quarta-feira, 4 de junho de 2008

Comunicado Artenius

ARTENIUS E UNIVERSIDADE DE ÉVORA ASSINAM PROTOCOLO PARA OFERTA DE LICENCIATURA EM ENGENHARIA QUÍMICA

§ Artenius Sines materializa sua política de responsabilidade social e envolvimento com a comunidade

§ Licenciatura inovadora de “terceira geração” em modelo “sanduíche”

§ Uma parte da aprendizagem será feita na Empresa

Sines, 03 de Junho de 2008 - Depois de dar início à construção, em Sines, da sua nova unidade de produção, a Artenius dá continuidade à sua política de responsabilidade social e envolvimento com a comunidade, desta feita através do meio académico. Após o patrocínio ao Campeonato do Mundo de Windsurf, que decorreu em Sines há cerca de duas semanas, a Artenius assina agora um protocolo com a Universidade de Évora.
Este protocolo, com a duração de 3 anos, tem como objectivo a oferta de uma licenciatura em Engenharia Química. Será um curso de “terceira geração” que funciona em modelo "sanduíche", um novo modelo que prevê que parte da aprendizagem seja feita na empresa e que os técnicos da Artenius cooperem no ensino dos módulos do curso na Universidade.
Os cursos de “terceira geração” permitem aos alunos ter percepção do que é a realidade empresarial, apresentando-se como mais-valias a contextualização do ensino, a empregabilidade e a ligação às empresas.
Através desta parceria, a Artenius compromete-se a conceder, anualmente, mini estágios curriculares e a disponibilizar os seus quadros para leccionarem na Universidade de Évora, com recurso a lições, palestras ou módulos integrados nas disciplinas do curso. Durante estes mini estágios os formandos ficarão sob a responsabilidade técnica e pedagógica de um técnico superior da empresa.
A Artenius Sines, que iniciará a actividade comercial durante o primeiro trimestre de 2010, contará com uma capacidade de produção de 700.000 toneladas anuais de PTA. Com estas características, a unidade de Sines será uma das maiores fábricas de PTA do mundo.
Esta unidade irá gerar 150 novos postos de trabalho directos e 200 indirectos, além de um significativo aumento da actividade local durante os 2 anos de construção da infra-estrutura. A Artenius Sines significa uma importante contribuição para o desenvolvimento regional do litoral alentejano e para a revitalização do Porto de Sines.

Artenius Sines: sinónimo de eficiência tecnológica, operativa e energética

A Artenius Sines, que se apresenta como uma fábrica de produção competitiva à escala global, contará com tecnologia de produção de PTA de última geração. Uma tecnologia que representará importantes vantagens competitivas perante outras unidades europeias. Os custos energéticos serão reduzidos em cerca de 25%.
Observação: este comunicado foi recebido via mail, acompanhado do seguinte texto:
"Tendo o vosso blog (http://estacaodesines.blogspot.com/ ) um enfoque em Sines, permitam-nos que vos envie o último Comunicado da empresa Artenius.
Esta empresa está actualmente a construir a sua unidade em Sines e tem vindo a desenvolver uma política de envolvimento com a Comunidade, criando oportunidades. Exemplo é o apoio / patrocínio dado ao Campeonato do Mundo de Windsurf."
Porque existem empresas que saber interagir com a comunidade local e utilizar as mais recentes tecnologias e meios de divulgação, resolvi reproduzir na íntegra o comunicado, que agradeço.

5 comentários:

Anónimo disse...

Curioso. Uma fábrica de PTA em Sines. Espanhola! Grupo La Seda...

Mas...

Dada a insolvência daquela empresa quem vai afinal pagar o projecto?

Muito provavelmente eu, tu e todos os outros pacóvios que por aí deambulam!

Anónimo disse...

Esperámos pacientemente que a Universidade de Évora se pronunciasse sobre o assunto. Mas passados quase dois meses sobre a redacção da notícia do pretenso protocolo sem qualquer desmentido, concluímos que esta universidade alentejana está a levar o assunto a sério não nos restando outra alternativa que não seja vir a ao blog da Estação de Sines fazer algumas perguntas aos Professores-Doutores daquela Instituição académica. Afinal…
O que é uma licenciatura da terceira geração? São desse tipo os vossos actuais cursos ou propõe-se fazer uma revolução cultural com base no protocolo estabelecido com a Artenius de Sines?
E, quem afinal lavrou o panfleto transcrito - com a devida vénia - por este blog? Quem assinou em Sines esse mesmo protocolo? Engenheiros portugueses ou espanhóis? Espanhóis não devem ser que esses não se metem em palhaçadas!
Ao que nos informam em Santo André, é que estamos perante mais um acto irresponsável de um visionário que uma empresa local despediu há cerca de cinco anos atrás por pretender vender à respectiva administração um «projecto revolucionário destinado a duplicar o volume de vendas em dois anos». Engenheiro-Técnico Mecânico, perito em vendas de polipropilenos, regressa agora «doutorado» em Marketing. Provavelmente com larga experiencia em cursos da terceira geração, não sendo de excluir a hipótese de estar a chefiar um grupo de engenheiros «sanduíche» que necessariamente não são produto de uma universidade da vizinha Espanha.
Alguém de direito, deveria levar ao conhecimento da Ordem dos Engenheiros esta ridícula situação que não prestigia Portugal e muito menos o nosso ensino Superior.

Tó Ventura

Estação de Sines disse...

Amigo Tó Ventura,
A estação enviará para o referido comunicado, e perguntas em anexo, com as devidas adaptações, para a Artenius, Universidade de Évora e Ministério da Educação?

Anónimo disse...

De acordo meu caro António Braz. Uma atitude que reflecte uma gestão responsável de um blog que todos nós consideramos de grande utilidade local.
E quando estiver com as mãos na massa envie também conhecimento a
LA SEDA DE BARCELONA (retirar e-mail pela internet).
Esta empresa, se bem compreendi durante o acto do lançamento da primeira pedra da Artenius, é a empresa mãe e como tal a ultima responsável pela passagem de este atestado de menoridade a uma Universidade Portuguesa.

Tó Ventura.

Anónimo disse...

Para aqueles que se julgam Doutores e nunca criaram nada!!! A Sedas de Barcelona é uma empresa cotada na Bolsa Espanhola, e no qual os accionistas de referência são Portugueses, Grupo IMatosGil e Caixa Geral Depósitos. Tem outra Empresa em Portalegre (SELENIS) . São os maiores produtores MUndiais de PET , matéria prima para a Indústria de plasticos!!!