quarta-feira, 27 de abril de 2011

28 de Abril - Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho

 2011 - Sistema de gestão da SST: Um instrumento para o aperfeiçoamento contínuo
Todos os anos, no dia 28 de Abril, celebra-se o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho. Desde 2003, a OIT celebra o Dia Mundial, realçando a prevenção de acidentes e de doenças relacionadas com o trabalho através do diálogo social e do tripartismo.
A Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho apoia a OIT através da organização da cerimónia Prémios europeus de boas práticas integrada na sua Campanha Locais de Trabalho Seguros e Saudáveis dedicada ao tema da manutenção com segurança, que terá lugar na Hungria, no dia 28 de Abril. É igualmente neste dia que as organizações de trabalhadores’ recordam todos os que perderam a vida no local de trabalho.


“Sistema de gestão da SST: Um instrumento para o aperfeiçoamento contínuo ” é o tema deste ano da OIT, que torna claro o facto de a protecção dos trabalhadores não ser apenas um “acaso”. Exige, sim, uma abordagem contínua e sistemática, presente no sistema europeu de segurança e saúde no trabalho. A EU-OSHA promove uma abordagem à prevenção em cinco etapas. Essas etapas são as seguintes:

• Identificação dos perigos e das pessoas em risco

• Avaliação e atribuição de prioridades aos riscos

• Tomada de decisão sobre medidas preventivas

• Adopção de medidas

• Acompanhamento e reanálise da situação

No trabalho também se violam direitos humanos!


No Trabalho também se violam direitos humanos!
Os mais graves acidentes ocorrem devido à violação das mais simples regras de prevenção. Um caso concreto de uma realidade que comporta a mais importante e ilegítima das violações…A violação de direitos humanos no local de trabalho.

 Telefone "Seguro"


 Telefone “seguro” Verde - Duas vezes por semana estará disponível um telefone seguro (verde), de chamada gratuita, onde os utilizadores poderão colocar as suas questões, que serão respondidas por pessoal qualificado. Consulte nos destaques o plano de funcionamento deste número. 800 208 280, ligue-se à SHST em directo com resposta na hora!

2 comentários:

Zeca Diabo disse...

Já agora uma pergunta:
Nas obras da Refinaria este tipo de actividade (Sistema de gestão da SST) será praticado?
É que a "carne para canhão" é mais do que muita!

efernandes disse...

Uma Boa Pergunta!
Quem se habilita a responder?
A Carne p'ra canhão (eu vi)...é "bué"!