sábado, 3 de agosto de 2013

Novo ciclo para Sines

A modernização da refinaria de Sines está a proporcionar uma apreciável exportação de combustíveis e representa uma mais-valia no futuro estratégico de Portugal. Nesse âmbito, o Presidente do Panamá esteve por cá, mas a imprensa não falou disso. Preferiu, antes, as ninharias político-partidárias.


O porto de Sines e as instalações industriais (refinação de petróleo e petroquímica, sobretudo) que ali se desenvolveram concretizaram um projecto gizado anos antes do 25 de Abril. Depois, o projecto passou por várias vicissitudes, muitas delas negativas, como a destruição pela violência das ondas de parte do terminal petrolífero do porto. 

Mas a modernização da refinaria de Sines já proporcionou uma apreciável exportação de combustíveis. E Sines é um porto de águas profundas, o que lhe dá valor acrescido neste tempo de enormes cargueiros. 

O porto de Sines está ligado ao canal do Panamá, cujo alargamento deverá ficar completo em 2014 – será, assim, a via ideal para as mercadorias da China chegarem à Europa. 

Esta semana, esteve em Portugal o Presidente do Panamá. Como observou Henrique Raposo no “Expresso” on-line, a comunicação social quase não falou nessa visita, durante a qual o futuro de Sines foi abordado. 

No entanto, trata-se de um assunto de enorme importância estratégica para o futuro colectivo dos portugueses. Mas preferimos falar de ninharias político-partidárias.

02-08-2013 7:11 por Francisco Sarsfield Cabral

Sem comentários: