quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Reflexão sobre a suposta vocação turística de Sines

Na caixa do correio


Numa altura em que podemos dizer que o Verão já acabou cá no burgo está na hora de fazer um balanço do que foi e é o turismo em Sines e se a aposta da Câmara Municipal de Sines é a mais correcta. 


Antes temos que reflectir sobre a suposta vocação turística da cidade se Sines e mesmo do Concelho (Porto Covo incluído). Sines apesar de contar com praias de muito razoável qualidade, pelo menos com bandeira azul há muitas, tem um clima geralmente ventoso que não propicia o turismo de Sol e mar que possa concorrer com o Algarve, ou sequer com a próxima Comporta ou Carvalhal por estes se encontrarem a Norte do Complexo Industrial a salvo das poeiras que respiramos e dos incessantes maus cheiros. 

O grande problema em termos turísticos é precisamente o antagonismo entre a cidade e o Complexo e enquanto não for resolvido esse conflito não haverá política de promoção turística que resista.Neste campo a Câmara até tem feito um esforço assinalável com a animação de Verão integrada no FMM, porém se virmos bem, quem enche o recinto das tasquinhas são os locais e das redondezas, basta comparar a afluência no fim-de-semana e nos dias de semana. 

A grande incapacidade da CMS tem sido a resolução do problema do Parque de Campismo que poderia ajudar na promoção de um turismo mais massificada em vez da aposta municipal no turismo cultural elitista de classe média/alta cuja disponibilidade financeira o leva para outras paragens. Onde o ar seja respirável e não cheire mal!

43 comentários:

Anónimo disse...

Fui á feira de Grândola é uma feira com qualidade não tem nada a ver com essa lixeira que o gajo faz ali para a Avenida porque Sines é mandado por meia dúzia de bandalhos inúteis e incompetentes e obsoletos da parte do PS é igual são umas escumalhas que não valem a agua que bebem os únicos que fazem alguma coisa por Sines são a CDU O BE e o PSD.

Anónimo disse...

Isto é uma refinaria não é um resort, e agora vai-se tornar num bordel para os chineses.
Nisso já esta bastante bem equipado, são 7 casas de Putas!

Anónimo disse...

Algumas coisas boas que ainda estão por Sines foi a CDU que fez as lixeiras que estão espalhadas dentro da cidade as estradas esburacadas etc etc foi o SIM mais o PS que fiseram só não vê quem não quiser ver.

Alberto disse...

Infelizmente quando saimos de Sines e damos uma volta pelo país ficamos admirados com o que vemos. As autarquias têm brio na terra, os jardins estão cuidados, limpos, enfim, o básico. Aqui habituaram-nos ao lixo e às desculpas de mau pagador. O anónimo das 8:13 tem alguma razão, só não concordo quando fala nos partidos, pois devemos falar é em pessoas porque os partidos têm cada vez menos razão de existir. Para "gerir" esta terra seria necessário alguém especial, um Mourinho da politica. Cidade industrial e portuária pouco tem para oferecer. Seria em Porto Covo ou na Costa Norte que se deveriam centrar as atenções pois a vista para as chaminés e para os contentores não chamam ninguém com algum poder económico. Como não passei a minha juventude cá, não sinto a magoa que os Sineenses devem sentir ao ver o que fizeram desta terra, mas ainda sou do tempo do Sr. Francisco do Ó e lembro-me de a ver limpa. Limpa, pelo menos limpa, não é a javardice que vemos por estas ruas. Serão o espelho da casa de quem manda?

FL disse...

O título prometia mas este post é um desilusão.
Por partes: de qual parque de campismo está a falar? Do encerrado (e ainda bem) no pinhal do farol ou de S. Torpes, ilegal, em cima das dunas primárias, com os esgotos a deitarem para a ribeira e construção em cimento, com caves e portões?? Deveria ter o mesmo destino do do pinhal do farol!!
E se acha que o que vai salvar o turismo é o campismo então é alguém desligado da realidade.
Acha que os campistas vão deixar dinheiro em Sines?
Acha que são eles que vão encher os restaurantes e cafés, comprar na lojas?
Tal como os autocaravanistas este tipo de turismo, por muito válido que seja e que as pessoas tenham direito de o fazer, não é um turismo rentável, que traga dinheiro, mais valias e qualidade a Sines.
Além disso, dizer que Sines é o complexo industrial é uma falácia.
A parte sul do concelho é magnífica, excelentes praias, o interior é bonito, tem Porto Covo, o Parque, toda a zona de Morgavel ou do Pessegueiro.
Isso sim, são enormes mais valias que o Parque e o PROTA impedem de que se desenvolva (controladamente claro está) e que traga mais valia e riqueza a Sines e à região.

Anónimo disse...

É pá, não concordo nada com as comparações do anonimo das 8:13 AM, Agosto 25, 2011.
Entendo que as comparações devem ser feitas entre algo que possa ser comparável. Ora comparar a feira de Grândola com o conjunto de barracas, de qualidade ligeiramente acima daquelas que existem nos "bairros VIP`s" de Sines, é de uma tremenda injustiça para a feira de Grândola.
Em relação ao post, gostaria de dizer que também não concordo com ele. Fazer um balanço do que foi o turismo em Sines, na perspectiva de analisar o trabalho da CMS no que diz respeito a essa matéria é, quanto a mim, tremendamente injusto.
É injusto porque ele parte de pressupostos errados. Dizer que a CMS apostou, ou teve intenção de, ou pôs em pratica um plano sobre esta matéria, é estar a exigir à mesma algo que ela não tem capacidade de realizar. Talvez possa vir a existir capacidade para descortinar a necessidade de uma assessoria externa em relação a esta matéria, e ai, então sim, podemos fazer um balanço. Possivelmente na mesma altura podem também fazer o balanço do novo serviço de qualidade dos refeitórios escolares. Também podem fazer o balanço da opção da assinatura do protocolo da educação, das opções em termos de Regeneração Urbana, do relacionamento com as colectividades desportivas e culturais, etc,etc,etc…
Depois o ”postador “ mete as mãos pelos pés. Dizer que a CMS “…tem feito um esforço assinalável com a animação de Verão integrada no FMM,…” é mesmo de quem anda muito distraído. É que anda mesmo muito distraído! As Tasquinhas estão lá por razões que pouco ou nada têm a ver com promoção turística. Em primeiro lugar estão lá porque são uma teimosia do Sr. Presidente da CMS para contrariar alguns opositores. Em segundo foi uma forma “expedita” de “amarrar as colectividades”. Em terceiro por marketing politico. A estas três razões que aqui aponto podiam-se somar mais umas quantas sem que no final pudéssemos dizer que teriam algo a ver com esforço de promoção turística.
Para não ser apelidado de sectário terei de referir que, o único evento que poderemos enquadrar na perspectiva de promoção turística é o FMM. Mas mesmo esse, com um pouco mais de esforço, a CMS vai conseguir atenuar-lhe o efeito. A forma míope como se olha para a realidade que nos rodeia, não a tendo em conta nas nossas decisões, está bem patente no número de dias que teve o FMM este ano e no aumento do preço das entradas. (A questão do tipo e género de pessoas que vêm ao FMM, se são ou não uma mais valia, se é este o tipo de turista que nos interessa cativar, fica para outra discussão) (Também fica para outra discussão a bondade das decisões quanto ao tipo e forma da regeneração urbana no que diz respeito às escadinhas e aos jardins, à avenida da praia e ao peso que nelas tiveram a realização do FMM) (Também fica para outra discussão equacionar se sem o esforço e dedicação dos trabalhadores da CMS seria possível aos eleitos fazerem as “flores que fazem”. Eu cá duvido, assim como duvido que exista uma compensação justa para retribuir esse esforço)
Já vai longo o meu comentário e ficou de fora o Parque de Campismo e Porto Covo.
Em relação ao primeiro, os Sinienses, já que esperaram tanto tempo sem nada verem, agradeciam que este executivo não tomasse nenhuma decisão até às próximas eleições, pode ser que tenhamos a sorte de os próximos terem ideias quanto ao assunto. Em relação a Porto Covo, será que é possível fazer pior? Será que é possível estragar mais?

Anónimo disse...

"...Do encerrado (e ainda bem) no pinhal do farol..."
Caro FL podia explicar, senão for incomodo, esta sua opinião.

Anónimo disse...

É uma vergonha Sines tem dias que nem se consegue respirar e falam de turismo !!!!E já agora alguém sabe porque vai fechar o posto de Turismo de Sines.As Tasquinhas no meio da avenida e a feira vergonhoso....Vão a feira de Grandola e acordem para aquilo que se tornou Sines que se candidate a Sines o Carlos Beato e ganhe e vão ver como isto leva uma volta.Ainda hoje está a RTP com o programa Verão Total no Porto Covo, porque não foi realizado em Sines ???

efernandes disse...

Óh Caro anónimo das 3:07 PM, Agosto 27, 2011,
E porque é que o Verão total deveria ser realizado em Sines e não em Porto covo?

Anónimo disse...

Pelos vistos os abutres andam todos preocupados em descobrir novos impostos para os Sinienses pagarem só a CDU mais o BE é que qerem paz.

Anónimo disse...

Caro EFernandes acha que Porto Côvo necessita de algum tipo de promoção !!!!Sines nunca foi divulgada de uma forma positiva mas sim pela poluição, mas se o Verão Total não se realizou em Sines foi porque o Sr.Manuel Coelho não quiz foi falar no programa de Turismo no concelho e depois fecha o Posto de Turismo vamos lá entender a cabeça do homem.

Alberto disse...

O anónimo das 5.38 PM, Agosto 25 é bom nas contas e rapaz informado. Sete casas de "meninas"! Já dá para fazer um roteiro e quem sabe, uma feira na avenida!

Anónimo disse...

sera que o lucro das musicas do mundo deu para a compra de vassoras para limpar as ruas.para o bolo gigante para o espaço senior de certeza que deu.

Anónimo disse...

Apesar de não concordar na totalidade com o post reconheço-lhe o mérito de suscitar a discussão e animar as coisas um bocado mortiças aqui pela Estação.
O anónimo das 4:14 que ao que parece apenas sabe dizer mal de tudo e de todos, deixa-me na tentação de defender a CMS à qual não cederei por ter sido um votante SIM hoje desiludido. Vou apenas informar o Sr Anónimo que as Tasquinhas foram criadas antes dos mandatos do Dr. Manuel Coelho embora numa localização e modelo diferente do actual. Se como diz servem de cenário para as associações se financiarem, qual é o problema? Desde que o façam honestamente, ao contrário do que a sua fez quando contratou um restaurante madeirense com especialidades da Madeira. Assim não se promove o turismo local nem os seus produtos.
O anonimato nao esconde tudo e convém sabermos do que falamos.

Anónimo disse...

Áté parece que entramos no reino do vale tudo. Essa de virem para aqui dizer que o Posto de Turismo vai fechar é de bradar aos céus. Então a CMS tem feito um esforço enorme para promover o mesmo e agora ia fechar. Sejam um pouco mais comedidos e não levantem atoardas sem fundamento. Contestar, opinar, mas não vir aqui dizer mentiras.

Anónimo disse...

É verdade estamos no reino do vale tudo até em não acreditar no que se lhes diz.
O POSTO DE TURISMO vai FECHAR
comproveo no facebook do Álvaro funcionário do mesmo onde ele dá essa informação pois a CMS nem isso consegue fazer.
e sr. anónimo de vez enquando convém acreditar em algumas notícias .
Cumprimentos

Anónimo disse...

O Concelho de Sines teria bastantes condições,como ponto de turismo, para classe média e média alta,bastava um controle duro sobre as empresas poluentes ( dificil, pois por uns milhares de euros a CMS, feicha os olhos e o nariz)espaços para a constução de Hotéis, Pousadas da Juventude, Parque de Campismo, coisa agora impossivel, pois do concluio entre a CMS e as empresas de contrução civil, foram-lhe oferecidos os melhores nacos, O IMI é dos mais altos do País, as taxas de ocupaçao de via dos establecimentos,são de fazer corar, por isso atrair turismo, devido desnorte e falta de competecia deste executivo, vai ser uma tarefa gigantesca,para quem vier a seguir, só espero que não seja algum deste executivo,senão ainda vamos ver prédios na ilha do Pessegueiro!!Quanto ao fecho do Parque de Campismo e do Posto de Turismo,é mais uma prova de incompetência deste executivo, mas a verdade é , cada um tem o governo que merece,pois a maioria dos Sineenses adoram excursões e almoços grátis e isso tem um preço ele aí está.

Anónimo disse...

Sr Anónimo das 9:57. A CDU e o seu presidente Chico do Ó atrasaram Sines 20 anos. Não vê quem não quer. E não me venham com a conversa do Complexo Industrial porque noutros países têm cidades com grande potencial turistico e estão rodeadas de 5 ou 10 refinarias e ninguém se queixa. Sines tem capacidade turistica brutal, basta ser governada por gente inteligente e não gente retrógrada como têm sido os incompetentes que estão na CMS há mais de 30 anos. E que se lixe a Quercus e o raio que os parta, era construir hoteis, restaurantes, bares, lojas até Porto Covo e claro bons acessos, iam ver se não tinhamos turismo. Nem a porcaria de um hotel de jeito temos, aquele sinerama é alguma coisa?

Pedro Miguel

Anónimo disse...

E a asneira da construção de uma ZIL 2 na zona nobre de Sines?? É a aberração comunista! aquilo deveriam ser casas, ter 1 ou 2 hoteis, espaços verdes, parques, restaurantes, diversão. É a zona Sul de Sines, com uma excelente vista! A ZIL deveria ser fora e Sines, para os lados da Barbuda. Só que isto é tudo governado por interesses. Inteligencia é mentira...

Pedro Miguel

Anónimo disse...

Vocação turistica , têm!
Mas não é na cidade de Sines como ela está.
Penso que temos de reflectir em algmas iniciativas:
1º Reclassificação dos arruamentos e espaços verdes da cidade
2º Limpeza da cidade
Penso que seria o ponto de partida
As tasquinhas são importantes? O local é o melhor?; As infrastruturas são as mais adequadas?
O Fmm está correto, mas têm que ser criadas infrastreturas de apoio e obrigar os visitantes a utilizalas para que quem venha de fora não assista a determinadas situações.
O carnaval à dois anos para cá não têm sido nada só têm servido para algumas pessoas, não promovendo a cidade, nêm chama ninguêm que venha no ano anterior.
Parar e pensar é o que é preciso.

Anónimo disse...

A “desilusão” por vezes tem fenómenos inexplicáveis, é o caso do comentário do anónimo das 6:50 PM, Agosto 28, 2011. Conseguiu colar o meu comentário das 4:14 PM, Agosto 26, 2011 a alguém que possivelmente o incomoda. Esse facto, leva a que possa pensar que, a desilusão faz parte do seu quotidiano, pois à imagem do que lhe sucedeu no seu apoio ao SIM, neste momento é mais PSIM, mais uma vez se enganou. Lamento causar-lhe mais uma desilusão, ao não ser quem julga que sou.
Em relação às Tasquinhas: elas na sua “forma actual” são uma “invenção” do Dr. Manuel Coelho. A Mostra de Gastronomia que esteve na sua origem, com local no edifício da Docapescaca, com outros mentores, com outras perspectivas, era algo de “diferente”. Mas o anónimo sabe isso melhor que eu, assim como sabe, que o afirmado sobre as actuais Tasquinhas não foge à verdade. Assim como sabe que elas não pretendem ser uma mostra Gastronómica. Logo tenho de discordar da sua posição de não poder haver outras ofertas para além dos produtos locais. Isto não é dizer mal, é ter uma opinião diferente, ou será que teremos de ter, mesmo que “desiludidos”, a opinião previamente formatada pelo “dono”? Opinião essa que é por vezes difícil de acompanhar, tal a velocidade com que muda. Basta recuar um ano para ver onde estava o tal “restaurante madeirense”, como o anónimo o apelidou. Ai a questão da honestidade já não se punha? Como era o SIM a ter um “restaurante madeirense”, era tudo legal e honesto!? Será essa a sua desilusão? Não ter tido mais uma vez um “restaurante madeirense”! Mais uma vez permita-me emitir a minha opinião: acho que é! Mas não se “desiluda” homem/mulher, para o ano há mais e pode ser que o volte a ter.

Amigo do Carnaval disse...

Caro Anónimo das 12:36 de 30 de Agosto." O carnaval á dois anos para cá não tem sido nada só tem servido para algumas pessoas, não promovendo a cidade nem chamando ninguém " Por esta frase consigo entender o quanto o anónimo(a) é ignorante.

1º-O Carnaval e não só em Sines tem infelizmente sofrido como o mau tempo nos últimos anos....

2º-Quando chove as pessoas não vão para a rua.

3º-Se não tem público como pode ter receita.... Sem receita como se pode fazer investimento.

4º-Se tanto critica será que já alguma vez ajudou a fazer melhor !!!Pense nisso


5º-Quanto ao servir só para algumas pessoas, só os cobardes criticam destrutivamente o Carnaval, porque as criticas construtivas são sempre benvindas.Apareça nas Assembleias.

NOTA: Não faço parte da Direcção, mas sempre dei e vou continuar a dar o meu contributo como Siniense e amigo do Carnaval.

AMIGO DO CARNAVAL DE SINES.

Anónimo disse...

A desilusão continua com a sua argumentação. Se vir no cartás das Tasquinhas, diz lá "mostra gastronómica" e não será madeirense. Não vale inventar algo que torne aceitável o que não é. Volto a dizer a sua Associação foi desonesta e desleal com as restantes e enganou o regulamento. Agora dê as voltas que quiser mas esta é a pura e triste realidade. Se trabalhei para o SIM, pouco releva, como já lhe disse, é coisa que deixou de me interessar. Deixaram uma imagem muito má.

Anónimo disse...

As Câmaras do Litoral Alentejano deviam, em vez de gastar milhões de euros em espectáculos menores em que os beneficiários são os agentes e os "comissionistas", "contratar" a equipa que preside a Câmara de Grândola actualmente para pôr todo o Litoral a funcionar e bem...
Em Santiago estamos piores que em 1973...praias abandonadas e destruidas e toda a riqueza turistica esquecida e escondida...Uma incompetência que chega a ser criminosa...!

Anónimo disse...

Para o "Amigo do Carnaval" de Sines:
Não fique ofendido com apenas uma critica.
Se tiver boa memória , vê todos os anos e não só de à dois anos para cá as outras terras que têm carnaval mesmo com chuva as ruas estão cheias de gente coisa que não se têm passado em Sines. A critica não e só por crticar é tambêm um alerta.
E volto a repetir "parar para pensar" nem que seja só um ano que não haja carnaval.
O "amigo do carnaval" não é mais amigo do carnaval que as outras pessoas de Sines que gostam do carnaval.
Um abraço

Anónimo disse...

Ao anónimo das 5:52 PM Agosto 31-Acabar com o Carnaval não é solução certamente.Deixo aqui um conselho na próxima Assembleia apareça com sugestões para um Carnaval melhor e com vontade de trabalhar.
Cumprimentos.

efernandes disse...

Um último comentário de um anónimo não foi publicado por razões objectivas:
Retire a palavra "ralé", retire o nome de uma pessoa pública associado ao mesmo adjectivo, ou Identifique-se convenientemente e o mesmo terá a sua publicação imediata. De contrário..só eu leio

Anónimo disse...

Ao anónimo das 2:46 PM, Agosto 31, 2011

Já não sei se é desilusão, se confusão, ou se fobia com determinada pessoa e associação.
O Cartaz das Tasquinhas (http://www.sines.pt/PT/Viver/Cultura/tasquinhas/Paginas/default.aspx) não diz Mostra gastronómica. Convém não inventar.
A título de exemplo: Ementa 1: Bifana torpedo, hambúrguer circular, cachorro carretel, baguete em pânico, sopa do náufrago, tostas do mar.
Ementa 2: Crepes, guloseimas, gelados, taças de gelado, caipirinhas, granizados, bebidas espirituosas, novidades com gelado.
Ementa 3: Cachupa, Congo, moamba, feijão pedra, caldo de peixe “modche”.
Ementa 4: Sopa, bifes com cogumelos, bifanas, bitoque, hambúrgueres.
Seguindo o seu raciocínio (???) podemos dizer que NENHUMA destas associações cumpriu o regulamento. São todas desonestas e desleais. Já agora conhece o regulamento? É que seria importante que conhecesse, possivelmente não afirmaria tantas inverdades.

Anónimo disse...

Para acabar com a discussão:
"A Câmara Municipal de Sines organiza, entre 15 de Julho e 15 de Agosto de 2011, na Avenida Vasco da Gama, mais uma edição das Tasquinhas, iniciativa que conjuga paisagem, animação e sabores locais numa das principais zonas de interesse turístico da cidade: a baía de Sines"
http://www.sines.pt/pt/viver/cultura/tasquinhas/Paginas/default.aspx

efernandes disse...

Ao último comentador anónimo: Retire o nome da Vereadora do seu comentário.

Anónimo disse...

Como é possível que existam pessoas com tão mau caracter que por maldade e inveja sejam capaz de escrever tantos disparates, mas também não entendo porque motivo o responsável por este blogue aceita quando se prova que tudo é mentira e pura maldade assunto :TASQUINHAS e nunca Mostra Gastronómica.Já não ha paciencia.

Anónimo disse...

POSTO TURISMO DE SINES

Mais areia para os olhos dos Sineenses e de todos os que nos visitam,segundo a divulgação efectuada no jornal municipal "O Sineense", os serviços do Posto de Turismo vão fundir-se com os do Museu, mas esqueceram-se de dizer que os actuais funcinários do PT, vão ser deslocados para outros sectores, um para o atendimento telefónico e outro segundo se consta para o desporto!

Será melhoria? Claro que não ,pois os funcinários do Museu, além de a maior parte do tempo, estarem a executar as suas tarefas inerentes ao Museu, não têm formação nem conhecimentos para executar um bom serviço.
É mais uma prova do desnorte deste executivo, que ao longos dos ultimos anos , tem vindo a degradar tudo o que tinhamos de bom na nossa cidade.

Anónimo disse...

meus caros., tenho lido com atençao todos os vossos comentarios, e pasma me ninquem fajat de poliiçao nas ptias do porto covo. para quem nao sabe convido a visitar o linda praia da samoqueira. pois junto a etar do lado sul da praia correnao um mas dois esgotos diretamente para o mar. estao disfarçados mas e incompriensivel que ninquem da junta ou da autarquia tome medidas. para quem nao acredira o ano passado junto a pria do cerro da aquia tirei fotos e drnunciei a sitaçao . apareceu a p. maritima tiraram amostras. e qual nao e o meu espanto este ano esta tudo na mesma, alquem me ajude , pois gosraria de saber o que mais posso fqzer para salvar toda aquela zona. ja agora srs vereadores quando forem ao inermarche deem uma vista de olhos pelo lado esquerdo da estrada a lixeira e imensa. isto nao dignifica sines.vamos la limpar aqilo assim como a canto da docapesca junto ao restaurante a lota .todo isto e uma vergonha para o turismo.

Anónimo disse...

As palavras chave são : sabores locais. Pois, é tudo mentira!
Quanto ao Posto de Turismo é no mínimo estranho que se queira poupar logo na área em que se diz querer apostar. Irá haver despedimentos na autarquia? Cá a mim cheira-me ...

Zé de Olhão disse...

Que difícil que tudo isto é de perceber.
O museu tinha que ser ali porque o senhor Camareiro o entendeu, mas a afluência é quase nula, então vai daí....plim....acendeu-se-lhe a lâmpada.
Passou o posto de turismo para o museu e os turistas quer queiram quer não...têm que ser bombeiros voluntários.
Ah! Quanto aos dois funcionários do turismo...que se lixem, vão mas é trabalhar.

Anónimo disse...

Turismo em sines? será que li bem? mas quais são os turistas que vêm para sines? só se vierem enganados, sinto muita pena de ter de falar assim , mas é a realidade, e quem como eu conheceu sines no tempo em que havia turismo nesta terra, não conseguirá falar doutra forma. Hoje em vez de turismo temos industria pesada, e cada vez mais pesada ainda, e assim vamos continuar até que o destino queira, hoje podemos agradecer a todo este complexo que nos rodeia já há uns bons anos, por toda a boa qualidade de vida que todos nós temos, ainda bem que se construiu o complexo, porque caso contrário já teriamos morrido todos de fome, tal como tem acontecido noutras terras do país.
Depois temos o carnaval, que me desculpem os amigos do carnaval, mas sem os querer magoar, é bom que apesar de serem amigos do carnaval, que reconheçam os erros do mesmo,e que os resolvam para bem do carnaval, em vez de quererem fazer prevalecer apenas uma visão, e não venham com essa de ir a assembleias, temos também as já tradicionais tasquinhas birrentas, que já nem vale a pena comentar, porque essas são mesmo birrentas, e então o que se poderá dizer sobre o ordenamento do trânsito na cidade? (vila, e já agora o que se poderá dizer de quase todas as ruas de sines? levaria aqui muito tempo a falar do que está mal em sines, e muito pouco tempo a falar do que está bem.

Anónimo disse...

Turismo em Sines?
Praias boas mas com cheiro de fábrica!
FMM sem organização de dormitorio para os visitantes, pois só a logistica do evento ocupa as unidades hoteleiras que existem.
Carnaval, sem duvida o pior carnaval de todo o pais, e quando falo é porque vejo carros iguais dois anos, e muita gente a dizer tem pó, e feio, lalal e ningume a fazer!
Posto de Turismo fecha, funcionários vão para a rua, e o que vao fazer ao edificio?
Das duas uma ou metem lá mais gente a tocar, pois a coisa mais importante em Sines é a Escola da Musica, não existem boracos, não existe lixo, não existe o basico, mas sines tem de estar bem equipada com 5 edifificios da escola da musica, so falta tirar o museu de sines do lugar, e meter la a sede do PS trocar a estátua de VASCO DA GAMA pela do manuel coelho, sim porque a unica homenagem quem o homem tem e em forma de bolo.
Senhores dos Galegos, já sao os bobos cá da corte, pois aparecem sempre na tv porque nao ha mais palhacihos. Tem de fazer um bolinho para melhorar o turimo em Sines!
O Coelhinho, podem fazer em massa crua com uma data de cerejas em cima e amendoas e pinhão.
As cerejas e porque não lhe basta uma boa coisa tem de ser muitas, a amendoa e o pinhão e porque e necessario é gastar e a massa crua é porque o basico não importa.
E muito muito importante um peixe morto, ou melhor envenenado!
Pois foi o que ele fez com o seu movimento SIM!já o tinha apanhado na cosa do norte.
A forma do bolo terá de ser em forma do elevador do coelho com uma base com um farto bigode e e aas coisas todas em cima a cair.
Terá muita saida! visto que a sede do seu partido PS irá estar mesmo ai ao lado... e eles compram tudo com o dinheiro da regeneração urbana!
Já que gastam dinheiro em almoços! jantares, so para justificar dinheiro gasto, e fazem concertos para algumas pessoas verem, actividade em casa comerciais, enfim uma rebaldaria total.
Onde estam as Obras ?
Onde está o turismo?
Onde está a Massa critica?
Onde está o poder local?
Onde está a vontade do povo de Sines?
Onde está tudo isto!
Nada, anda tudo gazeado com a petrogal! anda tudo a ver os outros a comprar e outros a vender!
Sines irá tornar-se no maior centro industrial portugues disso nao teno duvida e disso não ha qualquer volta a dar!
Nunca se esqueçam que isto Sines esteve durante mais de 30 anos sobre o dominio da esquerda saloia, nao existem raizes identidade personalidade, tem 4 pessoas a mandar na terra e nenhum é de cá!
Tenho dito!

Anónimo disse...

Turismo em Sines

Pelo que leio aqui, toda a gente está de acordo coma beleza das praias do Concelho, o maior problema são os cheiros pestilentos em certos dias, será que pétroquimica e a petrogal podem diminuir as emissões e o fumo preto das chaminés, claro que podem , mas estão-se nas tintas, e nós só falamos do problema nos blogs e á mesa do café ,fazer alguma coisa, não, é muito incomodo, não podemos deixar aquecer a imperial, delegamos nos nossos eleitos, se delegasse no meu cão, o efeito seria o mesmo, pois essa gentalha, contenta-se e cala a boca, com umas centenas de milhares de euros, para torrar em musica, naquele "aborto" chamado CAS, em excursões ,assessores, tascas da treta, nem se lembrando que nenhuma gasolineira lhe vende a crédito, mas o pessoal quer foguetes,nem se lembram que dinheiro e de todos.

Voltando á poluiçao, costumo ir acampar para a região de Huelva, onde existe um complexo petrolifero enorme e onde existe um turismo consider´vel(700.0000, visitantes anuais),e nunca cheiro algum ou água poluida, porque sera?
Porque existe um controle enorme tanto a nivel governamental como autártico, pois eles não têm nenhuns pequenos ditadores a governá-los, mas sim gente que se interessam pela saude dos seus e dos visitantes, e sabem que não podem matar a galinha dos ovos de ouro, que é a industria do turismo, pois têm prais maravilhosas e ventosas como as nossos. Basta ter bom senso, pois a industria pode conviver com turismo.

Construtor do Carnaval de Sines disse...

Anónimo das 11:08 AM 3 de Setembro."Carnaval o pior do Paìs "
Carros iguais dois anos" quanto ao restante comentário nada tenho a dizer cada um que se defenda, mas em quanto construtor já fáz muitos anos do Carnaval de Sines acho uma falta de respeito o que se diz aqui.
Por acaso o Sr.(a)anónimo já fez alguma coisa para ajudar o Carnaval ??? !!!Talvez não !!!Porque é sempre mais fácil criticar o trabalho dos outros....Já que a v/ visão é tão mediocre não conseguem ver, deixo aqui uma sugestão apareçam no atelier do Carnaval para fazer melhor ....Isso é que é de valor.Apanhem chuva, frio,vento e desilusão com o trabalhos realizados e não conseguir sair porque o mau tempo não deixa. Quando se critica temos que ter a coragem de fazer melhor.

Anónimo disse...

Alguém ontem á noite dia 4 de setembro saíu á rua por volta das 23 horas? então se sim, puderam respirar tal como eu, aquele cheiro saúdavel e muito agradável, que de vez em quando somos brindados, eu faz -me confusão como é que ainda alguém fala em turismo para sines, isso só pode ser uma anedota, que haja alguém que me indique outra terra com turismo, com as carateristicas atuais desta terra, turismo? já foi.
Depois temos toda a bandalheira que se vê por todo o lado, obras apenas começadas há uma série de tempo, sem que sejam terminadas, para não falar do resto, eu com todo o respeito pelos presidentes de câmara, digo, que se fosse presidente desta terra, com tantos problemas sem os resolver demitia-me.

Anónimo disse...

Ao anonimo das 4:57 PM, Setembro 05, 2011

Não adianta dar bons conselhos a "certas" pessoas. São cegos e surdos, lá mudos é que não, para mal dos nossos dias que os temos de ouvir a debitar um chorilho de...coisas de que não gostamos.

Anónimo disse...

Obrigado á Repsol,Galp.Etar e explosões na pedreira de Sines ,que continuem o vosso bom trabalho poluidor, sobre olhar atento do executivo da CMS e da população em geral(parecemos carneiros a caminho do matadouro).
Espero que não nos livrem dos perfumes de ontem á noite da poluição da Costa da Norte,(mais uma vez houve um derrame) e dos rebentamos silenciosos ás 13 horas de hoje.

Obrigado ,a população agradece tal como a CMS,(desde que continuem a pagar uns miseros euros para excursôes).

Anónimo disse...

Encerrou-se o Posto de Turismo, para entregar o edificio ao Partido Socialista de Sines.

Sines no seu melhor, politica de baixo nivél!!!