quarta-feira, 13 de agosto de 2008

A Feira era no Castelo

Compreendo e aceito como umas das boas solução de localização das Tasquinhas a Avenida Vasco da Gama, entendo o natural crescimento, do FMM, para o palco natural privilegiado que é a Avenida, não vejo sequer outra localização possível para o Carnaval de Verão, do mesmo modo que muito dificilmente, encontrarei outro tão descabido para a Feira de Agosto.
Ao longo de décadas a Feira de Agosto foi um ponto de referência das gentes do Concelho e arredores, local de novidades, de conhecer e passear namoros, vestir roupa nova, fazer compras, etc, era o happening social do ano. Na voragem do tempo, foi-se diluindo a sua importância, deixou de trazer novidades, as pistas do carros de choque foram trocadas pelas pistas de dança, o algodão doce pelos hamburgueres, depressa deixou de ser um acontecimento e ganhou o ar desolador e deprimente de um velho circo, sem clientes.
Apesar de não ser unicamente, - nem principalmente -, a sua localização que determina o seu sucesso, mas o seu modelo, trazê-la para a Avenida, completamente desenquadrada e não adaptada para o efeito, varridas pelo vento e frio, que se anuncia, não adivinha nada de bom.
A solução que preconizo - o lado positivo dum problema é existir, normalmente, sempre mais que uma solução - passaria em localizar a Feira de Agosto no Castelo de Sines e área envolvente (Largo do Castelo e Estacionamento) recriando uma feira medieval, que para além de promover a dinamização do Centro Histórico, oferecia melhor protecção contra as condições atmosférica que só por si podem ditar o fracasso da Feira na Avenida.

10 comentários:

Anónimo disse...

Acho que são coisas diferentes. Uma feira medieval é uma feira medieval e a feira de agosto é a feira de agosto, completamente diferentes. Mas sobre a localização não discordo. Uma feira tradicional, no meio termo entre uma feira medieval e a actual é o que defendo com animação a condizer e inserida numa estratégia de redinamização do centro histórico que sobretudo nesta altura tem que ter necessáriamente mais animação.

Anónimo disse...

Boa Braz, apesar de concordar, entendo que a ideia até possa ser discutível, mas é uma solução, um caminho. è isto que falta na politica, nomeadamente na oposição. Não treines muito, porque no dia que te formos buscar a casa para te candidatares, temos que apanhar-te.

Um abraço

Anónimo disse...

Bem pensada a solução, acredita que já tinha pensado em alternativas, nomeadamente no parque de merendas, mas ainda não me tinha ocorrido o Castelo.

Anónimo disse...

Enfim ideias, se os comunicados politicos seguissem no mesmo sentido, tinhamos mais soluções para a nossa cidade. Espero que o presidente da CMS, continue a acompanhar o blogue e vá ponderando estas idéias.

Bons treinos

Anónimo disse...

Não deixa de ser curioso mas o Estação mete aqui mais ideias para Sines numa semana do que toda a oposição politica da câmara juntos durante meses. Penso que a ideia da feira medieval no castelo de Sines deve ser tida em conta.

Anónimo disse...

Sines tem que estudar formas de dar mais uso ao castelo como se fazem noutras terras por esse portugal a fora e essa da feira medieval pode muito bem ser uma boa opção.

Anónimo disse...

Grande ideia braz, estás sempre um passo à frente de muita gente de cá.

Anónimo disse...

Gosto bastante de feiras medievais por mim podem avançar que apoio a ideia.

Anónimo disse...

Excelente ideia braz.

Anónimo disse...

Também concordo com a Feira Mediaval, mas não confundam com a de Agosto.A zona historia bem podia ser zona ideal para esse evento , força rabit , torce o braço e aceita a sugestão heehehehehehe