domingo, 13 de julho de 2008

Doutores e Engenheiros

Quantas vezes no início de uma conversa, surge como viso prévio, transformado em ameaça ou desafio, a afirmação: “Eu não estudei, mas sei tanto ou mais que muitos doutores”, depois segue-se um desfiar de aventuras e actos de heroísmo em que, o nosso homem, avisou, contradisse e acertou e ensinou doutores, engenheiros, advogados, e outros que viessem. “Eu não sou Doutor, nem Engenheiro, mas…”, é um cartão de visita, suficiente para percebermos o que nos espera na reunião ou conversa informal que se segue.
Torna-se patético quando, estes frustrados eruditos, perguntam as coisas mais disparatadas que eles sabem e o interlocutor por ter estudado supostamente devia saber. A mais recente que era suposto eu saber, - “porque sou doutor” – é que a cenoura é o único legume, em que só se come a raiz. Mas porque raio, haveria eu de saber tal coisa!
Temos em Portugal este complexo dos graus académicos, que utilizamos, ou desejamos, de forma única, pelo menos na Europa.
Algo que a formação académica nos ensina, é precisamente que ninguém sabe tudo, sobre o que quer que seja; que temos que actualizar permanentemente os nossos conhecimentos; torna-nos curiosos; ensina-nos técnicas e métodos de aprendizagem e desenvolve a nossa capacidade de aprendizagem.
.

5 comentários:

Anónimo disse...

Portugal é um país de gente peneirenta só porque têm um canudo. A gente vai lá fora e ninguém por "doutor" ou "doutora" uma pessoa licenciada. Uma licenciatura não é um doutoramento mas isto em Portugal cheio de vaidosos é já tudo doutores e doutoras até conheço pessoas com bacharelatos que tratados por sr. doutor. Para além de achar errado acho que isto cava distâncias entre as pessoas, nomedamente no local de trabalho perfeitamente ridiculas.

Anónimo disse...

invejosos!

Anónimo disse...

a aninhas tem toda a razão, isto neste pais é tudo doutores e engenheiros, alguns com cursos ganhos na farinha amparo e de outras formas como sabemos!

Anónimo disse...

outros tirados na UModerna com exames ao domingo!
Não foi por isso que não ascendem aos mais altos cargos...
Xuxialistas

Anónimo disse...

Onde já vimos este filme Braz?