domingo, 6 de julho de 2008

recebido via mail

Notícia de 4 de Outubro de 2005
A central termoeléctrica da EDP instalada em Sines figura numa lista das produtoras de energia eléctrica mais poluentes dos 25 estados-membros da União Europeia elaborada pela organização ecologista WWF (World WildlifeFund) International. A instalação da EDP ocupa o 15.º lugar numa lista que reúne 30 fábricas eléctricas e na qual não consta mais nenhuma instalação portuguesa. A elaboração da lista teve em consideração a eficácia das fábricas, nomeadamente o dióxido de carbono libertado por quilowatt de electricidade gerado. Na lista elaborada pela WWF International, a fábrica mais poluente no espaço da União Europeia é a grega Agios Dimitrios, seguida de uma instalação alemã, Frimmersdorf, e de outra espanhola, Abono.O país com maior número de fábricas poluentes no estudo elaborado pela organização ecologista é a Alemanha, com um total de nove unidades, seguida da Polónia (5), Reino Unido, Espanha e Itália (4), Grécia (2), Portugal e República Checa (1)._________

Comentário: É verdade, é poluente e no entanto, a Europa dos 27 vai construir 40 centrais destas a carvão nos próximos 5 anos. Só a Alemanha vai construir 15. Há 3 anos era verdade como o era há 20. Como se vê na notícia, Portugal apenas tem uma central poluidora (sines)embora não considerem o Pego, enfim... Porquê esta "chicanne" toda? O que está por detrás desta notícia que se desconhece? Quem alinha no "diz-que-disse" sem qualquer consistência apenas para dizer mal? Poderíamos discutir este assunto do ponto de vista técnico mas, pelo que já foi dito e escrito, entendemos que não iam perceber a causa das coisas.
Cumprimentos
ef--
Sines - União dos Sindicatos

Nota do autor do blogue: Inquestionavelmente se existe algo que estamos de acordo é que é poluente. Argumentar que existem mais centrais igualmente poluente na Europa ou em Portugal de nada resolve a questão em debate, assim como a teoria da cabala ou a dispensa de explicar aquilo que pretensamente sabem e que estará para lá da nossa capacidade de entendimento.
Procurar soluções de reconversão profissional para os trabalhadores de uma imensa indústria assente em combustíveis fósseis - condenada a curto/médio prazo - e alternativas de desenvolvimento económico para o Concelho de Sines, é em minha opinião o contributo mais válido que os sindicatos enquanto parceiros sociais podem prestar a Sines.

5 comentários:

Anónimo disse...

Os Sindicatos não têm, penso eu, qualquer mandato da EDP para vir aqui publicamente defender a empresa.O que esperam é que a empresa esteja ao lado dos seus trabalhadores se o problema se colocar
O propósito do Sindicato será, perceber os problemas e ajudar os trabalhadores a decidir o seu futuro.
Os combustíveis fósseis que não apenas o carvão terão os dias contados, é verdade!?
Alternativas?
Nuclear? Importação de energia " a potes" (do nuclear)?
Luz de vela?
Escolham uma credível que permita um desenvolvimento sustentado.
Decidam os tais Sinienses de gema

Anónimo disse...

Por mim VAI TUDO ABAIXO. Lógico que tinha que se arranjar outro trabalho para aquele pessoal todo e não irem para o desemprego.

Anónimo disse...

Ir abaixo por ir abaixo, é uma forma de estar na vida. o "bota abaixo"
Coloquemos a questão de outra forma e nem sequer vamos destruir qualquer fábrica poluidora.
Imagine-se que de um momento para o outro, por questões ambientais a refinaria parava a produção de gasolina ou até mesmo de gasóleo, ou ainda que esse combustível se destinaria apenas aos transportes publicos.
Como era? Afinal não podemos andar a pé, ou mesmo de burro?

Anónimo disse...

logo, logo, com a subida dos preços da energia, esta torna-se insuportável e mais cedo do que imaginamos, os nossos netos, ou mesmo filhos acharão ridiculo a forma de produção de energia actual.

Manuel Pereira, st. andré

Anónimo disse...

paroles, paroles...