segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Da Série: "Visto de outro ângulo"



16 comentários:

Anónimo disse...

As paisagens são lindas sem qualquer dúvida, bastam ser da nossa terra, mas.....que diabo há sempre um mas e um se, presumo que foram tiradas do alto da chaminé da EDP.
Se por azar o fotógrafo tem virado a câmara para o topo da mesma mostrava a enorme desgraça que é mandar toneladas de CO2 e enxofre diariamente para a atmosfera, sem que isso pareça preocupar sobretudo aqueles que tem responsabilidades acrescidas, sobre as condições ambientais da nossa terra.
Moral da história: Todas as mãos direitas e as gargantas têm um preço, mas já não estão á venda.

Anónimo disse...

Mas que Xanta ignorância...
O CO2 e o oxido de Enxofre têm côr?
De que adianta virar a câmara para cima se esses dois poluentes são incolores?
Mas se ao mesmo tempo que o fotógrafo virasse a câmara para cima, também a virasse uns 45º para a direita em relação a Sines será que iria apanhar chaminés cheias de flores verdejantes?
Ora tenha lá Juizo...
Abra bem os olhos! que provincianismo tont...

Anónimo disse...

Compadre forasteiro, vá-se preocupando com os ângulos da câmara fotográfica e não se preocupe com o interior dos seus pulmões e o ar que respira, que faz muito bem. Cada qual tem as susas próprias prioridades e interesses. Se as suas são essas...força.

Anónimo disse...

Sr. Forasteiro
Ainda pensei não lhe responder, mas depois pensei melhor e decidi fazê-lo á boa maneira de responder a um forasteiro, que caso não saiba é com respeito e cortesia.
Quando fiz o meu comentário de provinciano ignorante, foi somente para alertar para o que muita gente finge não ver, sobretudo aquela gente que é paga para ver (vivem disso), não sei se o Senhor está incluído neste grupo, mas pela maneira como se ofendeu até parece que sim.
O Senhor pode pintar o CO2 e o enxofre da cor que quiser, ou até nem utilizar cor, mas o que não consegue fazer do alto da sua sabedoria é desmentir que ambos estão contidos ás toneladas no fumo lançado sobre a minha cidade.
Mas não fique aborrecido, a sua intervenção teve o dom de me lembrar das outras sete chaminés que bem conheço, logo o meu comentário fica sete vezes maior.
Sr. Forasteiro, volte sempre á minha terra será sempre bem-vindo.

Anónimo disse...

Não sou pago por coisa nenhuma, vivo apenas do meu trabalho e, se quer que lhe diga, nem sequer sou partidário. Analiso as coisas pelos meus sentidos e mantenho o que disse.
O Enxofre e o CO2 saem de todas as chaminés de todas as nossas fábricas. Mais, o co2 até se produz pelo simples e complicado acto de viver. Lutar contra isto é como lutar contra os moíonhos de vento que, até não ficam mal no horizonte de Sines.
O que eu vejo é um ataque ás chaminés apenas numa direcção.
Se o ataque ás mesmas viesse da direcção do cercal talvez fossemos mais coerentes. Assim, vindo de sines para s. Torpes, me quer parecer que há um Deus para uns e um diabo para os outros. Apenas isso!
É que eu também respiro este ar global...

Anónimo disse...

Devemos atacar tudo o que polui. Isso é defender a nossa saúde e a saúde dos nossos filhos e netos, caro forasteiro. Mas o compadre se calhar não pode cuspir em quem lhe mete o prato na mesa e e eu compreendo a sua condescendência. Faz muito bem.

Anónimo disse...

Como eu te percebo Forasteiro :)

Estação de Sines disse...

Nisto da poluição, sempre defendi que o problema é a falta de informação. Se a poluição em Sines se traduzir numas rinites, alergias e quejandos, muitos estarão dispostos em sacrificar algo bem estar por uma suposta acrescida qualidade de vida, resultante do emprego que encontram por cá, mas se a mesma poluição for cancerígena, existirá muita gente indecisa entre ganhar mais, ou viver mais e melhor. Como estamos, nada sabemos mas muito supomos, e infelizmente tudo indica que teremos motivos para recear o pior.
A Sinesbioar foi o que foi, o GISA falta 100 mil euros, ridiculo quando o FMM custou mais de 1 milhão e a Petrogal dá 300 para as colectividades de Sines e FMM e as grandes indústria de Sines apresentam resultados pornográficos.
Há algo de estranho, nisto tudo.

Anónimo disse...

Boa noite Sr. Forasteiro, e a todo o blogg também, sou eu de novo o provinciano ignorante, desculpem identificar-me assim, mas como toda a gente por aqui prefere ser incógnito ou forasteiro, eu sigo aquela máxima (Para a terra onde fores viver, faz aquilo que vires fazer).
É tão fácil escondermo-nos atrás do monitor, e teclando dizermos o que nos vai na alma ou uma mão cheia de patacoadas.
Apraz-me sobretudo Sr. Forasteiro, que tenha mudado o tom agreste que manteve no seu primeiro comentário, provavelmente porque foi feito pela manhã e respirando este ar tão poluído do qual não temos fuga possível (a única hipótese expectável é a redução de teores) ainda não tivesse obtido uma oxigenação do sangue dentro dos limites normais para um raciocínio claro.
Por mim está completamente desculpado, quanto aos restantes blogger’s, não sei, mas confesso-lhe, pela manhã sofro do mesmo problema, e julgo que pelas mesmas razões.
Em relação ao seu primeiro parágrafo do último comentário, o único casaco que me serve é o último que refere ( nem sequer sou partidário), porque o primeiro fica-me curto de mangas, porque na realidade também vivo do meu trabalho (não sei fazer outra coisa), mas sou pago por uma das empresas poluidoras da minha cidade. Se calhar chama-se a isto, morder a mão que me dá a comida, mas a liberdade de expressão não tem preço.
Bem mas deixemo-nos de lamentos, e vamos ao tema principal que é, quem polui o quê e o que faz para o minimizar e por fim quem os fiscaliza e obriga a cumprir as normas estabelecidas, e isto agora é para todo o blogg.
Quanto á EDP, é sem sombra de dúvidas a maior poluidora do concelho, pela quantidade de mega toneladas de carvão que queima por ano para produzir milhares de mega watts no mesmo período, aqueles que todos nós pagamos principescamente, tanto que dava para a EDP
começar a pensar em mudar de combustível ou os órgãos competentes a obrigassem a isso, claro que sairia mais cara a produção mas seria muito menos a poluição.
Porque não é só o CO2 e enxofre que saem pela chaminé, são também as cinzas que saem no fumo e que os tão aclamados filtros electrostáticos apanham cerca de 80% na melhor das hipóteses, e são usadas nas cimenteiras mas ainda faltam equacionar os muitos milhares de toneladas de escória que se precipitam para o fundo da caldeira e que seguem para o aterro da central e mais não sei.
A GALP para além das mesmas emissões para a atmosfera embora numa escala mais reduzida, (não lança cinzas mas lança catalisador de FCC, venha o Diabo e escolha) também lá mandou construir o seu filtro electrostático para o Inglês ver, porque ainda nem foi testado.
Também queima as suas toneladitas de ASO carregadinho de ácido fluorídrico (aquele que amolece os ossos), mas como é incolor ao sair da fornalha, não prejudica nada.
Lança a céu aberto para a ETAR da Ribeira dos Moinhos um efluente que dizem limpo, mas ainda hoje perco o sono a pensar porque é que morreram umas vacas que beberam no dito ribeiro, só me resta uma dedução: ERAM VACAS LOUCAS.
A REPSOL para além de mais do mesmo em relação á chaminé, ainda faz as suas grandes borradas nas flares com a regularidade impressionante de um óptimo relógio Suíço, e também usa o mesmo ribeiro que a GALP para enviar efluentes que dizem limpos para a tal ETAR, o que provoca aquele cheiro insuportável e constante pela zona da Barbuda, e que leva os forasteiros que por ali passam a pensar que o mesmo se deve á flatulência das rãs do ribeiro.
A pergunta que fica é: onde estão os órgãos do governo que supervisionam o Ambiente, a QUERCUS e por fim para voltar ao princípio a CMS? Não devem andar por cá, ou andam nas nuvens (vá-se lá saber porquê).
Quanto á CMS reconheço-lhe pouca ou nenhuma autoridade para fazer os poluidores cumprirem a lei, porque ele própria cobra a seu bel-prazer aos munícipes uma taxa de Saneamento (verdadeiramente escandalosa), e depois lança também a céu aberto nas Pedras Amarelas todos os dejectos de quem já lhes pagou o tratamento dos mesmos e que acabam por cair no mar entrado novamente na cadeia alimentar. Mas isto é RECICLAGEM.
Não acreditam? Então vão ás Pedras Amarelas e vejam, mas cuidado não façam chama na boca do colector, porque aí o gás metano exalado explode e vocês para além de queimados ficam todos borrados, em tal estado que não há quem vos acuda e acabam por morrer na praia que é o destino que resta a todos os Sineenses que usam a cabeça para o que ela serve, PARA PENSAR.
P.S. Desculpe-me Sr. Bráz, isto não é um comentário é o Lusíadas versão II, mas escondi-me por trás do monitor, e pensando e teclando cheguei até aqui, muito mais ficou por dizer desta nossa CMS e os respectivos Poluidores, mas que o digam os outros blogger’s.
Quanto ao Lusíadas, publique-o se assim o entender. Obrigado.
Um grande BEM HAJA para si.
Incógnito Pereira

Anónimo disse...

Ao Incógnito Pereira e também a outros bloggers reservo-me o comentário para o post mais actualizado...

Anónimo disse...

Boa tarde a todos os Blogger’s
Muito bem já todo o Blogg percebeu EU SOU DAQUELES, (o que já não é mau de todo, nos tempos que vivemos), pelo menos sou alguém. Obrigado.
E o Senhor é de quais?
A avaliar pelo seu discurso parece-me ser uma pessoa, que em relação ao tema debatido mistura alhos com bugalhos, que na sua ira roça perigosamente o irracional e que sobretudo tem medo de perder o emprego que já não oferece as antigas regalias de funcionário público, mas que tal como o meu ainda é pago acima do que se pratica por aí e muito acima do que pedem os Sindicatos.
Em termos de prevenção á poluição (mais uma vez não se esqueça, era este o tema), parece-me ser uma pessoa igual a outra que por aqui apareceu a escrever sobre este mesmo tema, e que está deveras preocupada se pode ou não assar sardinhas para o ano, por causa das emissões de CO2.
Quanto a isso a minha opinião é a seguinte: podem e devem enquanto estão vivos, porque vão passar muito tempo mortos, e façam-no naquele parque de merendas junto ao ponto Ponto Final que está bem poluído desde o FMM, primeiro porque as mais valias que nos visitaram durante o festival o deixaram naquele estado até á praia de Morgavel, e segundo porque todo o pessoal e maquinaria da CMS, ainda não conseguiu dar vazão a tanto lixo passados quinze dias.
Em suma o Senhor é dos que pensam, que é muito mais barato pagar a umas dúzias de corruptos que já são pagos por todos nós (entenda-se vencimentos), para zelar precisamente pelas normas antipoluição, e que depois viram a cara para um lado quando a poluição está no outro, TEM RAZÃO, é o que se pratica um pouco por todo o lado e sai bem mais barato que construir: adutores de efluentes líquidos, estações de tratamento de resíduos sólidos e líquidos, industriais e domésticos, analisadores de efluentes gasosos que façam leituras sérias com fim a produzir rectificações nas queimas e não gráficos que aproximam os gases quase do cheiro da rosa, enviados contra reembolso para o Ministério do Ambiente. DEFINITIVAMENTE NÃO ENTENDEU NADA DO QUE EU DISSE.
É muita pretensão sua caro Senhor, apelidar-se de cómico só porque passou por aqui, pela parte que me toca o Senhor só conseguiu fazer-me sentir pena de si.
E por fim, vou ajudá-lo a esclarecer uma coisa que a sua mente demente não teve capacidade de destrinçar, quando me apelidou de “asno” não foi a pensar em mim, foi simplesmente porque num dos breves momentos em que levantou os olhos do teclado para o monitor, o Senhor viu lá reflectida a sua imagem. Vá á Worten e compre um TFT, Worte sempre, mas com boa educação e raciocínio claro, claro está.
Incógnito Pereira

Anónimo disse...

Óh Incógnito, deixa-te disso porra! Escreves tanto, vi tanta proza que quando tentei espremer o que disseste, népia!
Gostei da 1ª intervenção, desta podes limpar os dedos à parede!
Abre os olhos, não sejas tótó...
O tema já está na primeira página...

Anónimo disse...

Bom dia, a todo o blogg.
Mas Senhor Forasteiro, eu desta vez não escrevi nada de novo (só me repeti), para lembrar sobre o tema aquela besta da EDP que aqui apareceu a tocar completamente fora de tom, de olhos esbugalhados raiados de sangue, e que só não me meteu uma bala na mona por não saber onde me encontrar.
Quando acabei de escrever aquele comentário, peguei nas malas e pu-las no carro disposto a sair de fininho, mas como exigem uma despedida formal, está bem, pronto.
Senhor Forasteiro, quero dar-lhe os parabéns, porque o seu comentário foi o único que trouxe alguma coisa de válido á discussão que se poderia ter desenvolvido.
Pela minha parte dei a pedrada no charco, mas a água já está tão densa, que nem ondulou.
Adeus, vou juntar-me ao silêncio dos INOCENTES e dos CULPADOS.
Dos INOCENTES, os que pela sua idade não conseguem ainda perceber toda a porcaria que se faz na sua terra, por não haver infra-estruturas e fiscalização que minimizem a poluição do ar, do mar e dos solos, espero que não o percebam tarde demais e com custos elevados na sua saúde.
Dos CULPADOS, os que sabem porque já andam nestas lides há muitos anos, que a melhor resposta é o silêncio, e que desde que organizem festas, passeios e comezainas, e os POLUIDORES cá do burgo não parem de as subsidiar, viveremos em paz e progresso para toda a vida, porque eles os CULPADOS sabem melhor que ninguém: COM FESTAS, PAPAS E BOLOS, ENGANAM-SE OS TOLOS.
Para si Senhor Bráz um BEM HAJA muito maior que o anterior, continue com o Blogg porque está no bom caminho, mas desconfie sempre dos anónimos que aparecem aqui a dizer-lhe que o Senhor tem um futuro risonho em Sines, esses gajos são da Câmara e dão-se lindamente com o Presidente, cumprem ordens. Mas o Senhor não, e ainda por cima levanta questões pertinentes, sempre respondidas com o tal silêncio, o dos CULPADOS.
Adeus
Incógnito Pereira

Estação de Sines disse...

Incógnito Pereira, porquê esse comentário em jeito de despedida?
É inquestionável que a sua participação têm sido um contributo inestimável para a discussão da problemática da poluição. independentemente, dos termos ou das expressões menos polidas que por vezes surgem, o forasteiro tem revelado um ponto de visto, que corresponde a uma forma de pensar que - infelizmente, digo eu - existe num conjunto ainda significativo de cidadãos - a inevitabilidade da poluição, e a fatalidade do progresso.

Anónimo disse...

Senhor Bráz, agradeço muito as suas palavras de reconhecimento para comigo, mas para o fazer entender de uma penada só a minha opção pelo silêncio, vou ter de lhe contar uma história milenar chinesa, que quanto a mim retrata bem a vida em sociedade, até aos nossos dias.
Terá forçosamente que me desculpar alguma rudeza nas palavras, mas não fui eu que a escrevi, foi um chinês qualquer, que nem sequer a assinou.
Era uma vez, um passarinho migrante que ao aproximar-se o inverno teimou em não partir para o Sul, com os da sua espécie.
Passado algum tempo, os campos cobriram-se de neve e já não havia o que comer, o pobre passarinho faminto e enregelado pôs-se a caminho, mas caiu ao chão moribundo.
Uma vaca que por ali passava, cagou-lhe em cima.
O passarinho começou a aquecer com o calor da bosta, e passado algum tempo sentindo-se muito melhor, começou a cantar.
Um gato que passava por perto ouvi-o, tirou-o da merda, limpou-o e comeu-o.
Moral da história:
Nem todos os que te cagam em cima, são forçosamente teus inimigos.
Nem todos os que te tiram da merda, são obrigatoriamente teus amigos.
Se estiveres na merda mas bem quentinho, o melhor é ficares calado.
Isto para lhe dizer que eu, estou na primeira linha da moral da história, em relação aos que se sentiram atingidos. Sem razão nenhuma, não passam de assalariados como eu.
E também estou na terceira, pela idade que tenho e pelo bom vencimento que a tal empresa me paga, e ainda pela reforma choruda que se aproxima ( se ainda as houver na altura, e se lá chegar).
Quanto aos outros, tentem entrar na história e perceber onde estão.
O que realmente me preocupa, é o futuro dos meus netos e o dos netos dos outros.
Senhor Bráz, permita-me que lhe envie um abraço, e fica aqui a promessa de que vou continuar a lê-lo com os olhos bem abertos (não preciso que mo ordenem).
Mas para já vou á feira do Coelho, aquela na Avenida Vasco da Gama, tenho que me manter IN.
Incógnito Pereira

Anónimo disse...

PArafraseando o Incógnito Pereira:
"Não precebeste nada do que eu disse" caro Braz!
Mas eu até posso explicar, se bem que em jeito de comentário pode não ser possível dizer tudo o que se quer.
No entanto, sempre vos vou dizendo que NÃO É INEVITAVEL A POLUIÇÃO mas...Claro que há sempre um GRANDE MAS!
Sendo o ambiente o primeiro e maior tema Global, e não querendo tirar algum mérito ao post e à discussão, de que adianta impludirmos a Central Térmica, a Refinaria e outras se vamos continuar a necessitar das energias ali produzidas, por outros e até por centrais nucleares? AH sim, garanto-vos que mais de 40& da energia que consumimos em Portugal em determinadas alturas do ano,é proveniente de centrais nucleares de Espanha e França.
Garanto-vos ainda que a "nossa" Europa vai contruir até 2012, 40 centrais Termoeléctricas idênticas ás de Sines-Só a Alemanha vai construir 15.
Depois, baseado nos pressupostos Globalizantes e para atestar o que digo, a China constrói neste momento 1 central a carvão idêntyica à de Sines, por dia e, também não é por acaso que, das 20 mais poluídas cidades do MUNDO, 16 são Chinesas. Aqui está a inevitabilidade versus progresso que eu digo, realidade.
SOLUÇÕES precisa-se com urgência. É que eu também sou ecologista, guardando as cascas das batatas no compostor, andando a pé sempre que posso e reduzindo o consumo de energia ao mínimo (se não fizer esta redução voluntária, a ERSE e a EDP encarregam-se de me obrigar, subindo os preços).
Tudo isto para vos dizer que,não vale "puto" os portugueses se preocuparem com o ambiente no seu território se não pugnarmos TODOS por uma nova ordem económica e Social À escala Global.
O Neo liberalismo provou já que foi benéfico para alguns, muito benéfico até. Muito prejudicial para MUITOS, para a maioria esmagadora dos cidadãos a nível mundial. Me dirão vocês que os orgãos de poder foram eleitos democraticamente, pois foram...
Estarão a saber esses orgãos respeitar o interesse dos cidadãos no presente e no futuro?
É que no futuro não viveremos obsecados pelos défices e, há mais vida para além do défice.
ja me estou a desviar do assunto-não me puxem pela língua (dedos) rsrsrssr.
Incógnito, estás proibido de te ires embora. Fazes parte dos Inocentemente Culpados.