segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Todos contra a poluição - Chega !!

Está constituído um grupo de cidadãos que Lutam contra a poluição e os respectivos maus cheiros que "impestam" várias horas do dia e já há muito tempo.
O Grupo formado no Facebook atingiu até hoje os 632 participantes que manifestam o seu mais veemente protesto pelo facto de, até ao momento não haver uma resposta cabal das autoridades para o que está a suceder na costa alentejana, com maior incidência na zona de Sines.
Está então já marcada uma assembleia de participantes do grupo para elencar algumas medidas que possam vir a satisfazer a curiosidade de todos. O local adiantado é o ponto de encontro pelas 19 horas do próximo dia 14 de Outubro.
Se todas as pessoas ou pelo menos metade delas participarem activamente com as suas sugestões nesta assembleia, é de crer que o futuro pode ser diferente.
Há de facto algo de muito importante para a saúde e vida de todos nós que terá que mudar. 
É possível a convivência da Indústria duma forma sustentada com as populações mas com regras de segurança que sejam devidamente fiscalizadas e observadas.

21 comentários:

Anónimo disse...

Quando tiverem que "dar a cara", sempre quero ver quantos, desses 632, aparecem. No facebook, dada a virtualidade da "coisa" todos dizem "presente!",é fácil e é barato. Esperemos pela crua realidade para vermos se há coragem para avançar.

efernandes disse...

Até você caro anónimo!

Alberto disse...

Anónimo, já chegámos à Madeira?

Anónimo disse...

Não entendo qual o motivo que leva as pessoas a terem medo de lutar pelo bem mais precioso que temos a nossa saúde.!!!!

Anónimo disse...

Isso é se o Beija-flor de Sines deixar o dinheiro que recebe das firmas fala mais alto mas sei quem é que lá vai estar presente eu e algum pessoal da CDU são os únicos que querem o bem para Sines o resto é só escumalha que nem para fazerem sombra prestam.

Anónimo disse...

Só vou se o Coelho for!

Anónimo disse...

Ainda não chegamos à Madeira! Mas que há por aí alguns que gostavam que lá tivessemos chegado, também é verdade. Bom, com as devidas diferenças de escala, o "buraco" financeiro é muito comparavel. Em tudo o resto, só nos falta estarmos rodeados de água por todos os lados. Mas mesmo isso, acho que com o afinco de alguns é possivel atingir. Por isso "Alberto" tenha fé que lá chegaremos! Já faltou mais!

Alberto disse...

Anónimo das 9.47, não sei se entendi bem o que escreveu: Tirando o senhor e algum pessoal da CDU o resto que lá aparece é só escumalha que nem para fazer sombra presta? Agora que já "marcou" politicamente o encontro, a sua finalidade é politizar o mesmo e fazer que quem não seja do PCP não meta lá os pés? Será para desmobilizar?
Outra questão, será que no referido partido não há escumalha? Escumalha há em todo o lado e não tem cor politica nem rosto...

efernandes disse...

Atenção...
Sendo este um acto Político sem dúvida (exercer política é exercer a cidadania), não é um acto partidário,
Portanto, todas as opiniões serão válidas, aceites e o que não será aceite é que antes de acontecer nos possamos dividir por querelas partidárias, mesmo que cada um tenha as suas razões.

Alberto disse...

Concordo plenamente e nesse sentido irei comparecer.

Anónimo disse...

Esta iniciativa tem todo o meu apoio, acho que apenas peca por ser tarde.
Já é tarde para pedirmos a anulação do comlexo industrial, mas penso que ainda podemos ter direito a pedir que nos respeitem em termos de saúde, já que nesta terra em nada mais somos respeitados.
Se neste momento nos mandam com tanta poluição para cima, então o que irá ser a partir do momento em que a nova fase industrial começar a funcionar.
Que ninguém se mexa! e depois venham-se queixar.
Quanto à Madeira, quem nos dera que Sines se aprosimasse da Madeira,porque poderiamos ter muita divida, mas tinhamos de certeza uma obra exemplar, falo assim porque conheço pessoalmente. Nós aqui temos grande divida, grandes buracos, tudo velho, desprezado e abandonado, respiramos ar podre e em risco de irmos todos pelos ares, não temos quem nos valha, e assim parece que iremos continuar, a não ser que apareça alguém com sentido de vida.
Quanto à politica! não brinquem com coisas sérias, nada de misturas. isto é um assunto que diz respeito a todas as pessoas de Sines e arredores, portanto Srº Presidentes das Câmaras de Santiago, Grandola e Odemira, não sabendo eu qual a vossa cor politica ajundem-nos na proteção da nossa saúde.
Quanto a cores politicas, isso é o que menos me interessa, valorizo apenas as pessoas pelo que fazem, e pelo valor humano que têm, que quanto a mim era por aqui que deviamos começar.

Anónimo disse...

Eu sou daqueles que tanto se me dá se isto é um acto politico, partidário ou sem partido, o que eu quero é ver se resolvem o problema. Não me interessa se o fulano e o beltrano é do partido A ou do partido B, desde que contribua para resolver o problema para mim chega. E esta coisa de se estar sempre contra os partidos deu naquilo que deu aqui na nossa terra, os que lá estão dizem que não tem partido e vai daí estão a partir isto tudo. Com ou sem partido temos é de ser muitos e unidos, porque aquilo que está em causa é mais importante.

Anónimo disse...

A boa notícia é que o Dr. Coelho vai estar na manifestação.

Anónimo disse...

Quando a nortada chegar....já niguem vai cheirar.
já niguém vai falar.

niguém vai notar..vamos "snifar" a marzia da costa do norte.

efernandes disse...

O Comentário do anónimo das 17:56 que escreveu a letras gordas maiúsculas foi eliminado porque nada acrescenta e é maldoso relativamente ao assunto a tratar. Este anónimo não merece que se publique o seu comentário, não sei se mesmo com identificação correcta o publicariamos. Tenha juízo homem...

Anónimo disse...

Atenção que, para além da poluição que provoca os máus cheiros, há ainda a registar a poluição proveniente do carvão,e do gesso depositado enes tempo em cima do terminal, sem que seja regado ou coberto,para evitar que com ventos favoraveis o pó daí libertado não venha parar á cidade, como acontece muitas vezes.

Anónimo disse...

.... e fecha-se as fábricas e vamos todos apanhar ar puro!

Anónimo disse...

".... e fecha-se as fábricas e vamos todos apanhar ar puro!"

No seu caso já não adianta...

efernandes disse...

Estes dois últimos comentários só foram publicados porque espelham alguma estupidez que grassa por aí. Não acrescentam nada e colocam o problema mais grave ainda. Um problema de cidadania, de ESCOLA.

Anónimo disse...

o presidente da CM esteve na reunião para quê? Para cavalgar a onda? O que é que ele fez na Câmara para obrigar as empresas a cumprir a lei ambiental e as licenças que têm? A associação que não se deixe dominar pelo coelho...
se ele quisesse fazer alguma coisa a respeito da poluição já tinha feito, ainda por cima sendo médico não pode desconhecer o número de afectados por cancro que há aqui na zona, pessoas novas que vão morrer só para que os accionistas de empresas e os administradores aumentem os lucros por não terem gastos em equipamentos para impedir as emissões de gases e outras porcarias.

Anónimo disse...

Esqueci-me de perguntar: quem faz parte da comissão dinamizadora?