório e ameaçam com o eventual despedimento dos mesmos, e para que conste, alguns dos que utilizam estas armas para vencer são eleitos da A.M..
Assim vão perdendo qualidade de vida os utentes.

Anónimo disse...

Novidade fresquinha, na reunião de CMS o nº2 (que nunca deveria ter vindo) foi o único que votou contra o procolo para a educação e o nº 5 andava perdido para variar, (outras preocupações!!!!!!!!!), as limpezas...,
Porque terá votado contra?