sábado, 26 de julho de 2008

PT discrimina

Concelhos do interior e do litoral do País vão ter tarifários diferenciados no acesso à Internet de banda larga através da PT. No Baixo Alentejo e Litoral Alentejano, 10 concelhos vão ficar fora da zona mais favorecida.

A Portugal Telecom enviou recentemente para a Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) uma proposta de novo tarifário para o serviço de acesso à Internet de banda larga. A nova tabela diferencia os preços de acesso ao serviço, criando uma "zona favorecida", onde o custo a pagar pelos clientes é reduzido. A aplicação desta medida coincide com as áreas onde operam empresas que concorrem com a PT, as quais, em termos gerais, estão situadas no litoral. Na prática, os clientes dos concelhos do interior do País vão pagar mais pelo mesmo serviço do que os do litoral, podendo a diferença de preço chegar aos 148 euros anuais para quem tenha telefone fixo e Internet e 184 euros para quem possua apenas Internet.
O Baixo Alentejo não é excepção e, de acordo com o mapa a que o "DA" teve acesso, estão fora da zona privilegiada 10 concelhos – Almodôvar, Barrancos, Castro Verde, Cuba, Ferreira do Alentejo, Mértola, Moura, Ourique, Serpa e Sines. Os restantes oito que fazem parte desta sub-região – Alcácer do Sal, Aljustrel, Alvito, Beja, Grândola, Odemira, Santiago do Cacém e Vidigueira – estão dentro da zona privilegiada e terão preços mais baixos. No fundo, este factor de discriminação introduz uma desvantagem competitiva nos concelhos genericamente situados no interior, onde as dificuldades económicas e sociais já são maiores.
Esta situação, a concretizar--se, pode levar a que, em dois concelhos vizinhos, a tarifa deste serviço da PT seja substancialmente diferente.
Sobre esta matéria, o "DA" questionou a Anacom, tendo a entidade que regula o sector respondido, através do gabinete de apoio à imprensa, estar "ainda a analisar a proposta", a qual lhe "parece não conter qualquer problema". Contudo, deixou claro que a sua "posição não é definitiva, podendo ser alterada se, entretanto, houver outro entendimento".
Recorde-se que o Estado é detentor de uma "golden share" na PT, o que lhe confere o estatuto de accionista privilegiado, com poderes de decisão especiais. 

www.diariodoalentejo.pt

3 comentários:

Anónimo disse...

Estou perplexo com esta notícia. Penso que a confirmar-se que Sines fica de fora deste novo modelo da PT Banda Larga, que todos os partidos e em particular o ps terão que tornar públicas posições de contestação veementes e sem contemplações porque isto é inadmíssivel. Vou ficar à espera para ver como reagem as forças partidárias do concelho.

Anónimo disse...

Vamos lá a ver se é desta que alguém com responsabilidades politicas em Sines será capaz de abrir o bico. Sim, porque como diz o povo...quem cala consente!

Anónimo disse...

Só cá em Portugal mesmo é que acontecem estes "fenómenos". O que dizem a isto senhores politicos das comissões concelhias de sines?