quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Ponto Final

Não sou bom, nunca fui, em despedidas. Talvez por isso venha adiando a publicação deste derradeiro post.

Foram 3 anos de prazer, de genuíno prazer e quase sempre com a sensação de cumprido o dever, mais de opiniar, do que de informar. Informar não esteve na génese deste espaço, mas antes opiniar sobre a realidade, construir e divulgar opinião, divulgar a opinião dos outros e polemizar diversas temáticas. Apenas a ausência de outros orgãos de informção escrita em Sines, fizeram que tantos encarassem este espaço como informativo.

Houve momentos bom e outros maus, posts brilhantes e outros menos conseguidos, criaram-se cumplicidades, inamizades, fidelizaram-se visitantes, indignaram-se outros, tudo aquilo que também acontece na nossa vida, ou não fosse a nossa opinião um eco da nossa identidade. Fui e sou assumidamente irrequieto, revoltado com a injustiça, pouco tolerante com a incompetência, obssessivo na defesa de causas em que acredito e sempre participativo, construtivo e solidário.

Não mudei, apenas há momentos em que um homem fica simplesmente cansado. Às vezes, escrever nos blogs é como esmurrar uma parede. Quantas vezes pensei "valerá mesmo a pena andar nisto há tantos anos, se esta terra continua tão determinado a deixar de existir?". A resposta foi sempre que sim, uma vezes porque acredito que muitos partilham a minha opinião, outras por puro egoísmo no prazer que tenho em intervir civicamente, colaborar em solução, discutir problemas, descrever soluções, transmitir a minha opinião.

Percebi que o fim estaria próximo, quando desde algum tempo escrever neste espaço passou a ser uma obrigação. Apesar disso, renunciei ao prazer e continuei. Para além da minha família poucos conhecerão a dimensão dos incómodos pessoais, profissionais e sociais que paguei e continuarei a pagar pelo normal exercício de ter opinião e escrevê-la. Acredito que continuarei a acumular processos judiciais, curiosamente sempre pelo que aceitei publicar, nunca por algo que tenha escrito. Mas o preço a pagar pela existência deste espaço faz-se sentir muito para além da barra do tribunal. 

Muitos preferem aqueles que jogam a pedra e escondem a mão, trocam de bom gosto uma suave mentira à dura realidade e escolhem a hipocrisia e o cinismo em detrimento da frontalidade e do direito à opinião. São mais bem sucedidos? Tantas vezes. São mais felizes? Talvez. São mais livres? Jamais.

Os homens dividem-se em os que querem estar do lado certo da história, do lado certo do poder e do lado certo da sua consciência, e nem sempre estes locais coincidem, entrecortados, muitas das vezes, demais, por sangue e ódio. Enquanto depender de mim, optarei sempre pelo último.

Findo aqui a colaboração neste blog, que fundei, com a convicção que Sines não é hoje um local melhor para viver. Acentuou-se o fosso entre os politicos e a população, confunde-se mais o interesse privado com o interesse colectivo, aumentou a distância entre as prioridades de quem decide e de quem sente as necessidades reais, o poder local é mais concentracionista que nunca, a sociedade civil e a iniciativa colectiva geme ao som do chicote de quem tudo controla. Talvez Luis de Camões já soubesse disso quanto nos avisou que : "O fraco rei torna fraca a forte gente".




Arriscaria a dizer que Sines mais que financeiramente, está prestes a falir enquanto sociedade, se teimar em não surgir uma nova geração politicamente empenhada, que coloque o interesse colectivo acima do individual, que a coisa politica como procura do bem-estar colectivo seja um fim em si mesmo e não um meio de realização pessoal.

Coloco um ponto final na minha participação, convicto do reconhecimento futuro, pelo que significa este espaço de utilização das novas tecnologias de comunicação, por sermos o primeiro blogue da nossa Região que atingiu um público diversificado e significativo e cujo maior reconhecimento é a utilização que diversas organizações fazem deste espaço para divulgar os seus eventos, o elevado número de comentário, mas acima de tudo o facto de nenhum politico ou partido ter assumido publicamente a sua simpatia por este espaço, sinal mais elevado da independência de opinião aqui plasmada.

Aos colaboradores que assumirão a continuidade e manterão a qualidade deste espaço, aos comentadores e contribuintes pontuais, aos inúmeros visitantes o meu sincero muito obrigado.


António Braz
Fundador e colaborador do Blogue Estação de Sines entre 22-11-2007 a 05-02-2010















71 comentários:

Blogomaníaco disse...

"Não há bem que sempre dure, nem mal que sempre apoquente".
Lamento muito que tenhas tomado essa decisão mas não tenho o direito de te pedir que voltes atrás, porque eu estou naquela posição dos que vem aqui beber informação e partilhar opiniões e isso nunca me causou dissabores, só prazer, peço desculpa pelo egoísmo.
O meu muito obrigado pelos três anos que me proporcionaste de prazer como leitor atento e assíduo deste blogue, com quem a maioria das vezes concordei e outras nem tanto.
De todo este teu último post fica-me na retina a tua escolha de ficares sempre do lado da tua consciência é exactamente isso que forma Homens com um H grande.
Bem hajas, por tudo o que de bom me /nos proporcionaste.

Carlos André disse...

Até sempre CAMARADA!

Anónimo disse...

Caro Braz.

Espero que o seu ponto final sejam apenas 3 pontos (...) e que regresse brevemente.

Porque a "estação de Sines" é o seu e "nosso" blog.

Quanto aos "herdeiros" da estação, creio que nenhum terá a capacidade para apesar de todos terem a sua tendência (politica ou futebolística)não será fácil num momento de discussão mais acalorada serem imparciais como o Braz!

Um abraço e obrigado por ter partilhado tanto do seu tempo, até com prejuízo para a sua vida familiar e profissional.

PV disse...

Boa sorte para novos projectos. A vida muda , só os que mandam é que não... infelizmente.

PV disse...

P.S. Vais fazer muita gente feliz... infelizmente.

João Careca disse...

Muitos parabéns pelo teu trabalho durante estes 3 anos!

Anónimo disse...

Obrigado Braz, mas para mim o blog morreu quando entrou o 1º colaborador.

Sílvia P. disse...

Porque já somos RAROS os que ousamos gritar, sem medos, a verdade e o sonho. Porque a História nos traçou no caminho a certeza que o poder, ainda que livremente eleito, mesmo em maioria, não abraça todas as forças que se concentram no progresso e na sociedade, deixo algo de Pessoa que reflecte a minha resposta a este post: “O sonho é a pior das cocaínas, porque é a mais natural de todas. Assim se insinua nos hábitos com a facilidade que uma das outras não tem, se prova sem se querer, como um veneno dado. Não dói, não descora, não abate – mas a alma que dele usa fica incurável, porque não há maneira de se separar do seu veneno, que é ela mesma.” ;)

barbatana disse...

obrigado amigo bras por estes anos de prazer,comunicação e alerta.espero ke voltes um dia, e estas desde ja convidado para fundador da tertulia ke pretendo iniciar quando voltar pra sines. e que saudades ke eu tenho da nossa terra e das nossas conversas, mas ja faltou mais, compreendo a tua decisão mas o blog vai fazer falta.amas primeiro esta a familia.um abração ja sei ke os nossos gaiatos estao a evoluir mto esta epoca

Anónimo disse...

Muitos parabéns pelo blog Braz, serviu certamente para alertar muitas pessoas para os problemas da nossa cidade.


Carlos Gonçalves

Anónimo disse...

Espero que o seu regresso seja breve.

Aos colaboradores, muita força, criativiade, inspiração e que tentem ser imparciais como o Braz sempre foi.

Muito obrigada por ter dedicado tanto do seu tempo neste espaço.

Observador disse...

Amigo Braz
Lamento mas compreendo bem a tua decisão, aprendi bastante contigo.
Obrigado amigo.
Luis Gil

Bruno Leal disse...

É com muita pena minha que li estas tuas palavras Braz. Para mim, apesar de ser um dos colaboradores aos quais tu confias o futuro do blog, com a tua saída, o blog chegou ao fim.
Obrigado por tudo!

Anónimo disse...

Será? Quero acreditar que a almofada retemperadora originará uma reflexão. Se assim não acontecer fica o conselho, troca de almofada. Sines precisa deste espaço, e ele não será o mesmo sem o seu mentor. A dimensão em termos da comunidade local que este espaço atingiu, sendo por vezes comentado, criticado, aplaudido, mesmo até por pessoas que nunca por aqui passaram, simplesmente porque ouviram outros dizer que no blog estava esxcrito, diz bem do papel que ele veio ocupar no seio da comunidade Siniense. Sem ele, Sines não será mais discutido. Sem ele, desaparece o contraditório. Sem ele, só existe o "silêncio".
Será caro Braz que te vais sentir bem contigo próprio a viver no "silêncio"? Será que esse "silêncio" não irá conflituar com a tua consciência?
Um até sempre ou... até já.

Augusto S. disse...

Deste modo Sines vai deixando "sair" o melhor de si, os seus melhores filhos abandonam os projectos, quase sempre odiados por quem não os controla. O braz é um espirito livre, tem um preço, e neste tempo o preço é levado. Fica porém com a certeza que este blogue agitou consciência, obrigou muitos "regedores" da terra a voltar a trás e muitos cobardes a pensar duas vezes.


Se por mais não for, este espaço fez de ti uma personalidade ímpar e inesquecível na nemória colectiva da nossa geração.

Anónimo disse...

Aqui ficaram ideias, projectos, opiniões, indiganções, lamentos, humor, ironia, etc.

Agradeço-te pela informação e opinião útil e ainda por cima de forma eloquente e apaixonada,com que fizeste este espaço ao longo de 3 anos.

como dizes sines não é hoje um lugar melhor e com o teu abandono deste espaço, só tende a pior.

um bem haja por tudo e a certeza que o teu próximo projecto para sines será sempre melhor, sines precisa de gente como tu e espaços como este.

Anónimo disse...

Por favor, não deixem morrer o Blog.

efernandes disse...

Excerto da comunicação que fiz ao António Braz:

"Não sei se não deveríamos conversar no sentido de fechar a porta de vez. Este blog sem ti, não faz sentido"

Mantenho o que disse não porque ache alguém insubstituível mas...Não é nem será a mesma coisa!

Um abraço a tod@s
ef

Maldini disse...

Grande Zé...

Com a tua decisão de deixares de ser administrador da Estação não faz sentido nenhum a continuidade da mesma, na minha opinião, a Estação é tua e toda atracção deste espaço eram os teus post's de grande qualidade.

Na minha opinião, Sines fica a perder com o fim das tuas opniões e analises sempre correctas e frontais. Todos sabemos a felicidade e o GRANDE ALÍVIO que esta tua decisão vai causar junto de quem governa este concelho, Sines ficará de certeza absoluta bem mais pobre com o teu silêncio.

Tenho a esperança que depois da Estação apareças para assumir os destinos deste concelho, não haverá competência e qualidade em qualquer outra pessoa para reconstruir esta 'cidade'..

Obrigado!
Abraço

Américo Lourenço disse...

Um pescador disse que não é preciso pôr tampa num cesto para caranguejos, quando um começa a subir, os outros puxam-no para baixo.
Uma palavra de estimulo pode ser a solução para tentar adiar a saida do fundador deste blog
O eu gostaria, nunca fez nada, o eu experimentarei fez grandes coisa, mas o eu quero faz milagres, e este blog pode dar um contribuito não para mudar a sociedade, mas para ajudar na mudança da mesma. Força Sr. António Braz

MLança disse...

Amigo Braz,
Compreendo-te, não vou por isso pedir-te para continuares, mas lamento lamento muito, Sines vai ficar mais pobre e ficará cada vez mais pobre neste deserto de ideias no debate sério e honesto que interessa verdadeiramente a Sines
enquanto pessoas como tu forem desaparecendo mesmo que brevemente.
Sabes que comungo de muitas das tuas ideias para Sines por isso vamos continuar a falar delas e por mim continuarei a intervir como o tenho feito enquanto cidadão não eleito na AM se poder e enquanto me deixarem.
Um Abraço,
MLança

Anónimo disse...

poucas pessoas terão uma visão tão clara das necessidades de sines, nenhuma a escreveu.

Temos politicos jovens nos diversos partidos de sines, alguns dos quais em cargos de noemação politica, desde a autarquia, ao iefp, À apa. Por acaso alguém conhece ideias deles para sines, algu´me ouvi uma ideia global e estratégica para Sines.

Deixo um conselho a quem quiser ganhar e servir sines dessiteressadamente levam este blogue, mas desde o inicio. Mais que um programa eleitoral _ que aliás lembro-me de o braz escrever e publicar - encontraram seriedade, honestidade e clareza nas ideias.

o Henrique dizia que deveria ou irá governar Sines, não aconselho de todo, o Braz merece mais que isso.

Fossemos uma terra e um pais como deve ser e estas pessoas eram aproveitadas desde a primeira hora.

Deixo aqui um voto de suceeso, o que para ti não é dificil, pois quam trabalha com empenho, inteligência e honestidade, mesmo que não queira esbarra no sucesso.

Um abraço sincero.

LV

Anónimo disse...

Habituei-me a ver a estação, onde encontrei polémica, discussão, boas, más e excelentes opiniões mas sempre cuidadosamente bem escritas e estruturadas.

Bendito sistema de ensino que ainda forma gente assim. Não conheço o autor excepto deste espaço, mas todas as terras mereciam ter alguém que as pense desta forma e as saiba traduzir em palavras.

lamento que tenha acabado assim.

boa sorte

Mikas disse...

Ao Braz um Homen com H grande e tomates gigantes. Sentiremos falta da tua coragem, neste espaço.

Tens de explicar-me o que aconteceu. Certamente o poder instituido, manuel coelho e companhia não serão estranhos a esta decisão.

Anónimo disse...

Lamento muito a sua decisão.
Na Estação podíamos encontrar a opinião, mas também os factos, tantos deles reveladores da mentalidade de quem dirige a autarquia. Na Estação podíamos criticar abertamente decisões erradas. Nem sempre estive de acordo consigo, mas penso que sempre imperou o respeito nessas discordâncias.
Haverá muitos que estão felizes -aqueles a quem o blog incomodou durante três anos e agora deixam de correr o risco de as suas posições serem conhecidas e criticadas por um grande número de pessoas.
Muitos mais estarão com um sentimento de desamparo. Porque este blog forçou as pessoas a pensar, forçou as pessoas a encarar a realidade para além da verdade oficial. Morto este espaço (e, dos colaboradores, apenas o Bruno Leal me parece cultivar o estilo que caracteriza a Estação) termina também uma forma de viver e ajudar Sines. Percebo que esteja cansado, mas gostaria que não desistisse. Que a sua despedida seja apenas um até breve.
José das Dornas

Anónimo disse...

hoje foi dia de festa, foi SIM senhora, até parece que ganharam de novo as eleições. Não entendem que isso apenas demonstra a força e medo deste blogue

Uma sineense disse...

Sem o Braz este blog perde substancia, e o melhor é fechar totalmente. O Braz é unico em Sines, e neste blogue. Sem ele, o Estação de Sines não é nada!
Não conheço outras razões para além do cansaço e da saturação invocadas, e aceito a decisão por que ele melhor do que ninguém saberá as linhas com que se cose. Para mim, com a saída e desistência do Braz, este blogue morreu. Até sempre Braz!

Anónimo disse...

mais um processo judicial?

Anónimo disse...

Peço aos Srs Colaboradores que fechem o blog sejam sinceros convosco

Anónimo disse...

as opiniões dividem-se:

entre o cansaço natural e o avolumar de processos judiciais

e a preparação atempada da candidatura autárquica.

A confirmar-se o segundo caso, o SIM pode guardar os confeites, porque a coisa pode-se complicar, e o PS que renegou o Braz, então enrole as unhas, porque uma eventual candidatura do Braz esvaziava o balão do PS, abrindo caminho de novo aos SIM ou quem sabe à CDU, caso tenha um candidato à altura.

Anónimo disse...

O brás é o candidato natural da sua geração - e não só - à liderança da autarquia. Desde o Guinote que Sines não conhecia ninguém com a sua capacidade e com uma vantagem sobre os prováveis candidatos, o brás tem obra feita e bem, fora da politica.

muitos votos teria dos que hoje se abstem e daqueles que não se reveem nos interesses financeiros da politica.

bras testa a verdade e a sinceridade dos sinienses, ao menos não ficarás, nem nós com essa dúvida para sempre

Anónimo disse...

custa-me muito,mas não podemos ser egoístas, o braz fez muito bem.

pode ser uma questão de consciência, mas tantas vezes a nova vida, o dia-a-dia, a familia, o trabalho, tudo fica comprometido, só por pomos a nossa opinião à frente de tudo.

admiro a coragem, quase louca, que teve muitas vezes, mas imagino os "amigos" que fez, as portas que se fecharam, as oportunidades que perdeu, quando com a sua capacidade e inteligência, bastava-lhe o silêncio, para encontrar o sucesso. Mas a consciência, sempre ela, não deixa pessoas como n´so, nos vendermos, é assim a vida.

este é um dia muito triste para sines, mas tenho a certeza que o reconhecimento chegará, isto ainda está longe de ter acabado.

odeio os imbecis que hoje riam de alegria, como se sines ou os seus filhos tivessem ganho algo.

Paulo

Anónimo disse...

Se fizeres metade à frente da autarquia daquilo que fizeste enquanto dinamizador deste blog, serás certamente bem sucedido. Dizer que és consensual é hipocrisia, mas ninguém que ousa dizer verdades o é.
Verás que o próximo passo, e natural, após filtrares tudo o que comentarem desta tua despedida, é prepares a tua candidatura à presidência da Camara. Há muito que espero uma mudança em Sines, não quis dar oportunidade a quem até agora se apresentou porque ninguém pareceu estar tão interessado na defesa desta terra como tu. Candida-te. Pelo que já fizeste, terás o meu voto, e muito provavelmente, de 80 ou 90% de quem visita este blog.
Boa sorte.

Anónimo disse...

"...ou quem sabe à CDU, caso tenha um candidato à altura."
E o Braz seria um candidato à altura. Por tudo e mais uma coisa.

Anónimo disse...

Aqui fica, então, uma opinião, certamente dissonante no contexto das demais mas,se este é um espaço de discussão aberta e democrática, estou convencido de que desta vez publicarão o meu comentário, ao contrário de muitos outros que, também exerciam o contraditório em relação às afirmações produzidas, mas que nunca foram publicados.
Para começar, quero deixar claro que fui e continuo a ser apoiante do movimento SIM.
Como apoiante do SIM posso garantir-vos que não houve confetis ou garrafas de champagne para celebrar o fim da colaboração do Braz no blog; no meu caso concreto só hoje, passados 2 dias, vi o texto de despedida do Brás e não ouvi qualquer comentário a tal questão, nem entre apoiantes do Sim nem entre quaisquer outras pessoas.
Deve-se dar aos acontecimentos a importância que realmente têm e não substimá-los ou sobrevalorizá-los - por acaso alguém pensará que o blog está sequer na lista de preocupações dos eleitos, ao ponto de se regojizarem com a saída do seu fundador?!Claro que é um acontecimento entre os que frequentam este espaço, mas não acredito que vá para além disso.
Sem tecer comentários à decisão do Brás, cujos fundamentos pertecem ao seu foro pessoal, não posso deixar de achar piada a algumas pessoas que elogiam a imparcialidade - é que não faz sentido, o Brás foi sempre assumidamente parcial, admitiu-o em muitas ocasiões e nunca conheci nenhum livre comentador que fosse imparcial?! Aliás, o próprio Brás não se deve sentir muito lisonjeado com esses comentários porque acho que nunca quis ter uma posição de imparcialidade, sempre quis tomar um partido, defender uma posição e isso tem sempre a sua quota parte de parcialidade, mais que não seja porque tem a nossa marca de subjectividade.É que independência de opinião não é o mesmo que imparcialidade!

Anónimo disse...

O Braz candidato pela CDU? Era o pior que poderia acontecer. Teria que se reger de acordo com o partido e não por opinião própria! Candidata-te Braz, mas como independente.

Anónimo disse...

ao membro do SIM, quero apenas lembrá-lo da referência a ese blogue na campanha, num comicio por membros do SIM, lembrá-lo da resposta do presidente `questão das tasquinahs, neste blog. assim que a saida do bras apenas diz respeito, ou teve impacto em quem frequenta este espaço, logo teve impacto no SIM. Quanto aos eleitos, senão acompanham este espaço, como pode andar o bras sempre em tribunal, erá por aquilo qu não leem. diz também que não faz parte das preocupações dos eleitos, claro que não, aliás nada de importante, nesta terra, faz parte das vossas preocupações.

a sua opinião apenas demeonstra como o SIM, está dividido, e atarantado, ao ponto de já terem várias opiniões, pois posso garantir-lhe que ontem, pessoas com responsabilidade no SIM, riam-se entre si com cumplicidade e trocavam abraços, porque seria?

felicidade pelo sucesso do trabalho do líder que escolheram não é certamente.

n~~ao sejam hipócritas e cinicas, a seguir vão dizer que o braz é um elemnto importante para o futuro de sines?

Anónimo disse...

membro do SIM, é de facto um acontecimento importante para quem acompanha este espaço, ou seja, parai para 2 terços da população de sines, com menos de 50 anos e ainda uns bons centos dos arredores.

vocês tem uma noção da relaidade, vai lá vai.

Anónimo disse...

Calma rapaziada não se entusiasmem muito , o Braz tem muito valor mesmo muito , mas vocês viram o que aconteceu ao Guinot , o Braz não vai cair nesse jogo e se for vai bem calçado ,não vai jogar descalço.
Eu votava A. Braz

Anónimo disse...

Em Sines acabam os jornais, a rádio não dá notícias locais (só dá as que lhe chegam via "oficial"), o blog está em vias de acabar...mas o que se passa?...

Há por cá algum "eucalipto" que seca tudo à sua volta?

Parece que sim....e se o blog acabar, como alguns PEDEM aqui, (talvez por encomenda de algum eucalipto) vai ficar um vazio, não haverá qualquer meio de alguns cidadãos saberem o que na realidade se passa nesta Terra.
Uma coisa é verdade, nem toda a gente tem acesso a algumas informações, porque, pela sua vida profissional, não teeem tempo para ir a algum sitio onde normalmente se falam nas coisas (ex: largo dos galegos, esquina do centro comercial, alguns cafés, etc.), aproveitando a internet para se informarem da actualidade da NOSSA Terra.

Se acabar vai mesmo ser a alegria do poder instituido e a tristeza de muitos Sineenses...
Faço um apêlo: não acabem com o blog!

JC disse...

Cala-se a voz da oposição! Certamente este blog trouxe-lhe dissabores que nunca esperaria no dia em que o fundou, mas isso apenas reflecte o poder que este espaço ganhou! A sua ausência vai valoriza-lo ainda mais, e quando regressar (...) tem tudo para o fazer em grande! Eu há 3 anos nem sabia da sua existência, e hoje você continua sem saber da minha, como a de tantas outras! E se tem o poder de agitar tanta água com um "simples" blog...!!!

Jovem Sineense

Anónimo disse...

Parabéns Braz por nestes três anos teres dirigido o melhor blog da região, sem te vergares nem venderes aos poderes instituidos,nem te deixares influenciar pela tua orientação politica sempre que foi preciso formar e ter opinião sobre qualquer assunto. O que fizeste nestes 3 anos, só está ao alcance dos homens com H grande. Obrigado por seres de Sines. Um dia serás reconhecido.

Anónimo disse...

Eu penso que o Braz se deve candidatar á camara pelo pc e não pelo sim.

Anónimo disse...

Ninguém é insubstituível mas há pessoas que se conseguem definir pela sua ausência devido à sua singularidade. Nem sempre concordei com a postura e as ideias do Brás, mas considero importante a existência deste Blog, sobretudo numa cidade que prima pela ausência de uma comunicação social, que possa informar e contrariar o poder instituído, algo sempre salutar naquilo a que chamamos democracia.
No entanto, talvez esta saída seja temporária e revele algum cansaço, nem imaginam o quanto entendo isso.
Penso que este Blog tem outros colaboradores, de grande qualidade, como é exemplo, entre outros, o Bruno Leal.
O Brás que descanse e volte renovado. Os outros que mantenham aquilo que foi erguido ao longo de tantos anos e cuja importância ganhou relevância mais do que suficiente para não morrer.

Anónimo disse...

Eu cá acho que a CDU após a fuga das "ratazanas" para o SIM, com uma maior abertura, era capaz de ser um espaço onde o Braz podia muito bem mostrar o seu valor. Muitas das opiniões, aqui imitidas pelo Braz, são iguais ou parecidas às defendidas pela CDU. Se, como ambos dizem, os interesses colectivos estão em primeiro lugar...

Anónimo disse...

E agora, que se segue?
A saida do braz deixa um sentimento de orfandade, num conjunto de cidadãos, no qual me incluo, que não se identifica com os actuais partidos e lideres locais.

Anónimo disse...

Na minha opinião o Braz não se encaixa numa estrutura partidária como a CDU/PCP, cujo bureau de Lisboa gosta de dirigir os seus autarcas de acordo com a doutrina do partido. Os autarcas comunistas, regra geral, são marionetas das orientações da Soeiro Pereira Gomes. O Braz tem um espírito livre, tem ideias próprias, precisa de encontrar um espaço político que nunca o condicione, nem lhe coloque qualquer tipo de espartilhos. Não sei se com o funcionamento actual dos partidos, ele conseguiria encaixar-se nalgum. Teriam que lhe garantir um conjunto de condições para ele poder assumir ou encabeçar um projecto. Pessoalmente, gostaria mais de ver o Braz numa lista independente. Teria mais liberdade de acção para ser ele, com as suas capacidades. Depois da saída de cena de C. Guinote, resta apenas o Braz, como alguém que verdadeiramente poderia dar um novo rumo ao concelho, com uma boa equipa ao lado.

Quando ao SIM, penso que o substituto de Manuel Coelho será a Marisa. Tenho essa convicção ou pressentimento.

Anónimo disse...

"...SIM -resta a marisa ou a cristina, a segunda era a continuação do actual poder, autentica testa de ferro, a marisa foi "queimada" pela actual gestão, lembrem-se que é a responsavel financeira da autarquia, Depois o facto de o marido e irmão trabalharem para a autarquia e sines tecnopolo, é a história da mulher de césar."

Eu não sou do SIM, atenção! Mas relativamente a este comentário, quem não tem alguém de família a trabalhar na Câmara, um dos maiores empregadores do concelho? E no caso, são pessoas competentes, podiam nem ser.

Considero a Marisa uma pessoa muito válida e uma séria candidata ao poder. Talvez seja das poucas pessoas no actual Executivo com coragem para confrontar o MC quando discorda das suas ideias.
É humilde, inteligente, sabe escutar, é profissional, dinâmica e ama Sines.

Não desprezaria tão facilmente esta possibilidade. Acho mesmo que deveria ser seriamente considerada.

De qualquer modo, no poder ou na oposição, são sempre necessárias pessoas inteligentes e com visão. O Brás que pense bem. Mas concorrer pela CDU é uma anedota. Os velhos do Restelo do PS ou da CDU são os mesmos, os rostos é que mudam, mas em ambos as ideias congelaram há muito.

Que se crie outro movimento independente, então. Nada como a independência para garantir uma maior liberdade.

Anónimo disse...

nada tenho contra a Marisa. Considero-a dedicada e educada e ponto final.

Quanto a ser humilde pergunte-nos que somos da geração dela, inteligente duvido, esperta muito, profissional e dinâmica, peça o registo de ponto da autarquia, quanto a amar Sines~, quem de nós não ama?

Anónimo disse...

esquecia-me de um último aspecto, refiro à pouco e que também marca a diferença entre ambos.
"quem não tem familia a trabalhar na CMS"? perguntava um anónimo. Mais um diferença entre o Braz e a Marisa, é que ele não tem, nem nunca teve ninguém a trabalhar na CMS.

Manuel Votante, disse...

Vocês deslarguem o homem. O que ele disse é que abandonou o blogue, mas que se vai candidatar á autarquia são vocês que o dizem.
Mas qual Mar, qual Isa, qual PS, qual PCP, se ele se candidatar não tenho dúvidas, mas não me lembrem de novo o Guinote, meu rico voto para um tigre de papel, pardo.

Anónimo disse...

"rei morto rei posto", hoje em conversa de café, um animado debate sobre os possíveis candidatos à Câmara dos várias partidos e independentes surgiram nomes que ainda aqui não foram falados, especialmente escolhidos entre aqueles que falavam por serem outra geração e outro tipo de mentalidade e com potencial. Do Sim foi quase unânime a Marisa, do PS, e fora do "estilo" e tipo de diálogo que se têm visto, falaram-se no Brás, Bruno Leal, Pedro Ventura e o Rodrigo ( embora este ultimo não seja consensual que seja de "outra linha"). Do PCP, o incontornável Helder Guerreiro... e mais ninguém. PSD o Micael, embora se considere demasiado próximo do MC e a Zorra. do CDS ??. Extras surgiram outras caras: Bernardete, uma tal de Vitor que ainda não identifiquei, a Drª Rita de Porto Covo... eu concluí que afinal até não está mal como aqui se pintou. Mas o que considero mesmo alternativa é o Brás, assim ele o queira ou o deixem ou ambas.

Anónimo disse...

fazendo pura futurologia:

a marisa será candidata, mas não cabeça de lista, aí é o manuel coelho que decide e está demasiado agarrado ao poder para o dar de mão beijada, e por incrivel que parece, seguindo a linha sovietica, deverá noemar o sucessor que será a mulher

no ps, a guerra continua entre o idalino e o carlos silva, e um dos dois será - curioso ninguém referir o fernando ou o nuno, para candidatos - ao menos podiamos rir um bocado

no psd, depende, como este já será poder a nível nacional, irão aparecer muitos interessados

cds - começa a mostrar algum movimento e deverá apresentar alguém nvo e desconhecido.

cdu - o helder é uma hipótese mt plausível.

de resto, inclusive o braz, nem deve quer saber disso, faz muito bem, tem um capital que não deve desbaratar na fogueira politica. quando se candidatar é quando tiver a certeza que ganha, digo eu. ekle será o nosso presidente, só não sei quando.

Anónimo disse...

Basta tirarem as palas e uma vez por todas não terem medo de valar e constactar os factos sobre a situação horrivel que Sines atravessa.

Não se esqueçam que o Braz fez de um barracão de madeira um infantário de luxo, com todas as condições e beleza.

Não é este um homem competente, inteligente, sério e com credibilidade?? o Braz com o dinheiro do centro de artes fazia de Sines uma referencia pela positiva do nosso país!!!!

Anónimo disse...

a mudança teria sempre que ser total, não pode sair o coelho e continuar la alguem que o acompanha estes anos todos.

Centro de artes? maior aberração de todos os tempos!! feio, descontextualizado com o resto da zona envolvente e é o nosso cancro talvez de uma vida inteira para o pagar.
buracos nas estradas são mais que a conta, mas tempos aquela bocado de estrada de marmore junto ao centro de artes, que finos que somos em Sines....

C.A. disse...

Aos que falam de imparcialidade, aos que falam de isenção, aos que falam de opção de futuro, está dada a resposta! Os comentários a este post são mais uma demonstração de que tudo neste blog vai dar à Câmara e aos titulares dos cargos políticos democrática e legitimamente eleitos pelo povo. Ainda que frontalmente em desacordo com o caminho que tomaram os comentários ao post inicial, tenho que dizer aqui algumas coisas e tenho que as dizer em resposta ao que aqui é escrito sobre a Marisa.
Falo sobre a Marisa, e não sobre os outros que também são visados, porque a Marisa é a única pessoa aqui falada que conheço bem, muito bem, a nossa amizade é desde sempre e para a vida, por isso sei do que falo. Os anos de amizade não me deixam dúvidas nenhumas de que a Marisa é alguém muito especial, que também tem defeitos (claro, como toda a gente), mas que são claramente superados pelas suas qualidades humanas.
É, sempre foi, uma pessoa profundamente empenhada em tudo o que faz, dedica-se de corpo e alma e, sem dúvida, é humilde, muito, talvez até demais - quem a conhece bem, sabe do que falo, sabe que é uma pessoa que não julga os amigos, não atira pedras, antes dá sempre uma palavra de conforto, um gesto amigo e carinhoso.É inteligente, sim, sempre foi,mas a inteligência sempre a motivou para trabalhar mais do que os outros, em vez de a deixar só encostada ao que a capacidade de aprender naturalmente lhe dava e, por isso, foi sempre uma aluna de excelência, admirada por professores e colegas.
Mas falar hoje da Marisa, é falar de uma mulher madura, de uma mulher determinada, de uma mulher justa, de uma mulher que não se acomoda, de uma mulher que dá tudo de si para tentar cumprir da melhor forma a sua missão.
Agora, deixem a família da Marisa em paz, são só pessoas dignas, pessoas que têm tido sempre uma vida de luta e de trabalho, se o irmão trabalha na autarquia não tenham dúvidas de que o faz bem, com todo o empenho e dedicação e isso é algum crime? Como alguém já disse,em quase todas as famílias há pessoas que trabalham na Câmara e, não haver ninguém da família da Marisa seria mesmo difícil, porque toda a gente sabe que é uma família muito grande. Deixem as pessoas em paz, que critiquem as opções eu acho bem, também o faço muitas vezes e isso em nada belisca a nossa amizade, agora que desatem a falar do que não sabem, a falar das famílias das pessoas, não posso concordar.Todos têm direito ao trabalho, mesmo os que são familiares de eleitos, locais ou nacionais,o que deve ser visto é se as pessoas têm mérito no desempenho desse trabalho - ninguém deve ser privilegiado mas também não deve ser prejudicado, acho que isto é básico.
Não sei se a Marisa quer ser Presidente da Câmara, se quiser tem o meu apoio, mas para mim isso não é importante, não é por isso que escrevo este comentário, escrevo porque não ficava de bem comigo se não desse o meu testemunho sobre o que conheço da Marisa e a pessoa séria e profundamente humana que ela é.
Espero que outros amigos o façam e que não deixem prevalecer os comentários de pessoas que não a conhecem!
CA

Anónimo disse...

O Bráz saiu, mas a estação continua o mesmo de sempre. Espaço para lavar roupa suja e para acusar e difamar algumas pessoas. Depois admiram-se dos processos!

Se houvesse mais Marisas em Sines, o futuro estaria, com certeza, garantido.

Anónimo disse...

Este blogue está cada vez mais triste!

Deixem a Marisa em paz.

Anónimo disse...

Aos que falam mal e nada fazem...

Trabalho directamente com a Vereadora Marisa e tenho que Alertá-los para o seguinte:
É uma pessoa extremamente competente, honesta e que muito faz para equilibrar as contas da câmara, é educada e sabe respeitar os trabalhadores.
É uma pessoa cheia de força e dinamismo para ultrapassar e vencer os problemas que vão surgindo.
Tenho muita pena que o seu nome mais uma vez venha ao lume por causas tão inapropriadas, pois o post é Ponto Final para o Braz.
Não queiram por um ponto Final na Marisa, pois é uma pessoa que merece o nosso respeito e apoio pelo serviço que presta nesta câmara municipal todos os dias.
E muito sinceramente não posso deixar de comentar um post mais atrás que dizia algo sobre o registo de ponto da vereadora.....Tenham a santa paciência...até deviam ver o registo de ponto, logo verificavam as horas tardias das suas saídas.
Não falem mal, respeitem quem tão bem trabalha.

MSGP

Anónimo disse...

Eu fui professora da Marisa e, apesar de não partilhar as suas posições políticas, assino em baixo de tudo o que foi dito no comentário anterior. A Marisa é mesmo uma pessoa especial.
Ana

Anónimo disse...

Fui colega de escola da Marisa e não podia estar mais de acordo com o que diz o comentário anterior. A Marisa sempre se distinguiu por ser trabalhadora e muito empenhada em tudo o que faz. Não tenho dúvidas de que, se o futuro lhe reservar a presidência da Câmara, dará o seu melhor, como tem feito nestes anos como vereadora. Admiro-lhe sobretudo a capacidade de "aturar" comentários como alguns que aqui são feitos. Abnegação? Abnegação é ter a capcidade de estar na vida pública, abdicar de muita coisa na vida pessoal e ainda ter que aguentar mentiras e acusações infundadas!

Anónimo disse...

Afinal na despedida do Bráz foi a Marisa que virou estrela, mas que grande publicidade.
Considerem o Homem, deixem a Senhora em paz, porque o futuro a Deus pertence.

Anónimo disse...

Eu também trabalho na Câmara e vejo a Vereadora Marisa chegar muitas vezes, mais cedo do que muitos funcionários. Já à saída é raro cruzarmo-nos e eu não estou entre os que saem cedo. Sei que fica muitas vezes a trabalhar até tarde, aliás qualquer vigilante pode confirmar isso.

João disse...

Apesar de não sermos amigos conheço a Marisa há muito tempo, somos da mesma geração e sempre a achei uma pessoa bonita (entenda-se em sentido amplo). Mas não é dela que quero falar. O irmão conheci-o há relativamente pouco tempo, no ginásio onde ele também trabalha como instrutor da sala de exercício e posso garantir que, se for tão competente na Câmara como é no ginásio, então o município tem um excelente profissional e estou-me nas tintas se é irmão de fulana ou beltrana. Isto para dizer que, para mim, o que é importante é o que as pessoas são, se são bons ou maus profissionais, se têm bom ou mau carácter, não interessa de quam são familiares porque a família, essa, boa ou má não se escolhe.
Quanto ao Brás que, apesar de não parecer, é o tema central deste post, já pensaram que a sua saída deste blog pode derivar exactamente da mediocridade dos comentários que aqui se produzem? Qualquer pessoa se cansa do que é medíocre e ele, se cahar, também se cansou!

João

Anónimo disse...

É verdade sim senhora, eu sou vigilante da Câmara e confirmo que a Engenheira Marisa chega sempre ao trabalho por volta das 6:30 - 7:00 e quando sai é sempre 20:30 - 21:15, já os outros funcionários saíram há horas embora tenham entrado muito depois da hora, mas isso é o horário normal por aqui.
Portantos vamos ao post que interessa, que é a saída do Bráz da Estação de Sines, vá-se lá saber para onde.

Anónimo disse...

xau comuna

Anónimo disse...

Não conheço a Marisa, só de vista (e é bem vistosa), mas conheço o seu trabalho. É triste falarem mal de uma pessoa competente como a Marisa. É muito profissional e dedicada, precisávamos de uma pessoa que governasse a autarquia como ela. Conheço o irmão dela desde miudos, estudámos na escola. É muito bom rapaz, é meu amigo, é inteligente e de certeza que trabalha com muito profissionalismo. O pai (Sr. Filipe) e a mãe são pessoas extraordinárias. Deixem esta familia em paz!

PMDC

Anónimo disse...

Daniel (Pedro Daniel) já todos percebemos que és tu que estás a defender a mana e a aproveitar a boleia para te auto-elogiares, já chega ninguém está aqui a atacar a tua família, e a tua irmã também não precisa de "advogados como tu", quando chegar à altura ela certamente irá decidir o que fazer espero que em consciência.
António Braz, ex- vereador da CMS e possível candidatado a líder do nosso município, resguarda-te já fizes-te e bem a tua missão neste blog, ao qual muitos de nós aqui vínhamos todos os dias saber como ia a nossa terra, agora ficámos menos informados, mas tenho esperança que vale a pena o preço; obrigado pelo que até agora fizes-te por Sines, ainda és jovem e pelo que tens demonstrado na tua participação social nesta nossa terra que ainda nos orgulhamos de ser filhos. Força bisneto do Sr. João Mendes, neto da D. Célia e filho do Sr. Celénio, gerações ilustres que admirámos e respeitámos, os sineenses esperam por ti, até já António Braz.

Ze lourenço disse...

oioi

Ze lourenço disse...

caros amigos ainda em relaçao a marisa. posso dizerque fui seu vizinho . soo amigo do pai sei que a marisa daria uma boa presidente mas penso que a uma coisa que ninguem ainda percsbeu . acham que o coelho iria deixar assim que ela assumi se o poder ele desaparecia do mapa e isso e coisa que ele nunca vai tolerar.enquanto for vivo ha de querer mandar em sines deram lhe poder nao viram quem estava ali agora conformem se . eu penso que praticamente toda a gente tem medo dele ou as retaliaçoes ate a propria marisa pois sei que ela nao concorda com muita coisa que se passa na camara mas nada pode fazer assim como os dezenas de anonimos que o criticam no face .lembram se da pide eu lembro me pois nesse tempo o meu pai ja era comunista e sofreu varios.. dissabores. nao e o caso da manuel que se aliou ao partido a espera de uma oputtunidade e depois com tudo na mao abandonou opai que tudo lhe deu .como e possivel gostar se ou confiar numa pessoa assim.

Pedro Rodrigues disse...

Olá anónimo das 11:27 PM, Fevereiro 16, 2011.

Apesar de me tratar por tu, certamente não me conhece. É que eu não tenho mais nada para fazer do que estar a lavar roupa suja na Estação de Sines!!

Sobre a Marisa não preciso de dizer nada. A sua personalidade, o seu trabalho e a sua humildade falam por sí. Não precisa de advogados de defesa.