quarta-feira, 9 de novembro de 2011

A saúde em Santiago do Cacém


Divulgação

As Comissões de Utentes do Concelho de Santiago do Cacém vêm denunciar a precária situação em que se encontra a prestação dos cuidados de saúde em Santiago do Cacém.

Assistimos a um constante desinvestimento do Governo PSD/CDS na área da saúde e a uma crescente dificuldade das populações em aceder à prestação de cuidados médicos e a serviços de saúde de proximidade.

A população exige que cessem os encerramentos das extensões de saúde e a reabertura imediata, das extensões entretanto encerradas de São Bartolomeu da Serra, Deixa-o-Resto e São Francisco da Serra.

A agravar a situação destes encerramentos, não está previsto um sistema de transporte público adequado, que tenha em conta as distâncias a que se encontra a cidade de Santiago do Cacém, as idades avançadas e as frágeis situações socioeconómicas em que a maior parte dos utentes destas extensões se encontra.

Tudo isto leva a um agravamento das já precárias condições de vida e de saúde das populações ao empurrar os utentes para as já saturadas urgências hospitalares e para os serviços de saúde privados.

Exigimos a abertura da Maternidade, a abertura do Serviço de Internamento de Pediatria e a melhoria das condições de atendimento do Serviço de Urgência do Hospital do Litoral Alentejano.

Exigimos médico de família para os mais de 7500 utentes que não o possuem, preocupação que deveriam ter os Governantes e Agrupamento dos Centros de Saúde (ACESAL), ao invés de apenas se preocuparem com os cortes e os encerramentos.

Santiago do Cacém está contra esta política e está disponível para o combate e a luta.

Porque este é um tempo de protesto, de indignação e de luta apelamos à participação de todos na Greve Geral de 24 de Novembro.


A saúde é um direito…
                        E sem ela nada feito.

17 comentários:

Anónimo disse...

Depois de ler este comunicado, esclareço o seguinte:
Sou habitante do concelho de Santiago do Cacém com muita honra. Não passei nenhuma procuração ao PCP, para em nome dos habitantes do Concelho fazer um comunicado deste teor.
Instrumentalizar o povo quando em eleições para o parlamento perderam e de uma falsidade enorme.
O problema da saúde em Portugal é grave, no entanto lamentavelmente estes senhores que também ajudaram a este "regabofe" nacional, vêm agora instrumentalizar o povo com falinhas mansas.

efernandes disse...

Caro anónimo das 7:19:
E daí?! Quer dizer algo mais?
Diga lá...

Anónimo disse...

Eu cá acho que o anónimo das 7:19 disse tudo e foi bem claro, mas parece que há pessoas que insistem em não entender.
Porque ainda são novos, talvez um dias destes gastem a cassete e abram os olhos à realidade. É que os "amanhãs que cantam" nunca passaram disso mesmo, de uma cantiga falaciosa e hipnotizante.

efernandes disse...

E que mais? Se disse tudo, disse muito pouco para não dizer nada.
Aqui está demonstrada a forma de alterar o sentido das mensagens lateralizando. Todos percebemos que a saúde está bem (?) e recomenda-se!
Pobre povo , nação tão pouco valente mas mortal.

Anónimo disse...

"..."amanhãs que cantam" nunca passaram disso mesmo, de uma cantiga falaciosa e hipnotizante."
Pois o problema é que " os hoje" não cantam, não hipnotizam, mas são falaciosos, mas são cruéis para quem pouco tem, mas retiram qualidade de vida, mas retiram direitos civilizcionais arduamente consquistados, mas poem o direito á vida atrás do direito dos mercados, e mais, e mais, e mais...é capaz de ser uma cassete, mas, por muito que a falácia de alguns diga o contrário ela é igual à realidade em que vivemos. Mas a estupidez humana certamente ainda nos irá levar mais fundo neste caminho sem nexo por onde seguimos. Basta ver que ainda existem umas "Bestas" que defendem, o que um qualquer cidadão de bom senso, diria que está mal, só porque quem se opõe a uma medida injusta para as populações, onde eles estão incluidos, não é da sua cor partidária. O uso do direito de se ser estupido, não devia ser assim tão livre, mas enfim, são os pequenos inconvenientes de se viver em democracia.

Anónimo disse...

O que me dana, neste imbróglio em que vivemos é virem dizer que não são culpados de nada (PCP).
São os tipos porreirinhos,nunca contribuiram para esta situação, gostam do povo, não quiseram ir para a C.E.E ( e têm lá deputados),não aceitam que o governo eleito seja o governo Português, chamam o Governo do X ou Y e intitulam-se em donos da verdade.
Mas afinal eles (PCP) também não governam no poder local e noutros orgãos do estado.
Aceito o sistema democrático, mas não aceito a instrumentalização constante das pessoas, prometendo-lhes muitas vezes o impossível.
Como alguém disse uma vez, se entrares no partido e por alguma razão não concordes com uma atitude,serás banido e empurrado para o abismo. Igual, só na Opus Dei.

efernandes disse...

Acho que neste forum, tudo deve ser discutido sem qualquer problema desde que não ultrapasse regras de civismo e educação.
No entanto, tenho a sensação de que há gente que aqui entra com um objectivo não de discutir as questões propostas mas, precisamente no sentido de as dissimular.
Caro Anónimo, voce até pode ter razão e até o entendo quando tem algum azedume partidário, problema seu mas, se se centrasse no tema não seria mais útil para tod@s inclusive você?

Anónimo disse...

Aos asnos que aqui vêm verter o seu veneno contra os comunistas e o PCP essencialmente porque,sim meus senhores, este partido utiliza a cassete porque há mais de trinta anos anda a repetir que os tais governo empurram o País para a miséria cujo resultado está à vista. A dor de cotovêlo é tramada, sejam honestos, ao menos uma vez que seja e vejam leiam os documentos históricos, os artigos, os jornais, está tudo lá, é só consultar. A esses senhores, passem mal.

Anónimo disse...

Viva a Liberdade de Expressão, não é verdade,efernandes?
Quando a argumentação falta usa-se a mordaça, própria dos prepotentes e dos ignorantes.
Aqui é permitido apelidar de estúpidos, bestas ou asnos aqueles que contestam a Ordem aqui dominante, mas depois não lhes é permitida a devida resposta. Se ainda tinha dúvidas quanto à sua falta de envergadura intelectual ou outra, já a perdi.
No dia 24 lá estaremos, ambos na greve, ainda que as minhas motivações nada tenham a ver com as suas, como é por demais evidente.

efernandes disse...

terei que um dia lançar um texto sobre os partidos políticos e liberdade de expressão para dar asas à imaginação de algumas "feras" anónimas que aqui aparecem...

Anónimo disse...

Ao anónimo das 12.37
Já somos três. No dia 24 lá estaremos. Não devemos permitir que isto ande para trás. Já nos bastou 40 e tal anos de opressão e pobreza.Uma população sem dinheiro é mais fácil de manipular. Não é por acaso que nos querem pôr na miséria. Neste momento ainda posso fazer greve, mas conheço muita gente, que infelizmente, embora queira, não o pode fazer. Há por aí muitos casais com filhos a sobreviver só com um ordenado porque o outro ficou desempregado. Conheço pessoas que fizeram questão de ir à manifestação do dia 12, por terem de abdicar da greve. Pessoas que estão numa situação muito difícil e tiveram que desistir de lutar. É isto que se pretende. Há dúvidas?

Anónimo disse...

os vendedores de sonhos aqui andam vão mas é trabalhar que nunca fizeram a ponta de um corno

efernandes disse...

Os insultos, as pressões e as ameaças não me vergarão aos intentos de quem, anónima e cobardemente ataca sabendo que não publicaria textos tão primáriamente abjectos.
Tratem-se!

Anónimo disse...

Volta na volta aparecem por aqui os "filhos" da actual meretriz, a que por vezes se juntam os "orfãos" da anterior. Ambos, sendo filhos de quem são, mais não fazem, tal qual viram fazer às mães,do que prostituir-se. Indignam-se porque lhes doí que apontem os defeitos daquelas a quem chamam "mãe". Mas será que ela é efectivamente sua mãe? É que mãe que é mãe não trata assim os filhos. Então porque a defendem? Porque tal como ela se vendem a quem no momento lhes pagar mais. Não interessa de que principio tem de abdicar, não interessa se é preciso que o vizinho fique pior, não interessa que o colega de trabalho vá ficar prejudicado, não interessa que os vindouros não vão ter aquilo que eles tiveram. Como bons "filhos" de "meretrizes" o que lhes interessa é a sua imagem, o seu luxo, a sua ostentação, mesmo que tudo isto seja no fundo irreal, pouco importa, desde que os outros não saibam, está tudo bem. Se um dia as "meretrizes" acabarem estou para ver qual vai ser a vida destes "filhos da perdição". Possivelmente vamos vê-los de punho erguido, empunhando bandeiras, encabeçando manifestações, porque eles são mesmo assim: "Filhos de Meretrizes"!

Anónimo disse...

É assim mesmo! Falou muito bem, o último anónimo.Só quando lhes tocar é que vão abrir os olhos. O que se passa à sua volta não lhes diz absolutamente nada.Não gosto de ofender, mas há por aí umas múmias de gelo, que até assusta!...

Anónimo disse...

os privados também vão fazer cortes nos ordenados dos trabalhadores então penso que o ordenado mínimo vai passar para uns 350 euros e os que tem profissão ai para uns 450 euros e vamos todos a passar a andar a pé ou de bicicleta a pedal só vai ser bom porque vai deixar de haver poluição.

Anónimo disse...

Os trabalhadores do privado ficam sempre felizes quando os do público são massacrados. Já é tempo de perceberem que o patronato privado aproveita logo a "onda". Porquê estarmos uns contra os outros? Afinal não somos todos trabalhadores e portugueses? Vamos todos lutar pelos direitos que tanto nos custaram a conquistar. Neste país, ao contrário de outros, o que conseguimos é sempre à custa
de revolta e luta. Por norma, os governantes que temos tido, estão sempre do lado dos mais fortes. Os trabalhadores têm que se unir mais e mentalizarem-se que não podem estar do lado de quem os quer oprimir e calar. Nunca entendi que haja trabalhadores por conta de outrem, que quando chamados a votar, votam nos mesmos partidos dos patrões.E digo mais, esta perseguição aos trabalhadores é pior do que no tempo da outra ditadura. Mas há quem goste e defenda. É o povo que temos!