terça-feira, 5 de agosto de 2008

Desportivamente falando


Por estes dias em Espanha, vive-se um clima de euforia e expectativa.
Euforia pelos feitos desportivos alcançados, que em termos económicos e políticos as coisas não correm pelo melhor; expectativa pelos resultados dos Jogos Olímpicos.
De facto, hoje o Mundo tem uma Espanha vencedora, desde a Fórmula Um, Ténis, Futebol, Andebol, Basquete, Ciclismo, etc. Num misto de muito pragmatismo e uma ponta de arrogância, os espanhóis que pouco festejaram a ascensão de "Rafa" Nadal, ao topo do ténis mundial, quando questionado como um país consegue chegar tão longe desportivamente, afirmam meio a sério, meio a brincar: " lo que hay que hacer es ganar".

Espanha é um país - ou um conjunto de autonomias - em que vêm acontecendo, desde há duas décadas, o que ainda discutimos em Portugal. Ciclovias, circuitos de manutenção, campos de ténis, futebol, vólei, pistas de atlestismo, centro de estágio, enfim um conjunto de infraestruturas e uma política desportiva, baseada na formação e com um tecido empresarial, muito consciente do retorno social e económico de apostar no desporto como canal de comunicação, e por fim, mas não determinante como se quer fazer crer por cá, a dimensão.

Sines que até tem sido um caso de sucesso a nível nacional, continuamos a "pensar" em tudo isto - infraestruturas, políticas desportivas, maior interacção com o tecido económico, etc -, enquanto construímos 2 campos de paddle (???), financiamos desportos colectivos com apenas um ou dois jogadores formados em Sines e clubes filiados noutros distritos.

Sem comentários: